A_Game_Of_Thrones_board_game_detail

Jogos de Tabuleiro – Game of Thrones Boardgame

É com imenso prazer que trago a vocês mais um post do meu amigo Big!

Como eu sei que ele é referência no que tange jogos de tabuleiro, RPG e várias outras coisas legais, eu o convidei ele para fazer um post sobre o jogo de tabuleiro Game of Thrones.

Eu já tinha vontade jogar, e agora eu tenho a necessidade de jogar!

Enfim… Aproveitem o post!

18j0v4nyms23bjpg

Saudações amigos que acompanham o Drunkwookie! Aqui é o Big do ZUADA! (http://zinezuada.wordpress.com) e venho mais uma vez trazer uma resenha à pedido do Wookie. Vamos falar hoje sobre o famigerado A Guerra dos Tronos Boardgame!

Sem título

Quando se trata de adaptar uma série de livros ou filmes para uma mídia que dependa de gamedesign – seja ela um RPG, um jogo eletrônico ou um tabuleiro – acredito que o mais importante é passar para o usuário final a sensação de fazer parte daquele universo. As escolhas e as mecânicas precisam emular satisfatoriamente o cenário em questão. E nesse quesito, Guerra dos Tronos Boardgame é simplesmente PERFEITO!

a-game-of-thrones-the-board-12068

A Game of Thrones Boardgame: 2nd Edition é um jogo de 2011 da Fantasy Flight (a mesma empresa que publica o cardgame), criado por Christian T. Petersen, e publicado no Brasil pela Galápagos Jogos. Antes que você pense “caramba, perdi a primeira edição!”, essa segunda edição é uma releitura e melhoria da primeira, na qual foram acrescentadas várias regras que apareceram nas primeiras expansões (como algumas Casas e as regras de navios).

O primeiro que se deve dizer é que o jogo é GRANDE! Com uma linda e resistente caixa, contendo mais de QUINHENTOS COMPONENTES (entre cartas, marcadores, fichas, peças…) e um mapa de Westeros gigantesco, comporta de 3 a 6 jogadores em partidas que duram no mínimo 120 minutos, mas que podem facilmente chegar a SEIS LONGAS HORAS, dependendo do ritmo de jogo e da habilidade dos jogadores. Além disso, possui muitas regras que, embora não sejam realmente complicadas, são cheias de minúcias e exceções que demoram um tempo para serem realmente aprendidas sem consultar o manual.

00364647-351671

O objetivo é conquistar 7 CASTELOS ou FORTALEZAS importantes do mundo de Westeros, em até 10 rodadas. O jogo começa logo após a morte de Robert, então temos Starks, Lannisters e Baratheon brigando pelo poder (e se houverem mais jogadores na mesa, acrescentamos Greyjoy, Tyrell e Martell ao jogo, nessa ordem). Cada casa começa com sua Fortaleza original (Só os Starks possuem duas no começo – Winterfell e Porto Branco), e os jogadores vão alternando turnos e fases, gerindo seus suprimentos, dando ordens e movimentando seus exércitos para ocupar castelos vazios ou atacar guarnições e até mesmo entrar em conflito direto com os outros jogadores!

maxresdefault

Temos também a política de Westeros representada nas Trilhas de Influência, que medem o quão forte é uma casa num aspecto em particular; A trilha do Trono de Ferro é a mediadora dos desempates do jogo (exceto nos combates), a Trilha dos Feudos desempata e fornece bônus em combate, e a trilha da Corte Real é o quanto sua casa é bem informada, podendo se comunicar com suas tropas e fornecer ordens mais precisas.

Além de lutar entre si, os jogadores devem se unir eventualmente para combater os selvagens que descem da muralha! Nessa hora, se alguém fraquejar, podem ocorrer penalidades para TODOS OS JOGADORES!

maxresdefault (1)

O mais bacana é que o jogo depende muito pouco da sorte: Ele não usa dados, e a parte do combate é decidida praticamente pela soma dos valores dos exércitos envolvidos (Infantaria 1, Cavalaria 2, etc), com a adição de uma Carta de Personagem para cada lado (e aí temos Ned, Robb, Tyrion, O Cavaleiro das Flores, Tywin, A Víbora Vermelha e vários outros personagens famosos). Estratégia pura!

A_Game_Of_Thrones_board_game_detail

Acima de tudo isso, enquanto as batalhas ocorrem por todo o mapa, com tropas avançando sobre castelos, navios pilhando as costas e transportando exércitos, temos as CARTAS DE WESTEROS, que são cartas de evento que afetam todo o mundo (ou como um amigo descreveu habilmente: “é a parte onde o George R. R. Martin F*** com a gente”). Essas cartas aparecem no começo de cada rodada e podem trazer desde um aumento nas tropas (com a carta RECRUTAR) até um temido ATAQUE DOS SELVAGENS de surpresa!

Jogo-Guerra-dos-Tronos-Board-Game_cartas03A cereja do bolo, e o que deixa o jogo mais com cara de Westeros ainda, é a intriga. O manual aconselha (na verdade, ele quase coloca como regra) aos jogadores criarem alianças contra outro, fechar uma causa comum ou mesmo “cair de montinho” em cima de quem estiver ganhando.

Acontece que – caso ninguém tenha atentado para o fato – só um deles pode terminar como vencedor. Então mais cedo ou mais tarde, alianças são desfeitas, alguém leva uma punhalada pelas costas e quem está de fora pode rir à vontade da cara do traído!

Aqui na região, um amigo sugeriu uma regra opcional (que eu não sei por que não veio no manual, de tão boa que é): Em vez de fazer as alianças e combinar os ataques na cara de pau, na frente de todo mundo, nós usamos CORVOS (no caso, um pedaço de papel e canetas; Todo mundo que simulou MSN na sala de aula sabe como é isso)

Jogo-Guerra-dos-Tronos-Board-Game_screen

Então a partida fica mais tensa ainda, com “corvos voando” por sobre Westeros, levando alianças, bravatas, ameaças reais ou apenas armadilhas astutas.

d8f3_game_of_thrones_board_game_2nd_ed_inplay

Como pontos positivos, podemos apontar a arte do jogo, que é impecável (embora você vá achar os personagens bem diferentes dos atores da série), a qualidade do material é de primeira (pois assim como seu primo gringo, AGdT Boardgame foi feito pelas mesmas crianças chinesas na China).

O jogo também possui um alto grau de rejogabilidade, pois cada partida pode ter um desenrolar diferente; além de ser bem fiel ao espírito das Crônicas, com muita traição, batalhas e conquistas.

Jogo-Guerra-dos-Tronos-Board-Game_plasticTambém posso apontar alguns pontos negativos: é um jogo um pouco mais pesado em termos de regras (pra mim não é um problema, mas tem gente que não gosta), e já ouvi críticas sobre as miniaturas do jogo, que não são bem miniaturas, e sim ícones estilizados de infantaria, cavalaria, armas de cerco e navios.

Algumas pessoas gostariam que fossem realmente miniaturas de cavaleiros e soldados, mas eu as achei bem satisfatórias.

Só fico incomodado com o navio, pois uma regra exige que eventualmente coloquemos as miniaturas deitadas, mas com o navio é impossível distinguir…

a game of thrones board game review starting

Agora, o ponto mais negativo que posso dizer é… NÃO TEM TARGARYEN! Nem mesmo em trocentas expansões já publicadas (em inglês) eles conseguiram colocar Dany e seus filhotes, nem mesmo na expansão chamada Dança dos Dragões. Se você ficou tão bolado com isso quanto eu, pode dar uma olhada na expansão feita por fãs que resolve esse problema. Tá em inglês, mas pelo menos tá de graça: http://enter-there.com/

Resumindo: A Guerra dos Tronos Boardgame é um jogo fantástico, que vai levar até suas mesas a sensação de controlar exércitos das casas de Westeros e conquistar o Trono de Ferro!

game-of-thrones

Ele está no momento esgotado na Galápagos, mas assim como outros jogos da editora, é bem provável que tenhamos uma nova remessa em breve! Enquanto isso, você pode tentar a sorte no Mercado Livre, além de acompanhar um excelente gameplay feito pela galera do Jogando Offline, nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=xgds385fxlw

13 comentários sobre “Jogos de Tabuleiro – Game of Thrones Boardgame

  1. Minha habilidade com jogos parou em “imagem e ação” mas morri de vontade de experimentar esse daí. Mesmo.
    Excelente resenha. (Simulou MSN na sala de aula❤. Será que com whatsapp alguém ainda troca bilhetinhos?)

  2. Voltou a venda na galápagos em português por 229,90.
    Não resisti e comprei mesmo não sabendo se vou poder jogar tão cedo pois tenho filha bebê que acaba tomando todo meu tempo.
    Também não sei se conseguirei formar um grupo de jogo.
    Porém penso que quando a série de TV acabar o jogo deixará de ser distribuído e se tornará raridade difícil de encontrar principalmente em português.
    Quem sabe daqui uns anos apresento a série à minha filha e meus sobrinhos e formamos um grupo de jogo!

  3. Você comentou do jogo que tem criaram fora ( a “expansão” que traz os Targaryen). Estou quase concluindo a tradução, em breve mando pra você, e anuncia para quem quiser baixar🙂

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s