As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte VI

O Blog está de cara nova!

Acessem http://www.drunkwookie.com.br

ou clique na imagem e seja direcionado para a página de “Teorias”

banner11

 

Petyr “Mindinho” Baelish

Looking for english version?

Click here

Retomando o post anterior, hoje falaremos de Petyr “Mindinho” Baelish.

GameOfThrones_Teaser04_Screencap_18

Esse foi o post mais demorado para se fazer, tendo em vista o grande número de informações. Horas nos PDFs, e dias enfurnados nas páginas de “A Guerra dos Tronos”, “ A Tormenta de Espadas” e “ O Festim dos Corvos”.

Enfim, saiu….

Iniciaremos o post com uma passagem de “A Tormenta de Espadas”. Não que isto prove qualquer coisa, mas eu concordo muito com essa “profecia”. Petyr será um grande homem.

O homem não se lavava havia quarenta anos, portanto pode imaginar o cheiro, mas supostamente tinha o dom da profecia. Apalpou-me um pouco e disse que eu seria um grande homem, e por isso o meu pai deu-lhe um odre de vinho. – Petyr fungou. – Eu teria dito a mesma coisa por meia taça. A Tormenta de Espadas – capítulo 59, Sansa IV.

Quebrei a cabeça, junto com meu irmão Diego para fazermos um post de leitura agradável, já que dessa vez mostraremos o que Mindinho fez até agora, e o que fará nos próximos livros.

Aliado ao fato dele ser um personagem cheio de sutilezas, e muitas pistas são meros detalhes, resolvemos dividir o post em duas partes.

Primeiro falaremos sobre tudo o que Mindinho fez até o presente momento e quais as dúvidas que são levantadas com essas ações. Depois responderemos essas questões e falaremos sobre qual seria o possível futuro de Mindinho nos próximos livros, com base em algumas evidências encontradas ao longo dos 05 livros.

evernote-camera-roll-20120926-100440

Primeira parte

Mindinho é um dos personagens mais inteligente e calculista da série.

Ele já deixou claro que está jogando o Jogo dos Tronos, e podemos dizer que até o momento portou-se como um exímio jogador.

— Sou tentado a dizer que este não é um jogo que jogamos, filha, mas é claro que é. O Jogo dos Tronos.  O Festim dos Corvos – capítulo 10, Sansa I.

Pressinto que ele e Varys protagonizarão o maior embate pelo poder de Westeros. O jogo político será travado entre os dois.

Varys tem interesse em colocar os Targaryens  no Trono de Ferro, enquanto Mindinho tem outras pretensões, e nesse post tentaremos jogar uma luz nessas pretensões.

Mindinho tem o dom da persuasão, E isso o ajudou a chegar aonde chegou. Diferentemente de Varys que, com seus informantes, consegue saber o que seus alvos estão falando ou onde estão, Mindinho é mais sutil, agindo de forma imperceptível e inteligente, pois com suas qualidades, consegue saber o que seus alvos estão pensando.

Até mesmo Varys não sabe quais são os objetivos de Mindinho.

Mindinho… só os deuses sabem que jogo Mindinho está jogando. A Guerra dos Tronos – Arya II, pág 245.

s01e10-varys-and-littlefinger
Se fossemos fazer uma analogia sobre o talento dos dois, Varys a onipresença, enquanto Mindinho seria a onisciência

O modo como Petyr Baelish cria as situações para se beneficiar é tão sutil e imperceptível que não há como a vítima perceber que está sendo manipulada. Além de ter facilidade em atingir objetivos, que para alguns é quase impossível. Vejamos:

A ascensão rápida e facilidade em administrar finanças

Mindinho era de uma casa pobre e sem influência, quase insignificante. Seu pai, por ser amigo de amigo de Hoster Tully, enviou-o para ser criado entre os Tullys. Em Correrio conheceu Edmure, Lysa e Catelyn Tully e lá cresceram juntos.

Já adulto, foi indicado a ser encarregado da Vila Gaivota por Jon Arryn (que atendeu a um pedido de sua esposa, Lysa Arryn). Em pouco tempo o lucro de Vila Gaivota multiplicou-se exponencialmente e ele foi convocado a ser o Mestre da Moeda em Porto Real.

Littlefinger
Não é segredo para ninguém que Mindinho foi, de longe, o melhor Mestre da Moeda que Westeros teve.

Esse é um ponto extremamente importante. A facilidade em “multiplicar” o dinheiro.

Mindinho consegue administrar o dinheiro muito bem. Jon Arryn viu isso, Tywin Lannister, o Pequeno Conselho e até Cersei comentam isso.

O homem de que precisamos é o Mindinho. Petyr Baelish tinha um dom para fazer surgir dragões do próprio ar. A Dança dos Dragões,  Epilogo 598

Pergunta 1 – Como Mindinho consegue tanto dinheiro assim? Qual o segredo dessa facilidade em gerir finanças?

Mindinho e seus informantes

Mas não foi apenas por saber administrar bem o dinheiro, ou por consegui-lo sempre que necessário, que fez de Petyr um personagem importante.

Ainda que Mindinho não tenha tantos “passarinhos” quanto Varys tem, sabemos que ele tem muitos informantes. Para minha surpresa vi que os informantes de Mindinho podem estar debaixo do nariz de seus alvos.

Dois dos guardas mais próximos de Cersei estão a serviço dele.

– Quando o Duende mandou os guardas dela embora, a rainha mandou Sor Lancel contratar-lhe mercenários. Lancei encontrou os Kettleblack, o que deliciou o pequeno senhor seu esposo, visto que os rapazes eram pagos por ele através do seu homem, Bronn. – Petyr soltou um risinho. – Mas fui eu quem disse a Oswell para mandar os filhos para Porto Real quando soube que Bronn andava a procura de espadas. Três punhais escondidos, Alayne, agora perfeitamente posicionados. A Tormenta de Espadas – Sansa V.

Assim, em uma única jogada, Mindinho deteve, por um bom tempo, informações sobre Cersei e conseguiu ainda direcionar as informações que Tyrion teria uma vez que o anão achava que os Kettlebacks eram homens de sua confiança.

Aqui, fica demonstrada tamanha a esperteza e antecipação de ações. Ele sempre está um passo a frente da maioria dos outros personagens.

Mestre da mentira e das meias verdades

Se Varys é o mestre dos sussurros, Mindinho é o mestre das mentiras.

Ele tem o dom de mentir e de plantar uma ideia na cabeça de seu alvo. Ele faz de uma forma tão sutil que a vítima acredita que ela pensou naquilo por si só, sem interferência.

Podemos perceber quando ele sutilmente faz com que o pai de Sor Loras deseje que seu filho seja um cavaleiro da Guarda Real.

“Também plantei a ideia de Sor Loras vestir o branco. Não que o tenha sugerido isso teria sido rude demais. Mas homens em minha comitiva disseminaram medonhas histórias sobre o modo como o povo tinha matado Sor Preston Greenfield e violado a Senhora Lollys, […] Uma harpa pode ser tão perigosa como uma espada, nas mãos certas. A Tormenta de Espadas – Sansa V.

Tudo o que Mindinho faz, em um primeiro momento parece ser ações isoladas, mas após reler com a devida atenção conseguimos entender, e traçar qual é o plano maior.

Sansa
Mindinho contou praticamente todos seus planos para Sansa Stark, com qual objetivo?

Outro movimento importante de Mindinho foi fazer com que Joffrey aceitasse os anões combatentes no Casamento Real.

– Fale-me do banquete. A rainha dedicou-se tanto. Os cantores, os malabaristas, o urso dançarino… o pequeno senhor seu esposo gostou de meus anões combatentes?

– Seus?

– Tive de mandar buscá-los em Bravos e de escondê-los num bordel até o casamento. A despesa só foi excedida pelo incômodo. E surpreendentemente difícil esconder um anão, e Joffrey… pode levar um rei até a água, mas com Joffrey era preciso espalhá-la por todo lado antes que ele entendesse que a podia beber, Quando lhe falei de minha pequena surpresa, Sua Graça disse: “Por que eu iria querer uns anões feios no meu banquete? Detesto anões.” Tive de me aproximar e sussurrar: “Mas não tanto quanto o seu tio os detestará”. A Tormenta de Espadas – Sansa IV.

Essas duas passagens são importantes para comprovarmos como Mindinho consegue sugestionar seus alvos com o dom da palavra e como ações simples tem um foco complexo.

Pergunta 2 – Qual interesse em trazer anões de Bravos para participar do Casamento Real?

Eventos onde Petyr “Mindinho” Baelish tem participação

Há mais de um evento importante na trama que Mindinho participou direta ou indiretamente. Elencaremos esses eventos para demonstrar que todos os eventos parecem ser isolados, mas na verdade visam um objetivo principal.

Mindinho já disse para Sansa Stark que no jogo dos tronos é necessário confundir os envolvidos.

 Morte de Jon Arryn

Um dos primeiros mistérios da história é a morte de Jon Arryn. Fomos levados a crer que Jaime e Cersei Lannister mataram a Mão do Rei, Jon Arryn, pois ele havia descoberto a relação incestuosa dos dois.

498552-jon_arryn

Tínhamos como verdade esse fato até que em um momento de tensão, onde Lysa Arryn ameaça jogar Sansa Stark pela Porta da Lua e revela segredos importantes. Revelando assim que foi Mindinho o mentor da morte de Jon Arryn.

— Lágrimas, lágrimas, lágrimas – soluçou ela histericamente. – Não há necessidade de lágrimas… mas não foi isso o que disse em Porto Real. Disse-me para pôr as lágrimas no vinho de Jon, e foi o que eu fiz. Por Robert, e por nós! E escrevi a Catelyn e contei-lhe que os Lannister tinham matado o senhor meu esposo, tal como você disse para fazer. Isso foi tão inteligente… sempre fui inteligente, eu disse isso ao pai, disse: o Petyr é tão inteligente, subirá bem alto, subirá, subirá. A Tormenta de Espadas, capítulo 68, Sansa VI.

Pergunta 3 – Por que o interesse em matar Jon Arryn? E por que culpar os Lannisters?

Punhal usado contra Bran Stark

Catelyn Stark, em sua busca para descobrir quem era o dono do punhal usado para tentar assassinar Bran Stark, procurou Mindinho.

mgot-dagger

Mindinho assumiu que o punhal era dele, mas que o perdeu em uma aposta para Tyrion Lannister. Essa meia-verdade, fez com que Catelyn prendesse Tyrion Lannister, e deflagrou um embate entre os Lannisters e os Starks.

Uma meia-verdade, pois realmente Mindinho perdeu o punhal em uma aposta, mas a aposta foi com Robert Baratheon.

Pergunta 4 – Qual seria o interesse de Mindinho em mentir, dizendo que o punhal era de Tyrion Lannister?

 Quem traiu Ned Stark?

Quando Ned Stark descobriu que os filhos de Cersei eram de Jaime, e não de Robert  Baratheon, procurou Mindinho e pediu apoio, para que juntos conseguissem colocar Stannis Baratheon no Trono de Ferro.

Mindinho sugeriu que Ned não declarasse a situação incestuosa dos irmãos Lannisters e nem provasse a paternidade de Joffrey.

Mindinho sugeriu que Joffrey ficasse como Rei e Ned seguiria como Protetor do Território até o garoto atingir a maioridade (assim como dizia a carta de Robert Baratheon).

Ned, logicamente, recusou a oferta de Petyr e pediu ajuda. Mindinho então se compromete a comprar a lealdade da Guarda Real para defender Ned Stark.

Em nome do amor que sinto por Catelyn, falarei com Janos Slynt agora mesmo e me assegurarei de que a Patrulha da Cidade seja sua. Seis mil peças de ouro deverão bastar. A Guerra dos Tronos – capítulo 58, Eddard XV.

Mindinho trai Ned Stark
O que Ned Stark não esperava é que Mindinho o trairia.

 

Enquanto seus homens morriam à sua volta, Mindinho tirou o punhal de Ned da bainha e o apontou para sua garganta. Seu sorriso como que pedia perdão.

– Avisei para não confiar em mim. A Guerra dos Tronos – capítulo 58, Eddard XV.

Pergunta 5 – Por que Mindinho traiu Ned Stark? O que ganharia com isso?

Aliança entre os Tyrell´s e os Lannister´s

Foi Petyr Baelish que conseguiu trazer os Tyrells para Porto Real a fim de formar uma aliança entre as famílias. Mace Tyrell ofereceu sua filha para casar-se com Joffrey.

tumblr_m6e8rwVfYV1rzl80jo1_1280

Até o momento, sabemos que Mindinho usou o interesse de Mace Tyrell em ter uma filha Rainha, e como Renly Baratheon havia morrido a pouco tempo, a  oportunidade de casar Margaery Tyrell com Joffrey Baratheon era tentadora, e ainda colocar seu filho na Guarda Real.

Pergunta 6 – Qual o interesse de Mindinho em conseguir uma aliança entre Tyrells e Lannisters?

Casamento de Sansa Stark com Tyrion Lannister

Após ajustar o apoio dos Tyrells com os Lannisters, Mindinho continuou diligente e por intermédio de Sor Dontos, descobriu que a Rainha dos Espinhos Olenna Tyrell tinha interesse em casar secretamente Sansa Stark com Willas Tyrell, irmão de Margaery.

Ele avisou Tywin do estratagema de Jardim de Cima, e conquistou ainda mais a confiança de Tywin Lannister.

Assim, Sansa Stark foi obrigada a casar-se com Tyrion Lannister o mais rápido possível, pois seria difícil negar um pedido de Mace Tyrell, caso ele pedisse Sansa para casar-se com seu filho.

Pergunta 7 – Por que impedir o casamento de Sansa com Willas Tyrell?

Morte de Joffrey Baratheon e fuga de Sansa Stark

Joffrey Baratheon morreu envenenado em seu próprio casamento. Tyrion acabou sendo culpado tendo em vista como o casamento se desdobrou com o evento dos anões combatentes.

Um casamento não consumado
Um casamento não consumado

Somente depois Sansa descobriu que quem estava por trás de tudo era o próprio Mindinho e que, juntamente com Olenna Tyrell planejaram a morte de Joffrey Baratheon.

– Eles pensam que Tyrion envenenou Joffrey. Sor Dontos disse que o prenderam. Mindinho sorriu,

– A viuvez cairá bem em você. A Tormenta de Espadas – capítulo 59, Sansa IV

A Senhora Olenna não estava disposta a permitir que Joffrey fizesse mal à sua preciosa e querida neta, mas ao contrário do filho também compreendeu que, sob as suas flores e trajes finos, Sor Loras é tão temperamental quanto Jaime Lannister. Atire Joffrey, Margaery e Loras numa panela, e tem os ingredientes para um guisado de regicida. A velha compreendeu também outra coisa, que o filho estava decidido a fazer de Margaery uma rainha, e para isso precisava de um rei… mas não precisava de Joffrey. A Tormenta de Espadas – capítulo 59, Sansa IV

A Rainha dos Espinhos
A Rainha dos Espinhos

A “falsa” Arya Stark

Jeyne Poole é a amiga de infância de Sansa que foi enviada para Winterfell com o intuito de se passar por Arya Stark e casar-se com Ramsay Bolton, a fim de unir o povo do Norte à causa da Coroa. Ninguém sabe da verdade, apenas Tywin, Tyrion e Mindinho.

Mindinho ficou incumbido de ficar com Jeyne após a execução de Ned Stark e depois, ele deu a ideia para Tywin Lannister de usar Jeyne como Arya Stark.

Essa jogada tornaria a pretensão de Bolton em ficar com Winterfell ainda mais forte, uma vez que os nortenhos apoiariam a volta de uma Stark para Winterfell.

Pergunta 8 – Por que Mindinho indicaria uma “falsa” Arya Stark para que Bolton pudesse ser legitimado pelos nortenhos como detentor de Winterfell?

Segunda parte

Essa segunda parte servirá para respondermos as dúvidas surgidas na parte 1 e falar da teoria propriamente dita, sobre o futuro de Mindinho.

Tentamos resumir as ações de Mindinho, nos focando no que seria mais interessante e relevante, mas após lermos e relermos as passagens de Mindinho, tudo parece importante e intrincado. O próprio Mindinho diz:

“As vezes, a melhor maneira de confundi-los é fazer coisas que não têm nenhum propósito, ou até que parecem prejudicar você.”

Qual o objetivo de Mindinho?

O objetivo de Mindinho é o Norte. Seja como Protetor do Norte ou até quem sabe, como Rei do Norte, esse é o objetivo dele.

Parece, em um primeiro momento, que esse objetivo é muito vago, ou até mesmo impossível, uma vez que a trama trás muitas reviravoltas assim como a vida real.

É necessário entendermos desde já que não é possível que tudo saia de acordo com as pretensões de Mindinho. O próprio Martin provou isso com seu estilo narrativo imprevisível.

Então sabemos que nada sairá do jeito que Petyr pensou inicialmente. Ele sabe que nem tudo ocorrerá como ele quer e sabendo disso fica mais fácil lidar com os inconvenientes.

Ele se adapta as situações e tira o melhor proveito delas, tornando assim um personagem tão interessante.

— No jogo dos tronos, até as peças mais humildes podem ter vontade própria. Às vezes se negam a executar os movimentos que se havia planejado para elas. O Festim dos Corvos – capítulo 23, Alayne II.

Agora responderemos as perguntas que surgiram na primeira parte do post.

Relação entre Mindinho e a morte de Ned Stark e Jon Arryn

Pergunta 3 – Por que o interesse em matar Jon Arryn? E por que culpar os Lannisters?

Pergunta 4 – Qual seria o interesse de Mindinho em mentir, dizendo que o punhal era de Tyrion Lannister?

Pergunta 5 – Por que Mindinho traiu Ned Stark? O que ganharia com isso?

Todas as ações de Mindinho, desde o início mostram que o intuito dele sempre foi o Norte. Não no sentido de tomar o Norte para si à força (pois seria impossível), mas no sentido de agir indiretamente.

Ele tramou a morte de Jon Arryn com o intuito de trazer Ned Stark para Porto Real, certo de que os envenenadores da Mão do Rei fossem os gêmeos Lannisters.

Colocar o honrado Ned Stark em rota de colisão com os espertos Lannisters só poderia trazer morte.

Petyr-Ned-lord-petyr-baelish-23395473-1024-768
A honra matou Ned Stark

A situação do atentado contra Bran Stark caiu dos céus no colo de mindinho.

Sem muito esforço ele mentiu e ao invés de dizer que era de Robert o punhal, disse que era de Tyrion Lannister. Tal fato corroborou para que os Starks tivessem certeza sobre o mau caráter dos Lannisters.

Assim, Ned Stark teria uma obrigação moral em abrir os olhos de Robert Baratheon, e muito provavelmente os Lannisters não deixariam a “nova Mão do Rei” sair ileso de Porto Real.

Mesmo com a descoberta do incesto e a ilegitimidade de Joffrey, a honradez de Ned Stark o impediu de agir e expor o segredo recém-descoberto. Sem amigos em porto Real, recorreu àquele que confiava um pouco. Mindinho.

Com ned nas mãos, ficou fácil para ele tirar uma peça importante do tabuleiro.

Enquanto seus homens morriam à sua volta, Mindinho tirou o punhal de Ned da bainha e o apontou para sua garganta. Seu sorriso como que pedia perdão.

– Avisei para não confiar em mim. A Guerra dos Tronos – capítulo 58, Eddard XV.

Apoio dos Lannister e a colheita dos frutos

Qual o interesse de Mindinho em conseguir uma aliança entre Tyrells e Lannisters?

Mindinho ganhou a confiança de Twyin Lannister ao conseguir forjar essa aliança, e reforçou a confiança depositada ao informar sobre a intenção de casarem Sansa às escondidas com Willas Tyrell e apresentar Jeyne Poole como uma alternativa para conquistar o apoio do Norte.

Quando Lorde Tywin acenou com a cabeça, prosseguiu. – E há o seguinte: Lorde Petyr continua a demonstrar sua lealdade. Ontem mesmo trouxe-nos a notícia de um estratagema dos Tyrell para levar Sansa Stark até Jardim de Cima para uma “visita”, e lá casá-la com o filho mais velho de Lorde Mace, Willas.[…] A Tormenta de Espadas, capítulo 16, Sansa II.

Logo, Petyr pediu Harrenhal à Lorde twyin, que prontamente atendeu ao pedido por achar que era um valor baixo pela lealdade de Baelish.

Harrenhal
Um título vazio?

 

Um título vazio, enquanto Roose Bolton defender o castelo em nome de Robb Stark, mas Lorde Baelish estava desejoso dessa honraria. Prestou-nos bons serviços na questão do casamento Tyrell. Um Lannister paga as suas dívidas. A Tormenta de espadas, capítulo 4, Tyrion I.

De Dedos à Senhor de Harrenhal e automaticamente Senhor do Tridente. E depois? Lorde Protetor do
Ninho da Águia e do Vale de Arryn!

O estratagema para conseguir Harrenhal foi perfeito e apenas Tyrion percebeu que se tratava de um pagamento muito maior do que pareceu.

Não foi difícil casar-se com Lysa Arryn, uma vez que até abortar um filho de mindinho, ela já abortou.
Não foi difícil casar-se com Lysa Arryn. Lysa sempre amou Mindinho cegamente.

Com Harrenhal sendo seu, Mindinho pôde, legitimamente, casar-se com Lysa Arryn e assim se tornar também Lorde Protetor do Ninho da Águia e do Vale Arryn.

Tyrion estudou o homem esbelto com barba pontiaguda e irreverentes olhos cinza-esverdeados. Senhor de Harrenhal, uma honraria vazia? O raio que o parta, pai Mesmo que nunca ponha os pés no castelo, o título torna esse casamento possível, tal como ele sempre soube. A Tormenta de Espadas – capítulo 19, Tyrion III.

Posição geográfica privilegiada

Com Harrenhal, o Trident,e o Ninho da Águia e o Vale Arryn, Mindinho (geograficamente) passa a ter um grande poder sobre a passagem entre o Norte e o Sul.

Aliado ao fato de ter uma grande proximidade com os Tullys, por ser amigo pessoal de Edmure, nada o impede de firmar alianças e tornar difícil o acesso do Sul para o norte.

Assim, Mindinho está completamente inalcançável no Norte, quando o tiver.

Map_Westeros_Political
Observem as setas vermelhas. Correrio, O Vale de Arryn e Harrenhal.

O interesse pelas garotas Starks

Pergunta 7 – Por que impedir o casamento de Sansa com Willas Tyrell?

Se o interesse de Mindinho é a conquista do norte, é certo que o interesse dele recai sobre as garotas Starks.

Sansa-and-Arya-Stark-with-Petyr-Baelish-house-stark-24507493-530-299

Com Ned Stark fora do tabuleiro, quem sobraria para manter o Norte?

Robb Stark, um jovem inexperiente, que fatalmente morreria tentando levar sua rebelião para frente.

A preocupação de Mindinho não eram Robb ou nenhum dos filhos menores dos Starks. E sim as filhas Starks. Sansa Stark, para ser mais exato, pois ela é a chave para o Norte.

Robb morreu no Casamento Vermelho, Bran e Rickon Stark para todos os efeitos estão mortos. Somente Sansa Stark e Arya Stark estão vivas.

Arya está em Bravos, longe de Westeros (será que Mindinho sabe do paradeiro dela?).

Por isso Mindinho evitou que Sansa fosse levada até Jardim de ciam e casasse com Willas Tyrell pois seu objetivo a longo prazo é casar-se com Sansa Stark. E Sansa está exatamente onde Petyr gostaria que ela estivesse, ao seu lado.

Tywin Lannister, um homem inteligente, mas cego pelo próprio orgulho de sua Casa, sabia que Sansa Stark era a chave para o Norte.

– Minhas intenções não incluem a felicidade da menina, e as suas também não deviam inclui-la. Nossas alianças no sul podem ser sólidas como o Rochedo Casterly, mas resta o norte por conquistar, e a chave para o norte é Sansa Stark. A Tormenta de Espadas – capítulo 19, Tyrion III.

Mindinho, logicamente pensa da mesma forma, e por isso evitou o casamento de Sansa Stark com Willas Tyrell, conseguiu jogar a culpa do assassinato de Joffrey à Tyrion Lannister. Assim, o marido de Sansa morreria, e ela estaria viúva.

Eles pensam que Tyrion envenenou Joffrey. Sor Dontos disse que o prenderam.

Mindinho sorriu. – A viuvez cairá bem em você, Sansa. A Tormenta de Espadas – capítulo 59, Sansa IV.

Uma peça importante, de volta ao jogo e ao seu lado.

game-of-thrones-terceira-temp-set01

Agora Sansa está com ele, aprendendo tudo sobre o Jogo dos tronos (ou apenas aquilo que ele acha necessário ela saber).

Em poucos movimentos, Mindinho elimina Lysa Arryn sem participar diretamente, deixando incutido na consciência de sansa que Petyr não teria outra saída a não ser matar Lysa.

Podemos perceber que Petyr está fazendo todo um trabalho de convencimento e persuasão, mostrando a Sansa de que  está defendendo-a, protegendo-a, sendo o seu Florian das canções.

Winterfell tinha sido queimada; Bran e Rickon estavam mortos e frios; Robb tinha sido traído e assassinado nas Gêmeas, assim como a senhora sua mãe. Tyrion foi condenado à morte por matar Joffrey, e se ela voltasse para Porto Real a rainha teria sua cabeça também. A tia que ela acreditava que iria protegê-la tinha tentado assassiná-la ao invés disso. Seu tio Edmure era um cativo dos Frey, enquanto seu tio avô, Peixe Negro, estava sob cerco em Correrrio. Eu não tenho nenhum lugar além daqui, Sansa pensou miseravelmente, e nenhum amigo além de Petyr. O Festim dos Corvos – capítulo 10, Sansa I.

Mas com a morte de Lysa, o Vale de Arryn ainda deve ser defendido, e Petyr consegue mais uma vez agir de forma brilhante.

Ele consegue barrar as pretensões dos Senhores Declarantes.

Os Senhores Declarantes é o grupo de nobres do Vale que assinam uma carta estabelecendo sua intenção de remover o Lorde Petyr Baelish do posto de Senhor Protetor do Vale por quaisquer meios necessários. A carta, assinada em Pedrarruna, foi enviada tanto ao Ninho da Águia quanto a Porto Real. Mindinho sabendo disso,  paga um dos Senhores Declarantes, Lyn Corbray para quebrar a trégua de hospitalidade. Assim consegue ganhar um ano para provar seu valor.

Falsa Arya Stark

Pergunta 8 – Por que Mindinho indicaria uma “falsa” Arya Stark para que Bolton pudesse ser legitimado pelos nortenhos como detentor de Winterfell?

Com uma Arya falsa em Winterfell, Mindinho ficará despreocupado, pois ninguém pode reinvindicar o Norte. O Norte se manteria leal à Ramsay Bolton até quando Mindinho decidisse.

Jeyne Poole, um apeça importante nos planos de Lorde Petyr
Jeyne Poole, uma peça importante nos planos de Lorde Petyr

No momento certo, Mindinho revelará a farsa. E junto com Sansa comprovarão que aquela Arya é falsa.

(A ideia de Mindinho era essa, mas talvez será frustrado pois Jeyne fugiu de Winterfell com a ajuda de Theon).

Jaqen H´ghar à serviço de Petyr

Acreditamos que Jaqen foi contratado por Mindinho, conforme falamos no post anterior.

Leia aqui o post sobre os objetivos de Jaqen.

Por que isso?

Encontramos evidências de que Mindinho quer o Norte. Só que Mindinho é inteligente, e apenas conquistar o Norte não é suficiente. Ele necessita manter o controle do Norte.

E como fazer isso?

Com certeza, Mindinho sabe dos planos de Varys para colocar os Targaryens no trono. Mesmo que nãop soubesse (duvido muito) ele não seria ingênuo o suficiente para menosprezar o poder de Daenerys.

Assim, ele precisa se antecipar à chegada dos dragões, para poder manter tudo o que conquistar até lá, e de que modo antecipar as jogadas de Varys, ou antecipar um ataque de Daenerys?

Varys e Mindinho

Reunindo conhecimento sobre Dragões.

Os últimos livros que tratam sobre isso estão na Cidadela. E está comprovado que Jaqen está atrás de tudo relacionado a conhecimento de dragões.

Reunindo livros da Cidadela, Mindinho teria informações vitais sobre essas criaturas aladas e destrutivas.

Assim, juntando as peças, acreditamos que Mindinho está antecipando a jogada de Varys, ou quem sabe se precavendo contra Daenerys.

Um grande problema ao contratar um Assassino sem Rosto é valor a se pagar. Sabe-se que os Assassinos sem Rostos cobram caro para executar serviços.

– Em Bravos há uma sociedade conhecida como os Homens Sem Rosto – sugeriu o Grande Meistre Pycelle.
– Faz alguma idéia do preço que eles custam? – protestou Mindinho. A Guerra dos Tronos – capítulo 47, Eddard XIII.

Somente alguém com muito dinheiro conseguiria contratar um Assassino sem Rosto. E quem tem o dom de conseguir dinheiro de forma praticamente “mágica?”.

– Como a coroa pagará as suas dívidas sem Lorde Petyr? Ele é o nosso mago da moeda, e não temos ninguém que o substitua. A Tormenta de Espadas, capítulo 19, Tyrion III.

Petyr-Baelish-game-of-thrones-22291320-1013-572
O ouro de Mindinho é feito a partir do ar, com um estalar de dedos. TDE 235 TdE tyrion

 

– Por quê? Vi as contas de Mindinho. Os rendimentos da coroa são dez vezes maiores do que eram no tempo de Aerys. A Tormenta de Espadas- capítulo 32, Tyrion IV. 

Voltou ao trabalho depois que ela saiu, tentando seguir alguns dragões de ouro pelo labirinto dos livros-mestres do Mindinho. Petyr Baelish não acreditara em deixar o ouro guardado e juntando pó, isso era certo, mas quanto mais Tyrion procurava compreender suas contas, mais lhe doía a cabeça. A Tormenta de Espadas- capítulo 53, Tyrion VI.

Assim, a dificuldade em contratar um “faceless” seria facilmente contornada.

Acontece que podemos ir mais a fundo, tentar achar a origem do dinheiro de Mindinho e porque não encontrar um elemento a mais para comprovar uma certa facilidade em contratar um assassino sem rosto?

A origem de Mindinho, Bravos, o Banco de Ferro

A origem da família de Petyr é bravosiana.

tumblr_lm0f64CFY71qkx6n5o1_1280

Seu bisavô, um mercenário, veio de bravos à Westeros à serviço de Lorde Corbray e em Dedos fixou sua morada.

O brasão oficial da família de Petyr “Mindinho” Baelish é o desenho da cabeça do Titã de Bravos.  E ele escondeu isso, para que ninguém soubesse de sua ligação com aquela cidade.

Sansa não conhecia o símbolo pintado no escudo; uma cabeça de pedra cinza com olhos de fogo em fundo verde-claro.

– O escudo do meu avô – explicou Petyr quando a viu a fitá-lo. – O pai dele nasceu em Bravos e veio para o Vale como mercenário contratado por Lorde Corbray, e por isso o meu avô escolheu a cabeça do Titã como símbolo quando foi armado cavaleiro. A Tormenta de Espadas, capítulo 80, Sansa VII.

A ligação com Bravos pode ser a chave para explicar como Petyr consegue tanto dinheiro.

É em Bravos onde se encontra um dos maiores bancos. O Banco de Bravos. A Coroa tem dívidas com esse banco, e até Jon Snow assinou um empréstimo com o representante do banco, Tycho Nestoris.

E se Mindinho tem forte contato com o Banco de Bravos, ele poderia facilmente conseguir dinheiro para aumentar sua reputação como eficiente Mestre da Moeda.

Teria acesso à quantias de dinheiro que muitos não teriam. Poderia ainda conseguir facilmente dinheiro para contratar Jaqen.

E se formos mais longe? Será que suas raízes em Bravos permite que ele consiga contratar um Assassino sem Rosto mais facilmente? E é nesse momento, que mesmo sem evidências forte eu e Diego pensamos: Bravos. o local onde Arya está, de certa forma, em segurança. Seria arriscar demais achar que Arya foi direcionada para Bravos indiretamente por Mindinho através de Jaqen/Syrio?

Conclusão

Se você leu o post até aqui, obrigado pela paciência e compreensão….hehehehe

Resumindo, acreditamos que Mindinho pretende ser Protetor do Norte. Não pela força, mas pela esperteza e sagacidade, ele está construindo uma imagem forte, para que todos vejam sua pretensão como uma pretensão legítima.

who-will-take-the-iron-throne2

Tendo Sansa ao seu lado, o Norte o apoiará. Ele só precisa se fortalecer, ter certeza da lealdade de Sansa.

Paralelamente ele busca proteger-se contra um eventual ataque de Varys ou de qualquer Targaryen possuidor de dragões.

É aí que entra Jaqen H´ghar, que está reunindo informações sobre dragões. o dinheiro para o pagamento do Assassino sem Rosto vem de Bravos, de onde provém a família de Petyr Baelish.

Tendo o apoio dos nortenhos, o apoio dos Tullys, sendo Senhor do Vale Arryn, Harrenhal e o Tridente, politicamente e geograficamente seria inviável Varys ou até mesmo Daenerys levantar uma guerra contra Mindinho.

E ainda que isso acontecesse Mindinho teria informações suficientes para acabar com a ameaça das “armas aéreas dos Targaryens”.

Assim dificilmente seria atacado, e seria deixado em paz, desfrutando de seu prêmio. Winterfell e todo o Norte.

Mas quem pode impedir os planos de Mindinho?

Acreditamos que Sansa Stark aprenderá tão bem o Jogo dos Tronos que poderá enganar Mindinho.

Todo mundo quer alguma coisa, Alayne. E quando ficar sabendo o que um homem quer, saberá quem ele é, e como jogar com ele.

Acho que a personagem de Sansa está evoluindo de tal forma, que no final ela estará jogando com Mindinho.543897_468270769902906_1353722274_n

Até mesmo Tyrion teria como desmascará-lo. O anão desde o início desconfia de Mindinho. A desconfiança aliada à inteligência do anão podem ser uma arma poderosa para derrubar o “castelo de mentiras” construído por Mindinho.

A inteligência de Petyr “Mindinho” Baelish vs a inteligência de Tyrion “Targaryen” Lannister? será uma batalha épica. uma espécie de “cryvasse mental“.

Uma coisa é ter informações sobre como derrotar os dragões comandados por Daenerys, outra é derrotar dragões comandados por Tyrion!!!

– Não – disse Tyrion. – Tenho medo de uma armadilha. Mindinho é sutil e ambicioso. Não confio nele. E o senhor também não deveria confiar.

– Ele conquistou Jardim de Cima para o nosso lado… – começou Cersei.

– … e vendeu-lhe Ned Stark, eu sei. Vai nos vender com a mesma rapidez. Nas mãos erradas, uma moeda é tão perigosa quanto uma espada. A Tormenta de Espadas – capítulo 19, Tyrion III.

GOT-Tyrion3
Mindinho no Norte? com Sansa? – Pod, traga meu dragão!

Bom… é isso…sabemos que o post ficou grande mas havia muito o que dizer.

Esperamos que os POVs de Alayne/Sansa sejam numerosos em “Os Ventos do Inverno”, pois só assim poderemos acompanhar a evolução de Mindinho…

E ai, o que acharam?

Não deixe também, de ler as teorias sobre o futuro de Jon Snow, Rickon e Davos, Stannis Baratheon e a Carta de Ramsay Bolton, Cersei e Jaime, Tyrion e Varys e os objetivos de Jaqen H´ghar.

Para os fãs é uma boa oportunidade para adquirir o box de Colecionador das Crônicas de Gelo e Fogo!

E para quem quer se preparar para a 3ª Temporada da HBO, uma ótima promoção por tempo limitado!

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

.

123 comentários sobre “As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte VI

  1. 1° Parabens !!!
    Acredito que estamos muito proximos da verdade!!!
    Muito bom poder fazer parte da construção deste post!
    Está cada vez melhor!!!
    George R. R. Martin está Orgulhoso de você Hahahaha!!!
    Abraço!
    Que a Força esteja com você Mestre Wookie!!!

    By Jovem_Padawan.

  2. Mindinho no triste e gelado norte? sim, mas tambem em jardim de cima, dorne, porto real, terras da tempestade. Mindinho no trono de ferro, ou como rei da “rainha mais jovem e mais bela” que atormenta Cersei, a nossa querida Sonsa(Sansa, tanto faz)! Mas parabens pelo post, muito bom mesmo!

    1. concordo plenamente que, nessa profecia da “mais bela”, não seja realmente ligada à Margaery, já que o GRRM, sempre fala que profecias podem enganar, quando trata das que são ligadas à Dany.

  3. Olá, Drunkman… Já estava ancioso… hahaha E como sempre, você trás varios fatos que eu nem lembrava eu nem reparei quando li os livros. E com tudo isso que você pesquisou, não dá pra negar que o Petyr será fundamental na história. Fiquei pensando aqui: será que ele tem conhecimento sobre os caminhantes brancos e sobre a possível guerra que virá? Será que ele não está é querendo aprender a controlar os dragões para proteger o reino e assim ser idolatrado por todos. Ele me parece ser um personagem muito vaidoso e se acha muito mais inteligente que os outros. Talvez, como o Paulo comentou queira o trono ao lado de Sansa por achar que só ele poderá deter o ataque e por isso, todos desejarão que ele assuma a liderança de Westeros. Muita pretenção, com certeza, mas pelo perfil dele….. Espero que caia do cavalo….. hahahahah. Bom, Parabéns pelo post. Mais uma vez excelente.

  4. Sweet summer children, muito bonito o post, bem ilustrado e escrito e tal, mas…
    Você acha sinceramente que o Norte vai apoiar Mindinho ainda que ele tenha a Sansa? Os Flint, Umber, os próprios gordões Manderly que têm raízes sulistas, Ryswell ou quem quer que seja? Os nortenhos são um povo orgulhoso, se nem os caras do Vale aceitaram o domínio do Petyr passivamente com os Lordes Declarantes muito menos os nortenhos…
    Do Jaqen nem vou comentar, só suposição sem fundamentação real… E como se ter vindo de Bravos fosse garantia de que o cara tem muita moral lá… Pelo contrário, o tataravô dele era um MERCENÁRIO contratado pelos Corbray, ou seja, um fodido de Essos… Certamente que o Iron Bank tem uma ótima relação com ele por isso…
    E quais são as grandes evidências de que Mindinho quer o Norte? Ele o quer como quer qualquer região, não tem nada que indique que o objetivo inicial dele tenha sido o Norte. Só tá berando pra lá porque tá mais fácil, como foi com o Vale e as Riverlands. Se Dorne ou as Westerlands tivessem fáceis de conseguir, ele ia pender pra lá também.

    1. concordo que ele não tenha pretensão ao Norte, mas que ele faz parte de um plano maior, bem como também não creio ser da vontade dele casar-se com a Sansa. Para mim, ele apenas quer a menina com mais poder e perspicácia, mas para que finalidade, é que são elas…rs

  5. Muito interessante o blog e a série especulativa sobre a continuação dos livros.

    Achei interessante que o conteúdo do post meio que mostra o que se passa pela cabeça do Mindinho e não o que vai realmente acontecer.

    Ele QUERER que as coisas saiam assim é uma coisa, outra coisa é tudo, TUDINHO, sair como ele espera. Realmente, é muito difícil que ele consiga conquistar a confiança do povo do norte tão pacificamente assim. Mesmo porque não é todo mundo bobinho, que vai acatar tudo como ele planejar.Vai ter que ser muito bom em arrumar uma mentira muito convincente.
    Mesmo assim, pode ser que os planos dele sejam mesmo nessa linha narrada aqui no post.

    Nessa serie de “O que esperar de Os Ventos de Inverno”, há vários caminhos possíveis e acho que esse é um bem provável. Muito já se fala na web de um duelo mental entre Varys e Mindinho, por se mostrarem muito espertos. E, apesar de a maioria achar que Varys leva vantagem, eu discordo e concordo com você. Acho que o Mindinho ganha nas sutilezas. Ele é um crápula, com certeza, e por isso tem a antipatia da maioria das pessoas, mas aplaudo a genialidade do cara e não me surpreenderia se muitas das suas teorias se concretizassem.

    As perguntas do post me fizeram pensar no que mais pode haver por traz de cada um desses sinais que você cita. Claro que para ele ter conseguido os resultados que conseguiu, fruto de suas manipulações, teve que atricular uma enorme rede de mentiras em cada um dos casos. Muitas delas ficarão só na nossa imaginação e troca de especulações, porque não há como o autor se aprofundar em cada um desses detalhes, mas com certeza, tudo que você citou é possível e tem la a sua pontinha de fundamento.

    Achei muito legal a revelação da morte de Jon Arryn e a possível conexão com tudo. Esse foi um dos primeiros acontecimentos da história e foi o fato primordial para a saída de Ned de Winterfell. Uma sucessão de cadeiras vagas e ocupadas, não sei se por coincidências ou se propositalmente articuladas, mas Arryn teve que desocupar a cadeira de confiança de Mão do Rei, para que Eddard viesse ocupa-la e assim, “liberasse” a cadeira que ocupava em Winterfell.

  6. Nossa, muito bom…. faz muito sentido. Haja paciência e dedicação pra fazer esses posts assim. E coragem… pra arriscar palpites tão diretos.
    O Mindinho deve estar por trás de mais um monte de coisa que não percebemos. Ele é um grande e esperto fdp.

  7. Nossa, muito bom…. faz muito sentido tudo isso! Imagino toda a dedicação e paciência pra levantar tudo isso. E precisa ter coragem pra arriscar palpites tão diretos… rsrsrs.
    O Mindinho deve estar por trás de um monte de outras coisas que não percebemos. Ele é um grande e esperto fdp.

  8. Ui, que medo dessa cara de Má da Sansa!!!!!
    Confesso que eu já odiei muito essa menina, já chamei de Sonsa e já achei que ela podia morrer logo que não faria falta. Agora estou bem surpresa. Existe uma probabilidade considerável de que a danadinha dê uma reviravolta na sua história e faça a diferença…
    Conforme fui lendo as suas teorias, fui entendendo que Baelish pretende usar a imagem de Sansa Stark como um escudo para que possa se proteger da possível rejeição que sofreria na execução de seus planos, por não ter tido um bom nascimento e por não ter um histórico de lealdade/credibilidade. Acredito que a ideia dele é, primeiramente, conquistar a confiança e o coração dela e, em seguida, fazer com que tanto Sansa quanto todo o resto pensem que é ela quem estará conquistando (re-conquistando) o Norte e o poder, uma vez que ela mereceria tal triunfo em virtude de suas origens Stark e de toda a evolução e amadurecimento. Ele figuraria como um apoio, um querido, uma pessoa de sua confiança e lealdade, mas na verdade, na cabeça dele, estaria manipulando constantemente para que ela agisse/governasse segundo as suas vontades. Ele sabe que não tem muita moral e honra, e que praticamente todas as suas conquistas foram na base da dissimulação; por isso, não seria ingênuo e querer bater de frente com povo, exigindo respeito. Ele quer conquistar esse respeito. Então, acho que
    ele está treinando-a para que ela possa representar o papel que ele deseja, ou seja, está ensinando só um pouquinho da sua arte de mentir, enganar, dissimular… para que ela interprete um papel de mulher amadurecida com o sofrimento proporcionado pelos malvados Lannisters, e que depois de sofrer muito, foi ajudada pelo amigo da família (por quem se apaixonou e o escolheu para marido) e agora vem tomar de volta o lugar de sua tradicional respeitada família Stark. Mas no fundo, ela continuaria a menina submissa
    a o admira e deixa que ele decida o que é melhor.
    Ok… só que, como já foi comentado por aqui, nem tudo está sob seu controle e as coisas podem sair diferentes do planejado.Todo homem tem um ponto fraco.
    A Sansa que nos foi apresentada no começo da história não existe mais. Ela não é mais aquela burra deslumbrada que acredita em contos de fadas (assim eu espero). Ela passou por frustrações e desafios que fizeram dela uma pessoa mais fria, descrente e atenta aos detalhes.Acredito inclusive que isso contribui para que ela esteja tão receptiva aos ensinamentos e planos de Petyr. Ele acha que ela está só dizendo amém, mas ela está realmente aprendendo a jogar, observando muito bem o que se passa e recolhendo
    trunfos para usar na hora certa.
    Assim, acredito ser possível que o próprio Mindinho vai ficar refém da Sansa. Refém da sua própria armadilha. Ele vai estruturar seu plano com base na sua jovem, bela e adorada Rainha, fazendo com que todos admirem e respeitem Sansa para que ele, ao seu lado, possa usufruir dos benefícios de Marido da Rainha. Só que, quando o castelo de cartas estiver tão grande que não permita nenhum movimento em falso, ela tomará as rédias, fazendo dele um servo, em escravo, ameaçando-o com suas próprias mentiras, de uma forma com que ele dependa do aval e do bem-estar dela para se manter vivo.Seria como uma tortura. Ambos mantendo as aparências para todos os outros, com sorrisinhos nos lábios.
    Imagino a Sansa toda poderosa, controlando o Mindinho só com o olhar, detentora de seus maiores podres, tendo recuperado o Norte, salvado o reino das ameaças externas e reivindicando o trono. Parceiros sim, mas até onde isso for conveniente para ela. Seria muito bem feito…..kkkkkkk….mas são só suposições e possibilidades. Que eu, particularmente acharia o máximo.😉

    Ah! E Parabéns pelo post. Para vocês dois… rsrs
    Mais uma vez está lindo e bem organizado.
    Suas ideias sempre fazem muito sentido e me divirto pensando nos possíveis desfechos.
    A forma que você reúne os fatos da história me ajudam a pensar em um milhão de possibilidades. Muito bom mesmo. Sou Fã.

  9. hahah eu sempre apareço pra discordar
    ”Tendo Sansa ao seu lado, o Norte o apoiará. Ele só precisa se fortalecer, ter certeza da lealdade de Sansa.” Nao exatamente, o Norte está dividido entre o Reino (Lannister) e Stannis, ‘O NORTE SE LEMBRA’ esqueceu? Pois bem, Manderly prometeu apoio ao Stannis caso ele devolvesse o Rickon que tem uma pretensão melhor que a da Sonsa, Além de que, uma vez Sonsa casada quem seria o Senhor do Norte seria seu marido Harold, isso nao interessa ao Norte!!! O Norte nao quer ser mandado por um desconhecido do Vale!! E se o Mindinho casasse com Sonsa caso ela ficasse viuva pior ainda!!!!Rickon nao voltou, ok, me lembro disso, Davos foi busca-lo, mas Sonsa ainda nao casou, estamos aqui trabalhando com as possibilidades que ficaram abertas com o final de DwD! E nelas Mindinho planeja ‘dar ‘ o Norte pra Sonsa e Davos foi buscar Rickon… Mindinho não sabe sobre o garoto, e alem disso Sonsa ainda é casada com um Lannister, o q dá mts motivos pra o Norte nao confiar nas suas intenções ainda mais com o Mindinho – o homem da moeda do reino – por trás de tudo isso e quanto ao Jaqen sincamente, nao faz sentido algum!!!! Jaqen ja estava em Porto Real antes mesmo da Dany conseguir os dragoes e o Mindinho nao tem dinheiro suficiente para paga-lo (esse papo de ter desviado dinheiro do reino nao cola, pq teria q ser uma quantia absurda que nao passaria despercebida!) Mindinho diferente de Varys nao tem ‘passarinhos’, Varys que é o mestre em saber sobre tudo que tá acontecendo e nao o Mindinho.

    1. muito bom. pensei igual a vc. Muito improvável a questão de Jaqen ir para a Cidadela procurar informações de como matar dragões para mindinho, sendo que os acontecimentos aconteceram quase ao mesmo tempo, como ele saberia que Daenerys possuía os dragões /?

  10. Alem de q o Mindinho sempre conseguiu o q queria pq sempre foi favorecido pela sorte; Sorte da Cat ser tao tola ao ponto de acreditar em uma evidencia tao fraca, sorte pela Lysa ser maluca e fazer o q ele queria q ela fizesse, sorte pelo Ned ser tao ‘honrado’ e confiar em qlqer pessoa q mostrasse disposição em ajudar.. agora ele teve sorte em encontrar alguem q so abaixa a cabeça e diz sim o tempo todo, porem a Sonsa sabe q o Mindinho aprontou pra cima da sua familia pq a Lysa contou a ela tudo q eles fizeram antes de morrer e sinceramente se ela aceitar a proposta de matar o Robert Arryn pra se casar com o Harold e ficar com o Vale e Norte, sinceramente ela vai merecer um final tao cruel qnto o Mindinho merece, pq depois de tudo q ela sabe sobre ele fuder com sua familia aceitar entrar em uma dessas seria lamentavel, eu n vejo toda a evolução q as pessoas veem em relaçao a Sonsa,, ela continua fazendo as coisas q é mandada fazer, ela continua ouvindo e aceitando como sempre fez o problema é q se cria mt expectativa ‘Senhora do Norte’ ‘Senhora do Vale’ so olham os titulos… eu nao acho isso grande coisa ou uma prova de evolução se realmente acontecer pq os meios pra isso acontecer sao sujos, como tudo que o Mindinho faz

    1. Credo, quanta ódio da Sansa! Na boa, o que você queria que a Sansa fizesse? Completamente sozinha, sem pai, sem mãe, sem irmãos, sem ninguém em quem confiar? Todas as pessoas que ela confiou ou pode confiar morreram, estão longe ou a traíram. O pecado da Sansa é não ser corajosa como a Arya. Não ter sido treinada para lutar e se esconder como Arya foi. Eu tinha raiva dela bem no começo, mas depois de todos os sofrimentos que ela passou não entendo essa má vontade toda com ela, sinceramente… oO

  11. muito bom o post, acho que voce chega muito perto do que realmente pode acontecer, mas gostaria de saber qual sua opiniao sobre como mindinho espera obter o norte depois de casar sansa com o herdeiro do vale (e esqueci o nome). obrigado

  12. Não sei se o objetivo do Mindinho é mesmo o norte, acho que ele gosta mais do clima “agitado” de Porto Real.
    Quanto à teoria de Sansa, concordo plenamente, e acho também que ela será crucial no fim de Lorde Baelish.
    Espero que ela descubra que Mindinho traiu seu pai e faça justiça, como nosso saudoso Ned faria, deixando-o uma cabeça mais baixo.
    Mas para isso, Sansa teria que mudar muito e apesar de já estar mudando, creio que ela não chegue lá. Como disse um de seus irmãos (acho que Arya, não me lembro bem): “Sansa perdeu a sua loba”, isto é, ela não é como os outros Stark.
    Seria interessante se Arya acrescentasse nosso odiado Petyr em suas preces antes de dormir e ela mesmo desse um fim nele.

      1. Sandor “Cão de Caça” Clegane é o substituto da loba gigante Lady.

        Rei Robert Baratheon:

        “O rei não estava com disposição para mais
        discussões.
        – Basta, Ned, não quero ouvir mais nada. Um lobo
        gigante é um animal selvagem. Mais cedo ou mais
        tarde teria se virado contra sua filha tal como o
        outro se virou contra meu filho. Arranje-lhe um cão,
        ela ficará mais feliz assim.”

        O elmo distintivo esculpido na forma de uma cabeça do cão a rosnar de Sandor Clegane parece um cão das seguintes raças: dogo argentino, dogo canário (dogue canário) e alano espanhol.

      2. Sim, tenho que concordar. Ela assim que perdeu sua loba, e de certa maneira a deixou morrer (ela se manteve mentindo mesmo vendo que Lady pagaria), ela matou sua loba interior – ela deixou de ser uma Stark. Mas não queria que fosse a Arya que se voltasse contra Petyr… Mas sim um certo jovem de quem ainda não vimos o corpo…. Ou ngm estranhou a falta do corpo de Robb? E já não perceberam que isso acontece em GoT – assumirmos uma morte e não termos o corpo, e a pessoa estar viva (como Bran e Rickon)?

        Ele é o Rei do norte, e eu acho que, uma coisa foi matar o Ned ( isso era parte do ponto que cria a historia) Agora a morte do Robb? E quanto ao fato que cada vez mais perdemos uma figura de liderança? E Stannis, que não vemos adquirindo tanto poder assim pra querer ser rei? também acho que Danny pode passar uma vida e reencarnar que nunca ficará pronta pra ser uma Rainha, e nem acho que John gostaria de ser Rei – ao menos não de Westeross. Se as questões do nosso autor forrem reais (e Tyrion for mesmo um Targaryan, ai até vai, porque qualquer um pode governar com Tyrion, mas…

        Bem, isso ainda tá sem embasamento, então vou voltar depois com quotes para tentar me explicar melhor.

        1. (esse é um comentário ao que o drunk te escreveu, ainda não entendi como funciona as respostas dele por email. -burra de mais eu né?!-)Olha não tenho certeza, mas pelo que me lembre o corpo de Robb foi achado perto do rio com a cabeça dele trocada com a do lobo dele, não?! e se não me engano quem achou foi o cara aquele que da o beijo da vida ( não consigo lembra o nome), que acaba achando a Catlyn e dando a vida a ela, ou estou enganada? As vezes me perco na historia com tanta coisa que tem nos livros e na internet e no seriado… Que resolvi ler os livros mais uma vez😛

  13. acabei de postar no face e vou postar aqui tbm
    sobre mindinho contratar jaqen

    ” Mindinho(q n é rico) contrata o carissimo Jaqen pra bolar todo um super plano pra se infiltrar na Cidadela e colher informaçoes sobre os dragoes para se precaver de um futuro ataque da Dany as suas terras (qndo ele podia simplesmente ser aliado dela) ao inves de mandar o Jaqen ir direto mata-la? ai q mindinho burro hein!

    é o mesmo caso de quem defende a teoria syrio=jaqen – ao inves do syrio pegar o rosto de qlqer pessoa de KL qndo teria fugido do castelo onde estava…ele toma o rosto justamente de um cara q ta preso numa cela com outros 2 presos super violentos! inteligencia passa longe aí , ele podia ser qlqer pessoa, mas ele resolve ser a q ta mais fudida nas celas negras.”

  14. Eu não sei se o Mindinho quer (só) o Norte, mas poderia ser. Eu acredito que tudo o que Mindinho fez até agora foi para superar os Stark (Brandon e Ned). Por que? Porque ele sempre amou Cat. Foi o que ele disse quando matou Lysa, alguma coisa como “eu só amei uma mulher na minha vida, que foi Catlyn”. Ele até chegou a duelar com Brandon (isso foi uma tolice porque Brandon era muito bom cavaleiro) pela mão de Cat. Ele foi desprezado porque não era nobre, então procurou vingança. Acho que a intenção dele era matar Ned, se tornar nobre poderoso e não deixar saída para Cat a não ser se casar com ele. Sansa é muito parecida com a mãe, cabelos ruivos e tal. Cat está morta (porque Lady Stonehart não é mais Cat). Então, acho que a intenção dele agora é se casar com Sansa, a substituta natural da mãe. O jogo de Mindinho é político, mas é também uma vingança pessoal.

    1. Mari :
      Eu não sei se o Mindinho quer (só) o Norte, mas poderia ser. Eu acredito que tudo o que Mindinho fez até agora foi para superar os Stark (Brandon e Ned). Por que? Porque ele sempre amou Cat. Foi o que ele disse quando matou Lysa, alguma coisa como “eu só amei uma mulher na minha vida, que foi Catlyn”. Ele até chegou a duelar com Brandon (isso foi uma tolice porque Brandon era muito bom cavaleiro) pela mão de Cat. Ele foi desprezado porque não era nobre, então procurou vingança. Acho que a intenção dele era matar Ned, se tornar nobre poderoso e não deixar saída para Cat a não ser se casar com ele. Sansa é muito parecida com a mãe, cabelos ruivos e tal. Cat está morta (porque Lady Stonehart não é mais Cat). Então, acho que a intenção dele agora é se casar com Sansa, a substituta natural da mãe. O jogo de Mindinho é político, mas é também uma vingança pessoal.

      [2
      Acho que foi só isso que eu senti falta na sua historia ae.

  15. Petyr “Mindinho” Baelish não passar de um arrivista social que nunca amou ninguém além de si mesmo. Ele nunca realmente amou as irmãs Tully (Catelyn e Lysa).

    O cavaleiro da Guarda Sor Mandon Moore é natural do Vale de Arryn, havia servido sob as ordens de Jon Arryn durante a Rebelião de Robert. Petyr “Mindinho” Baelish tem corrompido os nobres do Vale de Arryn através de subornos e chantagens desde a época que era o principal protegido (e o amante de Lysa Tully) do velho Jon Arryn. Tyrion Lannister era uma série ameaça aos ganhos ilícitos e à base de poder de Baelish em Porto Real.

    Por diversas vezes os proxenetas em início de “carreira” se apresentam inicialmente como amantes ou figuras paternas para as prostitutas, que podem ser pessoas que fugiram de casa ou que tenham uma estrutura familiar disfuncional, antes de introduzi-las à prostituição e/ou à dependência de drogas. O relacionamento entre o cafetão e a prostituta pode ser abusivo e até mesmo violento, com o proxeneta frequentemente fazendo uso de de manipulação, intimidação psicológica, e força física para controlar os membros de seu “rebanho”.

    Sansa Stark = Elizabeth Tudor

    Petyr “Mindinho” Baelish = Thomas Seymour

    Sandor “Cão de Caça” Clegane poderá ser a pessoa a dizer à Sansa Stark que Petyr Baelish segurou um punhal na garganta de seu pai na sala do trono de ferro (é também possível que ele sabe que Mindinho e Varys persuadiu Joffrey a decapitar Ned).

    A grande ironia da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” seria se o eunuco Varys e Petyr “Mindinho” Baelish (os dois melhores jogadores dos jogos de tronos) encontrarem a sua ruína nas mãos de seus principais peões: Sansa Stark e Aegon Targaryen (Blackfyre).

    1. Nossa, Lucas…. é bem típico da história, com suas reviravoltas malucas! Os dois peões virarem o jogo. Seria muito interessante de ver/ler. kkkkk Varys e Mindinho estão tão mergulhados na articulação de seus objetivos, que poderão ficar cegos pelo poder e ser surpreendidos com suas próprias estratégias.

    2. Concordo que Mindinho pensa apenas em si mesmo, mas não se pode esquecer seu aspecto humano. Ele é calculista, sim, mas é ambicioso e orgulhoso, também. Quando eu digo que ele ama Catlyn, não é amor no sentido romântico da palavra. Está mais para uma obsessão, uma ambição não realizada.
      Ele queria Catlyn, tinha esse sonho infantil de se casar com ela e passar a viver em Correrio como um Lord (alguém de alto nascimento).
      Claro que isso não se realizou e Catlyn não dava a menor bola para ele (ao contrário da Lysa). Então, ele se vingou de Hoster Tully engravidando Lysa (que foi obrigada a se casar com Jon Arryn – um homem muito mais velho).
      Depois, convenceu Lysa a levá-lo para Porto Real com Jon Arryn. O seu plano sempre foi se tornar Lord. É o poder, mas não só pelo dinheiro, mas pelo orgulho de se mostrar “um grande homem” como o vidente previu.
      Eu acredito que sua perdição será essa obsessão em se mostrar um grande homem para todos aqueles de alto nascimento que o desprezam, como os Tully, os Starks e até os Lannisters.
      Sansa, uma garota que passou a maior parte do tempo prisioneira e com medo, só terá chance contra um homem experiente como Mindinho, se ele se deixar levar pelo orgulho e pela vaidade.
      Seria muito incoerente se Sansa, de repente, virasse uma cobra criada a tal ponto de vencer Mindinho em seu próprio jogo. Ela amadureceu muito, é verdade, mas não será páreo para Mindinho, se ele não demonstrar nenhuma fraqueza.

      1. Eu concordo com a Mari, quando ela diz que Petyr vê Catelyn como uma ambição não realizada. é uma certa obsessão. Mas acredito, que lá na frente, no final, a Sansa poderá nos surpreender. Sempre achei que martin tem uma predileção por seus Starks. Talvez ele nos mostre uma Sansa diferente no final de tudo.

      2. É verdade! Parece mesmo que ele busca uma compensação para suas frustrações do passado.
        E é bem plausível essa teoria de ele estar transferindo para a imagem da Sansa uma parte do sentimento dele pela Cat (sentimento esse que não é necessariamente amor), trazendo-a pra perto de si e alimentando um possível relacionamento. (Muita loucura da parte dele, mas toda mente brilhante é um pouco louca também… rsrsrs) Se ele pretende mesmo conquistar o respeito, confiança e admiração da menina, vai ter que se esforçar muito, porque uma hora ela vai descobrir a verdade.
        E acho que essa vaidade dele é que pode ser mesmo o que vai destruí-lo. Todos os personagens têm pelo menos uma fraqueza, e por mais racional que sejam, no fundo são movidos por seus sentimentos.

  16. My friend and I always get into huge debates with specific characters and he and Varys are the ones we argue about the most. I actually prefer Varys, I don’t so much see him as trying to get the throne back for the Targarayens, as much as I see him trying to keep people where they belong. Which is why he goes to the cells and talks to Ned, then seems to get through to him making him confess his ‘treachery’. He wants the conflict for a while, and he wants them to come back, assuming they can manage to ‘come back the right way’. In all honesty I think he wanted the Mad King to die and wasn’t too thrilled at how idealistic Rhaegar was, so he didn’t want either to be on the throne. But he also wanted to prevent as many people from being hurt as he could. (If he really did manage to smuggle away Aegon…) But, I guess with Baelish (if I could use a Harry Potter refrence; He’s a lot like Snape.) He’s going to do things that seem right to some, and completely wrong to others. The only difference is he’s completely loyal to himself and his ideals. He doesn’t need anyone else, after all the only one who was really ‘there for him’ was Lysa and she was crazy… I do like how we got to see more of how his mind works, I think he’s a deeply complex character. I don’t agree with people who think he’s out to save Sansa. I do think he’s letting her in on a few things that won’t matter because they people involved will either be dead, or wouldn’t know what she was talking about because the lies were that good. But, I do think he’s trying to get her to think like he does, so she can ‘save herself’ It’s just not safe to say she’s a Stark, or she’s Sansa because ‘Tyrion killed Joffrey and Tywin, and is plotting to kill Cersei’ so she’s more or less trapped. It is safe to say he sees her like Cat, and in his own way I do think he really did love her. Sansa would be a reminder of how she was when she was younger (while still possibly older than he was, and engaged) but now would be his time to be that great knight that could come through for her. That being said, I doubt he would go out of his way to protect her if she’s stepping outside her new role. For example, if she tells the Vale Lords and Ladies Against Petyr Baelish Association anything that seems wrong, he could get rid of her just the same. Harrenhal, I think he could care less about, and as for an alliance with the Bolton’s in the North. I don’t find it likely. I wouldn’t be surprised if he knew Theon didn’t kill the boys, Manderly knows, and who ever said he had eyes and ears anywhere? It wouldn’t surprise me in the least if he wasn’t trying to win the North himself with someone else while he has the Vale to himself. Then shortly after that, if he wanted as a good ally he could almost do the same and talk to Edmure, pull the Riverlands in with it too, and he’s got half of Westeros. I do agree he is a master of lie and deception.

  17. Adorei os posts sobre o WOW, mas ficaram umas dúvidas:
    1. Profecia de Quaithe: “Escute-me, Daenerys Targaryen. As velas nos vidros estão queimando. Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomineiro. Não acredite em nenhum deles. Lembre-se dos Imortais. Cuidado com o senescal perfumado.”
    égua descorada – ok
    lula gigante – ok – victarion
    chama escura – morroqo??? (esquecí como escreve, rsss)
    leão – tyrion
    grifo – ok – connigton
    filho do sol – ok – quentyn
    dragão pantomineiro – aegon?????
    Outra coisa: senescal perfumado, não é o navio que trazia tyrion e mormont até merren, que foi detonado na tempestade e onde os dois foram capiturados pelos escravagistas? (Lembre de Morroqo contando ao Tyrion o significado do nome do navio…. que ele chama de magistrado fedorento – ou coisa parecida)

    2. Briene nunca atraria Jaime para uma armadilha, ela é apaixonada por ele. além de levar sua honra às últimas consequências…. acho que ela realmente morre no livro 4 e a Coração de Pedra de alguma forma usa magia e faz ela reviver e fazer isso…..o que vcs acham?

    3. no último capítulo, qndo Kevan está jantando com Cersei e Tomen, eles falam sobre um gato preto de orelha rasgada que vem na janela e tenta arranhas o Tomen….. só pode ser a Arya “wargzando” o gato e tentando se vingar da Cersei….. esse gato era importante pra ela em Porto Real….

    4. O corvo de Mormont – não é um corvo normal…. está sempre avisando Jon das coisas (lembrem do Outro que invade o quarto do Comandante Mormont e o corvo diz “queime, queime” – a patrulha não sabia que eles eram mortos com fogo, Jon inconcientemente obedece o corvo e então descobre isso… agora… ele é um warg? e se for, quem o controla? o vidente verde? (mas o vidente verde parece estar do lado dos Outros)…. Benjen Stark? Bran não é, pois as histórias não encaixam cronologicamente….. algum outro palpite?

    5. Lyana foi morta pelo rei louco….. mas como? Em várias passagens do primeiro livro, o rei Robert mostra indignação com a morte dela… e não sobraram restos mortais para serem levados para as catacumbas de winterfell….

    6. Benjen Stark – eu estou com uma imensa impressão de que ele é o Mãos Negras que leva Bran até o vidente verde…. em nenhum momento ele mostra o rosto…. e ele usa roupas de um patrulheiro

    7. O berrante (aquele que derruba a muralha) que mance encontrou era falso: lembram do que Jon encontrou próx ao punho dos primeiros homens: um saco cheio de aço de dragão e um berrante quebrado, junto com outras coisas que pareciam pertencentes a um patrulheiro…. ele deu o berrante quebrado para Sam e disse que ele poderia transformá-lo em uma caneca pra cerveja….. tem que ser o tal berrante verdadeiro!!!!

    8. O sangue da Lua de Dany, que vêm enquanto ela está perdida no mar dothraki…. quer dizer q ela voltou a ser fértil? mas de q forma a profecia da maegy se cumpriu?

    Ai, é muita dúvida, eu sei! Mas acho que vcs podem me ajudar com pelo menos algumas delas!!! hihi

    1. Deborahhubner, gostei das dúvidas, algumas delas estava pensando nessa semana (o corvo de Mormont gritando: Queime! Queime!).

      Vou pensar nelas e conversar com meu irmão…
      tive uma ideia… pensei em fazer um post com as suas perguntas, e tentar responder o que eu acho…e abrir para os leitores darem suas opiniões… o que acha?
      posso fazer um post com as suas perguntas e vermos as respostas dos leitores também?

      1. Oie,
        que legal! Pode sim…. vai ser ótimo!!!
        Apesar da dúvida nº 5 vc já ter me ajudado a entender no outro post…. (e tem que arrumar uns errinhos de português no meio, hihi, que vergonha!)

        Ah, e lembrei de mais uma coisa sobre a profecia de Quaithe > ela diz pra Dany não confiar em nenhum deles, isso inclui o Leão, que a princípio é o Tyrion….. se a teoria de que Tyrion é bastardo Targaryen e uma das três cabeças do dragão for verdadeira, então ela não deveria poder confiar nele???
        Sem contar que a profecia diz que depois da égua descorada virão os outros > esses outros são os caminhantes brancos ou outros inimigos?

        E toda a história envolvendo os Blackfire e a disputa pelo poder com os Tragaryen…. isso tudo tá muito confuso!!

        Heheh

        Mas me empolguei com a ideia do post…..se quiser ajuda, é só me mandar um e-mail!
        êeeeee!

    2. Eu Acho que quem “wargueia” o gato de Porto Real é Varys, pq esse gato ja esta ha decadas em Porto Real, acho que os passarinhos dele podem ser passarinhos de verdade e ele um warg tb entra no gato, pq repare que o gato volta a aparecer justamente no epílogo, POV de Kevan Lannister, que é assassinado por Varys.

      E Lyanna morreu de complicações no parto, ela n foi assassinada.

      1. Essa morte de Lyanna no parto, é o que fica no ar, sobre o que ocorreu naquela torre, só o Reed pode afirmar, já que é apenas o único sobrevivente.. fora a teoria de que ele e Ned entraram e a acharam sem luta, já que os 5 mantos brancos morreram, mas o Ned e o Reed sairam intactos..

        Nossa, nunca concordei tanto com uma pessoa, Deborahhubner! Me peguei fazendo as mesmas perguntas, mas acho que o Benjem ser o Mãos Frias é um tanto óbvio demais, não? Acho que tem mais alguma dica sobre ele passada despercebida..e que nos dê pistas mais ‘confusas’..rs

        E quanto ao sangue da lua da Dany, fiquei besta de ler, mas nem tinha ligado uma coisa a outra, só sabia que algo tava mt errado com aquelas afirmações..e tb fiquei na dúvida se ela não estava confundindo com os efeitos da doença do acampamento (embora ilógica ela ter, já que os Targueryens não adoecem)..mas enfim, espero que surja um post que englobe essas dúvidas! Adorei!

  18. Mindinho contou praticamente todos seus planos para Sansa Stark, com qual objetivo?
    ————————–
    Ai está o calcanhar de Aquiles do grande jogador Mindinho…Ele transferiu o grande amor que sentia pela Mãe, pra filha…E como vc colocou muito bem, Sansa(Alayne) esta se transformando em uma grande jogadora…
    Acho que tem o dedo de Mindinho na morte de Ned “susurros no ouvido de Jofrey”
    Ned já sabia quem era Mindinho…
    Não tenho duvidas que o grande objetivo do Petyr é o Trono de Ferro,mas só saberemos quando sair Os ventos de inverno…Abs

  19. Uma dúvida: você não falou sobre o plano de Mindinho para casas Sansa com o Herdeiro de Robert Arryn (esqueci o nome dele agora e tô com preguiça de procurar). Pelo que o seu post deu a entender, Petyr quer ele mesmo se casar com Sansa para ter o poder sobre o Norte.

  20. Li todos seus posts sobre as teorias para Ventos do Inverno e acho seu trabalho de pesquisa sensacional. Penso, que de todas as suas hipóteses, pelo menos 90% se concretizarão.

    Falando particularmente do Mindinho, desde o começo sempre o percebi como o grande jogador aí. Não sei se ele quer o Norte… não apenas o Norte. Talvez depois de conquistar as terras geladas ele volte os olhos para o resto de Westeros. Mas creio que ele não conseguirá seu intento, por algum dos seguintes fatores:

    – Tyrion: talvez o único com inteligência capaz de derrotar Mindinho. Como foi citado, dragões sobre comando do anão são uma coisa totalmente diferente (e mais letal) do que sobre o comando da Dany.

    – Jon Snow: também creio que sua morte não seja duradoura, e ele volte ao jogo não só como Azor Ahai renascido, mas como legítimo senhor de Winterfell. Sua vigília na Patrulha da Noite acabou com sua morte, ele já cumpriu seus votos. Após seu retorno ele estará livre desse juramento e poderá conquistar Winterfell. A carta de Robb o nomeando como seu herdeiro não foi mais citada, mas Martin dificilmente irá se esquecer dela. E Mindinho, penso, se esqueceu completamente de Jon Snow, e não terá nada preparado para ele.

    – Sansa: como você disse ela está se tornando uma jogadora, mas antes de tudo, ela mexe com os sentimentos do Mindinho. Sim, o crápula tem sentimentos. Não é mistério que ele sempre amou Catelyn e percebemos que esse amor se transferiu para a filha, pois Sansa é tão (ou mais) bela que Catelyn na sua idade. No Festim dos Corvos vimos como Petyr obrigava Sansa a beijá-lo na boca, ainda que ela se passasse por sua filha. Tal atração é o ponto fraco dele. A própria Sansa ou outro personagem pode usar isso contra Mindinho.

    Outra coisa que penso é, segundo sua teoria, se Mindinho não quer matar dragões, mas sim controlá-los? Ao contrário daqueles que pretendem se casar com Daenerys para montar um de seus dragões, quem sabe Petyr não tente outra jogada menos óbvia?

    Bom, até o lançamento do livro, só poderemos especular….

  21. Parabéns pelo post! Ta muito bom vcs parecem ter traçado bem os objetivos de Petyr, mas como ja podemos concluir, n vai sair como ele espera, por vários motivos, 1- a falsa Arya fugiu, 2- Lorde Manderly ja sabe que Rickon está vivo
    e mandou Davos atrás dele, eu ainda acho q Petyr vai tentar(e talvez consiga) assassinar Rickon p a pretenção voltar p Sansa, 3- Os outros estão chegando e ele n parece estar ciente desse fato.
    Enfim ainda acho q Sansa vai mata-lo (talvez para vingar o assassinato de Rickon?)

  22. Oi Drunk!

    Parabéns pelo post. Eu não concordo plenamente com você, mas o post está muito bem escrito e você embasa seus argumentos muito bem. Concordo que Mindinho quer poder, mas acho que o Norte seria só o começo. Acho que ele ambiciona o trono de Ferro, não necessariamente para ele, mas para alguém que ele possa manipular facilmente. E Mindinho me parece o tipo de cara que prefere ficar nos bastidores, mais ou menos como Richelieu na França ou Cromwell na Inglaterra. E também concordo com a minha xará ali em cima, o fim de Mindinho é a vingança também, um desejo de derrotar os Stark. Pensa bem, ele sempre foi apaixonado pela Cat, mas foi negado a ela duas vezes, e as duas vezes em favor de um Stark. Some-se a isso o fato de Brandon fazer bullying com ele (isso é mencionado em algum dos livros), portanto sua raiva só faz crescer. E aos poucos isso dá lugar ao ressentimento, ao ponto de ele manipular Cat e Lysa com perfeição. Aí nós concordamos. Também concordo que ele está treinando Sansa, que se mostra uma aluna aplicada e inteligente, embora ainda muito ingênua. Mas sua ingenuidade está diminuindo aos poucos e acho que ela vai tomar o controle do jogo logo, logo. mas não sozinha, acho que ela vai ter ajuda nisso. Embora improvável, acho que quem pode ajudá-la é Aegon. Como você mesmo disse, Mindinho sabe manipular e jogar, e não creio que ele esteja totalmente isolado no Ninho. Ele de maneira alguma está alheio ao que acontece ao seu redor. E que forma melhor de ganhar aliados mais fortes do que uma aliança com Aegon? E dessa forma, a história se repetiria, um Targaryen (porque eu acho que Aegon pode muito bem ser mesmo o verdadeiro. Ser Targaryen não quer necessariamente dizer ter sangue de dragão. Viserys não tinha) se apaixonando por uma Stark. E como sempre dizem, a história sempre tende a se repetir. Mas isso não quer dizer que vai acontecer, até porque GRRM é meio imprevisível na escrita.

    Também concordo que a atração de Mindinho por Sansa é por ela ser uma substituta de Cat, não tem nada de romântica. É uma obsessão mesmo. E que Mindinho é o que melhor entende o jogo, sem dúvida. Mas como o pessoal disse, a fraqueza dele é a obsessão por Cat, e isso vai ser sua ruína.

    Beijos!

    natrilhadoslivros.blogspot.com

  23. Mindinho quer o norte??? Para que???

    Pode ser que Mindinho esteja trabalhando junto com Jaqen H´ghar, porque não, pois ambos são de Bravos e Bravos é uma cidade fundada por ex-escravos a serviço dos valirianos que são conhecidos por domesticar dragões.
    Pentos (Varys e Ilirio Mophatis) tentando estabelecer Aegon e Denerys como rei e rainha e Bravos (Mindinho e Jaqen) tentando impedir.
    Mas há outro detalhe, na qual não foi considerado, é possível que tanto Mindinho quanto Varys estejam sabendo do que acontece alem da muralha?
    Bem, não há menção disso em nenhuma passagem dos livros já publicados.

  24. Só para concluir, esse jogo de intriga de nada vai valer quando o caminhantes brancos atravessarem a muralha. Neste caso, só com os dragões vai ser possível combate-los.

  25. Muito bom seus post, bem construído e bem embasado, mas discordo de algumas partes…

    Não há nenhuma evidência de que Jaquen tem alguma relação com Mindinho. O fato de Petyr ser bravosiano (ou descendente de um bravosiano) não lhe dá privilégios ou um maior acesso na contratação de Homens Sem Rosto. Nem com o Banco de Ferro.

    Mindinho é inteligente, mas não lê pensamentos. Não vejo porque é tão pequena a possibilidade de ele ignorar os planos de Varys.

    E você escreveu que ele tem o apoio dos Tully. Não lembro de ter lido isso, e de qualquer forma não faria diferença, já que os Tully estão arruinados e ele é os senhor das Terras Fluviais.

  26. Bem parabéns pelas teorias! Estão óptimas e já me deixaram ainda mais ansioso pelo próximo livro!
    Apenas há algo que não consigo encaixar muito bem, o facto de ter sido o mindinho a contratar o jaqen para aprender como matar dragões! Se seguirmos detalhadamente a cronologia do livro, os ovos de dragão explodiram muito depois da execução do ned stark! Logo a teoria syrio/jaqen/alquimista, embora explicativa na situação da Arya eu acho que deixa um bocado a desejar sobre o mindinho. Só pelo facto de que se o jaqen foi mesmo syrio ( o que é possível), naquela época não podia ser para saber como matar dragões, porque eles ainda não tinham nascido! Se o petyr o contratou depois, isso é possível mas se assim fosse a teoria syrio/jaqen/alquimista, deixa de ser coerente.
    Outra possibilidade é que os 3 personagens são o mesmo homem sem rosto, apenas com missões diferente em momentos diferentes…
    Mas bom a minha ideia, no que toca o resto acho que esta bastante bom estas teorias, gostava de ver uma da Dany ou Bran!
    A do jon de se tornar um warg completo no corpo do fastasma é óptima, e no ultimo capitulo de jon de a dança dos dragões, na ultima passagem ele diz “fastasma”, e isso deixou-me ainda mais a sensação de que essa teoria será verdadeira!
    Mas no meio de tanta especulação só temos de aguardar 2014, e as respostas do Martin.
    Um abraço e mais uma vez parabéns.

  27. Olha, ganhei os livros de presente de Natal (os meus eram digitais) e estava relendo o 1º. Li em algum lugar que a trama do LF para matar Jon Arryn foi forçada e eu mesmo fique intrigada, se não seria só um “desvio” da história. Mas, não. No 1º livro, já há pistas sobre quem matou Jon Arryn (parece chamada de novela, kkkkk).
    Num capítulo de Tyrion:

    “Tyrion Lannister suspirou. Sua irmã não era desprovida de certa astúcia, mas o orgulho a cegava. Veria naquilo o insulto, mas não a oportunidade. E Jaime era ainda pior, impetuoso, teimoso e de ira fácil. Seu irmão nunca desataria um nó se pudesse abri-lo em dois a golpes de espada.
    Perguntava a si mesmo qual deles teria enviado o salteador para silenciar o garoto Stark, e se teriam de fato conspirado para matar Jon Arryn. Se a antiga Mão foi assassinada, a coisa tinha sido feita com habilidade e sutileza. Homens da idade dele andavam sempre morrendo de doença súbita. Por outro lado, enviar um imbecil qualquer com uma faca roubada para matar Brandon Stark parecia-lhe inacreditavelmente tosco. E, pensando melhor, não seria isso peculiar…?
    Tyrion estremeceu. Ora, aí estava uma suspeita sórdida. Talvez o lobo gigante e o leão não fossem os únicos animais na floresta, e, se isso fosse verdade, alguém o estava usando como bode expiatório. Tyrion Lannister detestava ser usado”.

    E, num capítulo de Catlyn:

    “… O garoto não tem absolutamente disciplina nenhuma. Nunca será suficientemente forte para governar, a menos que seja afastado da mãe por algum tempo.
    – O senhor seu pai concordaria com a senhora – disse uma voz vinda por trás de Catelyn. Virou-se e deparou com Meistre Colemon com uma taça de vinho na mão. – Planejava mandar o garoto para a Pedra do Dragão, para ser criado, sabia… Ah, mas não devia ter dito isto – o pomo-de-adão oscilou ansiosamente sob a larga corrente de meistre. – Temo que tenha bebido demais do excelente vinho de Lorde Hunter. A perspectiva do derramamento de sangue deixou-me os nervos todos em desordem…
    – Está enganado, meistre – disse Catelyn. – Era Rochedo Casterly, não Pedra do Dragão, e essas combinações foram feitas depois da morte da Mão, sem o consentimento da minha irmã.
    A cabeça do meistre deu uma sacudidela tão vigorosa sobre o pescoço absurdamente longo que ele mesmo se pareceu por um momento com uma marionete.
    – Não, com a sua licença, minha senhora, mas foi Lorde Jon que…
    Um sino soou com estrondo abaixo deles.”

    Em outro capítulo de Catlyn:

    “… Oferecera-se para levar consigo Lorde Robert, para criá-lo em Winterfell durante alguns anos. Atrevera-se a sugerir que a companhia de outros garotos lhe faria bem. A ira de Lysa fora uma visão assustadora. “Irmã ou não”, replicara, “se tentar roubar-me meu filho, sairá pela Porta da Lua.” Depois daquilo nada mais tivera a dizer.”

    Então, acho que uma leitura cuidadosa pode dar muitas pistas do que está para acontecer, mas também acho que a fandom do ASoIaF exagera, é preciso ter cuidado.

    Até mais!

  28. Acabei de ler a Dança ontem, às 4h00m da madruga. Não consegui dormir, entrei no Google e achei o blog, acabei de ler agora todos os posts “O que esperar de “Os Ventos do Inverno””. E digo: vc é o Sherlock, tem muita coisa com sentido, o George está orgulhoso de vc.

  29. Adoro essas suposicoes e tem muita verdade em tudo mas eu acho que Mindinho é um alquimista e dai provem o seu ouro.Ele transforma metais em ouro…acho que Sansa vai deixar de ser Sonsa e nao acho que ela vai se corromper pois ela é uma Stark,quem sabe nao aparece um outo lobo p ela qdo ela der essa reviravolta.

  30. Nuss! Quanta informação nestes valiosos posts^^
    dps de hrs terminei de ler todos e admiro e mt a pesquisa e forma como interpretou td! concordo e sigo quase todas as suas linhas de raciocinio… mas acredito em relação a Mindinho, q ele morrerá de forma cruel e rápida. Torço pra q seja Tiryon a matá-lo mas se Sansa o fizer, ñ ficaria surpreso. Acho q ele ñ conseguirá chegar em nenhum dos dois tronos q pretende, nem do norte nem, tvz, ao de ferro, em Porto Real! Saudações de um fã da saga e agr dos teus posts e interpretações destas histórias q estão me fazendo rever meus conceitos de literatura.

  31. acho que têm dois pontos fundamentais aqui
    1* Mindinho é o jogador mais perigoso de todos pois oque o impulsiona é ganho pessoal ele não quer reconquistar nada ele quer conquistar!politicamente é o melhor melhor ate que Varys mas oque o atrapalha é uma coisa que Cersey já o demostrou influencia é importante mais vc ser quem manda abertamente é essencial quando vc se cerca de escuridão fica tambem no escuro têm muita gente obedecendo ele mas muita gente nem sabe que obedece a ele!!e isso vai atrapalhar ele mais a frente.Talvez ele use o vale que obviamente é um dos lugares mais seguros de westeros mas isso é contra ataques terrestres de homens mas e quanto dragões e magia??
    2* Bato nesse ponto de novo a magia no mundo esta crescendo Varys têm uma certa experiencia com ela mas Mindinho não,
    ! como ele vai se sair com o novo velho mundo retornando e a magia ficando mais forte?? quem sera leal a ele nesse novo cenário? e mais importante como ele vai demonstrar poder num mundo com dragões??

  32. Parabéns cara! Vc escreve muito, sempre gosto de ler os posts… Vc já escreveu alguma coisa sobre Araya? Se não, eu aguardo ansiosamente a matéria😉 hahaha Parabéns de novo!

  33. Não sei se faz diferença pra sua teoria, mas acredito que no casamento de Joffrey o plano era matar o Tyrion, e que o veneno estava na torta e não no vinho, veja a atenção que é dada ao servo que vem e põe a torta no prato dele “um criado colocou uma fatia quente de torta de pombo diante de tyrion e cobriu-a com uma colherada de creme de limão” não seria dado uma atenção tão grande a torta se ela não fosse tão importante, ai depois o Joffrey vem sacanear o Tyrion e bebe do vinho “Joff arrancou-o de suas mãos e bebu longa e profundamente, com a garganta se agitando enquanto o vinho lhe escorria, purpúreo, pelo queixo” e na acontece com ele, ai ele pega um pedaço da torta do tyrion “enquanto enchia a boca com pombo quente e condimentado. – Está vendo? É boa. – Cuspindo flocos de crosta, tossiu e serviu-se de outro bocado. – Mas está seca. Precisa ser empurrada para baixo. – Joff bebeu um trago de vinho e voltou a tossir, com mais violência” veja ele começa a morrer não por causa do vinho e sim por causa da torta, todo mundo acha que ele foi envenenado pelo vinho pq foi a ultima coisa que ele tomou mas ele ja tinha tomado do vinho antes e nada tinha acontecido, e se for mesmo um veneno igual ao que o meistre do stannis queria usar na melisandre igual dizem que foi, ele é instantaneo, e logo depois de comer a torta ele ja começa a morrer. Na minha opinião quem mandou matar o Tyrion ou foi a Cersei, pra se livrar dele ou o Minidinho pra jogar a culpa na sansa, pra ela realmente não ter pra onde fugir e ter que ir com ele, não é coincidencia demais o sor dontos ter marcado de fugir com ela justo nesse dia?

    1. Interessante demais essa sua teoria! Eu vou reler essa parte… Sim, como Sansa se casou com Tyrion, Mindinho precisava acabar com Tyrion pata poder ter Sansa… Joffrey morto não teria tanta utilidade para Mindinho… A única coisa que não encaixa é que, o veneno estava na rede de cabelo de Sansa. A Rainha dos Espinhos tirou, e entregou para Margaery. E foi Margaery quem colocou o veneno na taça… Mas eu vou reler. E ver se o veneno foi realmente colocado na taça

  34. Talvéz meu post seja fora de contexto atual, me perdoem por isso, mas fiquei conhecendo vocês a pouco tempo e me identifiquei com 91% das opiniões e me permitam compartilhar as minhas mesmo que de maneira pouco detalhada. Para começar discordo do objetivo exposto para o personagem mindinho. Ao meu ver continua sendo subestimado. Porque teria interesse no norte? para ele só um monte de gelo, e a premios maiores. Ele o tipo que tem ambição sem limites é um traço de personalidade, o que me leva a seguinte conclusão. Ele detém o controle do leste e do centro consequentimente vassalagem desses senhores por dever de honra, e no sul Ponta Tempestade está na mãos de jardim de cima( quais favores os Tyrells devem a mindinho sob os termos para o casamento com Jofrey?) ao leste rochedo casterly deve ao valores ao banco de ferro(segundo uma afirmação de lord twin), e ai chego ao ponto onde afirmo que mindinho é o banco de ferro ou seja herdeiro e gestor. Somente deveria precionar o novo castelão.Norte sob os termos que vocês já conhecem( através de Sansa ); Basta então esperar que Daenerys chegue com seus dragões ou que essa notícia se espalhe, então ele vai convencer os senhores de que possui os meios para matar essas criaturas e talvéz até consiga eliminar algum só para comprovar. Com isso será elevado à SENHOR PROTETOR DOS SETE REINOS. Depois é só fazer mais algumas amizades e favores, desmascarar o incesto lanister e eliminar os candidatos ao trono. Então chego a conclusão que o ganhador do jogo dos tronos é sempre que chega a REI. Para mim Lord Petyr Baelish é o vilão da trama e se sentará mesmo que forma breve no trono de ferro. Só que quando se sentir completamente vencedor é todos se voltarão contra ele e ele se verá com exércitos e dragões à sua volta e sozinho( graças as jogadas de Sansa ), Na minha opinião ele morrerá aí, pelas lâminas do trono e queimará junto com o castelo e o próprio trono derreterá( trágico não?) Porto rel será ruinas, e o Reino será governado por quatro reis, Norte, Sul, leste, Oeste.

    1. Realmente interessante…
      Após meu post sobre Mindinho… faz um bom tempo que o fiz, e lendo outros comentários, me convenci que Mindinho não queria apenas o norte…é que Teoria que visualizei vai, até certo ponto, até Ventos do inverno…
      Assim, ele com Ninho da Aguia, Harrenhall e Vila gaivota, dá margem para que ele consolide o norte, antes de se voltar ao Trono.
      Faz muito sentido suas observações, e até mesmo Martin disse que outro sentará no Trono antes do fim… e quem melhor que ele?
      Fico feliz em saber que não sou o único que acredita que mindinho tem ligação com o Banco de Bravos…

    2. Seu post é ótimo e concordo com quase tudo, menos a questão do banco de Bravos, acho que ele influenciou Cersei para que nao pagasse o banco e assim instiga-los a financiar outros pretendentes ao trono de forma a jogar todos uns contra os outros, inclusive no caso da Fé. Não acredito que ele se sentará no trono de ferro pois já ouvi comentarios de que este será Stannis… mas acho que sim ele cairá pelas maos da Sansa.

  35. Cara, como eu falei eu estou começando a acompanhar vocês e suas teorias a poucos dias e tenho dificuldades de tempo para me dedicar a todos os posts já feitos( tô pegando o ônibus andando) então não leva a mal se eu comentar artigos antigos ou expressar opiniões repetitivas. Mas li algumas de tuas opiniões e concordo com muita coisa inclusive em 100% daquela sobre o futuro de Bran, também tinha chegado a mesma conclusão. Tenho outras conclusões principalmente sobre os finais de personagens da trama( como eu disse acho que no fim serão quatro reinos ); Entretanto não consigo ser conclusivo sobre alguns. Acho que Sam será decisivo no núcleo relativo ao Alto Septão e suas irmandades, assim como espero o ressurgimento de Sandor Clegane, nesse mesmo núcleo ( só que explorando seu potencial para uma nova causa justa). Martim lapidou Arya com tantos recursos que me dá um nó pensar em que ponto da trama encaixá-la. Acho que Jaime acabará tentando construir uma familia com seus filhos( ou os entregará para Brien cuidar entes de morrer, como disse não consigo ser conclusivo) e concordo que matará Cersei(tá na cara). Theon também é uma incógnita, uma vez que concordo que o que está morto não pode morrer, mais se lenvanta mais forte( ou algo assim), no entanto já fez tantas coisas que não vejo outro fim que não a morte. Stanis acho que será o rei que derramará o sangue para acordar o dragão de pedra do dragão, mas quem acabará controlândo-o, talvéz Euron e teremos um embate de Dragões contra Drogon, não sei. E Gendri? o bastardo de robert, tem muito potencial e acho que não será desperdiçado. A bruxa que é encontrada pelos fora da lei, ao que me parece é a mesma que fez a profecia para Cersei, terá ela outra função? talvéz a velha ama tenha algo a ver com ela ou Brynden, ou os dois ( é só intuição).E a sacerdotiza que cobre o rosto para ajudar Daenerys com seus enigmas(Pra mim todo mundo que cobre o rosto esconde por algum motivo)será algum personagem que conhecê-mos? Martim deixou um mar de possibilidades e vai usar todas

  36. Cara.Excelentes teorias, só não vejo a vantagem dele tornar Arya um homem sem rosto. Por outro lado, um final que eu imagino e que seria f**ão pra caramba, é no final Samsa ser a responsável pela derrota ou queda do Mindinho. Até posso ver na minha cabeça, ela mostrando que aprendeu a jogar o jogo do trono.
    Lembrando que ele é apaixonado/obscecado por Catelyn e tá transferindo isso rpaSamsa.

  37. Gostei do post mas vale lembrar que os Homens Sem Rostos fazem parte de uma religião e não saem fazendo coisas por aí ao bel-prazer de lhes de mais dinheiro (pelo menos eu acho), o preço deles é caro, eu acho, no sentido de arrancarem de você o que mais ama. Assim se foram contratados pelo mindinho eu acho que o preço foi a vida de Catelyn.
    Essa religião parece ter o intuito de dar a uma pessoa o que ela mais deseja na vida em troca do que ela mais ama na vida. Mas, é claro que ele ama dinheiro também, então minha opinião é que se ele contratou o Jaqen foi com dinheiro e a vida de cat, pelo que mais ama. Mas se algum pentelho aí pensa , mas foram os freys q mataram a cat não um homem sem rosto. Se você leu a dança dos dragões sabe que necessariamente não se precisa rasgar a goela d niguém com as próprias mãos , assim finalmente eu acho que o preço foi o mindinho armar a morte de sua amada e também dar um dinheirinho pra conseguir o que ele mais deseja , mas em relação a isso não faço idéia.

  38. Primeiramente Boa Tarde.
    Parabéns pelo tempo investido para fazer esta teoria.
    Eu concordo com maior parte do que vocês postaram. Só não concordo em achar que o Mindinho queira o Norte. Não vejo muita vantagem nisso. Aliás, ninguém do sul quer o norte.

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s