As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte V

O Blog está de cara nova!

Acessem http://www.drunkwookie.com.br

ou clique na imagem e seja direcionado para a página de “Teorias”

banner11

 

O post hoje é sobre Jaqen H´ghar

Looking for english version?

Click here

Um homem tem segredos

Esse é um dos personagens que mais me intriga em toda a trama de G. R. R. Martin.

Decidi fazer o post sobre ele, após uma ideia dada pelo meu irmão Diego. Então começamos a pensar e fiz uma teoria sobre Jaqen H´ghar.

Adianto que este post será um prelúdio para explicar o futuro de outro personagem intrigante, mas no decorrer do post eu explico melhor.

Sobre Jaqen H´ghar, o que sabemos sobre ele?

Jaqen é um dos “Homens sem Rostos” de Bravos.

Um membro de uma seita onde seus integrantes veneram o Deus de Muitas Faces e utilizam-se de meios mágicos para atingir seus objetivos. Trocar de rosto e algumas características físicas é uma das peculiaridades dessas pessoas. Lembrando que são exímio lutadores, furtivos espiões e mortais assassinos. Por toda a história muitos citam os homens sem rostos

Com esse breve resumo percebemos que esse personagem tem um potencial incrível, uma vez que pode mudar de rosto sempre que desejar.

Mas a grande dúvida é… Qual o objetivo dele?

Que ele tem objetivos, não há dúvida… Ele mesmo disse isso à Arya Stark.

 – Então temos de nos separar, pois também tenho deveres a cumprir – ele levantou sua mão e pôs uma pequena moeda em sua palma. – Tome. A Furia dos Reis – Capitulo 38, Arya VIII, página 445

Eu acredito (e tentarei provar minha teoria nesse post) que ele tenha DOIS principais objetivos. Duas principais missões dadas por seu empregador.

Lembrando que os Homens sem Rostos são contratados por pessoas com muito dinheiro para os mais diversos fins.

Tentarei explicar de forma linear os dois objetivos de Jaqen H´ghar, mas antes farei uma explicação prévia sobre sua habilidade de alterar seu rosto.

Mudar de rosto é preciso para atingir seus objetivos

Primeiro vamos lembrar que Jaqen H´agar, após pagar sua dívida com Arya Stark se transformou em outra pessoa. E essa mesma pessoa apareceu em Vilavelha logo depois (no prólogo de O Festim dos Corvos) sob a alcunha de “o Alquimista”.

O rosto do Alquimista

As evidências que comprovam que o Alquimista que enganou o noviço Pate e Jaqen H´ghar são a mesma pessoa, estão bem visíveis.

Meu tempo chegou ao fim – Jaqen passou uma mão sobre o rosto, da testa ao queixo, e por onde a mão passou ele mudou. As maçãs do rosto tornaram-se mais cheias, os olhos mais apertados; o nariz entortou-se, uma cicatriz surgiu na bochecha direita onde não havia nenhuma antes. E quando sacudiu a cabeça, seu longo cabelo liso, meio vermelho e meio branco, dissolveu-se para revelar um gorro de apertados caracóis negros. A Furia dos Reis – Capitulo 38, Arya VIII, página 445

— Como quiser. — O alquimista baixou o capuz.

Era apenas um homem, e o seu rosto era apenas um rosto. Um rosto de jovem, comum, com faces cheias e a sombra de uma barba. Uma tênue cicatriz entrevia-se na bochecha direita. Tinha um nariz adunco, e uma densa cabeleira preta que se encaracolava, bem apertada, em volta das orelhas. Não era um rosto que Pate reconhecesse. O Festim dos Corvos – Capítulo I, Prólogo.

Primeiro objetivo de Jaqen H´ghar

Comprovado de que Jaqen se transformou no Alquimista e está na Cidadela, vamos encontrar qual seria seu objetivo ali.

Seria reunir informações de como MATAR DRAGÕES!

Sim… eu acredito que Jaqen está reunindo material para matar dragões, pois seu empregador necessitará matar dragões em breve.

Sei que estou levantando mais perguntas do que oferecendo respostas, mas vamos lá…

Por que acho que Jaqen está querendo reunir informações sobre como derrotar dragões?

Ele está na Cidadela, em Vilavelha e é lá onde acredito que que todos os segredos sobre magia estão escondidos.

A Cidadela

Só para situar, a Cidadela é o local onde todos aspirantes à Meistres vão receber treinamento.  Ali está o Conclave, um grupo que reúne os melhores Meistres e governam a Cidadela.

Em muitos momentos do livro, e no futuro acho que Sam perceberá isto, os Meistres parecem não gostar de magias e há uma mobilização para fazer todos desacreditarem em magia e criaturas fantásticas.

Há um passagem onde o próprio Ludwin diz a Bran que chegou ao nível mais alto como Meistre, recebendo o elo de aço valiriano, e não encontrou nenhum indicio de que magia existisse.

– Isto é aço valiriano – ele disse quando o elo de metal cinza-escuro tocou seu pomo de adão.
– Só um meistre em cem usa um aro desses. Isso significa que estudei aquilo que a Cidadela chama de mistérios superiores… Magia, na falta de palavra melhor. Um estudo fascinante, mas de pouco uso, e esse é o motivo por que tão poucos meistres se importam com ele. Todos os que estudam os mistérios superiores experimentam os feitiços, mais cedo ou mais tarde. Também cedi à tentação, devo confessar. Bem, era um rapaz, e que rapaz não deseja secretamente encontrar poderes escondidos em si? Não obtive mais sucesso com meus esforços do que mil rapazes antes de mim, e outros mil depois. Lamento dizer, a magia não funciona. A Fúria dos Reis – Capítulo 21, Bran III, página 287.

Acredito que o Conclave faça isso com os Meistres, levando-os a desacreditar na magia.

Se os Arquimeistres tentam esconder a magia, me parece que a Cidadela é o local onde mais se concentra informações sobre como matar um dragão.

Os livros mais antigos e valiosos se encontram nas catacumbas da Cidadela de Vilavelha. Ali se reúnem poderosos Meistres que estudaram sobre dragões por muito tempo.

Tyrion em sua viagem com Jon Griff Connington pensa consigo mesmo sobre livro antigos e cita a Cidadela como um local onde guarda livros preciosos. 

E claro que havia ainda menos chances de encontrar o fragmentário, anónimo e ensanguentado tomo chamado algumas vezes de Sangue e Fogo e outras de A Morte de Dragões. A única cópia sobrevivente estava supostamente trancada em uma catacumba sob a Cidadela. A Dança dos Dragões – Capítulo 14, Tyrion IV, página 163

Então se partirmos dessa premissa, “Jaqen quer informações sobre como matar dragões” podemos comprovar o interesse de Jaqen em se dirigir para Vilhavelha.

Comprovamos tanto o interesse dele como comprovamos que ele já está em Vilavelha.

O Meiste Marwyn que está com Sam diz a ele que foram os meistres da Cidadela que mataram os últimos dragões.

— Quem acredita que matou os dragões da ultima vez? Galantes cavaleiros mataram dragões com sua espada? — cuspiu. — O mundo que a Cidadela está construindo não tem lugar para feitiçaria, nem profecias e nem as velas de cristal, e muito menos para dragões. O Festim dos Corvos – Capítulo 45, Samwell V.

Logo temos a confirmação que é esse tipo de informação que está guardada nas catacumbas da Cidadela.

E não é só isso, pois Jaqen ao tomar uma nova identidade “o Alquimista” ele procura Pate, um noviço a serviço do Arquimeistre Walgrave e pede para ele a conseguir a chave do Arquimeistre.

E qual seria seu motivo para conseguir essa chave específica?

Essa chave é extremamente valiosa, pois abre todos os portões da Cidadela, pois os Arquimeistres tem acesso a todos locais da cidade.

A chave era velha e pesada, feita de ferro negro; supostamente, abria todas as portas da cidadela. Só os arquimeistres possuíam chaves daquelas. Os outros transportavam as suas consigo ou escondiam em algum local seguro. O Festim dos Corvos – Capítulo I, Prólogo.

Ajudando Arya ou tudo faz parte do plano?

Outro fato importante é que o proprio Pate, momentos antes de entregar a chave para “o Alquimista” questiona suas pretensões. É importante se apegar aos detalhes por que Martin dá pequenas dicas nos menores detalhes.

— A chave? — inquiriu educadamente o alquimista.

Algo levou Pate a hesitar.

— É algum livro que você quer? — Dizia-se que alguns dos velhos pergaminhos valirianos trancados nas catacumbas eram as únicas cópias que sobreviviam no mundo.

— O que eu quero não é da tua conta. O Festim dos Corvos – Capítulo I, Prólogo.

Após a entrega das chaves, Jaqen paga o noviço com uma moeda envenenada, igual aquela usada por Arya Stark para matar sua primeira vítima em A Dança dos Dragões.

Agora o Alquimista tem a chave do Arquimeistre, e de que forma ter acesso à Cidadela sem levantar suspeitas?

Simples. Trocando novamente de rosto.

Para minha surpresa no ultimo capítulo de o festim dos Corvos vejo que Pate se apresenta à Samwell Tarly.

— Agradeço. — O menino pálido e suave tinha algo que ele não gostava, mas não queria parecer descortês. — De verdade, não me chamo Matador. Sou Sam. Samwell Tarly.

— Eu me chamo Pate — respondeu — como o guardador de porcos. O Festim dos Corvos – Capítulo 45, Samwell V.

No final de O Festim dos Corvos vemos que Jaqen estará em contato direto com Sam, que é um dos personagens que mais sabe sobre dragões, após a morte de Aemon Targaryen.

Sam leu muito na Muralha por ordens de Jon Snow e tem um conhecimento sólido sobre dragões. Sam quando saiu da Muralha trouxe consigo diversos livros sobre o tema.

Tudo que Aemon sabia sobre dragões, Sam sabe.

Há uma passagem que Sam derruba na lama seus livros, reparem nos títulos dos livros.

O livro parecia não ter sido danificado. Pele de Dragão, uma História da Casa Targaryen do Exílio à Apoteose, com Considerações Sobre a Vida e Morte dos Dragões, do Meistre Thomax, não tivera tanta sorte. O Festim dos Corvos – Capitulo 5, Samwell I

Assim, Jaqen está interligado aos capítulos de Sam e com certeza ele se aproveitará da inocência de Sam e extrairá dele todas as informações necessárias sobre como matar dragões.

Ainda seremos agraciados com ótimos capítulos de Sam onde mostrará como funciona a Cidadela e porque eles querem abafar a existência da magia.

Segundo objetivo de Jaqen H´ghar

Agora vamos à outra missão principal de Jaqen que seria manter a salvo e providenciar treinamento para Arya Stark.

E para que possamos jogar uma luz nesse mistério, e achar evidências que comprove minha afirmação precisamos voltar encontrar quando Jaqen surgiu na história.

Seria a primeira vez que Jaqen falou com Arya?

Tudo indica que Jaqen foi encontrado por Yoren nas celas negras de Porto Real, junto com outros dois assassinos: Rorge e Dentadas. E foi neste momento que ele se apresentou a Arya.

Este homem tem a honra de ser Jaqen H´ghar, antigamente habitante da Cidade Livre de Lorath. A Furia dos Reis – Capítulo 05, Arya II, página 60

Só que eu acredito que Jaqen H´ghar não apareceu nos livros primeiramente nesse momento. Ele já estava envolvido na trama e já fazia parte da vida de Arya Stark, como SYRIO FOREL.

Acredito que Jaqen H´ghar era Syrio Forel, o “professor de dança” Arya Stark.

Mais uma afirmação louca… eu sei que parece, mas reuni algumas evidências que acho que dá base para minha teoria.

Não há confirmação da morte de Syrio Forel. Arya saiu do salão de treinamento e não pode confirmar que Syrio tenha morrido. A última coisa que ela viu foi que Sor Meryn Trant estilhaçou a espada de madeira de Syrio.

O que dizemos para a Morte?

Arya não conseguia se mexer. Sor Meryn avançou; Syrio recuou. Parou o golpe seguinte, rodopiou para longe do alcance do segundo e se desviou do terceiro. O quarto cortou a espada de pau em dois, estilhaçando a madeira e estraçalhando-a através do núcleo de chumbo. Aos soluços, Arya virou-se e fugiu.  A Guerra dos Tronos – capitulo 50, Arya IV.

Agora, o espaço temporal entre a fuga de Arya Stark, o encontro dela com Yoren e a saída de Porto Real rumo a Muralha se deu da seguinte forma, imagino eu:

Syrio foge de Sor Meryn e vai atrás de Arya, ao vê-la sob a guarda de Yoren ele percebe que o único modo de acompanha-la é como prisioneiro.

Não vejo dificuldade para um Homem sem Rosto em tomar o lugar de um prisioneiro de Yoren.

Assim ele estaria próximo de Arya seguindo viagem rumo à Muralha.

Algo que desperta meu interesse é quando Arya Stark conversa pela primeira vez com Jaqen e ela rapidamente lembra de Syrio Forel.

– Um homem não escolhe os companheiros nas celas negras – disse o bonito, com o cabelo vermelho e branco. Qualquer coisa no jeito como falava lembrou-lhe Syrio; era o mesmo, mas ao mesmo tempo diferente. A Furia dos Reis – Capítulo 05, Arya II, página 60

Devemos lembrar que o surgimento de Syrio Forel foi nebuloso. Ninguém sabe ao certo de onde ele veio e como surgiu. Foi introduzido no livro “A Guerra dos Tronos” quando Ned pensou no professor de sua filha.

Ned franziu a sobrancelha. Aquele Syrio Forel tinha chegado com uma reputação excelente, e seu brilhante estilo bravosiano adequava-se bem à lâmina esguia de Arya, mas, mesmo assim... A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard III.

Eu acredito que quem trouxe Syrio Forel até o conhecimento de Ned Stark foi alguém bem próximo dele naquele momento. Sobre essa pessoa falarei depois.

Syrio treinou Arya Stark por um curto espaço de tempo, mas lhe ensinou muita coisa própria de um “homem sem rosto”;

Silenciosa como a sombra
Meninas espertas andam descalças…

Percebam que as habilidades assassinas quase surreais de Jaqen são parecidas com muita coisa que Syrio ensinou à Arya;

E todo o treinamento que Arya teve na Casa de Preto e Branco é bem parecido com o treinamento que Syrio estava lhe dando.

Outro indício de que Jaqen pode ser Syrio é que percebemos ao longo do contato de Arya com Jaqen que ele é imune às técnicas furtivas de Arya.

 Precisou de todas as suas forças para permanecer imóvel e silenciosa, como Syrio Forel lhe ensinara. A Fúria dos Reis – Capítulo 01, Arya I.

Arya aproximou-se, silenciosa como uma sombra, mas ele abriu os olhos mesmo assim. – Ela vem furtiva em pequenos pés de rato, mas um homem ouve – ele disse, Como pode ter me ouvido?, Arya se perguntou, e foi como se ele também tivesse ouvido aquilo. – O raspar de couro em pedra canta tão alto como trombetas de guerra para um homem com os ouvidos abertos, Meninas espertas andam descalças. A Fúria dos Reis – Capitulo 30, Arya VII, página 357

Na citação fica demonstrado como os ensinamentos de ambos tiveram importância equivalente para ela. Ela involuntariamente associa a lição de seus “mestres” como se fosse uma lição só.

Não devemos esquecer que Jaqen H´ghar ajudou muito Arya Stark enquanto estavam em Harrenhal, ainda que para pagar sua dívida de morte.

Acho que há uma preocupação maior com Arya Stark.

O medo corta mais profundamente do que as espadas, sussurrou bem baixinho as palavras que Syrio Forel havia lhe ensinado, e também as palavras de Jaqen, valar morghulis. A Tormenta de Espadas – Capítulo 3, Arya I

 Conclusão

Assim, tentei comprovar com evidências quais seriam as duas missões de Jaqen.

Valar Morghulis

Com todas essas evidências concluo que Jaqen H´ghar foi contratado para realizar dois serviços. Treinar e manter a salvo Arya Stark e reunir conhecimento sobre dragões, especialmente conhecimento sobre como matar um dragão ou, até quem sabe, o serviço seja matar um dragão.

Sobre treinar ou proteger Arya, ele conseguiu com êxito. Que maneira melhor de protege-la e treiná-la senão encaminhá-la à Casa de Preto e Branco.

Sobre reunir conhecimento sobre dragões ele está no local certo, (na Cidadela) e no momento certo.

Assim ele conseguiria reunir todo conhecimento necessário sobre dragão e poderia ter chances de matar Rhaegal, Viserion ou quem sabe Drogon?

Dúvidas não solucionadas

Sei que esse post trouxe mais perguntas do que respostas, e no final fica pendente uma questão…

1-    Quem é o empregador de Jaqen H´ghar?

2-    Porque ele tem interesse em contratar um Homem Sem Rosto para aprender sobre as fraquezas dos dragões, ou matar dragões?

3-    E onde há evidências de que Jaqen também foi contratado para treinar Arya Stark?

A resposta para a primeira pergunta é:

O empregador de Jaqen H´ghar é Lorde Petyr Baelish, mais conhecido como MINDINHO!

As repostas virão no próximo post… Com as evidências extraídas dos livros, dando fortes contornos ao grande jogo dos tronos que toma forma a cada livro.

Provavelmente o autor do próximo post será meu irmão Diego, pois a ideia de que Mindinho poderia estar por trás de Jaqen foi dele e assim busquei comprovações para tal suspeita .

______________________________________________________________________________________

Não deixe também, de ler as teorias sobre o futuro de Jon Snow, Rickon e Davos, Stannis Baratheon e a Carta de Ramsay Bolton e Cersei e Jaime, Tyrion e Varys.

E para quem quer se preparar para a 3ª Temporada da HBO, uma ótima promoção por tempo limitado!

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

Até breve…

Valar Morghulis

129 comentários sobre “As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte V

  1. Eu penso que Syrio e Jaqen são a mesma pessoa também. Talvez esta seja a razão pela qual, na série, Mindinho reconhece Arya em Harren… Talvez! Como treinador da Arya recolhia informações sobre Ned. E Jaqen enviou Arya para um lugar de seu conhecimento, portanto monitora seu paradeiro. Assim, dos filhos de Ned, Mindinho saberia do paradeiro das duas. Elas que podem fazer de um marido, o Senhor de Winterfell.

  2. Eu ia falar que o Jaqen tinha sido contratado pelo Varys (ele q tá por trás de quase tudo, e matar dragões poderia ser uma segurança caso o plano dele desse errado e os dragões saíssem de controle), mas sabe que faz sentido ser o Mindinho?

      1. Mais uma sugestão a se pensar: um amigo meu, deopis q eu mostrei esse post, me convenceu de q o Jaqen não quer matar dragões. Pelo contrário, ele quer é saber sobre obsidiana (as velas da cidadela, lembra?), e com isso, talvez matar White Walkers. E já temos provas de q os White Walkers são preocupação no mundo todo, mesmo fora de Westeros: os sacerdotes vermelhos estão todos nervosos com isso… Mas enfim, acho q as duas coisas fazem sentido, veremos!

        1. Opa, faz muito sentido isso ai também. É fato que ele está buscando informações para a guerra que está por vir. Seria legal se fosse a mando do Mindinho.

    1. Em um momento, lendo o post, tbm achei que fosse Varys. Mas agora estou mais pretensa a acreditar que Tyrion tá no meio desse angu. George não dá pistas só nos livros, mas tbm quando fala sobre eles (entrevistas). Ele disse que criou Tyrion pq imaginou, certa vez, um anão que seria a pessoa mais feia do mundo, mas tbm a mais inteligente. Acho que se procurarmos, vamos encontrar os dedinhos dele em todo lugar.

  3. O qué não está claro é o porque e a insistencia de proteger a Arya?
    Ned deu muita grana?, ou é aquela histôria da promessa inconclusa?

    Não acredito a teoría de Petyr Baelish (Mindinho), acredito mais no gordo Illyrio Mopatis que acredito é pai do Aegon (BlackFyre)

    1. Meu amigo Joel, convido vc a clicar lá em cima, para receber um e-mail quando eu publicar o proximo post, pois responderei essa pergunta dqui alguns dias, qdo o post estiver pronto…
      Quem queria proteger a Arya não era o Ned… e sim mindinho… mas explicarei melhor no proximo post…
      Sobre Iliryo, ele e Varys são amigos, e nao teria motivos pra contratar Jaqen para conseguir conhecimentos sobre como matar um dragão….
      mas quem sabe?

  4. Syrio = Jaqen é uma teoria mt furada, nao tem sentido nenhum o Syrio ir atras da Arya e se passar por um preso q estava dentro de uma cela na carroça, pq??? Simplesmente pq o preso estava preso na carroça e pra o Syrio entrar lá ele teria q matar o cara na frente dos outros 2 presos, dar um jeito de conseguir a chave do cadeado, entrar, se prender e seguir em frente, se o Jaqen pode mudar de rosto pq ele n escolheu o rosto de alguem q estava livre????? Dai ele inteligentemente escolhe o rosto de alguem q está preso e q vai dar o maior trabalho se prender ???? Pff, mt forçada essa teoria, alem disso os tais indicios nao sao indicios nenhum! Arya lembra de Jaqen como uma pessoa distinta de Syrio, e nao existe motivo algum pra o Jaqen esconder da Arya q ele era o Syrio q ela conheceu em Porto Real.

    1. Na verdade Fernanda ele não conseguiria seguir junto com a Arya por que Yoren não deixaria ele seguir o grupo. E sobre suas outras questões levantadas, acho que os indícios tem uma certa força…
      mas como eu disse, são evidências, que podem ou não se concretizar!
      é esperar 2014 pra saber… =)

        1. Ao me ver ele não deixaria pelo fato de que, seguindo por esta teoria, Arya não pode ou precisar saber neste exato momento da história que ela está sendo treinada para ir para Bravos e ser uma faceless, isso explica porque Syrio não poderia simplesmente ir junto.

        2. Yoren estava levando dois foragidos muito importantes pra Rainha. Pq ele deixaria um estranho segui-lo até a Muralha se, nos tempos em que a história se passa, voluntários eram raríssimos, bem na comitiva com a Arya e o Gendry?

          1. É sério isso?
            A comitiva do Yoren tinha vários outros ‘estranhos’ que se voluntariaram ou foram recrutados pelo Yoren a entrar na Patrulha, inclusive ex-criminosos que andavam livremente: Kurz, Cutjack, Koss, Tarber, Woth, Gerren…
            Rorge, Biter e Jaqen eram exceções ao estarem presos (tidos como “muito perigosos”), e o grupo era muito maior que Arya, Lommy, Gendry, Hot Pie e Yoren mais os três, que são os geralmente lembrados.
            O faceless em questão poderia muito bem se infiltrar como mais um no meio daqueles tantos outros. Argumento inválido.

          2. Errei ali, Tarber era um dos órfãos, mas a quantidade de criminosos e recrutas genéricos era ainda maior do que os que citei, e pode ser encontrada no apêndice de “Fúria dos Reis”:

            “YOREN, the senior of the “wandering crows,”
            PRAED, CUTJACK, WOTH, REYSEN, QYLE, recruits bound for the Wall,
            KOSS, GERREN, DOBBER, KURZ, BITER, RORGE, JAQEN H’GHAR, criminals bound for the Wall,
            LOMMY GREENHANDS, GENDRY, TARBER, HOT PIE, ARRY, orphan boys bound for the Wall.”

            Um número considerável de estranhos por quem o Yoren se deixou seguir, ao meu ver.

    2. Toda a fama dos Homens sem Rosto não vem por eles fazerem coisas óbvias e fáceis. Tentar explicar as ações de um é como prever com clareza de detalhes e certeza absoluta o fim dessa história. São só suaves e intrigantes pistas que nos são dadas, e é isso que utilizamos.

    3. Concordo. Teoria com indícios fraquíssimos só pra juntar dois ‘fan-favourites’ em um só e pra não se acreditar que Syrio realmente morreu… Mas provas conclusivas não tem nenhuma, nem perto disso.

      Sem contar que como li no fórum aí esses dias, quem autorizou o Yoren a pegar os prisioneiros foi o Eddard. O Yoren provavelmente pegou os prisioneiros antes de o Eddard ser preso, afinal a ordem dele ficaria suspensa depois de sua prisão. A fuga da Arya e o combate entre Syrio, Trant e os guardas ocorre depois da prisão do Eddard (inclusive em decorrência dela), quando o Yoren já teria recolhido os prisioneiros. Como fica a teoria então?
      Pra mim jogou ela no lixo.

      1. Não acho. Eu não disse que SYRIO passou a ser Jaqen dentro das celas negras. Pode ter sido depois. Ele pode ter matado o Jaqen original no momento em que Yoren estava na praça com a Arya. E assim, tudo são indico que eu recolhi dos livros, precisaria ver indícios no livro que prove o contrario.

        1. Claro que não tem indícios que provem o contrário, mas o ônus da prova nesse caso eu entendo como sendo de quem traz a teoria à tona. Conjecturar sem base forte e falar que não tem provas do contrário é muito fácil…
          Tem teorias que têm indícios bastante fortes, outras nem tanto mas que são bem plausíveis, e não acho que Syrio/Jaqen se encaixe nem nesse segundo grupo… Pra mim ela tá mais no que se previamente quer ver nas “evidências” (ou meras passagens) do que na análise fria delas. Por exemplo, “Qualquer coisa no jeito como falava lembrou-lhe Syrio; era o mesmo, mas ao mesmo tempo diferente.” Isso pode ser interpretado como uma dica de que os caras são o mesmo, mas pode ser muito bem que o modo parecido é o fato dos dois virem das cidades livres, e ao mesmo tempo diferente por um ser braavosi e o outro lorathi, muito mais simples…

          1. Pode ser… 2014 está chegando e Martin dará as respostas, assim espero…
            Acho que as minhas evidências tem a mesma força que a suas para dizer que Syrio não é Jaqen…
            mas só para ilustrar, se no final Syrio for Jaqen… você acharia que Martin foi muito burro?

            1. Não tem evidência nenhuma minha falando que ele não é, até onde eu sei o Jaqen pode ser qualquer pessoa que já morreu em Westeros, só dei um exemplo de como se pode deturpar uma frase pra atender uma teoria. Não entendi o que tem a ver burrice do GRRM com Syrio ser Jaqen, simplesmente não acho que isso vá acontecer. Inclusive já perguntaram pro GRRM algumas vezes se o Syrio morreu e ele falou que ele lutou com uma espada de pau contra um guarda real em armadura e espada normal, pra se chegar às conclusões a partir disso. Falou também depois que ele não era imortal, e depois de perguntado mais uma vez disse que não entendia por quê as pessoas insistiam em continuar perguntando isso pra ele…
              Aí vão vir e falar que o GRRM tá dando desinformação e que não afirmou categoricamente a morte, mas pra mim já é bem conclusivo que o cara morreu mesmo, por mais que todos queiramos que não.

        2. sinto muito, mas nao tem indicio algum q mostre q syrio era um homem sem rosto, nem q ele fugiu qndo duelou com meryn trant, mt menos q ele tomou o lugar de um preso q tava trancafiado dentro de uma carroça, por outro lado em guerra, furia e festim tem citaçoes q mostram claramente q jaqen ja estava com yoren no dia da provavel morte do syrio, tbm tem uma citaçao creio q em furia q mostra q os presos -rorge e dentadas- tinham medo do estranho jaqen desde qndo estavam nas celas negras, juntando uma coisa com a outra fica claro q o estranho jaqen q apareceu pra arya ja era ‘estranho’ desde a epoca q estava preso na fortaleza vermelha e se nessa epoca era impossivel ele ser syrio entao depois nao ha possibilidade de ser, outro indicio q tem no livro é q jaqen ao se despedir de arya mudou seu rosto apenas passando a mao sobre ele, pq diabos syrio teria q trocar de lugar com um preso perigoso q estava dentro de uma carroça pra poder ‘acompanha-la’??? ”yoren, quero ir pra patrulha da noite” yoren jamais negaria , aceitou crianças pq n aceitaria um homem adulto e forte com a enorme necessidade q ele tinha?

          1. ahhh e sobre o objetivo do jaqen: provavelmente nao é matar dragoes, olha eu discordando mais uma vez!!! hahaha
            jaqen tinha uma missao sim, ele fala pra arya, mas quem lhe deu essa missao e qndo lhe deu ? isso é importantissimo
            a missao foi dada qndo ele tava em harrenhal ou antes de ser preso nas celas negras? quem ele encontrou em harrenhal q sabia q ele era um homem sem rosto?? acho praticamente impossivel q isso tenha acontecido em harrenhal… provavelmente jaqen partiu pra westeros ja com essa missao a ser cumprida, alguem lá em braavos ou lorath q encomendou esse serviço a ele, pode ter sido sim Illyrio ou Varys, mas se algum deles encomendou isso a Jaqen foi justamente no livro ‘a guerra dos tronos’ entao eles nao poderiam ordenar q ele aprendesse a matar dragoes simplesmente pq eles estavam extintos, matar algo morto n faz sentido ( a nao ser q sejam ‘criaturas para la da muralha’ rsrs) IIyrio deu os ovos pra Dany sem ter a minima ideia q ela os chocaria e isso so veio acontecer no ultimo pov do livro e a esta altura Jaqen estava seguindo preso para Muralha , enfim, quem deu a missao PODE ter sido o Illyrio ou outra pessoa , mas duvido mt q o objetivo dela seja relacionado aos dragoes, eles so nasceram no fim do 1º livro e aos poucos é q as pessoas estao tendo conhecimento ou acreditando realmente q eles voltaram a existir.

            1. Nada a discordar, m’lady…
              Por que alguém incumbiria um faceless de aprender a matar uma coisa que se supõe extinta há seculos? Só se fossem mais videntes que Jojen Reed e Bran Stark pra saber que eles vão voltar… E uma prova forte de que os dragões estavam realment extintos e só ressurgiram quando os três da Daenerys nasceram, é que as velas de dragonglass (artefatos mágicos) somente a partir desse fato é que se acenderam, tanto as da Cidadela quanto a de Urrathon Nightwalker, em Qarth.

          2. Concordo plenamente! sobre ser o Jaquen na cidadela faz todo o sentido, mas sobre ele ser o syrio ñ tem nada a ver… se ele quisesse proteger a arya ñ teria se metido em uma carroça trancafiado com dois montros, ele ficaria solto e livre para defende-la se fosse necessario, tanto q ela q salva a vida dele e ñ ele q salva a dela…

  5. Cara bem bolado seu post. Parabéns! Uma possível hipótese pra ser o empregador de Jaqen êh Ilirio Mopatis. Ele não se interessa por dragões e sim pelo poder que simboliza. Se o Jovem Griff for realmente filho dele como se especulA, ele talvez queir acabar com os Monstros alados afim de garantir que controlará o reino através de Aegon. E por isso pode precisar de informações de como matar dragões. Por outro lado, Jaqen pode ter mais que um patrão e estar realmente em duas missões. Uma delas en envolvendo a Arya e os Starks.

    1. Um boa hipostese, mas acho que se ilirio quisesse acabar com os dragões ele já não daria os ovos para a Daenerys. sobre os Blackfyres eu não estudei muito, mas hoje acho que Aegon é uma farsa… vou pesquisar melhor.
      proximo post tentarei comprovar ainda mais que mindinho está por traz de Jaqen.

      1. Óbvio que Aegon não é uma farça. Varys é o Mestre dos segredos, não das mentiras (Este é o Mindinho.). E pelos comentários acima Syrio infelizmente morreu. Embora o Jaqen possa ser todo o resto.

    1. André Luis…vc pode estar absolutamente correto…
      Exato! A unica coisa que ainda me diz que ele é do Mindinho é que Mindinho ainda não mostrou sua jogada… Ilirio e Varys já… por isso acredito q ao menos o Jaqen é do Mindinho.

  6. é muito simples e claro saber que sírio é Jaquen: Em determinada parte do livro, não lembro bem onde, Jaquen fala com arya e diz “um homem sabe, um homem vê… Você é MINHA SENHORA ARYA DA CASA STARK”. COMO JAQUEN SABERIA DISSO?!”?! Só se ele conhecesse arya antes, pq em nenhum momento Jaquen a vê como uma menina durante a viagem com Yoren. E mesmo se percebesse isso, como saberia quem ela é? Disso eu tenho certeza, Jaquen H’gar é Syrio e ponto final.

    1. E eu acho que o empregador de Jaquen é Tyrion. Ele é muito sagaz, deve ter percebido a tendência de Arya logo cedo. Pode ser que de início a missão dele não fosse essa, mas ao londo do caminho ele muda de ideia, como tudo na história muda de rumo. Pode ser que ele tenha visto Jon entregar a espada, ou visto a própria Arya com a espada.
      E digo isso pq Tyrion é quem nos fala primeiro sobre os Homens sem Rosto, e sobre sua vontade de contratar um pra matar sua irmã.

      1. Sinceramente, vc já leu mais de 30 ou sei lá quantos POVs do Tyrion, como vc pode achar que em nenhum deles o cara ia comentar ou pensar sobre isso se fosse esse o caso?
        Isso só pra começar a derrubar essa teoria…

      2. eu não acredito que seja tyrion o empregador de Jaquen pois o unico momento em que ele esteve no mesmo cenario
        que Arya Stark é winterfell durante a visita do rei.

    2. Arguemento ridículo também.
      Quer dizer que se uma pessoa sabe que a Arya é a Arya ela SÓ PODE SER Syrio Forel? Muita gente viu Arya em Porto Real, Jaqen poderia ser qualquer dessas pessoas.

  7. Nossa, muito surpresa com o blog. O post tah realmente sensacional.
    Confesso que nao tinha pensado em o Jaqen ser o Syrio transformado, mas depois de ler os comentarios aqui com opinioes tao diferentes, eu me convenci. Acho muito plausivel a teoria, mesmo que sem provas concretas (msm pq se tivessem, nao seria mais teoria). Acho q para os faceless, nao seria uma grande dificuldade se infiltrar na caravana para a muralha, se ele precisasse passar desapercebido. Acho tambem que, embora Arya Stark tivesse sido uma missao para o syrio (um dever) ele se afeicoou a ela por sua personalidade forte. Entao, acho q ele desejou acompanhar de perto a menina, depois da morte de seu pai. E quis fazer isso sem levantar suspeitas. Com o Ned preso e prestes a ser decaptado, a muvuca toda na praca, Syrio defendeu a Arya, q fugiu sem saber o q rolou com ele em seguida. Ele, espertao e agil q era, conseguiu fugir do combate e ir bisbilhotar a Arya. Discreto, ele viu Ned ser morto e viu o Yoren pegar a menina toda atonita. Ouviu/investigou pra onde ele a levaria e enquanto ele camuflava ela(cabelos e tal) syrio, ja com outra face, tomou o lugar de um prisioneiro, pra poder acompanha-los sem levantar mtad suspeitas. Puxa, me parece perfeito.😉 mas claro que eh soh a minha opiniao. E o blog ta ai pra isso, neh?!? Pra cada um expor seu ponto de vista….

    1. Obrigado!!!
      Acho que no lapso temporal entre a “morte” de Syrio e o surgimento de Jaqen, o desenvolvimento das coisas se deu da forma como vc expos mesmo… ele viu ela com Yoren e se apressou em fazer parte da caravana para continuar vigiando-a.

  8. Não acredito que Jaqen seja Syrio. O Syrio é um personagem querido, mas acredito que ele morreu mesmo. Como muitos personagens queridos nesses livros, que acabam morrendo.🙂 Agora, a teoria de que a missão dele seja matar os dragões é muito interessante, faz muito sentido.
    Vamos ver o que acontece!

    1. Ainda tenho algumas evidências para tentar provar que Jaqen é Syrio e que apresentarei no próximo post… vamos ver se consigo te convencer hehehehe…
      Agora sobre a missão de Jaqen na Cidadela, é a que mais tem evidências… vou ler mais e prestar mais atenção na Cidadela de Vilavelha… Acredito que os proximos capitulos de Sam são os mais importantes…

  9. Cara, sua analise de texto é muito boa, ninguem sabe o que vai acontecer, talvez só o M.M, mas suas teorias são sempre boas… sei tbm que é dificil reunir informações e embasar as teorias, mas por favor, faça logo o proximo post.. abraço

  10. Sobre essa questão de matar dragões, não ficou tão claro pra mim. Ficou claro que ele busca fontes de informação sobre dragões, mas o que fará com isso…. enigmas de Martim para o último capítulo. Muitas pessoas têm interesse em possuir o domínio sobre eles, mas nada visivelmente delineado até agora, são especulações remotas, palpites. Como foi mencionado, o littlefinger ainda não mostrou seu jogo e sabemos com certeza que ele será fundamental para o desfecho da história, mas não vejo como ele se utilizaria desse conhecimento para irar proveito da situação. Mesmo porque o interesse dele não me parece ser nos problemas além da muralha ou mesmo na Danny.

  11. Olá, boa Noite!
    Eu gostaria muito de ver Jaqen e Arya juntos novamente. A ideia de que uma das missões dele pode ter relação com a menina em muito me agrada.
    Já passei um bom tempo pensando no que pode acontecer com a Arya na história, uma vez que aparentemente a sua família está se dizimando.
    Dos homens Stark, Bran não me parece ter o perfil de Senhor do Norte, acho que está mais interessado em se aprofundar nos mistérios que o cercam a adquirir sabedoria e magia; Rickon me parece estar à mercê do destino, muito jovenzinho pra querer reerguer o orgulho de sua casa, até que ele tenha discernimento para isso, muito tempo vai se passar e por isso acho que Arya sai na frente. Ela vem demonstrando muita disciplina e força, mas ainda é uma criança e precisa de direcionamento. Tudo que lhe foi ensinado, ela parece ter aprendido muito bem, mas não consigo vê-la chegando a lugar algum sozinha. Caso Jaqen (agora como Pate, e pode mudar novamente) volte a encontrá-la, eles poderiam seguir juntos para retomar winterfell, com uma estratégia inteligente e sorrateira. Pegaria todos de surpresa e, dependendo do lado de quem Arya estiver, poderia causar uma reviravolta na guerra dos tronos. Arya é uma personagem inteligente e carismática, capaz de conquistar definitivamente o poder e a hegemonia do norte. Sua vingança contra os Lannisters pode ir a ficar em segundo plano nos próximos livros, para que ela fique mais integrada na trama que vem se estruturando com os acontecimentos recentes. Claro que ela é só uma menina, o que facilita ser manipulada, mas acho que sua personagem é peça fundamental na história. O seu post reforçou a minha impressão de que ela terá sempre uma mãozinha para chegar onde for necessário. Terá sempre alguém olhando por ela, para que ela alcance seus objetivos (ou os objetivos que tenham para ela.) 😉

    1. Arya é uma das minhas perszonagens favoritas também. Concordo que ela é quem tem mais chance de reconquistar o Norte para os Starks, isso porque ela é uma guerreira nata. De todos os filhos, ela é quem tem mais instinto para a guerra. Só que eu acho que ela fará isso(reconquistar o norte) junto com o Jon Snow. A ligação deles sempre foi forte e acho que ela vai ajudar muito o irmão nas guerras que irão enfrentar. Não acredito muito que ela vai fazer isso como Jaquen H’agar, pois acho que ela já esta bem safa e independente.

  12. Oi, Drunk!
    Li o teu post. Gosto de como tu tens imaginação e coragem para escrever sobre as tuas teorias “malucas”. Das tuas, eu tenho a minha preferida, e já falei isso. Mas, vamos lá.
    Quando li a primeira vez, achei uma boa ideia. Agora, já não tenho certeza…
    O contato de Jaqen H´ghar com Arya parece coincidência, embora ele parecesse sempre querer manter chamar a atenção dela, até o momento do incêndio e tal. Não sei, se não fosse aquela confusão, não sei se a Arya teria contato com ele; o que eu quero dizer é que o Jaqen dependeu muito da sorte, caso fosse um plano dele proteger a Arya e providenciar treinamento. Eu acho que ele apenas pensou que ela poderia ser uma boa noviça para o deus de muitas faces. Ela estava sozinha, e Jaqen pensou que ela poderia ter um lugar e achar um lugar no mundo…
    Entretanto, faz tempo que li, e li correndo, porque os livros simplesmente me devoram e eu não os digiro direito. Posso estar com impressões erradas.
    Porém, sobre Jaqen ser o Alquimista, parece bastante evidente, pelos trechos compilados por ti. Não tem como negar que devem ser a mesma pessoa! (Assim como acredito que o Pate, na verdade, agora, é o Jaqen, como tu observaste).
    Agora, não sei se o objetivo é “matar dragões”, mas, com certeza, é ter acesso livre a toda parte da cidade e aos seus conhecimentos. Discordo, por outro lado, que exista, de forma organizada, uma conspiração para esconder a magia. Devemos lembrar que, aparentemente, dragões e magia tinham alguma ligação. Dany, de novo “aparentemente”, despertou a magia. Então, a relação parece ser de que os dragões mantinham a magia e não o contrário. E, como não havia dragões, não havia magia, não havendo magia, não havia porque acreditar nela. Claro, essa ligação entre “dragões” e “magia” tá muito mal explicada, porque os Outros – e os caminhantes brancos – começaram a aparecer antes mesmo da Dany se casar e ter os ovos. Todavia, não sei se, necessariamente, há ligação entre os caminhantes brancos e os dragões e a magia! Buenas, sobre a magia e dragões e “esconder” a magia, é isso que penso.
    Quanto a ele ser Syrio Forel… Eu realmente queria que o Syrio estivesse vivo, entretanto, eu não lembro aonde, mas li que o Martin já disse que… não! O Syrio está morto e não volta. De qualquer modo, não sendo o Syrio, isso não invalida a tua teoria, porque alguns personagens do Martin não podem simplesmente “simpatizar” com algum outro, no caso, a Arya?
    Tu tens razão numa coisa: Jaqen está sendo pago por alguém. Quem? Pode ser o Mindinho. Acho que ele age em muitas frentes.
    Quanto a “como matar um dragão” basta perguntar ao Tyrion: “Dragões não são tão fáceis de matar. […] Os olhos eram a parte mais vulnerável de um dragão. Os olhos, e o cérebro atrás deles. Não a barriga, como certos contos antigos diziam. As escamas ali eram tão resistentes quanto as que cobriam as costas e os flancos do dragão. E não embaixo da goela também. Aquilo era loucura”. A Dança dos Dragões – Tyrion, p. 643.
    Ou, então, terão de matá-lo também – espero que não!

    1. Acho que há dois tipos de magias em A Guerra do Tronos, magias ligadas ao calor com os dragões intermediando essas magias e magias ligadas ao frio com os Outros intermediando essas magias.
      Há um ponto curioso nessas duas magias, ambas podem trazer os mortos a vida, só que a do fogo a consciência ainda permanece enquanto que a do frio, os mortos se tornam Zumbis.

  13. Cara, parabéns de verdade! Seu texto está muito bem fundamentado. Apesar de que eu não quero muito acreditar em todas as suas teorias, (desde a do Jon Snow, passando pelo Tyrion até essa aqui) que apesar de você ter encontrado passagens para reforçar suas idéias, eu ficaria chateado se fosse assim. Claro que se eu fosse procurar passagens para contrapor seus argumentos, provavelmente iria encontrar (como no caso do Tyrion ser Targ) Mas vc fez um ótimo trabalho aqui. Me peguei refletindo profundamente sobre a saga… hahahahaha . Legal também ler a opinião dos outros.
    Acho que a forma que o Jaquen se encontra com a Arya foi coincidência mesmo (destino) e o Syrio Forel bateu mesmo as botas. Mas isso não quer dizer que o Mindinho não ficou muito satisfeito de ver que a Arya estava se safando bem junto com o Jaquen, qdo encontrou ela em harrenhall.
    É fato que os Starks começaram a história como personagens principais, e agora estão espalhados e apagados. Enfim, é esperar 2014 pra saber como GRRM vai trazer o Starks de volta.

  14. “Olhou para o sul e viu a grande corrente azul-
    esverdeada do Tridente. Viu o pai suplicar ao rei,
    com dor gravada no rosto. Viu Sansa chorar até
    adormecer, à noite, e Arya guardar seus segredos
    bem fundo no coração. Havia sombras a toda a
    volta. Uma das sombras era escura como cinza, com
    o terrível rosto de um cão de caça. Outra estava
    armada como o sol, dourada e bela.
    Sobre ambas erguia-se um gigante numa armadura
    de pedra, mas, quando abriu a viseira, nada havia lá
    dentro a não ser escuridão e um espesso sangue
    negro.”

    “O gigante numa armadura de pedra, mas, quando abriu a viseira, nada havia lá dentro a não ser escuridão e um espesso sangue” pode ser uma referência ao caráter e o espírito sombrio de Petyr “Mindinho” Baelish. O Mindinho apesar da fala mansa, elegância e pompa não passa de assassino, cafetão e traidor. Os antigos celtas e hindus acreditavam que a alma dos seres humanos se encontrar na cabeça.
    O gigante de pedra pode ser uma referência a Petyr “Mindinho” Baelish, devido ao fato do Titã de Braavos era o emblema de sua família.
    O gigante dos sonhos de Bran Stark podem ser Tyrion Lannister, Petyr “Mindinho” Baelish e Robert Strong (Gregor Clegane).
    O gigante de pedra também pode ser uma referência à cidade-estado de Braavos no continente de Essos.

  15. não fiquei convencido por causa de um detalhe. Quando Jaime vai investigar as celas negras com o carcereiro “com uma gota real”, ele mostra a lista dos prisioneiros que passaram por lá. Tyrion, Pycelle,etc. ele fala de 3 homens que o ned mandou para a muralha, que sao o jaquen, dentadas, (fugiu o ultimo nome). cronologicamente ele nao pode ser o syrio =(

  16. não li os livros por que estou estudando para oab acompanho a serie e os spoilers, arya e dhaenerys são as minhas favoritas aparentemente ninguém da nada por elas mas não devem julgar o livro pela capa, acho que arya é um dos personagens coringas da trama na medida que for envelhecendo e sendo mais experiente algo vai se mostrar

  17. Oi Drunk!

    Eu também já pensei que o Jaqen e o Syrio poderiam ser a mesma pessoa. Ainda não descarto essa ideia, só não sei porque ele ia querer matar os dragôes (ou o emrpegador dele, no caso). Acho que ele está atrás de obsidiana, porque no final do Festim, ele leva o Sam pra ver a obsidiana. Mas não dá pra ter certeza, e confesso que não tenho ideia das motivações de Jaqen. Concordo que ele pode ter sido contratdo por Mindinho, e que ele pode ter duas missões. Mas não sei, nunca pensei muito nisso. Só sei com certeza é que ele vai voltar pra história, e acho muito provável que reencontre Arya. Aliás, falando nela, acho muita coincidência (e quem leu os livros, isso não existe) que Sam encontre justamente Arya e Bran em seu caminho, os dois irmãos com quem ele tem mais afinidade. Não é por acaso que GRRM fez isso.

    beijos!

  18. Bem, eu discordo um pouco dessa teoria.
    Pelo seguintes motivos:
    Syrio e Jaqen são de bravos, cujo estilo de esgrima é o melhor do mundo. Todos esgrimistas bravosianos lutam no estilo de Syrio e gostam de desafiar outros esgrimistas. è obvio que os homens sem rosto sabem perfeitamente esse estilo.
    “Qualquer coisa no jeito como falava lembrou-lhe Syrio; era o mesmo, mas ao mesmo tempo diferente.” Acredito que essa citação se refira ao sotaque bravosiano.
    Quando Syrio se apresentou a Arya, já havia 3 prisoneiros condenados a morte no calabouço de porto real. No primeiro livro quando Yoren pede a Ned, homens p/ mandar para a muralha, é citado esses 3 prisioneiros.

    Matar Dragões!!?? Pode ser, pois a história dos bravosianos remetem a escravidão, ou seja, os descendentes dos bravosianos eram escravos dos valirianos, conhecidos por domesticarem dragões, mas pode ser que o objetivo de Jaqen seja duplo na cidadela, ou seja, aprender a matar ou a domesticar os dragões.
    Considerando o fato da cidade ser anti-escravagista, e ter rixa com as cidades livres escravagistas, não seria surpresa se algum homem sem rosto se apresentasse a Daenerys
    se oferecendo para domesticar os dragões.

  19. Cara, uma coisa que percebi em todas as teorias. Praticamente DESCARTAM a participação do Victarion e do berrante.

    E tem uma coisa que ficou meio nebulosa pra mim, é uma dúvida mesmo. Os assassinos sem rosto são mercenários? Matam por dinheiro? Mas a Arya não aprende lá no templo que o “deus de muitas faces” tem que escolher a vitima?

  20. Achei que sobre a Arya ficou meio forçado. Acho que se ele tivesse a missão de salvar ela, teria acompanhado ela por mais tempo. Lembrando que depois que eles se viram pela última vez, a Arya passou por muitos perigos, inclusive tomando uma martelada quase mortal na cabeça, ficando a mercê do cão de caça, etc.

    Acho sim que ele pode ser o Syrio, e seria bacana saber que ele não morreu. Foi um personagem cativante, assim como o Jaqen. Sendo assim, ele deu a moeda pra Arya e encaminhou ela a Bravos, apenas pela simpatia que passou a nutrir por ela e não por ser uma missão. Pelo menos, penso assim.

    Mas em tempo, a teoria é fantástica. Acho que essa de matar dragões, pode ser real. Ainda não li a sua 6ª teoria, mas ainda não consigo enxergar o pq do Mindinho querer matar dragões. Não imagino ele almejando o trono de ferro… mas vou ler e depois comento lá, se mudar de idéia.

  21. Adorei…e fiquei profundamente desapontada comigo mesma por não ter pensado nisto….a partir do momento em que Jaqen mudou de cara e desapareceu, eu podia jurar que ele voltaria e que eu estaria atenta ara tal, mas realmente não me apercebi do homem da cidadela para ser sincera achei aquele capitulo uma perda de tempo ou uma introdução de como seria a vida de Sam e nunca mais pensei nisso, depois ainda pensei que o velho lá da casa do preto e branco(não me recordo agora do nome) tivesse alguma coisa haver com Jaqen ou talvez a criança…mas agora que li isto fez-se Luz…quanto ao Jaqen ser Syrio espero que me convenças no próximo Post embora eu queira muito, porque gostava que o Syrio não esteja morto, acho realmente difícil essa relação…e quanto as “missôes” de Jaqen/alquimista/Pate não vejo qual seria o interesse de qualquer dos outros personagens em proteger a Arya? talvez o mindinho com já aqui disseram possa ter alguma coisa a haver mas eu acredito que a “obsessão” dele pela Sansa tem mais teor Emocional que Estratégico talvez por ela ser muito parecida com a mãe e por ele ter aquele amor platónico pela Catelyn e isso tudo…ora duvido que o Mindinho tenha alguma coisa a ver com o caminho que a Arya levou…quanto a missão de arranjar informações relacionados com os Dragões acho plausível mas não estou convencida.

  22. Acho que Jaqen vai mesmo tentar matar os dragoes da Dany, entretanto dany ja vai estar de rolo com o Jon e para proteger seu irmao e os dragoes a Arya vai lutar com o Jaqen, dai ate la Arya ja vai ta monstra de forte e o cacete vai cantar feio

  23. eu tbm pensei no mindinho, mas não acho q seja para matar dragões e sim os outros, até porque seria mais facil matar os dragões enquanto eram pequenos.

  24. Todas excelentes teorias… concordo com quase todas… exceto essa… . Acredito que um dragão não seja algo que se ofereça ao “De Muitas Faces” e nem que ele possa ser contratado pra treinar alguém. Acho mais provável ele ter sido contratado pra matar alguém na cidadela, ou por alguém na cidadadela. Bem quanto a Arya realmente acho que é o que parece, ela simplesmente tem muito nome pra oferecer, e já é experimentada na morte. Eles devem ter um critério pra recrutar não ?! Bem pensando assim…. é difícil ele ser Syrio, pq novamente ele seria contratado pra “treinar”? Acho que não…. a não ser que fosse uma forma de matar alguém…. mas não aconteceu. Além do que Jaqen já estava nas selas negras enquanto Arya treinava com Syrio e essa não tinha nome algum pra oferecer ainda.

    1. Eu, quando fiz o post, achava veementemente que Syrio era Jaqen…mas depois…ao ver os comentários dos leitores, e algumas evidências sobre a impossibilidade, eu estou em dúvidas…mas é isso ae…
      O blog serve para isso!

    2. mas assim como um “Pate” já existia de verdade, um Jaqen poderia existir também nas masmorras, e syrio o matou e pegou seu lugar. algo assim.

  25. essa teoria é pra lá de furada, seus fundamentos não estão consisos, exeto a teoria de syrio ser jaqen, mas jaqen nao precisava se tornar prisioneiro quando arya fugiu com yoren, pois ele ja estava preso, syrio foi mandado para as selas negras depois de meryn captura-lo

  26. Concordo que Petyr tenha contratado ele, mas que ele é o Syrio acho furada, não entra na história. syrio morreu, ao meu ver, e tem muitas coisas que não tem como saber, prever. Como Petyr poderia prever que Arya encontraria o cara da patrulha da noite? São muitas jogadas no escuro para você, como jogador, arriscar e o mindinho não é o tipo de personagem (como no seu post seguinte, o qual eu já li) que arrisca tanto. yorren aceitaria um voluntário a patrulha da noite. No livro a Dança dos dragões a casa do preto e branco deixa claro que as pessoas que se transformam são pessoas sem valor que não podem ser reconhecidas facilmente, Syrio tem uma história, ele é conhecido, talvez Syrio tenha até treinado na casa do preto e branco, ou simplesmente seja um estilo de luta que os bravosianos conhecem. Uma jogada muito arriscada para o Petyr, imagina se arya descobre que o Mindinho traiu o pai? Uma informação que não ia ser dificil descobrir, o reino inteiro sabe. Ela voltaria e se vingaria dele, de Cersei, Jaime, Tyrion e qualquer outro. Mindinho arriscaria o Norte inteiro treinando uma garota? Acho dificil.
    Por que não Jaqen foi contratado por qualquer cidade livre da baia dos escravos também? Ele aparece no segundo livro após a estrela vermelha, algum prefeito/rei/monarca/despota pode ter ficado preocupado com as profecias e pediu para o cavaleiro sem rosto descobrir as informações. Todos da cidade livre odeiam os Targaryan pelo antigo império de valyria. Enfim, este arco é muito amplo para cravar algo. Li todas suas teorias esses dias e concordo com muitas, parabens.

  27. Sempre achei que Sírio e Jaqen fossem a mesma pessoa.Quando Balon Greyjoy cai da ponte é um homem sem rosto que o empurra de acordo com as previsões de uma bruxa das florestas. Quando li essa parte logo liguei ao assassino sem rosto. Se sua teoria estiver correta e Mindinho for o empregador do assassino sem rosto, qual seria seu interesse na morte do Greyjoy?

  28. Meu primeiro comentário no site, mas desde já o parabenizo. Li todas suas teorias e essa eh uma das que eu gosto mais(a top eh a de bran e seu dragão de gelo(perfeito)!!!), mas pensando comigo, oq vc acha de jaqen ser a pessoa q vai trair dany por $$, pensando claro q seu motivo como pate eh descobrir sobre os dragões e ele oferecer seu conhecimento a msm. A diferença q o ligaria a dany eh q se n fosse mindinho seu empregador, mas sim EURON GREYJOY, uma vez que, fica muito claro pra mim q foi o mesmo q contratou um faceless para par matar seu irmao(balon) e q fora retratado na profecia da “velha” ao bando de beric!! viagem demais, ou n?! kkkk coisa de quem eh doido por esta serie de livros! abraços

    1. Obrigado Caio.
      Euron Greyjoy é uma incógnita para mim. Há uma teoria de que Euron pagou Jaqen para matar Balon com um ovo de dragão dourado que encontrou em Valyria. Isso explicaria o interesse de Jaqen em buscar conhecimento em Vilavelha.
      É uma teoria que gosto de pensar, mas ainda assim, eu tenho muita confiança que Jaqen está ligado à Mindinho, assim como Mindinho está ligado à Braavos e seu Banco de Ferro

  29. Não só euron greyjoy, como td a casa greyjoy e seu futuro, em especial victarion(um personagem q me intriga e gosto).
    “Eu sonhei com um homem sem rosto, à espera de uma ponte que balançava e balançava. Em seu ombro empoleirado um corvo afogado com algas penduradas suas asas. ” eh essa a passagem do sonho q eh dito à irmandade sem estandartes. À respeito do ovo dourado, se n engano(ou lembro hehehe), euron disse pra victarion q jogara no mar, n foi? ou troquei as bolas? mas realmente, para matar um rei seria necessario mto $$ ou um bem valioso. P.S.: impressão minha ou cara-malhada passou pelo ritual de afogamento indiretamente(hehehe), dado a forma como ele sem em pedra do dragao…
    abraços!

  30. caro

    estava lendo sua teoria achei bem interessante porem não concordo que tenha sido lorde mindinho que tenha contratado o assassino sem rosto, pra min isso cheira mais como obra da aranha com o magister illiryo,

    pensa comigo

    eagon ou fake eagon, eh uma cria da aranha, porem como a dany eh ate entao a verdadeira targeryan viva e com dragoes ele teria muito mais motivos para matar os dragoes, e colocar seu pretendente no trono,

    o varys sempre falou sobre os dragoes, sempre desde a primeira temporada,

    e outra coisa, o mindinho da aparecendo muito nos livros, e o varys deu uma sumida aparecendo só no epilogo….

    nao sei se entendeu o que quis dizer

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s