S05E04 – The Sons of the Harpy

Chegamos ao 4º episódio dessa quinta temporada com o seguinte pensamento. O que devemos esperar? O que veremos de novo? Quais serão as mudanças?

E por incrível que pareça, o que mais chamou a minha atenção foi que eles mostraram de “antigo” e não de “novo”.

Um pouco sobre Lyanna e Rhaegar

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.37.38

Esse foi um episódio bem interessante, pois trouxe muitas informações sobre o passado de Westeros, antes do Trono de Ferro ter sido tomado por Robert Baratheon.

Finalmente os espectadores, tiveram um vislumbre maior sobre dois grandes personagens: Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen.

Eu pirei nesse episódio. Ver que tudo está caminhando para grandes revelações é muito, mas muito empolgante.

As informações do passado que a HBO abordou foram:

– Mãe de Jon;

– Lyanna Stark, a irmã de Ned Stark;

– Rhaegar Targaryen, o Príncipe Targaryen;

E pensei em tratar no decorrer do post como os 03 atos do passado.

Bem… vamos para a análise:

O que eu esperava de S05E04 – The Sons of the Harpy

Um episódio sobre Dorne. Aqui começaremos a ver a cultura dornesa e qual os motivos que movem esse povo.

Há muitas referências no trailer sobre Dorne, então acredito que essa temporada terá muito tempo voltado para eles.

Por isso, talvez, as mudanças nessa temporada. não sei se todos vocês sabem, mas Jaime irá para Dorne, provavelmente conversar com Doran Martell e explicar o que houve com Oberyn, ao invés de ir para o Norte, como nos livros.

O que o episódio realmente nos trouxe

S05E04 – The Sons of the Harpy

Nunca acertei tão em cheio quanto neste episódio.

Quando Bronn explica o que motiva os dorneses, eu ri. Pois eu previ que esse seria um episódio que exploraria as motivações dos forneces, mas não dessa forma.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.14.27

Bem… A primeira cena do episódio é bem simples e rápida, mas serve bem para o que se propôs. Mostrar o rumo do novo núcleo da série “Jorah/Tyrion”.

Depois disso, voltamos para Westeros, mais especificamente em um barco mercante, com Jaime e Bronn seguindo para Dorne. De longe vemos Tarth. Jaime com certeza se lembra de Brienne.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.08.57Jaime/Bronn promete continuar sendo um dos melhores núcleos da série. Ainda mais que estão em Dorne, acredito que teremos ótimas cenas. A descrição de Dorne, feita por Bronn, pode não ser a mais acertada, mas com certeza me lembrou a essência de Oberyn Martell.

O que mais me agradou foi ver que o fato de Jaime partir para resgatar Myrcella, é um modo de buscar sua redenção. Pagar pelos seus erros cometidos até o momento.

Vemos isso nos diálogos entre ele e Bronn, e fica mais evidente quando percebemos que ele se culpa por ter libertado Tyrion, ainda que diga não ter feito isto.

Seus erros o assombram e esse caminho que ele escolheu é um caminho interessante para buscar sua redenção.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.15.03

Entrar em Dorne, sem a mão da espada apenas acompanhado de um mercenário. É ou não é motivo para esperar ansioso pela próxima cena da dupla?

Em Porto Real Cersei e o Conselho conversam sobre as finanças. O Senhor da Moeda, Martell é enviado para Bravos, com o intuito de conseguir um empréstimo.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.15.51

Fica claro, no decorrer do episódio que tal ato busca, pura e simplesmente deixar o pai de margear o mais longe possível de Porto Real.

Meryn Trant em Bravos?

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.16.53

O que me chamou a atenção foi o fato de Meryn Trant ir com ele. Meryn Trant está nas preces de Arya, e se o personagem estará em Bravos, é muito provável que Arya o encontre.

Sendo assim, provavelmente teremos Arya dando continuidade à sua vingança.

O Declínio de Cersei

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.18.13

Depois temos Cersei e o Alto Pardal em uma conversa bem tensa. A ideia de reinstalar a Fé Militante partiu de Cersei.

Quando vi isso, achei um pouco absurdo. Acreditei que tal pedido viria do Alto Pardal. Porém, não foi dessa forma que se desenvolveu.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.25.26

Porque essa ideia partiria de Cersei? Só entendi mesmo, depois que juntei as peças, com a última cena de Cersei no episódio. Falarei disso mais para frente.

Todo pecador é igual aos olhos dos Deuses. Disse o Alto Pardal.

Essa frase mostra que Cersei não terá escapatória. Ela própria colocou uma corda em seu pescoço. Se ela acha que conseguirá guiar a espada da Fé Militante, apontando-a contra Margaery, ela está completamente enganada.

Pelo que deu para perceber na cena posterior, é que a Fé Militante aponta sua espada para todos os lados.

Uma nova ordem em Porto Real

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.25.51

Os Pardais andando pelas ruas, buscando instaurar a ordem é uma cena tensa.

Prostitutas sendo presas. Barris de bebidas sendo abertos. Os negócios de Mindinho sendo desmantelados. Tudo isso acontecendo enquanto Lancel tem o símbolo da Fé rasgado em sua testa. E então, levantando-se como novo homem ele prende Loras.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.26.14

Idolos sendo destruídos (tem um coração em chamas ali).

Perceberam um dos comerciantes pedindo ajuda para a Patrulha da Cidade, e os dois guardas virando as costas para eles? Pois bem. O poder dado à Fé Militante tem o aval do Rei.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.29.39Essa cena foi tensa, bem trabalhada, e mostrou todo o potencial que o núcleo da Fé Militante tem para demonstrar. Diferente dos livros, a Fé Militante já está mostrando um postura bem inflexível em porto Real.

Os erros de Cersei nesta temporada

Perceberam que todas as ações de Cersei, após o episódio 03, foram voltados para atingir esse resultado? Atingir Margaery. Atingir a Rainha nova que viria a tomar seu lugar.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.30.29

O medo do cumprimento da profecia de Maggy, a Rã acabou dirigindo as atitudes de Cersei. As mesmas atitudes que irão acabar com ela.

Enviar Mace Tyrell para longe da filha. Restaurar a Fé Militante e denunciar as práticas de Sor Loras.

Esse plano, serviria para mostrar à Margaery que a Leoa Lannister ainda tem garras. O grande problema são os resultados, que atingirá Cersei, de uma maneira muito profunda.

O que deve acontecer com Cersei?

Vamos lá:

Com Lancel dentro da Fé Militante, é provavel que de alguma forma ele se veja compelido à confessar seus pecados do passado. E isso inclui ter deitado-se com Cersei. Sendo assim, voltamos à frase do Alto Pardal “todos pecadores são iguais perante os deuses”.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.29.26

Não importa que Cersei colocou o Alto Pardal onde ele está agora. Ela sofrerá e terá que pagar.

Nesse momento, Cersei precisará de toda ajuda possível. Apenas Jaime poderia salva-la. Mas onde ele está? Dorne.

E seu tio? Em Rochedo Casterly, irritado com a postura dela.

Até mesmo Meryn Trant, seu fiel guarda-costas, não poderá ajudá-la. Pois está em Bravos com Mace Tyrell.

Perceberam que todas as atitudes de Cersei prejudicaram apenas ela mesma?

Sem sua primeira linha de defesa, e sem apoio de seu filho (que provavelmente estará ao lado da Rainha Margaery), ela deverá pagar seus pecados.

E é nesse momento que veremos ela na Caminhada da Vergonha. Sendo despida e andando por Porto Real, para espiar seus pecado.

Somente um homem pode ajudá-la. É Qyburn, o ex-meistre. Será que ainda nessa temporada veremos Robert, o Forte? O monstro que está sendo “construído” por Qyburn?

Acredito que no núcleo Cersei/Porto Real, teremos pouquissímas alterações, em relação ao livro.

Lembram lá no início, (primeiro episódio) sobre o caixão de Tywin Lannister, Cersei disse à Jaime que ele não pensava nas consequências de seus atos, e que agia apenas por impulso.

Aqui concluímos que ela fez o mesmo. Os dois gêmeos, agindo da mesma forma. Porém os motivos que os moveram foram diferentes.

Um agiu por amor (Jaime), e o outro por medo (Cersei).

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.29.52

Voltando ao episódio, vemos Margaery e Tommen conversando. Podemos ver o medo de Margaery em relação ao futuro do irmão, mas também vemos o modo como ela influencia o Rei. 

As escadarias para o Templo são lindas. A série fica mais bonita a cada temporada.

Os Sete Reinos…regidos pela Igreja?

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.31.35 Se o Rei é tratado dessa forma pelos Pardais (e ao fundo vemos o povo o desrespeitando seu Senhor) quem está realmente comandando a cidade?

Porto Real está sob o Poder da Igreja. E o modo como a HBO está mostrando isso, é algo que dá medo.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.31.51

Com isso acontecendo, quem se importa em saber que Sansa está em Winterfell? Na verdade, quem, no Sul, tem essa informação?

Porto Real está colapsando… e está praticamente esperando a chegada de Daenerys ou Stannis. Ou quem mais queira o Trono de Ferro.

Temos um Trono vazio…

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.32.45

Tommen não tem controle sobre a situação e Margaery perde a paciência com isso a cada minuto que passa.

Agora vamos para a Muralha e temos um diálogo interessante.

Primeiro Ato do passado – Mãe de Jon Snow

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.34.23

Esse é o primeiro, dos três atos que esse episódio nos apresenta sobre o passado. O primeiro ato trata, vagamente sobre Jon Snow.

Stannis não acha que a mãe de Jon Snow é uma prostituta. Pois acha que tal fato não combina com a honradez de Ned Stark. Esse assunto foi tratado lá nas temporadas iniciais, e depois nunca mais entrou-se no mérito. A HBO trouxe o assunto novamente, pois os espectadores precisarão relembrar que a origem de Jon Snow está envolta em mistério.

E aos poucos, os mistérios vão sendo resolvidos.

Quem é Azor Ahai, na série de Game Of Thrones?

Melisandre dizendo que precisa servir o seu Senhor, e olhando para Jon Snow, MAIS UMA VEZ dá forças para minha teoria sobre Azor Ahai.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.34.11

Convido vocês a lerem a teoria sobre Jon Snow. (Cuidado há spoiler sobre o destino dele e o que acontecerá com ele no final dessa temporada).

Só teorizando aqui, rapidamente. No episódio anterior, vimos uma Sacerdotisa Vermelha em Volantis, dizendo abertamente que Daenerys é a campeã de R’hllor, que a Mãe de Dragões é Azor Ahai.

E se isso foi dito diretamente, será que devemos aceitar? Eu duvido muito que a série entregaria a informação de forma tão fácil assim.

E agora, vejamos Melisandre. Ela olha para Jon de maneira diferente.

Passamos agora para Jon Snow sendo Comandante da Patrulha começa a se irritar com a burocracia.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.35.30

Mas não entendo. Se ele não aceitou ser Jon Stark, por que a dúvida em aceitar homens de Bolton? vemos que Jon está sendo tentado de todos os lados para quebrar seus votos. E Melisandre parece querer confundi-lo ainda mais.

Melisandre e Jon Snow. Desde o momento em que ela perguntou se ele era virgem, o desdobramento visto aqui era esperado.

Jon foi posto a prova e não cedeu. Mostrou que o amor por Ygritte era mais forte que simplesmente se entregar ao prazer carnal.

Não foi dessa vez que Melisandre conseguiu mais uma sombra para lhe servir.

A cena de Stannis e Shireen é simplesmente uma cena adorável. Linda mesmo.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.37.07

Você é a princesa Shireen da Casa Baratheon!

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.37.21

PQP! Parece que a HBO quer mesmo que nos tornemos partidários dos Baratheon. Aqui podemos ver um pouco mais do coração de Stannis e também informações importantes sobre os Homens-Cinzas, próximos às Ruínas de Valíria, o lugar por onde Tyrion passará longo mais.

Em Winterfell temos uma cena importante de Mindinho e Sansa, e é aqui que reside o Segundo Ato do passado que eu havia mencionado.

Segundo Ato do Passado – Lyanna Stark e seu segredo

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.37.52

Podemos ver que a série já começa a preparar os espectadores… O passado de Lyanna Stark sendo revisitado. Os motivos da Guerra, que colocou Robert no Trono de Ferro está sendo revisirado.

E ali está claro que foi plantada uma certa dúvida. O interesse de Rhaegar Targaryen por Lyanna Stark não parece ser o interesse de um estuprador.

A teoria mais antiga sobre o segredo de Ned Stark (sobre sua irmã Lyanna) estará na série. Está sendo revelado, pouco a pouco.Captura de Tela 2015-05-04 às 12.38.54

Um ponto interessante é ver que o Príncipe Targaryen deu à Lyanna Stark uma Coroa de Rosas de Inverno.

Seria o mesmo tipo de rosas encontradas em seu leito de morte, na Torre da Alegria?

Haveriam rosas ao redor da cama de uma mulher “sequestrada”?

_ Promete-me, suplicara, num quarto que cheirava a sangue e a rosas.

_ Promete-me, Ned.

A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã. Ned recordava o modo como então sorrira, a força com que seus dedos agarraram os dele quando ela desistira de se agarrar à vida, as pétalas de rosa que se derramaram de sua mão, mortas e negras. Depois daquilo, não se lembrava de mais nada. A Guerra dos Tronos – POV Ned Stark

 

E o silêncio de Mindinho significa o quê, exatamente?

Será que ele sabe da verdade? ou ficou em silêncio porque não sabe de mais nada sobre esse assunto?

Bem… Lyanna é um assunto que carrega muito mistério e veremos a verdade na série.

Stannis é a aposta de Mindinho?

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.51.33

Mindinho foi tão direto nessa cena, que nem podemos teorizar. Deixar Sansa com Ramsay faz mesmo parte de seu plano. Ele aposta na vitória de Stannis.

E mesmo se Stannis fracassar, ele aposta em Sansa.

Sensacional o desenrolar desse núcleo. Finalmente veremos Sansa agir. Jogar o Jogo dos Tronos.

Você tem aprendido manipular com o melhor.

O Norte será seu!

Tudo bem que Mindinho espera que assim, o Norte seja dele (indiretamente), ou ao menos que o Ninho da Águia continue sob seu poder, uma vez que ele acredita que Sansa o ajudará sempre.

E esse é o ponto fraco de Mindinho.. Confiar em Sansa. É assim que ele cairá! Será Sansa quem irá vingar a morte do pai.

Dorne e as Serpentes

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.53.25

Em Dorne temos uma cena que mostra os problemas que Jaime e Bronn enfrentam ao chegar. O cenário é bonito, e o figurino é sensacional. Dorne está muito bem caracterizada. Bem mais crível do que Meereen. Essa roupa dos forneces lembram tuaregues.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.56.20

Jaime usando sua mão para salvar a própria vida, mostra que a sorte o acompanha.

Me convenci ainda mais de que Jaime está buscando redenção e não liga para as consequências. Ainda bem que ele tem Bronn.

Só espero que Bronn não seja prematuramente “retirado” da série. Pois será um personagem que fará muita falta, caso isso aconteça.

Falando em Bronn, eis aqui um personagem que cresceu muito graças à série. Nos livros Bronn não fa tantas coisas quanto faz na série da HBO.

Alguns tem importância maior, outros menor. tudo depende do roteiro, que precisa fazer sentido na mídia televisiva.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.55.23

Depois vemos as Serpentes de Areia. Confesso que achei Obara com uma interpretação um pouco forçada. Mas é muito pouco tempo para uma opinião final. Provavelmente terei uma outra visão com o desenrolar desse núcleo.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.58.20

Se juntarem para matar Myrcella, difere e muito da missão delas no livro. Porém, para o número menor de subplots da série, faz bastante sentido, virar-se contra Myrcella, para vingar Oberyn.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.59.36

Agora estamos no barco com Tyrion e Jorah Mormont. A cena mostrou como a mente afiada de Tyrion funciona. Recolheu informações jogadas onde estava, relembrou informações antigas, entendeu o cenário e pronto.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.00.34

Resumiu a vida de Jorah Mormont, em menos de um minuto. O resultado? Um soco na boca.

Terceiro Ato do passado – Rhaegar Targaryen

Selmy Barristan agora falando sobre o irmão de Daenerys Targaryen, Rhaegar Targaryen.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.01.20

A série apresentando Rhaegar para os espectadores. Apresentando de um modo bem interessante, humanizando a imagem da Dinastia Targaryen, e mostrando que Rhaegar era um bom homem.

Rhaegar está diretamente ligado à Lyanna Stark, que está ligada diretamente à Ned Stark.

Ned guarda um segredo de Lyanna, e alguns acham que Ned nunca teria traído Catelyn.

O que nos leva a questionar a verdadeira origem de Jon Snow.

Realmente a série optará por esse plot. Jon Snow talvez não seja o bastardo que todos pensem.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.02.15

A suposta origem de Jon Snow (SPOILER cuidado)

Sendo assim, acho que preciso fazer um breve resumo dessa história, com elementos da teoria, já encaixada:

Vamos la:

Houve o festival em Harrenhal e Rhaegar, ao ganhar o Torneio, deu a coroa de flores para Lyanna, ao invés de dar à sua esposa.

Isso causou desconforto tanto com sua esposa, quanto com Robert Baratheon (aquele que viria ser Rei), pois Lyanna estava prometida para Robert Baratheon.

Depois do Principe e a Comitiva irem embora, Lyanna sumiu.

O pai dela Rickard Stark, e o irmão mais velho (Brandon Stark) foram até Porto Real conversar com o Rei, sobre as atitudes de seu filho.

Ares II, conhecido como Rei Louco, se ofendeu com a petulância dos dois Stark e queimou vivo ambos.

Esse ato, foi a gota d’agua. Robert Baratheon se rebelou e junto com Ned Stark, tentaram tomar o Trono de Ferro.

No meio da guerra, (que durou cerca de um ano) Robert Baratheon matou Rhaegar Targaryen no Tridente.

Enquanto isso Ned Stark chegou à Torre da Alegria, encontrou ali sua irmã. Havia sangue e flores em seu leito.

Ela pediu para ele prometer para ela, Prometa-me Ned, dizia ela.
Qual era a promessa? As flores e o sangue… me parece que ela deu a luz à um filho. E pitu para que Ned o protegesse.

Então Ned voltou para Winterfell, assim que Robert tomou o Trono de Ferro.

Voltou com uma criança bastarda.

Captura de Tela 2015-05-04 às 12.34.39

Jon Snow.

Na verdade Jon seria na verdade filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen.

Jon Snow é sobrinho de Daenerys.

Jon Snow tem sangue Stark e sangue Targaryen.

Gelo e Fogo.

Bem… eu fiz um resumo muito por cima, pois existem muitos mais elementos e muitos nuances que completam essa história, que vocês podem encontrar melhor nos livros.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.02.07 Voltando ao episódio… Temos os Filhos da Harpia contra os Imaculados.

Imaculados gritando? Mostrando que sentem dor? Achei uma falha grande.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.02.37

Se vimos um deles perdendo o mamilo na 3ª temporada, é difícil aceitar eles gritando na 5ªtemporada.

Achei totalmente incoerente. Ainda que eles estejam “destreinados” por causa da paz, a conduta deles, em não demonstrar a dor é parte de um treinamento tão antigo, que não faz sentido.

Ao menos vi Verme Cinzento lutando bravamente. Ele derrubou ao menos meia dúzia de Filhos da Harpia, antes de cair.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.07.13

Vimos também outro grande espadachim. A lenda de Westeros. Sor Barristan Selmy mostrou que ainda sabe manejar uma espada. Gostei muito de ver que ele morreu com uma espada na mão.

Até o último minuto eu pensei:

“Se Verme Cinzento evitou o degolamento dele, é possivel que não tenha morrido.”

Porém, ontem o pessoal na página do FB do blog me mostrou algo que não vi na promo do próximo episódio. Sor Barristan sendo velado.

Então, é isso. Sor Barristan morreu, assim como Verme Cinzento?

Acho que Verme Cinzento morreu. Porém precisamos esperar o próximo episódio.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.06.50

Percebam que Mereen está praticamente fora de controle. Vejam que tudo foi acontecendo de uma forma que Danerys perdeu o controle. A execução do ex-escravo de seu Pequeno Conselho. As insistentes negativas às suplicas de reabrir as Arenas, e a conduta de deixar seus Imaculados como guardas da cidade, ao invés de agirem como o exército que são.

Eu fiquei completamente surpreso com o desenrolar do núcleo de Daenerys. Não esperava a morte de Sor Barristan. Porem, se isso aconteceu, tenho algumas ideias sobre como será desenvolvida a trama daqui para frente.

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.08.04

Com a morte de Sor Barristan, temos espaço aberto para Tyrion e Jorah Mormont retornar. Duvido muito que Daenerys voltará para Mereen, caso ela saia.

Não haverá um Mão da Rainha. O desenvolvimento desse plot se dará de forma mais rápida. Teremos Danerys voltando par Westeros, mais rápido do que se imagina.

Até acredito que ela voará em cima de Drogon… mas não veremos dotrakhis. Nem haverá Victarion indo atrás dela. O retorno de Danerys se dará de uma forma totalmente nova. por isso, ninguém está a salvo. A série seguirá mesmo novos caminhos.

 Conclusão

Captura de Tela 2015-05-04 às 13.08.25

A HBO nunca trouxe tantos elementos do passado, quanto trouxe neste episódio. E isso me alegrou muito.

Ver que saberemos sobre a verdadeira origem de Jon Snow é sensacional.

Me assustei com a morte de Sor Barristan (ainda que não confirmada) e percebi que ninguém está a salvo. Nem Bronn, nem Brienne. A segurança que temos, está sendo tirada de nós. Estamos nos surpreendendo como se fosse Martin escrevendo.

Muitos dizem que isso é o que agrada na obra de Martin. Não saber quem será o próximo a morrer. A série definitivamente fará o mesmo.

E a questão: Mas e agora? quem será a Mão da Rainha?

A HBO resolverá. Talvez não haja necessidade. Os desdobramentos acontecerão de outra forma, e de uma forma bem mais rápida e direta, pelo que estou percebendo.

Vemos também que os planos de Petyr Baelish começam a tomar forma e os espectadores começam a ver quais são esses planos. Cada vez mais minhas teorias sobre Mindinho querer o Norte, se mostram acertadas.

Stannis cada vez mais ganha foco dentro da série,e parece estar se arrumando para ser um pretendente forte ao Trono de Ferro.

Eu já acredito na força de Stannis. Acredito no potencial real no sangue de Jon. Torço para que Sansa se transforma completamente, e no final acabe com Mindinho.

Palpites para o futuro?

Tenho. Sansa participará de alguma loucura com Ramsay, e assim terá ele nas mãos. Espero que ela torture Theon… Quem sabe Brienne?

Falando em Brienne… Ela tentará salvar Sansa, mas conseguirá? Se for impedida, Ramsay deve querer ver qual será a conduta de sua noiva…

Será? E se Brienne conseguir fugir com Sansa, e der de cara com Stannis? Qual julgamento ela honraria? Manter Sansa em segurança ou vingar a morte de Renly Baratheon?

Já Arya dará de cara com Meryn Trant e com certeza se vingará. Quero saber qual será a conduta de Jaqen.

Stannis está saindo da Muralha… Será que Jon irá ajudá-lo?

Tudo mudou… Tudo ficou bem mais excitante…

O que nos resta é teorizar…

20 comentários sobre “S05E04 – The Sons of the Harpy

  1. Uma pena que não teremos o desenvolvimento do núcleo GreyJoy. Assim como os dorneses, o povo das Ilhas de Ferro é bem diferente do restante dos Westerosi.
    Um palpite: Jorah pegará escamagris.

  2. Muito Bom!! Acredito que tenha sido a melhor resenha da temporada até agora… Como se diz aqui na Bahia – Você é o cara!

  3. Realmente esta temporada está muito interessante, delineando o caminho original que a HBO está seguindo em relação a historia contada por GRRM. No entanto, a essência está lá, o gelo e o fogo, duelando, se confrontando, se unindo e se afastando… eu estou gostando muito e acho que estamos mesmo tomando spoillers direto…
    No POV da Mercy, em Os Ventos, que já foi divulgado vemos a moça, já moça, seduzindo e demonstrando que aprendeu bem as lições na CPB, justamente com um guarda que acompanhava um lorde mandado a negociar com o BB… será já um super adiantamento deste núcleo da historia?

    1. Jaime não pode ter filho legítimo com Brienne. Ele é uma espada juramentada à Guarda Real.
      1 – Assim como os membros da Patrulha da Noite, os da Guarda Real não podem ter filhos sob pena de morte.
      2 – Por ser membro da Guarda Real só pode vestir o negro se o Rei permitir.

      A criança só poderia ser senhora do Rochedo se deixasse de ser bastarda por decreto real. Isso levaria a execução do guarda real perjuro. Para não morrer, se o rei deixasse, poderia vestir o negro, ordem que também não permite filhos. Olha, muito tabu misturado. Acho que não rola. Mais provável Jaime e Brienne morrerem assim que cumprirem seu papéis. Nos livros isso parece bem próximo e talvez Brienne até já esteja morta.

  4. Bem, se tiver que mudar que mude para melhor, o livro é muito saco. Jon ainda é garoto e inseguro. Agora é um homem e tem que tomar decisões. Mas o que acredito pelo trailer é que ele vai novamente para Norte da Muralha resgatar os selvagens juntamente com Tourmund e irá trazer muitos para a muralha concerteza, so que acho que vai ter de lutar com alguns (pelo menos com o senhor dos ossos agora renomado Rei-para-lá-da muralha). Espero que todos o olhem como salvador veremos, agora a históra é outra.
    A Karstark não vai existir também, a miuda que virá à muralha é Sansa com Brienne, Theon e Payne. Vai ser o reencontro do primeiro núcleo Stark veremos o que se passará dai depois.
    Arya sim vai matar o cavaleiro, irá ensiná-lo que o Inverno chegou para Sor Merry e que todos homens morrem🙂
    Bran nao deve aparecer, a não ser que inicie também a aprendizagem de vidente mas não me parece que apareça muito nesta tempora, há muitas coisas por acontecer e pelo que vi, já cortaram muitas (Greyjoys, Quenty, Aegon Blackfire, companhia dourada, etc…) Veremos o que a série tem a trazer, mas está a desperdiçar bom material.

    Quanto ao episodio, bem está bom, mas não faz muito sentido Selmy morrer assim, preferia que ele morresse lutando contra Jaime

    Jon devia ter sussurrado aos ouvidos de Janos, “for my father” isso sim seria épico, todos morrendo pelas mãos dos Starks🙂

  5. O Dragão tem 3 cabeças:
    Drogon Simboliza a força do seu coração (Kal Drogo)
    Viserion o Dragão Dourado é o seu irmão (Viserys) por mais inconstante e diferente que fosse era parte dela, (bem Tyrion é um irmão muito diferente dela também).
    Rhaegal o Dragão Verde, humm aqui algo me diz que este dragão irá para Norte, wargueado por Bran e oferecido a Jon. O nome do Dragão é muito parecido com Rhaegar e do filho que nasceu morto, o principe que fora prometido, só que ainda há um principe que foi prometido, o filho do gelo e do fogo, Azor Ahai, Jon Stark Targareny primeiro do seu nome, Rei do Inverno e do Norte, dos Roinares, dos primeiros homens, de Gigantes e dos Filhos da floresta, Senhor dos Sete Reinos e dos Dragões🙂 bons titulos ehehehe

      1. cara, ja parou para pensar se Rhaegar, assim como seu antepassado aegon tomou liana como esposa, e tornou – a sua rainha , e existem provas sobre esse casamento. jon nao seria bastardo .

  6. Lannisters

    A trama da série e dos livros rondam á volta dos gemeos. Todos os acontecimentos mais marcantes, eles estão lá, ou um ou outro. Começo achar que o fim deles vai ser épico. Tyrion cresce à sombra dos irmãos e é envolvido pelas ações deles, mas mostra ser o mais desenrascado e mais inteligente em todas as situações, ele é a esperança da casa Lannister.

    Qual o fim deles

    Jaime honrará os votos que fez em Harrenhal, quando perder o lugar da guarda real por motivos de sucessão (Stannis, Mindinho, Blackfire e por fim Daennerys), quando a sua casa for destruida, Cersei Morta, filhos mortos vai ver que o que lhe restou foi restabelecer a sua honra perdida, a redenção dele não é agora, vai ser quando descobrir como Arthur Dayne e os outros Cavaleiros da Guarda Real de Aerys morreram a defender o ultimo dos Dragões e que por acaso ainda está vivo, e em perigo a defender o Reino dos Homens e dos Vivos, vai ser ai que ele irá para Norte e prestar juramentos ao seu legitimo Rei proferindo as palavras da patrulha da noite, sabendo que Jon vai negá-lo mas se proferir as palavras não o poderá negar e vai servi-lo. Acho que Jaime Lannister será o Senhor Comandante da Patrulha da Noite depois da Longa Noite mas antes terá um filho com Brienne que será o Herdeiro de Castle Rock sobre a tutela de Tyrion,

    Quanto a Tyrion sobreviverá sem dúvida e é uma das cabeças do Dragão, ele será a Mão do Rei e continuará casado com Sansa Stark. Ela por tudo que viu e aconteceu, Tyrion foi o mais humano com ela, o mais respeitador, e talvez o que mais se importou com a sua segurança confrontando o próprio Rei Jof Louco.

    Sam Tarly será o Grande Mestre

    Dan será a Rainha sem dúvida (espero que exista um romance entre Jon e ela, pois a sobrevivência da Dinastia da Casa Targareny depende deles).

    Bem Cersei. dificil de dizer quem a matará, eu gostava que fosse Arya mas vendo bem as coisas, Cersei não queria a cabeça de Ned Stark, não queria que Jaime atirasse Bran mas prontos, o mal está feito paciência. Tyrion de todos é o que pode exigir a sua morte, mas acho que ele gosta da irmã, também não estou a ver Jaime a matar pois o amor que sente por Brienne anula o odio e amargura da traiçao da irma. Mas aposto mais em Tyrion.

    Se ela não morrer que Stannis a converta em mulher silenciosa e lhe arranca a lingua para ninguem não a ouvir a rugir🙂

    Arya Stark acabará com Gendry Baretheon
    Brandon será o Senhor de Winterfell com Shiren Baratheon talvez ou com a irma de Jojen veremos.

    1. Jaime não pode ter filho legítimo com Brienne. Ele é uma espada juramentada à Guarda Real.
      1 – Assim como os membros da Patrulha da Noite, os da Guarda Real não podem ter filhos sob pena de morte.
      2 – Por ser membro da Guarda Real só pode vestir o negro se o Rei permitir.
      A criança só poderia ser senhora do Rochedo se deixasse de ser bastarda por decreto real. Enfim, muita “ses” juntos, acho que não rola.

  7. O Tyrion deixa claro em um momento nessa temporada seu apego ao poder de ser Mão! Por essa razão acho plausível ele ser a Mão da Rainha com a ausência infeliz de Selmy.

  8. Vou começar pelo final, eu realmente não esperava a morte de Sor Barristan. Muito foi dito sobre uma morte que não estava nos livros e esta com certeza não era uma das mais cotadas, o que isso significa: Que foi uma boa morte.
    Digo isso mesmo gostando do personagem, na série era um dos poucos (se não o único) representado de maneira convincente e de acordo com o que se esperava dele na história, no núcleo de Daenerys ele era a voz da razão. Não gostei dele morrer, porém gostei como ele morreu, um cavaleiro lendário morrendo em combate (matando vários) defendendo os melhores soldados do mundo (na teoria). Isso abre espaço para Tyrion aproximar-se de Daenerys, justificando as alterações na série. A morte de Sor Barristan foi honrada, e o mais importante, foi fundamental para o andamento da história.

    Subindo para o norte, mais precisamente Winterfell, Mindinho a caminho de Porto Real deixando Sansa nas mãos dos Boltons é promissor, mas o importante acho que foi o que foi dito (e também não dito) nas catacumbas.
    Me parece claro que Lyanna Stark não foi levada pelo príncipe Rhaegar assim tão a contra gosto, lembrando que a esposa do príncipe, Elia Martell, sendo de Dorne provavelmente não teria maiores problemas com uma possível amante. Quanto a quem seria a mãe de Jon Snow, tenho outra teoria (pretendo reler a sua teoria sobre isso Drunk, e comentar lá).

    Subindo mais um pouquinho temos a muralha, a conversa de Stannis com a filha foi interessante, serviu muito bem para humanizar o “provável” rei (acredito em Stannis rei), e ainda deixou um belo gancho sobre os homens de pedra.
    Devo confessar que fiquei perdido quanto às intenções de Melissandre, claro que a ação direta dela foi óbvia, mas o que a sacerdotisa pretendia, o que conseguiria seduzindo Jon Snow, isso realmente me escapou.

    Jaime e Bronn serão os encarregados de nos trazer boa ação pelos próximos ep., gostei como Jaime descobriu o que fazer com aquela mão de ouro, um pouco previsível mais muito bom. Serpente de Areia… vamos esperar.

    Em Porto Real temos o jovem rei mostrando-se completamente incapaz de não ser manipulado, ou por sua mãe, ou por sua esposa.
    Cersei cavando cada vez mais fundo o buraco onde cairá, tenho certeza que no momento certo veremos Lorde Baelish lá, pronto para empurra-la para este buraco assim com fez com sua “amada” esposa no Ninho.

    Que venha o próximo domingo!

    Esperando a próxima resenha, afinal, Valar Dahaeris.

  9. A morte do Barristan Selmy já foi confirmada pelo próprio ator, além da cena do velório já ter deixado implícito isso… quanto ao Verme Cinzento acredito que ele irá morrer nos próximos episódios, se não já no próximo, em um dos dois episódios seguintes. Ele deve ficar algum tempo moribundo na cama, e aí deve acontecer a cena do beijo com a Missandei, e algum tempo depois, ele irá morrer…

  10. Drunkwookie? Mano? Gosto de mais dos seus textos. Li quase todas teorias. Rsrsrsrs. Teria um palpite do porquê Mindinho voltar para Porto Real, se lá está em uma guerra civil? Seria para ser, provavelmente, a Mão do Rei?

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s