As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte IV

O Blog está de cara nova!

Acessem http://www.drunkwookie.com.br

ou clique na imagem e seja direcionado para a página de “Teorias”

banner11

 

E hoje sai mais um post sobre o que esperar de “Os Ventos do Inverno”. Estou demorando cada vez mais para postar, pois estou sempre buscando evidências nos livros para dar fundamento a minhas teorias. (pesquisar “gêmeos”, “sonho”, “valonqar” e outras palavras-chaves, mesmo em livros digitais, é um processo cansativo).

Bom… falaremos sobre os Irmãos Lannisters (Cersei, Jaime e Tyrion)

e Varys que, por incrível que pareça, tem um papel fundamental na vida deles.

A partir de agora, começam os spoilers, (na verdade não é spoiler, pois não sei se isso acontercerá…)

vamos lá…

Cersei Lannister

Fadada à morte…

— E quando suas lágrimas te afogarem, o valonqar deve envolver as mãos sobre sua garganta pálida e sufocá-la até a morte. O Festim dos Corvos – capítulo 36, Cersei VII, pág. 153.

Maggy a Rã, uma bruxa que morava na floresta próxima à Rochedo Casterly, profetizou dentre outras coisas, como seria a morte de Cersei.

Em O Festim dos Corvos, ficou evidente que essa profecia corroía a mente de Cersei. E após a morte de Tywin Lannister pelas mãos de Tyrion, Cersei ficou com mais medo de seu valonqar.

Quando li o termo valonqar, corri para pesquisar o que seria isso. Descobri que valonqar significa irmão mais novo em Alto Valiriano.

Tyrion é o valonqar — disse. — Usa essa palavra em Myr? É alto valiriano, quer dizer irmão mais novo. O Festim dos Corvos – capítulo 36, Cersei VII.

Logo presumimos, sem muito esforço, que seria o irmão mais novo, que matará Cersei Lannister, sufocando-a.

Seria Tyrion o valonqar da profecia?

Ora, Tyrion tem motivos de sobra para matar a irmã. Ele sempre foi odiado por ela. (talvez em virtude da profecia da Rã).

Assim, acredito que nos próximos capítulos, Cersei provará sua inocência pela espada, (por Robert Forte, o monstro criado por Qyburn). Ela voltará a ser a Rainha Regente. Com a morte de Pycelle e Kevan Lannister, a paranoia de Cersei crescerá e ela verá traidores em Jardim de Cima e Dorne. Sem o apoio de Jaime, ela se apoiará em Qyburn e uma guerra eclodirá enfraquecendo o poder dos Lannisters.

Só que acho muito óbvio esperar esse desfecho. A morte dela pelas mãos de Tyrion. E o óbvio parece não estar nos planos de G. R. R. Martin.

E se não for Tyrion o algoz de Cersei?

É assim que inicio minha teoria.

Esqueçam que Tyrion exista, por um momento.

Sem a existência de Tyrion Lannister, Cersei somente teria Jaime como irmão.

Cersei é a criança mais velha de Tywin Lannister, por questão de momentos. Ela nasceu primeiro, segundos na frente de Jaime.

Ela e Jaime eram gêmeos, mas Cersei tinha chegado primeiro ao mundo, e isso era o suficiente. A Tormenta de Espadas – capítulo 53, Tyrion VI.

Assim, Jaime seria o irmão mais novo de Cersei.

Jaime Lannister, como pudemos ver em O Festim dos Corvos e em A Dança dos Dragões, se distanciou da irmã. Após a morte do pai eles deitaram-se uma vez mais, mas após isso ambos se distanciaram. Jaime Lannister começa a questionar seu amor por sua irmã e logo uma raiva cresce dentro dele.

Tudo isso graças ao que Tyrion disse sobre as atitudes de sua gêmea.

…ela tem andado fodendo Lancel e Osmund Kettleblack, e o Rapaz Lua, tanto quanto sei.

A profecia diz que Cersei morrerá sufocada pelas mãos de seu irmão mais novo. Nada mais poético do que a mão de ouro de Jaime Lannister sufocar sua irmã e amante.

O irmão mais novo, que a amava e acabou odiando-a, e com sua mão de ouro põem fim a vida de sua irmã gêmea.

Regicida e Fraticida. Cairia bem esse novo título.

Assim, se Tyrion não existisse, Jaime seria o assassino de Cersei Lannister.

Essa teoria parece não servir, uma vez que é Tyrion Lannister o irmão mais novo de Cersei.

É por esse ponto que eu passo a pensar em Varys. Sim… Varys!

Tyrion Lannister ou Tyrion Targaryen?

Acho que Tyrion não é filho de Tywin Lannister. O pequeno anão, de um olho negro e outro verde, e cabelos tão louros, quase brancos não é um Lannister, e sim um bastardo Targaryen.

um Pequeno Dragão?

Por que acho isso?

Primeiro porque, como eu disse anteriormente, está muito na cara que seria ele que mataria Cersei.

Segundo, após insistência do meu irmão Diego em chamar atenção ao fato de que Aerys gostava de Joanna.

E por ultimo e o mais importante, sempre quis entender a predileção de Varys acerca Tyrion. E o porquê de ser enviado para procurar a Daenerys. Não faz sentido para mim.

Quando vi que por mais de uma vez Tyrion sonhava com dragões na viagem com Ilirio Mopatis e meu irmão me disse que em O Festim dos Corvos Aemon diz à Samwell que todos Targaryens sonham com dragões. Assim passei alguns dias pesquisando sobre Tyrion e os Targaryens.

Vamos às evidências:

Aspecto Físico

Um olho verde e um negro espreitavam sob uma cascata de cabelos revoltos e tão louros que pareciam brancos. Jon o observou fascinado. A Guerra dos Tronos, capítulo 05, Jon I.

Todos Targaryens são conhecidos por seus cabelos quase brancos. (ao menos os de puro sangue).

Tyrion tem um cabelo quase branco. Uma evidência forte. Percebemos na citação acima que Martin dá uma atenção especial à coloração dos cabelos de Tyrion. Martin nunca deixa passar nada. E nenhuma descrição é jogada por acaso. Tenho isso como uma certeza na narrativa dele.

Podemos levar em consideração também, Shiera Seastar, bastarda de Aegon IV tinha um olho azul e verde. Parece que os bastardos dos Targaryens tem a tendência de ter olhos com problemas. Temos também Brynden Rivers, outro bastardo de Aegon IV. Este tinha olhos vermelhos.

O leitor Marcus citou nos comentários uma passagem muito interessante, e por isso vou postá-la aqui. (valeu, Marcus).

Aqui podemos ver que Daenerys fala sobre a saúde dos Targaryens e a sua imunidade contra doenças.

– Vossa Graça não deveria estar aqui, respirando esses humores negros.
– Sou do sangue dragão – Dany lhe recordou – alguma vez já viu o um dragão com o fluxo?- Viserys sempre afirmara que os Targaryen eram imunes as pestilências que afligiam as pessoas comuns e, tanto quanto ela podia dizer, era verdade. Conseguia se lembrar de estar com frio, com fome e com medo, mas nunca doente. A Dança dos Dragões – capítulo 36, Daenerys VI.

Daenerys deixa claro que não lembra de ter ficado doente na vida, e nem seu irmão Viserys. Podemos lembrar que Tyrion caiu no Sofrimentos (rio) e não foi infectado pela escamagris. E Jon Connington que apenas retirou Tyrion da água, contraiu a doença. lembrando ainda que Tyrion não “montou a égua descorada”, mesmo estando em um acampamento onde a doença do fluxo atingiu milhares de escravos e senhores.

Mais uma evidência escondida na narrativa perfeita de G R. R. Martin.

Interesse de Aerys em Joanna Lannister

Há também o boato que Aerys era apaixonado pela prima de Tywin Lannister, prima essa que veio a se tornar esposa de Tywin mais tarde.

Sor Selmy Barristan diz isso a Daenerys, mas resguarda alguns detalhes, pois insiste em demonstrar que Aerys foi um bom rei.

“O príncipe Aerys… quando era jovem, apaixonou-se por uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister. Quando ela e Tywin se casaram, o seu pai bebeu muito vinho no banquete de casamento, e ouviram-no dizer que era uma grande pena que o direito do senhor à primeira noite tivesse sido abolido. Um gracejo ébrio, não passou disso, mas Tywin Lannister não era homem para esquecer tais palavras ou o… excesso de familiaridade que o seu pai mostrou quando os noivos foram levados para a cama. — A cara de Sor Barristan enrubesceu. — Já disse demais, Vossa Graça. Eu…” A Dança dos Dragões – capítulo 43, Daenerys VII.

Joanna Lannister era desejada por Aerys, o Louco. Quem poderia impedi-lo, se ele quisesse possuí-la?

Interesse e Sonho com Dragões

Aemon Targaryen em uma conversa com Samwell diz que os Targaryens sonham com dragões…

_ O ultimo dragão morreu antes de você nascer – Disse Sam – Como é que você se lembra deles? _ Eu os vejo em meus sonhos, Sam. Eu vejo uma estrela vermelha sangrando no céu. Ainda me lembro do vermelho. Eu vejo suas sombras na neve, ouço o estalo de asas de couro, sinto a sua respiração quente. Meus irmãos também sonhavam com dragões […] O Festim dos Corvos – capitulo 23, Samwell III.

… e Tyrion Lannister sonha várias vezes com dragões ao longo dos livros. Peguei algumas citações onde comprovam os sonhos.

– E está lendo sobre o quê?

– Dragões – disse-lhe Tyrion.

– De que serve isso? Já não há dragões – disse o rapaz, com as fáceis certezas da juventude.

– É o que dizem – respondeu Tyrion. – É triste, não é? Quando tinha a sua idade, costumava sonhar em ter um dragão meu. A Guerra dos Tronos – capítulo 13, Tyrion II

Sonhos de dragões… os Targaryens sonham frequentemente com dragões

Tyrion Lannister sonhou com uma batalha que tornou os montes de Westeros vermelhos como sangue. Estava no meio dela, entregando a morte com um machado do seu tamanho, combatendo lado a lado com Barristan, o Ousado, e Açamargo, enquanto dragões rodopiavam pelo céu por cima deles. A Dança dos Dragões, capítulo 08, Tyrion III.

Além disso, Tyrion Lannister tem uma fixação a respeito de dragões, e há evidências espalhadas pelos livros também.

Em vários momentos podemos ver o fascínio dele pelas criaturas aladas.

Tyrion sentia um fascínio mórbido por dragões. Quando chegara pela primeira vez a Porto Real para o casamento da irmã com Robert Baratheon, fizera questão de procurar os crânios de dragão que haviam decorado as paredes da sala de trono dos Targaryen. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II

Desde criança Tyrion falava de dragões…

Quando era ainda uma criança solitária nas profundezas de Rochedo Casterly, era frequente montar dragões pelas noites fora, fingindo ser um principezinho perdido Targaryen, ou um senhor dos dragões valiriano a pairar bem alto sobre campos e montanhas. Uma vez, quando os tios lhe perguntaram que presente desejava pelo dia do seu nome, suplicara-lhes um dragão. A Dança dos Dragões – capítulo 05, Tyrion II

– Ah, sim. Até um rapazinho enfezado, torcido e feio pode olhar o mundo de cima quando está sentado no dorso de um dragão – Tyrion afastou a pele de urso e pôs-se de pé. – Costumava acender fogueiras nas entranhas de Rochedo Casterly e ficar horas olhando as chamas, fazendo de conta que eram fogos de dragão. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II

Varys e Tyrion. reforço à teoria do pequeno Targaryen?

Somente essas evidências dariam respaldo a minha teoria… mas além das evidências acima descritas, acho que o indício mais forte de que Tyrion é um bastardo Targaryen é o interesse de Varys em sempre ajudar o anão.

Porque o mestre dos sussurros ajudou tanto Tyrion Lannister?

Percebe-se que desde o início Varys simpatizava-se com Tyrion.

E eu me pergunto…qual o interesse no anão?

Tyrion e Varys, uma “amizade” baseada em quê?

Tyrion não confiava em Varys, embora não fosse possível negar seu valor. Sabia coisas, sem a menor dúvida. – Por que você é tão prestativo, senhor Varys? – perguntou Tyrion —” estudando as mãos suaves do homem, a cara nua e empoada, o sorrisinho servil. Furia dos Reis, capítulo 08, Tyrion II, pag. 89

Fiz um quadro com o que Varys fez por Tyrion:

  • Varys entregava relatório a Tyrion sobre o que acontecia na cidade.
  • Ajudou ele a tomar a Guarda da Cidade.
  • Contou a Tyrion que Cersei dormia com Lancel Lannister;
  • Ajudou Tyrion a esconder Shae.
  • Tirou o anão das masmorras, mostrou o caminho para o quarto de Twyin Lannister e após, enviou Tyrion para Ilirio Mopatis.

Varys foi um homem que construiu sua própria sorte, juntamente com seu amigo Ilirio Mopatis em Pentos. Não acho que ele simplesmente simpatizou-se com o anão.

Pelo decorrer da história, percebemos que o caminho que Varys percorreu até o Epílogo de A Dança dos Dragões, sempre teve o intuito de ajudar e favorecer os Targaryens.

Vejamos:

  • Ele foi nomeado por Aerys como mestre dos sussurros;
  • Fez Aerys desconfiar de seu filho Rhaegar;
  • Quando Robert invadiu Porto Real, ele enviou Daenerys e Viserys para Pentos (sob os cuidados de Ilirio Mopatis).
  • Ilírio entregou os ovos para Daenerys e conseguiu arrumar o casamento dela com Khal Drogo.
  • Varys tinha Jorah Mormont nas mãos, e avisou a Jorah que Robert queria matar Daenerys;
  • Varys salvou Aegon da morte certa, e mentiu sobre a morte de Jon Connington.

Desde o início Varys trabalhou e manipulou todos para trazer de volta os Targaryens de volta ao Trono de Ferro.

O eunuco deixou claro suas intenções quando disse a sor Kevan que estava matando-o por que o Lannister estava conciliando Jardim de Cima e Rochedo Casterly. E que o reino deveria desmoronar para que Aegon tomasse o que é seu de direito.

Ou seja, nesse breve relato, Varys se mostra mais uma vez, grande simpatizante pela causa dos Targaryens.

Tyrion sorriu. – Lorde Varys, estou ficando estranhamente seu amigo. Ainda posso acabar matando-o, mas creio que isso me entristeceria. A Fúria dos Reis, capítulo 08, Tyrion II, pág 90.

Varys sabe da verdadeira origem de Tyrion Lannister e por isso o defendeu desde que o anão colocou os pés em Porto Real. e após várias intervenções, enviou o Duende até Ilirio e dali, rumo à Daenerys.

Aqui não consigo mais pensar no desenrolar de tudo.

O Dragão tem 3 cabeças. Daenerys, Tyrion e o pequeno Aegon?

Eu não tenho muita certeza neste pequeno Aegon… mas é esperar pra ver.

“Fogo e Sangue”

Sei que o único que ficaria genuinamente feliz com minha teoria seria o próprio Tyrion.

Espero que gostem, discutam, e deixem comentários.

talvez nos livros tenham elementos que quebre essa teoria, mas que eu não consegui ver. Caso alguém tenha algum outro ponto de vista gostaria de saber….

é isso…

Não se esqueçam de clicar no icone abaixo e curtir a página do blog no Facebook, e assim fique sabendo das novas atualizações!

banner fb

Lembrando ainda, que dá tempo de aproveitar a promoção da Livraria Cultura do BOX de colecionador das Crônicas de gelo e Fogo… corram!!!

Aproveitem ainda a queda no preço dos box da primeira e segunda temporada.

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

.

Gostou? Não deixe de ler as teorias sobre o futuro de Jon Snow, Rickon e Davos, Stannis Baratheon e a Carta de Ramsay Bolton… confira lá…

Até o próximo post

320 comentários sobre “As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte IV

      1. O que acha da teria sobre O valonqhar e não seu valonquhar, especulando quenão teria de ser necessariamente um caçula da Cersei, mas simplesmente um irmão caçula. Por exemplo Rickon ou até memso Danerys(irmã casula do Viserys)

        1. Além de tudo isso que vcs colocaram… nunca consegui “odiar” Tyrion como odeio os Lannisters, pois Martin nos leva a simpatizar com o anão…

    1. Eu, desde o início me simpatizei com Tyrion. a inteligência dele sempre me chamou atenção. E no 5º livro eu achei que ele estava meio perdido… depois com as pesquisas, descobri que o autor tem planos épicos para ele.

      1. Gostei de Tyrion desde o primeiro livro, porque o único pecado dele foi lutar e usar todos os recursos disponíveis, para sobreviver.
        Mas ele nunca foi maldoso quanto os demais irmãos.
        Quando assumiu o cargo de Mão, então, revelou sua verdadeira natureza e se tornou um de meus personagens favoritos, pois ele quis, realmente,ajudar, governar com justiça.
        Essa teoria de ser um Targaryen pode bem ser verdade, pois de todas as personagens do livros, os Targaryen são os únicos com características que os diferem de todos os outros.

    1. Exato!
      É um ponto importante “…mas deve ter mais uma”.
      Tambem acho que são esses 4. Achei que Aegon seria “fake” pq Jon Snow tem uma importancia, e um a teoria interessante sobre sua mãe.

      1. Era esse ponto que eu queria comentar. Comecei a desconfiar que o Jon Snow não era filho do Ned, e há a promessa que o Ned fez a irmã. Li sobre isso e várias pessoas acreditam que o Jon é filho da Liana Stark com Rhaegar, não seria ele então uma das cabeças do dragão…mas 4 cabeças?

      2. olha a Dany escolhe o dragão de 3 cabeças porque era a bandeira de Aegon o Conquistador, acho q ñ tem nada a ver com qm são essas cabeças, só se Aegon I tivesse alguma profecia a respeito disso. Tambem acredito q essa teoria de o Tyrion ser um Targaryen meio difícil de aceitar. Sim há provas de q o rei louco gostava de Joana mas msm assim ele teria a possuido mt dps do casamento dela com Tywin, slá acho bem difícl se bem q tyrion sempre teve uma fascinação natural por dragões e isto está explícito em praticamente tds os livros

        Gostaria q vc fizesse alguma hipótese do q iria acontecer com Arya, afinal ela está se afastando mt, se tornando uma assassina e gostaria de saber se vc tem alguma hipótese a respeito disso, obrigada

      1. Há um quarto dragão. Melisandre está na posse de um quarto ovo encontrado em Pedra do Dragão. Provavelmente seja este o dragão de Jon Snow. Sobre o tema, tenho uma teoria: Caso Jon seja realmente filho de Rhaegar, eles deverão queimar o seu corpo, logicamente para evitar se tornar um caminhante branco, e é aí que as coisas aconteceram. A profecia do Azor Hai e também o nascimento do dragão, já que Melisandre o viu nas chamas e deverá colocar o ovo na fogueira.

  1. Amei a teoria! Realmente, os detalhes são incríveis, George Martin deveria ser considerado um gênio. No quinto livro quando o Tyrion está passando por Chroyane tem um trecho assim: “Uma forma meio oculta passou por sobre suas cabeças, pálidas asas de couro batendo no nevoeiro. Tyrion esticou a cabeça para ver melhor, mas a coisa sumira tão repentinamente quanto aparecera.” O que você acha que foi?

  2. Nunca tinha pensado nisso cara, parabéns. Talvez daí venha o desprezo de Tywin, ele disse que Tyrion nunca seria o senhor do rochedo, ficou meses sem falar com Genna qd ela disse que ele tinha apenas um filho, Tyrion.

  3. Primeiro, gostaria de dizer que me agrada mais a ideia de Tyrion sendo um Lannister. Aliás, acho que combina muito mais. Afinal, dinheiro compra muitas coisas… Claro, ser um Targaryen é legal e tal, mas, mesmo que seja isso, ninguém precisa saber.
    Mas nada da relação do Varys me parece fazer sentido. Ou, talvez, faça: acabei de pensar em algo, mas, antes, vou dizer no que tinha pensado, antes desse outro pensamento me assaltar.
    Nunca entendi por qual motivo o Varys ajudava o Tyrion, nem em Porto Real, nem na fuga. Pensei que, talvez, ele gostasse do Tyrion… Ou, na pior das hipóteses, Varys achava que ele seria útil para a Daenerys e, sendo um partidário dos Targaryen, seria bom para a Rainha Dragão ter bons conselheiros. Além disso, Tyrion parece ser a única pessoa que leu todos os livros possíveis sobre dragões a ponto de poder treiná-los – é, toda vez que penso nisso, lembro-me do filme “Como treinar o seu dragão”, hahahahahaha! [e não perdoo o Martin por não tê-lo deixado ver o Dhrogo, na arena!]. Ao mesmo tempo, Tyrion é o herdeiro de Rochedo Casterly e, também é bom contar com uma Casa que possa ajudar com dinheiro.
    Entretanto, ainda sim, às vezes, parece não fazer nenhum sentido ver o Varys ajudando o Tyrion, quando na verdade a Aranha era partidária da Casa Targaryen. Se as coisas são como terminaram na Dança, tudo que Varys deseja é a ruína de qualquer outra casa que não a Targaryen e não faz sentido que ele o ajudasse em Porto Real, quando Tyrion era a Mão, porque ele estava fazendo um bom trabalho. Mas, embora não goste da teoria de Tyrion ser um Targaryen, faria sentido se ele fosse!
    O pensamento que me assaltou foi, justamente, o de que, se ele fosse um Targaryen, Varys, com toda a certeza, o ajudaria! [Eu continuo não gostando da ideia] e, então, a tua teoria faria sentido – embora eu tenha apresentado outros motivos, acima. Mas quando Aerys teria contato com Joanna? Pelo que entendi, ela não chegou a ir para Porto Real e não acho que o rei tenha se hospedado em Rochedo. Tirando a passagem do Selmy – mas eu acho que mais alguém deixa entender essa atração do Aerys pela Joanna… Teríamos que buscar indícios dessa oportunidade de contato entre ambos.
    Mas, voltemos a tua teoria: valonqar citado é um irmão mais novo, mas ao que parece, não é O IRMÃO mais novo. Algumas teorias dizem que seria um irmão mais novo, não necessariamente o irmão mais novo, o que colocaria o Jaime no páreo, porque ele é um irmão mais novo e, dessa forma, Tyrion poderia continuar a ser um Lannister – há uma versão mais larga, que diz que poderia ser qualquer irmão mais novo (tipo, Arya ou Rickon).
    Sonhar com dragões… Isso parece pega-ratão de lógica: se a rua está molhada, então choveu. Não, necessariamente, porque sei lá, um cano pode ter estourado, um caminhão-pipa vazou, alguém achou que seria bom molhar a rua para diminuir o pó… Não acho que seja possível que apenas Targaryens sonhem com dragões. Acho que, sendo Targaryen, necessariamente sonha-se com dragões. Porém, um não Targaryen poderia também sonhar com eles…
    Tão loiros que pareciam brancos… Pois é, parecem brancos, mas são loiros. Eu já vi esse tipo de cabelo: sob a luz, parecem quase brancos, mas nas sombras, tem alguma cor. Os Targaryen têm, de fato, cabelos brancos ou cor de prata. Além disso, tem a profecia da Qaithe: um leão branco andando – ou correndo, não tenho meus livros aqui – no pasto – ou grama – mais alto do que um homem… [agradeço quem me explique quem diabos é esse leão branco e, mais, o que significa o pasto, ou grama!].
    Agora, essa passagem que tu usaste: “É o que dizem – respondeu Tyrion. – É triste, não é? Quando tinha a sua idade, costumava sonhar em ter um dragão meu. A Guerra dos Tronos – capítulo 13, Tyrion II”. ‘Sonhar’ não poderia ser entendido no sentido de ‘desejar’, ‘querer’, ‘imaginar’? Eu, pessoalmente, acho que é isso que significa essa palavra no contexto, mas, vai saber se o Martin não está usando um jogo de palavras?
    O segundo sonho citado por ti, de repente, se tornou muito importante e não lembrava dele. Fiquei feliz em ler aquilo. Tyrion lutando com Sor Barristan e Açoamargo e três dragões voando! Uau! Então posso sonhar que, afinal, o Tyrion retorne a Westeros, que lute – espero que sobreviva. O mais importante desse sonho é que temos Sor Barristan e, presume-se, portanto, Daenerys e Açoamargo. Mas Açoamargo tem uns setenta anos! Então, parece que estamos falando da Companhia Dourada, do Aegon e do Jon Connington!!! Todos juntos, ahhahaha, é de enlouquecer! Ventos do Inverno, por favor, cheguem logo – e eu, pelo jeito, vou ter de aturar uns dois ventos Minuano antes! Oh, mon Dieu!
    Buenas, já tá longo, isso. Desculpe. Enfim, Tyrion sonhar com dragões parece natural, tu mesmo deste a razão para isso: “- Ah, sim. Até um rapazinho enfezado, torcido e feio pode olhar o mundo de cima quando está sentado no dorso de um dragão – Tyrion afastou a pele de urso e pôs-se de pé. – Costumava acender fogueiras nas entranhas de Rochedo Casterly e ficar horas olhando as chamas, fazendo de conta que eram fogos de dragão. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II”.
    Eu penso que ele é o filho de Tywin, e ficaria muito contente se ele conseguir tudo que quiser, só para o velho se revirar na sepultura!!! Espero que goste das minhas observações. Como eu disse, gosto dele como Lannister e gostaria de vê-lo dar um tapa em toda a Westeros – inclusive em sua família – como Lannister.

    1. Gostei do seu comentário… e realmente há muitas coisas para levarmos em consideração. Eu (LEANDRO) gostaria muito que Tyrion fosse Lannister. Acho que é a cara dele, o jeito dele, a essência dele. A teoria Tyrion Targaryen não me agrada e se isso for verdade ficaria desapontado… algo muito “novela mexicana”.
      Só que há muitas evidências ao longo dos livros. Concordo com você que qualquer um poderia sonhar cm dragões… (eu já sonhei com dragões…hahahaha e não sou Targaryen)… mas acho que Martin deixou isso como uma condição… na vdd não me lembro de um “não-targaryen” sonhar com dragões.(posso estar errado).
      Mas não é nem o fato de Tyrion sonhar que me leva a crer que ele é Targaryen. E sim o conjunto de evidencias. Cabelo branco, olhos coloridos (bastardos Targaryen podem ter problemas na iris), e o interesse de Varys sobre ele. Acho que o interesse do Varys é a evidencia mais forte para mim.

      1. É, esse interesse do Varys é estranho, como admito, lá em cima. Mas, talvez, tenha uma justificativa… Acho que ele vê o Tyrion como peça – o que também foi dito, aqui embaixo, pelo Juliano. Ou talvez, o Varys goste do Tyrion, embora eu não ache que isso o impediria de fazer qualquer coisa contra ele, se fosse necessário. Só que o Tyrion é útil – eu acho que ele diversas outras coisas muito mais interessantes que “útil”, mas, enfim… – e Varys reconheceu um valor (finalmente, alguém dá o devido valor).
        Em 2014, descobriremos – ou não!

        1. Pessoal… não sei se estão se lembrando, mas há um momento em que se passa entre Ned e Varys, (Quando Eddard está aprisionado) em que ele pergunta ao Eunuco de que lado ele está? E Varys responde que está com o reino. Já que ele ajuda tanto o Tyrion… certamente o nosso pequeno leão tem haver sim com o bem do reino. Mas, me ocorreu agora, Varys também tentou ajudar Ned… Talvez a Aranha goste de ajudar aqueles que ele simplesmente vê que são de boa índole… (Ned e Tyrion são exemplos disso).

          1. Não acredito em Varys motivado em ajudar “boa índole” e não acredito na disposição dele ajudar Ned. Do contrário teria o tirado da masmorra. Acho muito mais fácil o cara ter soprado no ouvido do Joffrey cortar a cabeça do Ned. O plano dele e do Illyrio parece ser provocar o caos para destruição de todos que possam rivalizar com os Targaryen.

      2. Hoje pela manhã, lembrei de algo… Aliás, duas coisas.
        Primeiro, se serve de consolo (a mim e ao Leandro, hehehe!) o Tyrion ainda é um Lannister. Joanna, não esqueçamos, é prima do Tywin – depois vou dar uma olhada na árvore.
        Segunda coisa, para reforçar a teoria de Tyrion bastardo – só para completar as coisas ruins dele, embora, no meu juízo, as qualidades ultrapassem, em muito esses ditos defeitos. Quem foi que nomeou Jaime como parte da Guarda Real, tornando Tyrion herdeiro de Rochedo? Aerys. E isso foi creditado a sua loucura, mas se Aerys soubesse que ele era seu filho, Rochedo era uma boa herança para um bastardo seu…
        Ao mesmo tempo, por que a Joanna não tomou um chá da Lua? Eu o faria, em caso de estupro…

        1. Nossa… o bom desse meu post é que muitos leitores (assim como vc) interagem e trazem novos fatos para montarmos uma teoria consistente. Eu fico aliviado mesmo, sabendo que Tyrion ainda será Lannister. E sim, ele ainda é herdeiro de Rochedo Casterly. Aerys ter nomeado Jaime como parte da guarda Real com o intuito de deixar Rochedo para seu bastardo é uma jogada de mestre. Bom, gostei dessas novas evidências. colocarei no corpo do proprio post.
          Alterei algumas coisas, na aprte onde falo dos aspectos físicos adicionei uma evidência sobre os Targaryens terem uma boa imunidade.

          1. Gostei bastante da ideia do Tyrion ser um Targaryen. O meu comentário trata-se da parte em que vc diz que o Aerys sabia do Tyrion ser um bastardo, porém, não teria aí uma mão (ou pata) do aranha nisso???? Vlw

            1. Haha! Não se esqueçam que, em Festim de Corvos, a tia Genna fala que Tyrion é o filho de Tywin. Ou seja, é também provável que CERSEI e JAIME sejam bastardos de Aerys… Afinal, ele tomou liberdades na noite de núpcias, e os filhos da noite de núpcias são os primeiros.
              Pensem nisso 😀

        2. Isso do Aerys deixar o rochedo de presente seria muito interessante, eu gostaria do Tyrion bastardo xD
          boas teses, eu não teria percebido e juntado isso até o Martin me estapear nos livros kkkkkkk

        3. Gracie, e se por acaso, a Joanna, tivesse tomado sim o chá da Lua? Numa tentativa falha de aborto, isso poderia explicara a má formação do feto, logo, a aparência atual de Tyrion!

      3. Eu também tenho pensado no interesse do Varys, mas de forma diferente.

        Eu acredito, realmente, que, apesar do seu evidente desejo de voltar a ver os Targaryen no Trono de Ferro, a Aranha é alguém que se preocupa com o estado do reino (quanto mais não seja para o manter bonitinho para os Targaryen). Senão vejamos: quem é que, na verdade, governa o reino? A Mão do Rei. Nos livros presenciámos três Mãos, enquanto Varys fazia parte do Pequeno Conselho: Eddard Stark; Tyrion Lannister; Tywin Lannister. Sou levado a crer que Varys tem-se preocupado com a Mão durante o reinado de Robert.

        Quando Ned esteve encarcerado pelos Lannisters, Varys foi lá, à socapa, falar com ele para o actualizar acerca dos acontecimentos recentes e dar-lhe alguma comida. Esta acção demonstra alguma preocupação pelo bem-estar do Mão.

        Enquanto Tyrion esteve “no poder”, a Aranha foi o seu maior aliado, demonstrando por ele, como alguns dizem, um grande fascínio.

        Quando Tywin voltou ao seu posto de Mão, Tyrion “lamentava-se”, num dos capítulos do seu POV, que Varys agora já só ajudava o seu pai e que todo esse “fascínio” (pegando nesta palavra já usada) por ele já não lhe servia de nada (infelizmente não tenho comigo esse livro).

        Repito: não me parece que o Varys nutra algum tipo de fascínio pelo Tyrion. O que eu acredito que ele queira é uma boa administração do reino até ao regresso dos Targaryen.

      4. Vcs estão esquecendo de mais alguem importante que já sonhou com dragões (sim estou ressuscitando esse post de 2012).
        Jon Snow sonhou montar em um dragão.
        Alias, Daenarys sonhou estar montada num dragão, lutando contra os Outros (mesmo sem conhece-los, o que reforça a ideia de um sonho profético Targaryen) ao lado do que parecia ser seu irmão Rhaegar jovem.
        Bem, como ela não conheceu Rhaegar, imagino que ela deve ter assimilado assim, mas imagino que ela possa ter sonhado com ela e Jon voando contra os Outros.
        O que é preocupante, pois a luta era no Tridente, ou seja os Outros já passaram por Winterfell =/

    2. Junto-me ao clube do Tyrion Lannister…e espero mesmo que ele volte para westeros para dar cabo daquela cambada toda…Não gosto de acreditar que ele é um Targaryen pois começam a aparecer ja muitos quando se pensava que era uma linhagem quase extinta mas nao posso negar (tal como o @drunkwc, se me permite Leandro) que juntando tudo parece nem que seja por pouco, mas plausível…mesmo assim continuo a pensar que o nosso “amigo” varys, é sim, um protector dos Targaryen e como disse em cima quem melhor para ajudar a sua princesa e os seus dragões se não o nosso tão sabichão Tyrion…já imaginaram que eles poderiam conseguir juntos com os conhecimentos do Tyrion o seu dinheiro e as suas manhas mais o poder dela seria muito mais fácil tomar westeros para não falar que Tyrion certamente não se esqueceria de retribuir todo o amor que a sua querida irmã Cercei lhe proporcionou desde criança mal posso esperar para ver.

        1. Para ser sincera isto foi um achado…com tanta ideia diferente que nos ajuda mesmo a montar o puzzle e enquanto “os ventos de inverno” não sai nada melhor do que tentar desvendar a mente do G.R.R.M….por isso Parabéns e obrigado.

    3. Mas algumas coisas GRRM gosta de deixar subentendidas, ele não ia entregar tudo de bandeja. Há uma passagem no vol. 5 que ele diz que os olhos de Aegon pareciam violeta à luz do pôr-do-sol. Mas isso passou despercebido pq ele não disse que com certeza eram violeta, entende? Temos que ler nas entrelinhas quando se trata de Martin.

  4. Ja tinha visto essa teoria em outros foruns. Eu particularmente espero que nao. Eu acho que o Varys ajuda ele pq ele assim comoo mindinho ve as coisas muito a frente, o TYrion para ele, como a Cersei, Kevan, Mindinho, Pyrcelle, enfim, todos, sao pecas para chegar onde ele quer: ajudar o Aegon. A Teoria do Tyrion Targaryen praticamente se sustenta nessa informacao do Aerys interessado na Joanna, coisa que eu acho que se fosse real teria aparecido antes nos livros, como o misterio que rodeia o Jon desde o 1o. Eu acho que o Varys que tem algum envolvimento com os Targ (mto provavelmente com o Rhaegar) que nao sabemos ainda e por isso ele eh tao ferrenho em ajudar o Aegon.

    1. Boa, juliano. se Varys ajuda Tyrion somente por ser uma peça importante para seu tabuleiro, então, realmente Tyrion não seria Targaryen… mas não sei… até o momento varys só ajudou Targaryens… e outras evidências levam, ao menos, à suspeitas. martin nunca deixa nada jogado, e esse fato de Aerys com joanna deve significar algo.

  5. Sem estar questionando, mas eu gostaria de saber em que passagem do livro há a informação de que bastardos Targaryen tem problemas na íris. =)

    1. Na verdade não há passagem. Mas comentam que a bastarda de Aegon IV, Shiera Seastar tem olhos de cores diferentes e Bryden Rivers tb bastardo de Aegon IV tem olhos vermelhos. Então supus que os olhos de Tyrion “poderia” ser uma evidencia, dando força as outras evidencias. 🙂

  6. Eu tinha essa teoria desde q terminei de lêr o terceiro livro!
    TA AI OUTRAS EVIDENCIAS

    A duvida veio no ultimo capitulo de tyrion no terceiro livro, no momento em que ele mata o seu “pai”.Ta ai o trecho

    “-Atirou em mim – disse ele, incrédulo, com os olhos vidrados, em choque.
    – Sempre foi rápido em compreender as situações, senhor – disse Tyrion – Deve ser por isso que é Mão do Rei.
    -Você…não é… meu filho
    – È justamente ai que se engana, pai.Ora, eu creio que sou você em letra pequena.”
    ( A TORMENTA DE ESPADAS -PG 801)

    Eu me pergunto porque alguém que está prestes a morrer diria uma coisa dessas só por dizer?não acredito que ele diria isso apenas para mostrar para o filho que ele não possuía nenhum afeto por ele.
    Sei que só isso não quer dizer nada e que eu posso estar completamente errado, e que ele tenha dito isto apenas por dizer…mas lendo os outros livros encontrei mais alguns fatos que me fizeram pensar melhor…

    Primeiramente quando dany pergunta a Barristan sobre a vida amorosa de seu pai.

    “- E meu pai? Havia alguma mulher que ele amasse mais que sua rainha?
    Sor Barristan se mexeu na sela
    – Não…não que amasse. Talvez desejar fosse uma palavra melhor, mas… era apenas fofoca de cozinha, os sussurros das lavadeira e dos cavalariços…
    – Quero saber. Nunca conheci meu pai.Quero saber tudo sobre ele.O bom e…o resto.
    – Será como ordena – o cavaleiro branco escolheu as palavras com cuidado – o príncipe Aerys… quando jovem, ficou encantado com uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister . Quando ela e Tywin se casaram, seu pai tomou muito vinho no banquete de casamento, e o escutaram dizer que era uma grande pena que o direito do senhor a primeira noite fora abolido. Uma brincadeira de bêbado, nada mais que isso, mas Tywin Lannister não era homem de esquecer tais palavras, ou as…as liberdades que seu pai tomou quando chegou a hora de levar os noivos para cama.”
    ( A DANÇA DOS DRAGÕES – PG 492 )

    Foi ai que começaram as suspeitas.
    Aerys era conhecido por ser o rei louco como todos sabemos. E pode muito bem ter tomado Joanna (esposa de tywin) a força e a engravidado.Oque pode ter sido o motivo de Tywin deixar Porto Real e seu cargo de Mão do Rei e voltar para Rochedo Casterly.
    No entanto se isso for realmente verdade e Tyrion for filho de Aerys ,Tywin saberia a verdade.
    Mas porque criar um filho (anão por sinal) que não é seu??
    A explicação seria o amor que ele tinha por Joanna ( que fica bem claro em algumas passagens dos livros), e pelo amor que ele tinha por ela ele acabou criando o filho mesmo não sendo dele. E isso também explica a falta de afeto que ele tinha por Tyrion.Que tudo nos leva a pensar que é apenas por ele ser um anão, mas Tywin lannister não parece ser o tipo de homem que desprezaria o proprio filho apenas por ser um anão.Oque também poderia ser o motivo pelo qual ele não queria que Tyrion herdasse o Rochedo,por não ser seu herdeiro legitimo.

    Até ai não tem nada confirmado eu sei e isso pode apenas uma mera teoria que pode nem ter sentido algum, ja que não me aprofundei na parte cronológica dos fatos.

    Mas tenho uma coisa bem próxima de uma “prova”, leiam esse trexo abaixo e vão entender.

    “Sor Barristan Franziu o nariz e disse:
    – Vossa Grassa não deveria estar aqui, respirando esses humores negros.
    – Sou do sangue dragão – Dany lhe recordou – alguma vez já viu o um dragão com o fluxo?- Viserys sempre afirmara que os Targaryen eram imunes ás pestilências que afligiam as pessoas comuns e, tanto quanto ela podia dizer, era verdade.Conseguia se lembrar de estar com frio, com fome e com medo, mas nunca doente.
    (A DANÇA DOS DRAGÕES -PG406)”

    Exatamente isto que deve estar pensando…
    Tyrion quase se afogou nos Sofrimentos (rio) e não apresentou nenhum sinal de ter pego escamagris, enquanto o cavaleiro do grifo entrou no mesmo rio e contraiu a doença.
    E ele também ficou no acampamento fora das muralhas de Meerem e não contraiu o Fluxo,ja sua amiga (a anã que esqueci o nome agr) parece ter contraido a doença.
    E se for realmente verdade Tyrion seria então a terceira cabeça para o dragão,se jutando a danny e Jon (que todos acreditam que seja filho de Raeghar).

    1. E tem outro detalhe, no encontro de Tywin com Tyrion logo que Tyrion se recupera do ferimento de guerra, Tywin afirma que é obrigado a permitir que Tyrion use seu nome porque não pode provar que ele não é seu filho.

    2. Uma duvida: se Tyrion pode ser filho e Aerys com Joanna, então logo ele seria mais velho que Cersei e Jaime, não? E não o mais novo dos três.

  7. eu só nao tinha pensando pelo lado da cercei e agr que parei pra pesar é genial!!
    esse tempo todo ela se preocupando com o tyrion quando a ameaça ta na cama dela.

  8. acho que vc esqueceu de colocar no post a parte mais importante( pelo menos pra mim).
    que é o trecho em que tyrion mata o pai.
    que citei no outro comentario

  9. Será que Sir Barristan já sabe? Ou será que ele vai juntar as peças no desenrolar do jogo? Eu acho que só ele pode fazer isso, e só ele pode contar por que três cavaleiros da guarda real escoltavam Lyanna na Torre da Alegria enquanto a guerra chegava a Porto Real. Acho que se Barristan morrer, os segredos morrem com ele.

        1. sim a unica pessoa que sabe a verdade é o pai do jojen e da meera, e acho que ele vai contar para o theon.
          ahh
          e provavelmente o varys tambem deve saber ja q ele sabe de tudo

        2. Tem um entrevista do G.R.R,M. em que ele afirma que não haverá um pov de Howland Reed… pode ser que ele apareça no pov de alguém, ainda assim, não creio que ele contaria um segredo desses para alguém, ele deve ter feito um juramento, só saberíamos a historia se tivéssemos acesso as suas lembranças, mas isso só seria possível com um pov, então… 😦

          1. Talvez o Bran, com seus poderes de vidente verde, possa retornar aos fatos ocorridos e presenciar tudo o que o Reed saiba… Alguma oração em particular, algum devaneio… Sabemos que ele pode fazer isso

  10. Outra coisa que eu lembrei, parce que parir dragoes nao é fácil: a mae de Daenerys morreu no parto, a mae de Jon (se for Lyanna) morreu no parto, e a de Tyrion? morreu no parto.

    1. PQP. Tá aí outra pista forte. Muito bem pensado, senhores. Você encontrou tantas referências que me dá vontade de chorar.

      1. Não fica claro… Se a vc entende que a mãe de jon é Lyanna, então a historia é a seguinte:Quando Ned chegou na Torre onde ela está, ele a vê em uma cama, toda ensanguentada. Supostamente ela morreu no parto. (eu acredito nisso). As evidências são fortes.

        1. Pois é…. kkk desde o primeiro livro eu tenho certeza que o Jon é filho da Lyanna… só não sabia com quem…..Ned era muito honrado pra trair a esposa e existe a promessa que ele fez à irmã….
          mas realmente não lembrava bem dessa parte em que ela está na cama ensanguentada…. então só pode ser isso:
          a guerra de Robert começa por que Aerys quer Lyanna pra ele…. provavelmente fica com ela e os dois tem um filho -> Jon.
          qndo Ned encontra Lyanna, ela acabou de dar à luz….. e está morrendo….
          Lyanna, percebendo que Aerys irá perder a guerra e sabendo do amor que Robert tem por ela, pede à Ned que leve Jon e diga que é filho dele…. assim protege Jon da ira de Robert e de sofrer as consequências por ser filho do rei louco….
          Por isso Ned se sente culpado diante do amigo Robert em alguns momentos-> ele teve que mentir pra ele sobre Jon e Lyanna…..
          Hahaha…. ainda vamos descobrir se é isso mesmo, mas tenho convicção!
          Valeu pela ajuda!!!
          ;D

    2. Bem para mim essa não tem muito sentido porque se assim fossem como é que a Daenerys teria nascido depois de a mãe ter o irmão pensando assim cada geração só podia ter um filho pois as mãe morreriam ao dar a luz a primeira criança…só se a razao para morrem é por não serem do sangue Targaryen…mas a mãe de Daenerys é Targaryen por isso bem sei…

      1. Pois, a mão da Daenerys era uma Targaryen, por isso teria um pouco mais de facilidade que as outras mulheres. Além disso, ela já tinha parido dois antes dela. E a Daenerys É um dragão! (tem o tal “click” que te falei xD) Nada nos garante que o Rhaegar seria um dragão.
        Talvez o parto de um dragão seja mais difícil do que o de uma criança normal (ainda que Targaryen).

        Quando digo “dragão”, refiro-me a um Targaryen que tenha o tipo de “poder” que a Daenerys tem: não se queimar.

        1. Pensando assim pode ser verdade. Viserys nao era um dragão e se Aerys é mesmo sobrinho da Dany também nao vai ser um. Talvez você tenha razão, trazer uma das cabeças do dragão ao mundo causou a morte das maes.

            1. A Dany não se queima. Entrou na fogueira de Drogo e no máximo queimou o cabelo. Jon queimou a mão ao salvar o Comandante Mormont que inclusive, resultou em cicatrizes na mão que o fazem ter que abrir e fechar a mão da espada. Talvez pelo fato dele ser só “meio Targaryen”.

              1. Não Fernanda. No início do PoV dela no Mar Dothraki ela fala de queimaduras melhorando mas acho que se refere a efeito das rochas que ela desceu. Porque na página 779 um trecho diz literalmente:
                ” … o nascimento dos dragões entre o fogo e a fumaça da pira funerária de Khal Drogo poupara Dany de ser arrastada de volta a Vaes Dothrak para viver o restante dos seus dias entre as anciãs do dosh khaleen.
                O fogo queimou meu cabelo, mas FORA ISSO NÃO TOCOU EM MIM. ACONTECERA O MESMO NA ARENA DE DAZNAK. DISSO ELA SE LEMBRAVA…”
                Ou seja, Drogon não a queimou na arena. E de perto como ele estava se tivesse queimado tinha carbonizado ela.

              2. Viserys era um legítimo Targaryen, e no entanto sofreu queimaduras até a morte… O fato de Dany não queimar não pode ser uma característica da linhagem dos Targaryens… Mas, pode significar uma marca dos mais fortes e mais aptos a liderar

  11. Eu nunca tinha pensado em nem uma dessas evidencias sobre Tiryon ser um Targatyen, e ficava indignado com Tywin Não querer deixar Rochedo para ele, pois Tywin sempre foi um homem muito inteligente e estrategista, alem de se preocupar com a honra da família Lanister mais ate do que com a honra pessoal de seus integrantes.
    ENTÃO, sendo ele tão inteligente e devotado ao nome de sua família pq não deixaria Tiryon herdar o Rochedo já que provou ser merecedor de comandar o mesmo ao vencer a batalha da aguá negra, e dar uma preferencia esmagadora a Jaime que não foi tão bem sucedido em bosque profundo??(Tywin era um estrategista nato?)
    Outro ponto é ele ficar meses sem conversar com uma prima por ela falar q Tiryon que era o verdadeiro filho de Lord Tywin( que puxou a ele em características “mentais”)(sitado por vinicius anteriormente).
    E quanto a profecia da Qaithe: um leão branco no pasto – ou grama. Tiryon foi criado todos pensando q ele era um leão inclusive ele, e mesmo ele sendo um bastardo Targeryen ele continua sendo um leão por parte de mãe , já q a esposa de Lord Tywin era uma Lanister!
    Outro ponto que meu caro Drukwookie pode buscar para achar os cavaleiros de dragões é que temos q levam em consideração que quem for montar os dragões não tem o direito de sofrer queimaduras, portanto pode haver( eu não me recordo e meu livro não e digital portanto não vou procurar) em algum trecho de um dos livros indícios de alguém q não sofra de tais problemas, e este seria um serio candidato a se tornar uma cabeça!

    🙂

  12. Muito interessante essa teoria. Existe aquela do Jon Snow, que pra mim faz bastante sentido também, mas alho que diz que Martin não levaria a cabo as duas, pois pareceria uma novela mexicana, como alguém disse nos comentários. Apesar disso, as duas teorias casariam perfeitamente com a problemática dos três dragões.

    Outra coisa que sempre matutei foi sobre o irmão mais novo que mataria Cersei. Penso que se trate de Arya. Ela é uma irmã mais nova, da casa Stark, com todos os motivos para querer matar a rainha (seu nome ainda figura na sua oração). Arya agora é uma assassina sem rosto, e bastaria um contrato (talvez emitido pelo Banco de Ferro de Bravos, a quem Cersei por vezes negou pagamento das dívidas) para colocá-la diante da Lannister.

    Mas, até 2014 só poderemos mesmo especular.

    Valar Morghulis!

    1. ou será que varys assim queria que jaime pensasse que ele estava a ser obrigado…seria suspeito não? ele ir todo contente salvar o anãozinho…ainda mais sabemos que o o varys matou o seu tio o tyrion ao fim ao cabo ajudou-o matando o proprio pai..eh eh eh aquela aranha sabe puxar as suas teias…

  13. Se Tyrion for Targ, Jon não é. Se Jon for Targ, Tyrion não é. Dois bastardos Targaryen é um pouco demais.
    Particularmente, eu acho que Tyrion não é Targaryen. Na minha opinião, ele perde um pouco a força como personagem se for um filho de dragão, porque é uma solução fácil para os conflitos dele. “Ah, meu pai me tratava mal, mas não era meu pai”.
    De qualquer forma, eu queria que Tyrion encontrasse Tysha. Quando li, achei que a Esposa do Marinheiro era Tysha, depois vi que já existem vårias teorias sobre isso, rs, rs, rs. Meu palpite é que, embora eu torça para isso, esse encontro não vai acontecer.

    1. Concordo com vc. Dois Targaryens seria muito “novela mexicana”.
      Não postei nada sobre a teoria do Jon ser Targaryen pq acho q todos já leram sobre. O que me deixa pouco a vontade é c a possibilidade do Tyrion ser. As evidencias são fortes. Mas eu obstaria que ele continuasse sendo Lannister.
      Mas teremos que esperar 2014 (isso se Martin abordar isso no próximo livro)…

      1. Eu ainda não li a teoria sobre o Snow mas não creio que ele seja um targaryen pois na série (ainda não lí os livros) Catelyn Stark diz ja ter feito aquela espécie de amuleto 2 vezes e 1 delas foi para Jon Snow, Então se um Targaryen não adoece Snow não é um Targaryen

    2. Mari, esse negócio do Tyrion encontrar a Tisha não me deixa nem um pouco feliz. Não, não são ciúmes. Pensem: a pobre da garota foi estupradas por sei lá quantos homens – incluindo o Tyrion mesmo, por último – e não ache que a família fosse abrigá-la. Então, ela sai pelo mundo, talvez grávida e tal. Humilhação, pobreza, desonra… ela deve ser um bagaço de gente – e não estou me referindo ao físico. Ela teria de ser muito forte para ter sobrevivido enquanto pessoa.

  14. concordo com essa teoria, mas uma coisa me intriga:

    se Tyrion é filho do Rei Louco e de Joanna, então ele é um bastardo Targaryen ,ou seja, um BLACKFYRE!!

    Por isso me vem a luz do “porquê” que o Varys ajuda Tyrion de diversas maneiras, pois tem como seu amigo e aliado Illirio, que por sua vez tem um filho Blackfyre (jovem griff, aegon VI)

    Isso quer dizer que Varys e Illiryo sonham em colocar os Blackfyres no trono de ferro,pois Varys plantou intrigas em Aerys dizendo que Rhaegar estava armando contra ele. Isso mostra que Varys não quer os Targaryens e nem outra casa no poder a não ser os Blackfyres!

  15. Eu acreditaria totalmente nessa hipótese não fosse uma coisa:

    “Genna certa vez disse a Jaime que o verdadeiro filho de Tywin era Tyrion. Que os conhecia desde que nasceram e vira a diferença.”

    Não lembro em que livro foi, no 3º ou 4º acho, mas enfim, não que Jaime não seja filho dele, mas não tem as características da personalidade do pai, já Tyrion é igualmente perspicaz e calculista, porém bondoso e com senso de humor.

  16. Rodrigo, se o Tyrion ser filho do Rei louco, ele não será um Blackfire, porque essa Casa foi uma ramificação da Casa Targaryen, fundada por Daemon Blackfyre, o bastardo legitimizado do Rei Aegon IV Targaryen. Então somente os descendentes de Daemon serão Blackfyres, entende?

    Tyrion seria um Targaryen bastardo (igual ao Jon kkk)

  17. Colocarei aqui minha teoria quanto à Dany no próximo livro.

    Ela encontra com a Quaitre ou com algum feiticeiro que enfatiza que ela precisa “ir para trás para poder ir em frente” (lembram dessa frase, né?)então ela voa nas costas do Drogon até Asshai. (Talvez alguém viaje junto com ela, em outro dragão, pode ser o Tyrion ou o Victarion) Ali descobrimos essa terra misteriosa pelos olhos de POV da Dany, e ela deverá saber das profecias e que ela é o Azor Ahai renascido.

  18. pra mim essa teoria do tyrion ja esta mais que provada.
    leiam a cena em que ele mata o pai e vão ver que nao tem como isso nao ser verdade.
    o próprio tywin admite

  19. Ja sobre o Jon eu nao acredito que ele tenha morrido por que como todos vocês sabem As Cronicas de Gelo e Fogo são contadas atravéz dos olhos dos personagens.Ou seja eles contam oque estão vivendo no momento( ou no passado).E não seria possível alguém narrar a própria morte, afinal como ele poderia narrar alguma coisa depois de estar morto??
    e caso ele tenha morrido ele vai retornar de algum jeito, porque se forem analisar todos os personagens que narrarão a própria morte voltarão a viver de alguma forma, como a Catelyn, a Brienne e o Varamyr, seis peles,Pate…
    Ja por outro lado por que Edward e o Robb(esse por sinal nem capitulo tinha) não narrarão a propria morte?Porque eles realmente morrerão e não vão voltar.
    Ja minha duvida fica só sobre oq vai acontecer com Kevan, também acreito que ele não tenha morrido.

  20. Tywin Lannister desprezaria menos o seu filho Tyrion se ele fosse mais discreto com a bebida e por estar frequentemente com prostitutas. O velho leão reconhece os talentos de seu caçula, mas o odeia por desperdiça-los com os excessos com o álcool, os jogos de azar e o sexo de forma irresponsável.
    Tyrion pode ser inteligente, mas às vezes se comporta como um completo idiota. Por exemplo: ele não pode conter sua língua afiada, não mostra nenhum respeito por ninguém, como seus superiores e subordinados.
    É muito orgulhoso, arrogante, prepotente e imprudente como seus irmãos mais velhos. Demonstra desprezo e inveja aos membros da sua família que sejam ou venham a ser mais poderoso que ele.
    Trouxe a prostituta Shae para Porto Real só para poder desafiar a autoridade paternal como uma criança imatura.
    Jaimie Lannister é o herdeiro natural de Rochedo Casterly, parece tem melhor autocontrole e frieza emocional e é mais bem vistos pelos juramentados das Terras do Oeste do que seu irmão mais novo.
    Tyrion acabaria sendo alvo de piada em Lannisporto como seu avô Tytos.

    A morte de Joanna Lannister ainda assombra o chefe da família Lannister, uma ferida emocional que nunca cicatrizou no velho leão.

    Tyrion pode conseguir o Rochedo Castelry à força no final da saga, mas ele será desprezado, odiado e vítima de escárnio por todos por ser um homem desonrado, mais do isso, amaldiçoado diante dos homens e deuses pelo assassinato do seu pai.

    1. Concordo que Tyrion desperdiça seus talentos e age como um bocó às vezes.
      Mas não concordo que Jaime tenha mais autocontrole e frieza. Ele entrou para Guarda Real apenas para desafiar o pai (e ficar com Cersei). Ele perdeu a batalha contra Robb Stark por impulsividade. Ele não é o herdeiro natural de Rochedo Casterly porque é juramentado à Guarda Real.
      Na verdade, Tywin não se deu muito bem na criação dos filhos, não.

  21. A prostituta Shae se tornou uma espião a serviço de Lorde Varys quando chegou em Porto Real. O eunuco Varys planejou o assassinato de Lorde Tywin Lannister pelo seu filho Tyrion manipulando Jaime, Tyrion e Shae. É muita coincidência a Shae nua e bêbada no quarto da Mão do Rei com uma balestra carregada e Tywin doente no banheiro? (Provavelmente envenenado por Varys ou pelo príncipe de Dorne Oberyn Nymeros Martell, isso explicaria seu corpo em avançado estado de decomposição).
    Lorde Tywin era um inimigo perigoso para Aegon IV, e a Rainha Regente Cersei é uma estúpida fácil de manipular.
    Mais tarde Lorde Kevan foi morto por uma seta disparada de uma balestra por Varys.

    O esforço de Tywin para reabilitar a sua casa, o seu prestígio e sua honra condenou seus filhos ao fracasso na vida. Eles sofrem com a maldição dos Lannisters: o orgulho, a arrogância, a prepotência e a imprudência porque eles eram protegidos e mimados por um pai emocionalmente frio e distante (ou simplesmente detestável) que, no entanto, incutiu neles o sentido de que os Lannisters eram os mais ricos e mais poderosos de Westeros, e, portanto, melhor, do que ninguém. Como resultado, eles sentem-se invulneráveis, que os votos e as regras que restringem o comportamento dos mortais comuns na sociedade não se aplicam a eles, e que eles não precisam obedecer as leis dos homens e dos deuses.

    Tywin fez o que podia para beneficiar o seu filho Tyrion. Tywin poderia ter sido um pai terrível em muitas maneiras, mas – e eu sei que isso pode soa duro … – ele ainda permitiu Tyrion para viver como um verdadeiro Lannister. Ele nunca ameaçou a sua vida, escondeu-o do mundo ou exigiu que ele fosse para a Muralha vestir o preto da Patrulha da Noite. Tyrion viviam do luxo e das riquezas do Rochedo Castelry para toda a vida sem oferecer nada em troca para a família Lannister. Jaime trouxe a glória como um jovem cavaleiro, Cersei tornou-se uma rainha e Tyrion desperdiçou a sua juventude com os excessos com o álcool, os jogos de azar e o sexo de forma irresponsável.

    1. Tyron foi encarregado dos esgotos de Rochedo Casterly e, enquanto foi encarregado, os esgotos nunca funcionaram tão bem. Ele ofereceu, sim, seu trabalho em troca.
      Para Tywin, foi uma vergonha Jaime ter entrado para Guarda Real. Ele queria que Jaime herdasse Rochedo Casterly. A nomeação de Jaime para Guarda Real foi um dos motivos dele deixar de se Mão do Rei. Jaime não é essa Coca-Cola toda que você está pregando, não. Embora, com o passar dos livros, ele tenha ficado mais maduro, assim como Tyrion. Só Cersei parece que não está aprendendo com as dificuldades da vida.

  22. Tô bege!! kkk nunca tinha pensando nessa teoria..do Tyrion ser um dragão..Mas Sinceramente tudo começa a fazer realmente sentido…e Senhores…Não seria uma “novela mexicana” se jon, Tyrion e cia fosse Targaryen, ainda que bastardos… É a liga de toda A saga! Esses encontros/desencontros (já viram como não há controle de natalidade em westeros..nascer bastardo é super comum kkk) e aí se justifica a narrativa desses personagens…que não faria sentido se não houvesse um ponto de convergência..nesse caso o laço de sangue….procede produção! boa teoria!

  23. As três cabeças do dragão: Daynerys, Tyrion (concordo!) e… BRAN!

    “Você nunca mais vai andar Bran… mas vai voar”

    Que melhor forma de voar do que nas costas de um dragão… ou melhor, NA PELE DE UM DRAGÃO??
    Eu costumava achar de Drogon seria incontido e que apenas um warg Stark seria capaz de direcioná-lo em batalha, mas parece que Dany conseguiu dobra-lo.
    Minha teoria é de soltos, os dois irmãos dragão brigarão entre sí, e no meio da batalha entre os dois e os humanos tentando captura-los, Vyserion será ferido de alguma forma.
    Esse ferimento que tornará o dragão selvagem e desmotivado (um ferimento na asa, talvez), o que fará com que ele não queria batalhar e não aceite a aproximação nem de Dany (Vyserion já tem essas caracteristicas um pouco… foi ele quem queimou o principe dornense).
    Já em westeros, Dany em meio as suas batalhas há de se encontrar com Bran, que se mostrará o unico capaz de “dobrar” Vyserion e colocar o dragão no campo de batalha.

  24. Para mim a sua teoria tem um furo muito claro: você supõe que Varys seja aliado dos Targaryens! Não é! Creio que ele é um Blackfyre, assim como Aegon. Ele não tem desejo algum em salvar os Targaryen. Pelo contrário, está conspirando para a queda deles há anos!
    Não creio nessa teoria!

    1. Não me aprofundei sobre os blackfyre…vi que há muitos forum que acham q ele é Blackfyre, mas não encontrei nenhum indicio nos livros que me levam a essa conclusão…teria q ler mais sobre Ilirio… mas valeu pela opinião…pesquisarei mais

  25. Bem sobre Tyrion ser filho de AERYS eu só digo algo, no festim tem um capitulo de jaime em que ele conversa com sua tia Genna e ela afirma isso:
    Jaime querido eu o conheço desde de que era um bebe no colo de joanna.Sorrir como Gerion e luta como Tyg e, há um pouco de Kevan em voce caso contrario nao usaria esse manto…Mas o filho de Tywin é Tyrion.

  26. olá, gostaria de deixar minha opinião acerca de uma coisa que vc disse:
    “O Dragão tem 3 cabeças. Daenerys, Tyrion e o pequeno Aegon?”
    e Jon? por mais que de maneira alguma suas atitudes possam culminar na posse do trono de ferro, ou coisa do gênero (reforçado isso com sua possível morte), ele ainda assim me parece ser um Targaryen, visto que Ned era um homem muito honrado para trair sua esposa, e Rhaegar amava Lyanna, e vice-versa, (diferente do que Robert nos tenta fazer acreditar no primeiro livro), é bem possível e muito provável que Jon seja fruto do amor de ambos.
    é estranho como os Targaryen estão praticamente extintos, e ainda assim estão pra todo lado kk

  27. Bom, ainda estou finalizando a leitura do 5° livro, mas depois de ler sua teoria lembrei de algo que possa ajuda-lo, caso Tyrion seja um Targaryen isso explica o porque da Víbora te-lo defendido, uma vez que, Dorne é claramente apoiadora dos Targaryen.

  28. Tbm acredito que Tyrion seja um Targaryen,mas tem uma evidencia contraria a isso.
    Depois da tomada de Correrio,em uma conversa com Jayme a irmã de Tywin diz que o único filho de Tywin é o Tyrion.!!

  29. Olha, creio q ela tenha dito isso em função do Tyrion ser mais “parecido” (atitudes, e formas como ele lida com as situações sendo mais parecido como o Tywin e levando em consideração que o Jaime e a Cercei tem atitudes bem diferentes (lembrando que o Jaime no fim do livro começa a ser mais “sutil”).

    1. Creio que Genna tenha dito isso ao Jaime somente por ele ser um manto branco. Os membros da Guarda real, assim como os irmãos da Patrulha da noite, abdicam de seus direitos e títulos quando aceitam o manto, como o próprio Tyrion lembrou a Tywin.

    1. Os Targs se queimam. Viserys morreu com ouro derretido. Aegon, o Egg, morreu queimado tentando fazer um ovo de dragão chocar. Não estou dizendo que Jon e Targ, mas os Targs se queimam, sim. Apenas alguns Targaryens especiais, como a Dany, não se queimam.

  30. Claro que a Daennerys se queima, tanto que no final do último livro menciona que ela estava com as mãos queimadas.
    Aliás, o próprio RR Martin disse numa entrevista que o fato de ela não ter se queimado na cremação do Khal Droggo foi uma espécie de milagre.
    Ela tem uma tolerância maior ao calor do que o resto das pessoas, mas se queima.

    Não estou com o livro em mãos, senão transcreveria aqui pelo menos duas passagens que relatam que ela se queimou.

  31. para ser uma das cabeças é preciso ser targ?eu penso que independentemente do Tyrion ser targ ele poderia montar afinal só a Cidadela tem mais conhecimento sobre dragões que o Tyrion,e mesmo o dornense tendo um pouco de sangue do dragão ele morreu por não saber como se “doma” um dragão,eu torço para que sejam o Tyrion e o Bran o Tyrion para ver todos de cima e Bran para voar como o corvo prometeu “eu não acho que o Bran seja uma das cabeças” mas seria interessante alguém sentir o fogo dentro de si e só os wargs podem entrar na pele de um dragão..

  32. Ele foi nomeado por Aerys como mestre dos sussurros;
    Fez Aerys desconfiar de seu filho Rhaegar;
    Quando Robert invadiu Porto Real, ele enviou Daenerys e Viserys para Pentos (sob os cuidados de Ilirio Mopatis).
    Ilírio entregou os ovos para Daenerys e conseguiu arrumar o casamento dela com Khal Drogo.
    Varys tinha Jorah Mormont nas mãos, e avisou a Jorah que Robert queria matar Daenerys;
    Varys salvou Aegon da morte certa, e mentiu sobre a morte de Jon Connington.
    _________________________________________________________________________
    isso nao tem sentido algum!!! Varys nao avisou ao Jorah sobre o envenenamento da Dany, pelo contrário!! Ele q falou pro Robert sobre a localizaçao da Dany para ele mandar alguem envenena-la!!!!! Alem de q Varys nunca ajudou a casa TARGARYEN, ele na verdade incendiava a cabeça do Aerys com historias q acabaram deixando ele mais louco ainda, Illyrio nao fez uma bondade em arrumar um casamento pra Dany , mandar ela casar com um selvagem nao foi um ato de bondade, foi uma forma de se livrar dela e do irmao , se o Varys era tao bonzinho com os TARG pq ele so ajudou o ”Aegon” deu toda a educaçao para ele e nquanto a DANY passou a vida toda fugindo, ela se manter viva era importante apenas para servir de distraçao pro Robert, ela era isca apenas, mas o Aegon… será q ele é TARG mesmo???? DUVIDO mt, aí explicaria mt coisa!!!!Explicaria pq a Compahia Dourada aceitou dar apoio a casa inimiga… Na verdade Varys ajuda o Aegon pq ele NAO É targaryen , ele é o falso Dragao, ele é Blackfyre, Varys ajudou Tyrion pq sabia q ele era inteligente e sabia tbm q ele era maltratado pela Cersei e o Pai e ao liberta-lo conseguiu fazer com q o Tywin fosse morto se livrando do grande cabeça da casa Lannister, Dany nao estava nos planos do Varys so entrou agora pq ela tem força, tem dragoes, pra isso q ele precisa do Tyrion, ele sabe q o Tyrion é inimigo do reino e ajudando a Dany ele consequentemente vai ajudar o Aegon, IIlyrio deu os ovos a Dany mas jamais imaginaria q ela conseguiria choca-los , agora q ela conseguiu isso é q eles precisam dela pra concluir seu plano de tomar Westeros, colocar Aegon no trono e depois de tomar tudo q a Dany tem se livrar dela.

    1. Acho que o varys não ajudava a dany por cima dos panos, pois ia dar muito na cara, que alguém no conselho estava entregando informações, ja com o aegon ele podi cuidar direito pois ele vivia escondido e sendo bem educado, mas se aegon for mesmo filho do Raeghar ele tem precedência ao trono sobre todos os outros, sobre o viseris, como você acha que uma criança ia sobreviver sozinha, cuidando de outra, e ainda com a personalidade dele… agora sobre o tyrion ser trag eu duvido, o varys ajuda ele pois ele prescisa de homems leais a causa dele, assim como ele tentou ajudar o ned, são homens de influência que podem definir o rumo das coisas.

  33. Jon snow não pode ser um targ por que ele tem uma conexão com Fantasma, o que apenas alguns Starks e os nortenhos, tem esse tipo de conexão, ‘os wargs’ (os targ não podem ser wargs, não faz sentido, … Vocês podem falar que ele não é um stark e sim um snow, (dai a parte targaryen, mas,,), mas o Tyrion numa passagem do primeiro livro diz:”-Sim – disse – Consigo ver. Você tem em si mais do Norte que seus irmãos” (Guerra dos Tronos, Jon I, pag45), alem disso o proprio Ned diz que ele não tem o nome stark, mas tem o sangue… Na minha opinião não tem nada que indique o Jon ser um targ.. Sobre a mãe dele, se eu não me engano no 3° livro a Arya encontra com alguém que conhece a mãe de Jon, e a Arya ainda tem o pensamento de que quando ela encontrasse o irmão bastardo, ela lhe falaria sobre a mãe que ele nunca conheceu (não tenho o 3° livro, peguei emprestado, por isso não procuro a pagina). E sobre o Tyrion, uma passagem ,que eu não vi no post e nem nos comentários, esta na mesma pagina anteriormente citada, que Tyrion fala sobre a incerteza do pai em questão do sangue de Tyrion:
    “Jon não estava com disposição de ouvir conselhos de ninguém.
    -Que sabe você de ser um bastardo?
    -Todos os anões são bastardos aos olhos dos pais.
    -Você é filho legítimo de Lannister.
    -Ah, sou? – respondeu o anão, sarcástico – Vá dizer isso ao senhor meu pai. Minha mãe morreu ao dar-me à luz, e ele nunca teve certeza.”
    Eu acredito que o Tyrion seja um targaryen, e não discordo de nada do post do nosso caro amigo aqui. Acho um excelente post na verdade. Me corrijam se houver burrada nesse comentário. (e eu não li todos os comentários.. então posso estar dizendo algo que já foi dito).

    1. Como que John não pode ser Targaryen?
      Ele é Targaryen por parte de pai e Stark por parte de mãe, ué.
      Se fosse assim, nenhum dos filhos de Ned Stark poderiam ter conexões com os lobos, porque em parte são Tully.

      1. Poste alguma teoria sobre Arya e Sansa! E sobre o paradeiro de Brienne e Jaime. Eles foram ao encontro da menina, conforme Brienne disse, e Sansa não apareceu no quinto livro. Será possível que tenham a encontrado? Ou é alguma outra garota? E quanto a Arya… Gostaria muito de saber o que poderia ser reservado para ela, uma vez que não me agrada a idéia de te-la sempre entre os Sem-Rosto.

Obrigado!