game_of_thrones_-_03x02_-_dark_wings_dark_words-720p-immerse_241115

O que esperar de "Os Ventos do Inverno"? parte IX – Brynden

No meu post O que esperar de os Ventos do Inverno? Parte VII que trata sobre o futuro de Bran Stark, deixei algumas pontas soltas, pois não consegui chegar, naquela época, a uma conclusão sobre qual seria o objetivo de Lorde Brynden, o Corvo-de-Três-Olhos.

game_of_thrones_-_03x02_-_dark_wings_dark_words-720p-immerse_241115

Mas depois de algumas conversas eu passei a considerar uma possibilidade, que me parece forte o bastante para postar.

Uma dúvida sobre Brynden e Bran foi suscitada em um fórum de discussão no FB e eu, mais uma vez pensei sobre quais seriam os interesses dele.

Aliado as ideias do leitor Mateus Mota, chego a conclusão de que Brynden tem desejos particulares muito interessantes.

Informações de outros livros escritos por GRR Martin
Antes de entrar nas minhas conclusões sobre as motivações de Lorde Brynden, farei um breve resumo sobre ele. Esse resumo traz informações de um livro de difícil acesso e não sei se todos aqui chegaram a ler.

É o segundo volume dos Contos de Dunk e Egg, chamado A Espada Juramentada. Esse livro conta a história de Dunk (um cavaleiro errante) e do pequeno Egg (irmão de Aemon Targaryen, filho de Maekar Targaryen) em uma época anterior à Rebelião de Robert Baratheon (se passa cem anos antes de A Guerra dos Tronos).
No Brasil esses contos ainda não foram publicados. É bem interessante ler pois tem dezenas de informações sobre a época anterior à Robert Baratheon.

E nesse livro em específico, temos informações preciosas sobre Brynden Rivers, o Corvo de Três Olhos.
As informações contidas nesse conto nos possibilita conhecer o passado de Brynden, conhecido tambem como Corvo de Sangue, e tentar traçar a personalidade dele.

Origem de Brynden Rivers

Primeiramente devemos lembrar que Brynden River era filho bastardo de Aegon IV.
Mais tarde, Brynden passou a ser considerado como um “grande bastardo”, pois chegou a ser legitimado por seu pai.

Rei Aegon IV reconheceu Bloodraven como seu bastardo”, lembrou Egg “assim como fez com todos os seus filhos. […] Rei Aegon declarou que seus bastardos não eram bastardos, mas ele não pode mudar sua natureza. O alto Septão disse que todos os bastardos são nascidos de traição… Daemon Blackfyre, Açoamargo, e até mesmo Bloodraven. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

Nao apenas sua situacao de ilegitimidade chamava a atencao no reino. Sua aparência física causava certa estranheza também.

Tinha a pele muito branca, e os cabelos prateados. Uma mancha vermelha cobria seu pescoço e chegava a sua bochecha, lembrando a forma de um corvo. Por isso o nome BloodRaven “Corvo de Sangue”.
E ainda, tinha um olho a menos… pois na Rebelião Blackfyre perdeu um olho em um combate contra Açoamargo.

Isso foi antes de o Rei Aerys subir ao Trono de Ferro e fazer dele sua Mão-do-Rei, mas mesmo assim era uma figura impressionante[…]. Sua pele pálida e seus cabelos de um branco digno de ossos, o faziam parecer um cadáver vivo. Através de sua bochecha e queixo difundia-se uma marca de nascença, cor de vinho que o faziam se assemelhar a um corvo vermelho, embora Dunk alegara só ter visto uma mancha de forma estranha na pele. Ele olhou com tanta intensidade que Bloodraven o sentiu. O Feiticeiro do rei tinha virado para estudá-lo quando ele passou. Ele tinha apenas um olho, e este era vermelho. O outro era um buraco vazio, um presente que Açoamargo lhe tinha dado na Batalha da Grama Vermelha. No entanto, pareceu a Dunk que ambos os olhos tinha olhado direito através de sua pele, até a sua própria alma. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

Apenas pela descrição de lorde Brynden nessas passagens acima citadas, podemos ter certeza que o Corvo-de-Três-Olhos é o mesmo Lorde Brynden, antigo Mão-do-Rei no reinado de Aerys I.

Sua amizade com os Targaryen

Lorde Brynden serviu ao Rei Daeron II e escolheu ficar do lado dos Targaryen durante a Rebelião Blackfyre, provando sua lealdade para com os Targaryen.
O Corvo de Sangue comandou seu grupo de arqueiros, chamados de Dentes do Corvo, e ajudou a acabar com a Rebelião Blackfyre, iniciada Peloa outros bastardos Targaryen.

Brynden Rivers
Comandante dos Dentes de Corvos, Brynden Auxiliou o reinado Targaryen contra os Blackfyre

A Ascensão do Corvo de Sangue e o auge de sua posição no Reino

Mais tarde, após a Rebelião Blackfyre e a morte de Daeron II pela praga, o Rei Aerys I (sobrinho de Brynden) se tornou Rei e nomeou Brynden como Mão do Rei.

Dunk sabia que ele estava falando de Corvo de Sangue (Bloodraven). Brynden Rivers era o verdadeiro nome da Mão do rei. Sua mãe tinha sido uma Blackwood, e seu pai o Rei Aegon IV. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

*Cuidado: Não confundam esse Aerys I, com Aerys II conhecido como Rei Louco, morto por Jaime Lannister.

Brynden era mais do que Mão-do-Rei

O Rei Aerys I era um intelectual voltado aos livros. Muitos diziam que ele mesmo, não governava. Quem realmente governava os Sete Reinos era Brynden Rivers.

Não se engane, é o Senhor Rivers que nos governa, com suas magias e espiões. Não há ninguém para se opor a ele. Apenas príncipe Maekar em Solarestival, poderia fazer alguma coisa, mas continua enfermo e sendo um idiota. Príncipe Rhaegal é tão manso como é louvo, e seus filhos estão… Bem, ainda são crianças. Amigos e protegidos do Senhor Rivers. Todos que rodeiam Sua Graça, desde os cargos de vigias dos portões até os homens que sentam no pequeno conselho do rei, são cachorrinhos da Mão. E este novo Grande Meistre é tão mergulhado na feitiçaria como o próprio Senhor Rivers. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

Assim, percebemos que Brynden Rivers foi alguém importante no reino, e mais… Foi alguem temido no reino.
Ate o presente momento… Mergulhando no passado de Brynden não consegui ver nenhuma citação que pudesse levar a crer que ele tem interesses honrados.

Ser um poderoso troca-pele fez a diferenca

Antes de Varys, era Brynden o Mestre dos Sussurros. Com seus Mil olhos e mais um, ele conseguia informações preciosas para o Rei e para si mesmo.

A habilidade extraordinaria de trocar de pele foi muito útil para o Corvo de Sangue conseguir ganhar a confiança do Rei com suas informações valiosas.

6rep

Enquanto hoje, Varys utiliza seus passarinhos (crianças), Brynden utilizava pássaros de verdade para colher informações. Muitos o viam como um poderoso feiticeiro. Muito mistério cerca Brynden desde aquela época.
Ate mesmo em Vilavelha conheciam as habilidades espantosas do Mão.

Quantos olhos o senhor Bloodraven tinha? Segundo Egg, um homem lhe dissera um enigma em Vilavelha sobre isso. Mil olhos, e um. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

O que achavam de Brynden Rivers?

Muitos não gostavam do caráter de Lorde Brynden, e outros nem o consideravam um lorde.

Senhor Bloodraven nem sequer é um verdadeiro senhor, isso é apenas um pouco de cortesia estúpida. Ele é um feiticeiro, e ignóbil arrogante além disso. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

Sua condição como bastardo, parecia ser o ponto de partida para julgá-lo.

Alto septão disse que o Senhor Rivers foi mais esperto que os outros dois, quando decidiu não se insurgir contra os Targaryen legítimos, mas no final ele iria provar que era um traidor, também. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada

O Alto Septão da época sempre guardou receio do caráter de Brynden e o pai de Egg, Maekar I nunca confiou realmente no Corvo de Sangue (pois também sempre carregava ressentimentos de não ter sido nomeado Mão no lugar de Brynden).

Depois de vários anos, Brynden ainda como Mão deteve uma segunda Rebelião Blackfyre. Esses fatos estão descritos no terceiro livro dos Contos de Dunk e Egg que ainda não tive acesso, o The Mystery Knight.

Bloodraven
Corvo de Sangue

O declínio de um Lorde Maekar I, pai de Egg e Aemon Targaryen (o nosso querido Meistre Aemon) se torna Rei e prende Brynden nas celas negras. (lá onde Jaqen, Ned Stark e Tyrion já ficaram detidos).

Após a morte de Maekar (morte essa muito estranha. pois Maekar morreu vitima de um ataque de um rebelde desconhecido), seu filho Egg (sim. o mesmo garotinho que acompanhou Sor Duncan por Westeros), se tornou Rei.

Assim, o Meistre Aemon escolheu se juntar à Patrulha da Noite e deixar seu irmão governar. Aegon V entende e aceita a decisão do irmão e decide enviar todos prisioneiros que estão nas celas negras para a Muralha, como guarda de honra de Meistre Aemon. E é por isso que Brynden chega até a Muralha.

Depois disso, O Corvo de Sangue chegou a ser Comandante da Patrulha da Noite, e a música Mil Olhos e mais Um foi feita em sua homenagem.

..

.

Além disso, Egg esvaziou as masmorras para que não tivesse que pronunciar meus votos sozinho. Dizia que os antigos presos eram a minha guarda de honra. Entre eles estava nada menos que Brynden Rivers, que chegou a Lorde Comandante. – Corvo de Sangue? – se surpreendeu Dareon. – Conheço uma canção sobre ele. O título é Mil Olhos, e mais Um. Mas eu pensava que ele havia vivido há cem anos. O Festim dos Corvos, Samwell

Idade do Corvo-de-Tres-Olho

Brynden nasceu em 175 DDA (depois do desembarque de Aegon), e os eventos de A Dança dos Dragões se passa em 300 DDA (depois do desembarque de Aegon).

Assim, Brynden Rivers tem 125 anos.

E afinal, qual é o objetivo de Lorde Brynden, o Corvo-de-Tres-Olhos?

Bom. Agora que já resgatei as informações sobre Lorde Brynden e agora que sabemos quem ele foi, podemos entender (ou ao menos, tentar supor) o que ele realmente quer.
E essa é a segunda parte do post…

Percebam que O Corvo-de-Três-Olhos tem um passado glorioso. Esteve em muitos lugares e participou de eventos importantes. Foi leal aos Targaryen, comandante de exércitos, Mão-do-Rei, Mestre dos Sussurros, (alguns diziam que chegou a governar no lugar do próprio Rei) e Comandante da Patrulha da Noite.

Brynden

– Tenho sido muitas coisas, Bran. Agora sou como você me vê, e agora entenderá por que eu não podia ir até você. exceto em sonhos. A Dança dos Dragões – capitulo 13, Bran II.

Diante desse passado, eu me pergunto…
Qual é o objetivo de Brynden Rivers, conhecido como Lorde Brynden, O Corvo de Sangue, O Corvo-de-três-Olhos? Qual é sua motivação? Por que desde o início ele procura por Bran Stark?

Observo-o há muito tempo, observei-o com mil olhos e com um. Vi você nascer, e o senhor seu pai antes de você. Vi seus primeiros passos, ouvi sua primeira palavra, fiz parte do teu primeiro sonho. Estava observando quando caiu. E agora finalmente você veio até mim, Brandon Stark, embora a hora seja tardia. A Dança dos Dragões – capítulo 13, Bran II.

Até o momento ele não disse o que espera de Bran Stark.

– Ele está sendo estúpido – disse Meera. – Eu tinha a esperança de que quando encontrássemos o teu corvo de três olhos… agora pergunto a mim própria por que foi que viemos. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Eu, até então, achava que GRR Martin criou esse personagem para ser uma espécie de mentor de Bran Stark, para ensiná-lo a combater os Outros.

Mas depois de ler A Espada Juramentada e pesquisar sobre Brynden, percebi que ele esteve por muito tempo do lado Sul da Muralha.

E é por isso não consigo ver interesse dele em combater os Outros. Talvez ele até saiba como combatê-los, mas não seria sua principal meta.

Por que ele está ensinando Bran tudo o que sabe? Por que ele está preparando Bran e auxiliando-o a entender e dominar suas habilidades?

Acho que encontrei a resposta.

Vejamos:

Bran Stark foi o escolhido por que é especial. Não por ser apenas um troca-pele ou por ser um warg. Mas sim, por ser também um vidente verde.

brandon_stark

– O teu sangue faz de ti um vidente verde – disse o Lorde Brynden. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Brynden então, encontrou outro vidente verde, assim como ele. Um vidente verde é algo extremamente raro.

– Só um homem em mil nasce troca-peles – disse o Lorde Brynden um dia, depois de Bran aprender a voar – e só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

É possível perceber que Brynden está ajudando Bran Stark a desenvolver suas habilidades de troca-pele e de vidente verde em sua plenitude.

Os videntes verdes são os troca-peles mais poderosos que existem. Podendo até unir-se com as árvores e acessar toda a sabedoria gravada em seus troncos. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Imaginem um Bran Stark totalmente desenvolvido. Dominando a arte de trocar de pele com qualquer animal e com os represeiros. Bran pode estar em qualquer lugar e em qualquer tempo que quiser.

Se Bran Stark é realmente tão poderoso quanto eu acredito que seja, Brynden teria um aprendiz capaz de trocar de pele com qualquer animal?

Sim.

So que nao acredito em Brynden. Nao acho que ele esteja fazendo isso por se afeicoar ao garoto. Eu nao confio nele.

– Os corvos são todos mentirosos – concordou a voz da Velha Ama da cadeira onde tricotava. – Conheço uma história sobre um corvo.

– Não quero mais histórias – Bran exclamou, com petulância na voz. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV.

O corpo de Bran é o objetivo de Brynden

O Corvo-de-Três-Olhos não quer um aprendiz. Ele quer um novo corpo. Um receptáculo poderoso.

THE_TR~1

Seria muito difícil acreditar que Brynden tentará tomar para si o corpo de Bran Stark?

Ele está velho. E ainda que esteja casado com as árvores, me parece que sua saúde está se esvaindo, e provavelmente morrerá. Seus 125 anos estão consumindo-o e ele só sobrevive por que está nas raízes de represeiro.

E é aí que mora suas motivações e seus desejos.

– A maior parte dele transferiu-se para a árvore – explicou a cantora a que Meera chamava Folha. – Viveu para lá da duração da sua vida mortal, e ainda perdura. Por nós, por ti, pelos territórios do homem. Só resta um pouco de força na sua carne. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Seus poderes de troca-pele e de vidente verde, de nada o ajudarão quando morrer.

Até então, sabemos que a habilidade de trocar de pele, morre com o corpo, segundo Varamyr-Seis-Peles cita no Prologo de A Dança dos Dragões.

Nunca ninguém saberá. Serei Cynara, a esposa de lanças, e Varamyr Seis-Peles estará morto. Calculava que o dom perecia com o corpo. Podia libertar os seus lobos e viver o resto dos seus dias como uma mulher magricela e verrugosa. mas viveria. A Dança dos Dragões, Prologo.

Há corpo melhor para um vidente verde prestes a morrer, do que o corpo de Bran Stark?

Bran_Stark_Season_3

O dom de Brynden morreria junto com seu corpo, mas ele teria acesso às habilidades de Bran Stark, devidamente desenvolvidas após dominar o corpo do jovem Stark.

Sair do corpo moribundo para um corpo quebrado?

Mesmo estando paraplégico, Bran tem Hodor para carrega-lo. Bran não necessita ficar preso nas árvores. Um garoto novo, habilidoso, seria um ótimo receptáculo para Brynden ocupar e poder viver mais.

Acho que a preocupação de Brynden não seria necessariamente sair de sua “prisão de represeiro”. E sim um modo de viver mais.

As informações de eras passadas estão nos represeiros

game-of-thrones-game-of-thrones-32364120-700-467

Se pararmos para analisar, não é apenas Brynden que tem acesso ás informações antigas. Bran Stark poderá tê-las.

De onde vêm as informações de eras atrás? Vem da sabedoria dentro dos Represeiros. Esses livros vivos que estão impregnados da história de Westeros.

Logo, O Corvo de três Olhos perde sua importância imediata, pois Bran poderia acessar essas informações e nós leitores poderemos ser informado através do próprio Bran Stark.

Por isso acredito que Martin usará Brynden apenas para treinar Bran, e depois nos mostrará seus objetivos mesquinhos.

O “modus operandi” de G RR Martin dá força à teoria

Eu acho que essa teoria faz sentido, tendo em vista a essência da narrativa de Martin. Temos pessoas muito “humanas”, às vezes valorosas, mas muitas vezes mesquinhas e gananciosas.

Bolton traiu Robb pelo prestígio que ganharia dos Lannisters, Walder Frey matou Robb por se sentir ofendido. São sentimentos primitivos. Ganância, avareza, ciúmes, ira.

Muitos de nós, esculpimos Brynden como o elo entre o mundo real de Westeros e o mundo místico Para-lá-da-Muralha.

Até levamos a considera-lo como aquele que nos mostrará os mistérios antigos dos filhos da Floresta e da Era dos Heróis.

Então depositamos muita esperança nele, assim como Bran o fez. So que chegara um momento em que Brynden sera superado por Bran.

Chamo a atenção de vocês para outros personagens secundários (mas não menos importantes) que Martin utilizou para nos apresentar uma novidade, e depois deu fim à eles.

Varamyr

Aprendemos tudo o que podíamos sobre Wargs e troca-peles com ele, e depois? Varamyr morreu (está vivendo sua segunda vida em seu lobo).

Beric Dondarion

Nos mostrou que era possível ser revivido pelos poderes de R´hllor. E agora? Beric morreu, e passou sua chama para Cat.

Jojen

Foi usado para levar Bran até o Corvo de Três Olhos, e também ensina-lo sobre seus sonhos de lobo. E agora? Provavelmente morreu.

Por isso acredito que Lorde Brynden é o canal que Martin utilizará para nos apresentar os mistérios dos filhos da floresta, os mistérios dos antigos deuses, e depois disso, utilizará Bran para dar continuidade à publicidade dessas informações.

Depois disso, Brynden é dispensável. e Martin sabe dar a devida finalização à seus personagens.

Não que isso diminua a importância do personagem. Muito pelo contrário. Nos demonstra como o livro é maravilhoso, e nos mostra personagens fictício beirando a realidade.

Longe de concluir…

Eu iria concluir o post por aqui.

Brynden, o misterioso Corvo-de-Três-Olhos tem como objetivo tomar para si o corpo de bran Stark, e por isso o levou ate o outro lado da Muralha e agora reina suas habilidades.

Represeiro_rosto
O conhecimento nos livros vivos. Os Represeiros

A conclusao levaria em consideracao tambem, a possibilidade de GRR Martin usar esse fato para desenvolver o personagem de Bran Stark e depois, Bran passaria a ter a mesma sabedoria que Brynden e seria através do jovem Stark que saberíamos sobre o passadio de Westeros.

Mas surgiu uma segunda pergunta, uma pergunta que deve ser feita apos essa minha conclusao:

Por que um homem gostaria de viver tanto?

Qual o interesse de Lorde Brynden, em trazer Bran ate ele, treina-lo, tomar para si seu jovem corpo e viver ainda mais?

a unica motivacao que entendo ser suficiente para mover um homem a querer viver mais eh gloria, ou vinganca.

E levando em conta sua origem Targaryen e seu prestígio de outrora, que me aprofundo ainda mais nas veredas da suposição.

Não há nenhuma evidência nos livros sobre isso, mas o blog serve para isso. Teorizar até que os Ventos do Inverno nos tragam mais pistas.

Sangue Targaryen e antigas mágoas

Entrando ainda mais no âmbito especulativo, talvez Brynden Rivers não tenha se juntado a seus meio-irmãos bastardos na Rebelião Blackfyre em busca de aprovação dos Targaryen. E conseguiu por um bom tempo.

O prestígio de Brynden era conhecido por todos os 07 Reinos. Ele mesmo cita isto.

– Tenho um tio Brynden – disse Bran. – É tio da minha mãe, na verdade. Chamam-lhe Brynden Peixe-Negro.

– O teu tio pode ter sido batizado em minha honra. Alguns ainda o são. Não tantos como antes. Os homens esquecem. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Lorde Brynden Corvo de Sangue era homenageado antigamente, filhos de outras casas levavam o nome do Mão de Daeron II. Todavia, com o passar do tempo, esse reconhecimento caiu no esquecimento e Brynden perdeu seu prestígio.

Maekar, pai do Meistre Aemon o jogou em uma cela negra (pois nunca confiou nele), e depois disso Aegon V o enviou à Muralha.

Brynden perdeu tudo. Seu sangue legitimado de nada adiantou.

Seria muita loucura supor que Brynden queira retomar esse prestígio? Luxúria sempre foi uma justificação para atos desesperados.

Ou quem sabe, o ódio pelo descaso dos Targaryen motivaria Brynden a continuar vivendo e assim, quando a oportunidade surgir (surgiu com o nascimento de Bran) ele poderia empregar toda sua habilidade para fazer os atuais targaryen sofrer.

Lorde Brynden é orgulhoso e prepotente. No corpo de Bran Stark, poderia muito bem ter a audácia de achar que pode controlar qualquer animal.

Qualquer um.

Até mesmo um dragão?

O sangue Targaryen corre em suas veias. Mesmo passando para um corpo Stark, ele não deixará para traz a sua história, nem a sua origem.

Com um dragão sob seu domínio, Brynden poderia aterrorizar Westeros, e automaticamente a culpa recairia sobre a Mãe de Dragões. Uma oportunidade unica para jogar o povo contra os Targaryen. Dragoes descontrolados nao seria um ponto positivo para ajudar Daenerys a retomar o Trono de Ferro.

 Se levarmos em consideracao que todos personagens de Martin tem motivacoes proprias, e essas motivacoes sao sempre grandiosas, podemos considerar essa teoria.

Seria mais um problema para Daenerys se preocupar ao chegar em Westeros. Outra suposicao…

E vou ainda mais longe nas especulações…

Seráque Brynden, entao, nao se encaixa nas visoes de chamas de Moqorro?

—  O que vê nestas chamas?
— Dragões — disse Moqorro— Dragões antigos e jovens, verdadeiros e falsos, brilhantes e escuros. A Dança dos Dragões, Tyrion

Brynden é velho e a escuridão o acompanha. Seu sangue Targaryen faz dele um dragão

Nunca tema a escuridao, Bran. […] A escuridao sera seu manto, seu escudo, seu leite materno. A escuridao o tonrara forte. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III

A força Stark é superior

Existe um fato que Brynden não conhece. O jovem Stark nos mostra ser ainda mais poderoso que o próprio Corvo de três Olhos.

4

Bran já nos mostrou que conseguiu fazer coisas que Brynden considera impossível.

– Mas – disse Bran – ele ouviu-me.

– Ele ouviu um sussurro no vento, um restolhar entre as folhas. Não podes falar com ele, por mais que tentes. Eu sei. Eu tenho os meus próprios fantasmas, Bran. Um irmão que amei, um irmão que odiei, uma mulher que desejei. Através das árvores ainda os vejo, mas nunca nenhuma palavra minha lhes chegou aos ouvidos.

– Theon – pareceu sussurrar uma voz. Ergueu a cabeça num movimento brusco.

– Quem disse isso? – Nada conseguia ver além das árvores e do nevoeiro que as cobria. A voz fora ténue como o roçagar de folhas, fria como o ódio. Uma voz de deus, ou de fantasma. Quantos tinham morrido no dia em que tomara Winterfell? A Dança dos Dragões, Theon.

Podemos observar que Bran consegue falar pelas árvores. E Brynden acredita ser impossível.

Se Bran tem um poder tão grande, ele poderá rapidamente dominar a habilidade de acessar os represeiros para ver e ouvir o que quiser.

E quem sabe, quando Bran acessar as memórias dos represeiros não encontre informações sobre as reais intenções do Corvo de Sangue?

Sabemos que dominar um corpo humano é extremamente difícil.

Brynden provavelmente sabe disso. Minha ansiedade reside nesse fato.

O que será que Brynden fará para tomar o corpo quebrado de Bran?

Só saberemos daqui um ano.

 Agora é aguardar

É cedo demais para seguir com as especulações. Acredito que meu proximo post sobre Brynden será na serie de post “O que esperar de Um Sonho de Primavera“.

Tudo que sei é que esse será um núcleo muito interessante de seguir no proximo livro.

Aposto que os leitores serão recompensados ao acompanhar a longa viagem de Bran desde Winterfell até para lá da Muralha.

Não se esqueçam de clicar no ícone abaixo e curtir a página do blog no Facebook, e assim fique sabendo das novas atualizações!

Se preparem, pois logo logo teremos uma PROMOÇÃO muito boa! Publicarei as novidades na página na semana que vem.

banner fb

______________________________

Vocês viram a peça que a Peculiartes vendeu para um fã?

Um brasão Targaryen de 80 cm, 1,5mm de aço carbono, com pintura eletrostática…

Eu fiquei enlouquecido e estou para comprar o meu.

IMG_7845

E não é só isso… a loja Peculiartes vendem itens relacionados à vários filmes e livros, e itens de “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

226
Clique na imagem e seja redirecionado para a pagina e compre o seu

Conversando com o Thiago, um dos donos da Peculiartes, consegui um desconto para os leitores.

IMG_5921
Clique na imagem e seja redirecionado para a pagina e compre o seu

Leitores do Drunkwookieblog tem desconto?

Sim! Os leitores terão desconto de 5% (cinco por cento) na compra de QUALQUER item da loja.

Sem título

 Como ganhar o desconto?

Ao escolher o produto, deixe a palavra REDWEDDING nos comentários e aí é só esperar a confirmação do desconto pelos adm da página, e aí efetuar o pagamento!

_____________________________________

E para aqueles (assim como eu) que estão revendo as duas temporadas em paralelo, aproveitem a redução nos preços da livraria Cultura.

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

E para quem não tem nenhuma das temporadas, vale a pena compra o Box de Colecionador, com as duas temporadas!

80 comentários sobre “O que esperar de "Os Ventos do Inverno"? parte IX – Brynden

    1. Eu deixei em aberto esse ponto. Pq podemos ver Brynden dominando algum dragão da Daenerys, ou não.
      As possibilidades são varias. Brynden pode tb ter interesse no dragão da Muralha. Acho que só com o próximo livro, conseguiremos saber de o foco de Bryden é os dragoes de Daenerys, ou o si próprio Dragão. Um dragão de gelo. Branco como sua própria pele, e seu próprio estandarte.
      Optei por supor que ele quer os dragoes de Daenerys, pq os elementos sobre o Dragão de Gelo são poucos.

  1. Seria interessante o Bryndem revelando suas intenções ao Bran e depois tentando tomar seu corpo e para sua infelicidade descobrir que mesmo jovem, Brandom é muito mais poderoso que ele, e assim sua alma se esvairia..

    1. Ñ acho que o Brynden seja mal, nos contos sobre Egg as pessoas pensavam mal dele prq ele era bastardo e estranho, desde sempre essas coisas causavam preconceito, simples assim, as pessoas do reino tbm falam mal do Tyrion e nós sabemos como quase nada é verdade! ñ vejo razão para ele querer o corpo do bran, todos que ele já amou ou odiou ja estão mortos, ele é sabio demais pra querer se vingar de descendentes que nem sequer lhe conheceram… não, essa teoria ñ faz sentido pra mim…

      outra coisa, tb, não acho que o Bran seja mais poderoso que ele, o Brynden disse que já tentou falar com as pessoas que ele amou e nunca conseguiu que lhe ouvissem, pois claro, já estavam mortas, ele as viu nas memorias dos represeiros… o theon pode ter escutado, ou sentido, o sussuro do Bran porque ele ainda esta vivo, foi uma visão do presente, não do passado!

      1. Em Portugal saiu o primeiro conto inserido num livro de vários contos do GRRM. Foi lá que li pela primeira vez. Também saiu o primeiro em banda desenhada (quadrinhos, como vocês dizem no Brasil🙂 ). O segundo só saiu em banda desenhada, ainda não foi publicado em conto:-/

        Era possível enviares-me essa tradução também?

  2. Oi, Drunk….
    Vc definitivamente faz meus neurônios fervilharem… As pequenas tramas ganham uma importância gigante…. seus posts abrem tantas possibilidades…

    Eu tenho medo do Brynden! Sério! A história dele é misteriosa e obscura; tanto que se vc não tirasse as explicações de um outro livro do Martin, eu nunca saberia esses detalhes do passado dele, porque acho que isso não será abordado em ASOIAF, por falta de tempo.
    Mas tenho que concordar com vc que o autor tem um Modus Operandi em que cria o perfil de seus personagens com um propósito (um dos grandes) e daí vai criando o percurso, encaixando as partes, como numa grande teia.

    Fiquei em choque quando vc me fez parar pra pensar o que ele quer (quer mesmo…. pensando macro) Já sabemos que não foi o acaso que o levou até Bran, mas eu não tinha ido tão longe nos por ques…

    Com essa vida pregressa aí…. vingança se enquadra muito bem.

    Um cara que passou por tantas coisas, tantas experiências, e deteve tanto poder n

    1. Ai, que droga! deu tilt aqui e cortou o comentário…. continuando…

      (…) deteve tanto poder nas mãos, viu-se impotente diante das ações do reino. Tiraram-lhe o que mais lhe importava, talvez, e ele deve vir há muito tempo planejando este troco. E escolheu suas armas.

      Só que o Bran pode descobrir tudo isso antes de Brynden conseguir colocar em prática os seus atos finais. Como vc bem disse, ele terá acesso a todo tipo de informação pelos represeiros.

      E, nossa, ele sendo um bastardo Targaryen, se enquadra sim nas visões do Moqorro. Caramba.. pode ser…

      E pode ser que ele venha a atrapalhar o caminho daquela que hoje melhor representa a casa Targaryen. A mãe de Dragões.

      Meu, que loucura isso… mas fez bastante sentido.

      Não tenho a menor ideia de como seria essa briga pelo corpo/poderes do Bran.
      Mas sei que o Bran vai resistir…. (isso se o Martin permitir que um Stark tenha exito)
      Acho que será o Bran aquele que mais irá brigar pelo que considera justo e correto, mais que todos seus irmãos. Entendendo seus dons e seu destino, vai se desapegar dos valores humanos básicos, e vai lutarr por ideais maiores, no combate ao mal. Ou não, neh…. ou vai ser exatamente o contrário… Quantas dúvidas

      Mas vou tentar pensar e depois te conto por aqui… hahahah…😉

      1. Susi, este é o meu medo. pois li numa entrevista do GRRM q o final será “agridoce”. E aí tenho medo do bran ingressar o caminho da escuridão e lutar contra o Jon (!?) O Jon vence, mas mata/destroi o Bran, seu meio irmão. E todos q pegamos algum carinho pelo Bran (um dos meus personagens favoritos), ficaríamos um tanto tristes pelas suas escolhas e o seu final. Mas claro, espero q eu esteja errado. Abraços.

        1. Não é de se duvidar mesmo, André…. Eu sei, eu admito com muita tristeza que o Bran é um personagem muito sombrio e há chances dele seguir um caminho mais egoísta e ir contra o Jon numa batalha final. Seria bem chocante!
          Ainda mais pq pro Martin, o bem e o mal parecem ser coisas muito relativas, e as características humanas dos personagens são muito destacadas.
          Só que eu acho que o Bran cresceu meio isolado do convívio social e não teve muito contato com a cobiça e ambição que impera nos 7 reinos – Não que ele seja totalmente ingênuo – mas por isso, acho que há também muitas chances de ele se entregar aos ideais maiores do que ele considera justiça (aí que mora o perigo.. rsrsrsrr).

  3. Essa teoria faz muito sentido! E mais um que não confia no Brynden. Também não acho que ele está ajudando o Bran só porque ele é bonzinho. E acho também que Bran vai dar um jeito de chutar o pau e mandar o Brynden pro Além de vez. Não acredito que GRRM tenha investido páginas e mais páginas em um personagem para deixá-lo preso numa árvore forever.
    É o que você falou, Bran supera Brynden em muito.

    1. Mil anos depois cá estou eu devorando estas teorias… Mas o que tenho a responder aqui é que não consigo imaginar o mundo sem um vidente verde, então o Bran deveria, ao longo de sua vida, encontrar alguém para ensinar e substituí-lo quando morresse, porque é um poder incrível para morrer com o Bran. Também não sei se os Filhos da Floresta dependem de um vidente verde para viver, mas se sim, então infelizmente o Bran teria que ficar lá, ou retornar para lá depois da batalha. Logo temos que torcer pra Meera se apaixonar e aceitar morar com ele lá para que o “forever alone” não seja de fato real rs

  4. Nunca confiei nele, um cara com tanto poder não ter ajudado a impedir os caminhantes brancos não vai ajudar um menino a “voar” por nada em troca.Adoro ver que a trama tem perigos maiores e mais importantes que são deixados de lado pelo povo de Westeros, ninguém sabe, todos estão em perigo e esse cara e os caminhantes tem o poder de destruir tudo, não importa guerras internas.

  5. Temos que lembrar que Bran não é apenas um, ele e Verão são um conjunto. Além dele ser mais poderoso que Brynden ele ainda tem o lobo pra lutar física e mentalmente por ele.

    Muito condizentes suas teorias, GRRM sempre nos mostra informações sutis antes de mostrar o fato, basta prestarmos atenção.

  6. Interessante, mas se Brynden queria um novo corpo porque só procurar entre os Starks? Você pode alegar o fato do Bran possuir sangue Stark, mas o próprio Brynden possui sangue Blackwood, porque então não procurar o seu novo corpo também entre os Blackwoods? Ou até entre outros Westerosi??

    O fato dele ter enviado os 6 lobos mostra que ele estava querendo “atrair” um dos 6 Starks. Eu acho que o Brynden está treinando o Bran para ajudar os “White Walkers”, e assim se vingar de toda a Westeros. O próprio Martin deixou subentendido, em uma entrevista, que poderia haver uma relação entre os Filhos da Floresta e Os Outros:

    “P: Há uma relação mais estreita entre as Crianças da Floresta e os Outros?
    GRRM: Poderia, poderia haver. É um tema a ser desenvolvido ao longo da história. Por enquanto não posso dizer mais que isso.”

    Fora a visão da Melisandre no ADwD: “Um rosto tomou forma dentro da lareira. Stannis?, pensou, só por um momento… mas não, aquelas não eram as suas feições. Um rosto de madeira, de um branco de cadáver. Seria aquele o inimigo? Um milhar de olhos vermelhos flutuaram nas chamas que se erguiam. Ele está a ver-me. A seu lado, um rapaz com uma cara de lobo atirou a cabeça para trás e uivou.”

    Essa última passagem é claramente Bran e Brynden Rivers. Eu acho que alguém que está para morrer não procuraria seu novo hospedeiro apenas entre 6 crianças Starks, mas sim em outras famílias, como os Blackwoods. por exemplo.

    Sobre o Bran ter o poder de conversar com as pessoas, estando dentro do represeiro, não acho que seja talento exclusivo do Bran. Não sabemos ainda a intenção de Brynden, e se ele mentiu ao Bran, dizendo que não poderia fazê-lo, para controlar os poderes do garoto? Sem falar que o poder de conversar com as pessoas através da árvore represeiro não se limita ao Vidente Verde, mas também ao seu interlocutor. Ned não conseguiu escutar Bran, o próprio Bran do livro 2 não conseguiu se escutar, mas Theon (ADwD) e Jon (ACoK) conseguiram. Significa que ambos possuem essa capacidade.

  7. Estou relendo os livros também! Acabei de ler um trecho em a fúria dos reis:

    “Osha -Bran perguntou enquanto atravessavam o pátio. – você conhece o caminho para o norte? Até a muralha e… E mesmo para além dela?
    -O caminho é simples. Procure o Dragão de Gelo e siga a estrela azul no olho do cavaleiro”
    Talvez sua teoria tenha algum fundamento! Muito interessante essa teoria sobre o Bryden Rivers!

  8. Só para confirmar se eu entendi direito.. então o Varamyr, quando percebeu a sua morte inevitável passou para o corpo do seu lobo ( mas também poderia ter passado para outro corpo, mas seria mais difícil ) e seguiu com uma vida de lobo, mas não poderia mais usar os poderes de troca-peles por essa ser uma habilidade do seu corpo original?

  9. Rapaz….que teoria! Confesso que tive uma intuição nada boa em relação às reais intenções do Bryden com Bran. Mas, até aí eu imaginava que ele queria que Bran assumisse a liderança dos filhos da floresta, tendo em vista a morte inexorável (imaginar Bran preso às raízes das árvores me causava tristeza). Quanta ingenuidade. É perfeitamente coerente, partindo do pressuposto da natureza humana dos personagens, que as reais intenções de Brynden sejam nada altruístas ou valorosas.
    Pode nascer dai um embate emocionante.

  10. Caro Drunk, no terceiro conto de Dunk e Egg, o Brynden tem participação efetiva na história (ele está na história). Acho que mudaria um pouco a sua perspectiva sobre esse personagem ou acrescentaria.
    Por ele esperar um Stark e estar no primeiro sonho do Bran, acho que reforça a sua teoria sobre Brandon o Construtor, que ele foi um warg e um vidente verde. E lendo a teoria do Brynden, acredito que ele quer dominar o dragão branco, pois ele já espera a “queda da muralha”. Mas não ainda não consigo ver o seu rancor com os Targaryen para ele voltar. Mas ele como Bran, simplesmente seria o herdeiro do Norte e Lorde de Winterfell. Por tudo que ele passo, ele teria um poder forte nos jogos dos tronos e pelo seus conhecimento, conseguiria lutar com os Outros melhor do que qualquer outro. Novamente ele teria glória e respeito no reino.
    Abr.

  11. Cara, não consigo imaginar que um ser que têm uma vata sabedoria se preocuparia com ninharias de sua vida antes de ser tornar um vidente verde (como vingança)! Ele tem acessoa a seculos e seculos de informações. Com certeza ele conhece bem o mau que vem do Norte e combater o este mau é a maior preocupação de Brynden,

  12. @Thiago
    Como diria o célebre Dr. House: “Everybody lies” e “People don’t change”.
    Pessoas serão sempre pessoas, e por natureza são mesquinhas e egoístas, algumas degeneram e se tornam boas🙂

    1. Ai, as sábias palavras de Dr. House…😀 Aliás, se ele estivesse em Westeros todo mundo estava ferrado, porque ele ia descobrir cada um das mentiras (Dany está demorando muito…;))

  13. Eu não concordo com essa teoria. Acho que Bryden não tem esse ódio todo pelos Targaryen, e como Martin adora mostrar, homens nobres são odiados pelos “jogadores dos tronos”. E os verdadeiros inimigos dos sete reinos são os caminhantes brancos, quem sabe ele não viu essa verdade e quer realmente preparar Bran para a guerra, já que ele sabe o real poder dele.

    1. Tharcio se fosse para os personagens serem bonzinhos e altruístas esse livros seriam da Disney. Nem com C.S Lewis eles são tão bonzinhos assim, nem Aslam… Pode ser que Brynden não tenha ódio pelos Targaryen mas que ele não faz nada pelo amor à vida ele não faz mesmo…

      1. Mas nem por isso todos os personagens devem ser horriveis. Veja o Ned por exemplo. E não se trata de autruismo, se trata do que vale mais a pena: tentar uma retomada de poder ou lutar contra um inimigo em comum que quer simplesmente destruir TUDO.

        1. @Tharcio
          Veja a situação dele: já está morrendo mesmo, com ou sem os outros; está diante de um warg mais poderoso que ele, mas ainda inocente e crédulo(que disse que o conhecia desde o primeiro sonho e que por causa disso acho que o podia ter alertado e ajudado a não cair, mas não o fez pois precisava que ele não fosse para KingsLanding) que olha para Brynden como um mestre; Brynden pode não querer a vitória dos outros (acredito nisso) mas não quer apenas ajudar Bran, ele quer mais quer ser Bran.
          Ned era honrado e não bonzinho… iria colocar o reino em guerra apenas para satisfazer um conceito inflexível de honra. Dizem que Stanis é ferro que se quebra antes de dobrar, mas Ned é pior por sua honra teve um casamento com um espinho (Jon), por sua honra criou um garoto foi alvo de ódio todos os dias de sua vida, por sua honra ele deixou que o garoto, sim apenas um garoto, fosse para um dos lugares mais cruéis de toda terra, por sua honra morreu e deixou TODA, TODA sua família em perigo e desamparada (pois se tivesse denunciado Cersei a Robert não teria morrido nem falhado com os seus).

  14. A última coisa que vemos de Bran no livro 5 é a sua visão através do represeiro. Parece uma narrativa de traz pra frente da história de Winterfell mas ele fica muito assustado com o sacrificio (a mulher de cabelo branco e o homem barbudo). Poderia ser a garganta de Jojen ou Theon sendo cortada ali?

  15. Ola, Primeiro contato. Suas previsões são muito boas, justificadas e com base nos livros. Mas acho que esta deixando muito de lado os outros caminhantes brancos e tals nas previsões . Ventos do Inverno tambem devera expor o outro deus, do escuro, ja que nos ultimos tres livros mostrou o deus do fogo. GRR Martin usa muito das historias da Europa e antiga União Sovietica em seus livros, e as duas maiores guerras nestes territorios mudaram drasticamente seus rumos no inverno, por teimosia e luxuria, exemplo de Napoleão e Hitler. Ele ja mostrou que pelo menos o exercito de Daenerys, ganharão navios no proximo ivro…o que aconteceria com um exercito enorme quase pelado e faminto chegasse procurando guerra em um forte inverno com as terras devastadas (o que ele faz menção de ser um forte inverno pelo longo verão)…. Agora pense se por um acaso acontece uma guerra no principal portão da muralha e este fica aberto, e por um acaso os brancos passam pela muralha…com um baita exercito morto no gelo esperando ao sul….Acho que as previsões não serãp quais familias ficaram com o reinado…Mas os sobreviventes ficarão do mesmo lado contra os brancos…fica mais bonito e glorioso se poucos ganharem de muitos, e não ao contrario.
    espero te dar mais algumas duvidas para suas otimas previsões…pois esperar estes livros sera dificil.

  16. Encontrei um facto interessante, provavelmente ja alguem o notou em antes mas mesmo assim, a mãe do Lorde Brynden, era uma Blackwood. O escudo dos Blackwood é um plano vermelho, com uma arvore-coração ao centro e alguns corvos negros em volta… Facto aleatório ou detalhe minucioso de GRRM?

  17. Olá! Eu adoro o seu blog, e suas teorias, minuciosamente construídas e bem pesquisadas. Agora, sobre Bryden Rivers, eu tenho que discordar de você. Eu acho que ele foi um homem leal aos Targaryens e sofreu inúmeros preconceitos, por ser albino, esquisito e bastardo. Nos contos de Dunk e Egg sempre falam mal dele, lembrando da sua condição de bastardo, e nós sabemos como o George gosta de Cripples, Bastards, and Broken Things, sempre utilizando esse juízo para fazer uma má impressão.
    Eu acredito que Brynden Rivers está é muito preocupado com a guerra com os outros, e quer ajudar no que ele puder, porque ele sabe que é isso que importa, no final. Ainda, acho que ele entra no corvo de Mormont e ajuda Jon, como na sua escolha pra lorde comandante, ou quando o corvo estava em cima do contrato com o banco de Braavos e parecia que lia. Também acho que foi Brynden que fez o Ghost encontrar no punho dos primeiros homens as obsidianas, porque o corvo escutou que Mormont planejava usar o lugar e não deve ter sido nada difícil para o Coldhands colocar elas em um local fácil para o Ghost achar. Assim, Brynden deu a Jon as armas que ele precisa para lutar com os outros.
    E o principal, o corvo chamou Jon de rei, mas de uma vez nos livros. Ele sabe que Jon é filho de Raeghar e Lyanna, e mais, eu acredito que eles tenham se casado, uma vez que alguns Targaryens faziam bigamia e Brynden sabe. Então ele está ajudando o Príncipe que foi prometido, o herdeiro Targaryen a fazer o que foi previsto, derrotar os outros. Ele se mantém fiel a sua causa e ainda ajuda derrotar os outros, que é sua missão principal. Enfim, posso ta viajando muito, mas eu acredito nessa teoria. Abraços.

    1. Concordo com vc! o Brynden sempre sofreu muito preconceito por ser bastardo e albino, ser estanho não é ser mal!!! eu sempre achei ele um personagem fascinante mesmo com os poucos detalhes de sua historia que já li.

  18. Fantástico o trabalho desenvolvido aqui neste blog, deixo aqui os meus parabéns, embora eu não comente muito, acompanho diariamente para ver se tem uma nova “teroria/post”.

    Concordo com a Luana, creio que na boa índole do Corvo de sangue, mas vamos debatendo, nada pode ser descartado.

    Estou mais ansisoso pelo “Ventos do Inverno” do que pela 4º temporada.

    Abraço, ao criador do blog e a todos que aqui participam.

  19. A teoria faz muito sentido. Inclusive, no capitulo de Varamyr, ele mata duas vezes seu professor. Varamyr foi o maior troca peles vivo, ou assim se pensava. Será que seu mestre tentou tomar seu corpo? E o capitulo de Varamyr seria uma dica sobre o futuro de Bran?

    Outra questão, controlando Bran, Brynder poderia voltar para o sul e ser senhor de Winterfell e, quem sabe, rei no norte. Mais até do que isso, controlando o dragão de gelo, ele poderia vencer os dragões de fogo e ser rei de toda Westeros, o que deve ser o seu desejo original e motivo para para ter ido parar numa cela negra.

    Outra coisa, a visão dos sacerdotes do Deus Vermelho podem ter conexão com os videntes verdes. As chamas mostram passado, presente e futuro. O mesmo que os videntes verdes conseguem ver quando deslizam para dentro dos represeiros. Mas, o que alimentam as fogueiras, senão árvores? Isso também explicaria porque as visões no fogo não são perfeitas, enquanto os videntes verdes fazem previsões com clareza.

    Só me fica a dúvida se isso iria ao ou de encontro com as intenções de Mindinho.

  20. Olá, Drunk! Acabei de ler A Dança dos Dragões nesta semana e, depois de quase uma ano com As Crônicas fazendo parte do meu cotidiano, veio aquele pensamento: “pô, acabou! Não vou mais ler nada sobre essa fascinante estória até Os Ventos de Inverno”. Então passei a olhar as teorias sobre Os Ventos de Inverno que circulavam na Internet e encontrei o seu blog. Muito bom, cara. Parabéns! Todas as suas teorias são interessantíssimas e plenamente válidas, apesar de algumas não terem um embasamento muito sólido, o que é normal. A sua teoria do dragão de gelo e do Jon como Azor Ahai, por exemplo, são ótimas! Continue postando! Valeu.

  21. Ele quer o corpo de Jon Snow … Sabe que Jon é o herdeiro do Trono de Ferro e Bryndenr Rivers sempre quis governar os sete reinos. A sacerdotisa vermelha viu um homem com cara de represeiro e um rapaz com cabeça de lobo. Temos de nos lembrar que a Espada Blackfire de Aegon I foi vista pela ultima vez na muralha quando Rivers era Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Essa Espada foi forjada no fogo valiriano e pode ser a dita luminifera uma vez espetado em Melisandre. Bem a teoria talvez aconteça agora nos ventos do inverno, quando o corpo de Jon se recupera, Bryndenr Rivers através do corvo do velho urso warg para o corpo de Jon Snow e este antes de perder os sentidos warg para Fantasma. E quando vir o seu corpo a andar por si mesmo e a pensar e agir de forma diferente vai tentar lutar pelo seu próprio corpo e nao conseguir. So que Jon para mim é mais poderoso que Bran Stark, irá aprender a warguear e Bran Stark irá ajuda-lo atraves das visoes de lobo a warguear para seres humanos como fez com Hodor, so que o corpo que terá de lutar será o de Jon (o seu). Concluindo: Jon se depara com Rivers (bastardo targareyn) e com o lado bom (Bran) que lhe ensina a domar a pericia de Warguear humanos e animais. Quando Jon recuperar o seu corpo, Rivers perderá a identidade mas deixa residuos de memoria absorvida em vida e no cativeiro dos represeiros (toda a sabedoria do vidente verde acumulada ao longo dos anos). E descobrirá por si próprio quem é, quem foi a sua mãe (Lynna Stark e Rhaegar Targareny) e onde está Bran Stark, que supostamente tem a sua Espada Ancestral (Blackfire) e irá ao seu encontro. Traz Bran e entrega-o a Melisandre que o cure para Bran voltar a andar. E tudo acontecerá como nas profecias (Azor Ahai Renascido – o principe prometido) irá à procura dos filhos da floresta ( encontra o maos-frias que supostamente é o tio Ben Stark, deve matá-lo por misericordia ou trazé-lo) traz Bran e todos os filhos da floresta ainda vivos para a muralha, imortaliza o elo entre estes, os gigantes e os filhos da floresta e sabe da existência dum Dragão de Gelo. O animal que fez a muralha! E aonde é que os Outros arranjaram um Dragão de Gelo? Sabe-se que os dragões sao originários da valiria e quem sabe se houve um Dragão Gigante Ancestral que viajou para Norte e lá morreu? E se morreu esse dragão pode ser ressuscitado pelos caminhantes brancos? E como se sabe os caminhantes brancos odeiam fogo, logo transformam o fogo inalado em gelo como arma (ventos de inverno que congelam tudo o que é quente), olha, parece-me que tudo combina. E se o Dragão está dentro da Muralha (desconfio que no castelo de fortenoite) é porque o Stark (Brandon, o Construtor) não conseguiu controlá-lo, só domá-lo. Jon é diferente, ele é filho do gelo e do fogo tal como o Dragão de Gelo, pode ser domado por um Warg poderoso (Bran) mas só pode ser controlado por um Targareny com o mesmo poder de Warg (Jon Stark Targareny). Outro quesito que é relevante (Jon tem mais de Stark que os outros irmãos, e a mãe dele se for Lynna Stark, tinha sangue de lobo e era uma guerreira, mais Stark do que Lord Eddard Stark e Ben Stark. O lema dos Starks é que o Inverno está chegando e se com isso significar o Dragão de Gelo e os ventos geleados que emane sobre o reino dos homens? Eu acho que Brynder Rivers despertará o Dragão de Gelo e lançará o ataque ao sul para vingar-se do seu passado. Só que só vai chegar a despertar o Dragão e este ruirá a muralha deixando caminho aberto aos caminhantes brancos e o exercito dos mortos. Jon terá de ir buscar Bran depois de retomar o seu corpo e levá-lo para a muralha, lá ele recupera as pernas de novo (Melisandre) e leva-lhe armamento (obsidiana) para combater os outros. A sacerdotisa será a Nissa Nissa de Jon através do sacrificio e parte em busca dos Outros e pelo caminho encontra o Dragão de Gelo , domina-o e controla-o, e parte para pedra do Dragão para despertar outros dois dragões de fogo ( o dragão tem tres cabeças ) e por falta de armas adequadas os dragões serão a unica chance entre os reinos dos homens. Dannerys auxiliará Jon mas antes será a salvadora de Westeros (quando a maior parte das casas procurar refugio contra aos outros em Essos) Ela será lá Rainha e protege-los-à. Quando vir que existe um homem a exterminar o exercito com fogo e gelo pega em seus 3 Dragoes (Aegon e Tyrion) e voa a westeros para o combate. E no fim disto apaixona-se por Jon!

  22. A minha teoria reside só à volta de 3 personagens (Jon, Bran e Dan), obvio que isto deverá acontecer no proximo livro e no ultimo livro. O Dragão de Gelo será atraido pelo calor como qualquer servo mas sem comando, pois Rivers desvanece na consciencia de Jon. Podia acreditar que Dan perderá um Dragão (Aegon) no combate de Dragões (Se a descrição do Dragão de Gelo for verdade, este é mais poderoso que qualquer outro Dragão de Fogo, primeiro porque acredito que foi um Dragão Gigante Ancestral (logo maior e com mais poder de fogo que foi transformado em gelo na sua morte pelos Caminhantes Brancos dobrando a sua vontade) e porque a estação em si já é o Inverno, tornando-o mais poderoso. Dan ao ver que não consegue vencer esse Dragão volta a refugiar-se de novo em Essos com a esperança que o Inverno recue ou acabe, só que este Inverno é longo e o Dragão de Gelo domina o ar, a terra e o mar congelando tudo à sua passagem. Só Jon pode dobrar a sua vontade com a ajuda de Bran Stark. Quanto às outras personagens (Arya e Rickon) bem creio que vão dançar de novo sozinhos, sobrevivendo e sobrevivendo com os seus lobos gigantes. Rickon terá impacto nos ventos de inverno pois reagrupará o Norte através de Porto Branco, Stannis conquista o trono de ferro com a ajuda do Norte, logo o Norte estará sem guarnição mais suscetivel ao avanço dos caminhantes brancos matando quem lá ficou e afugentando quem pode para sul, Stannis morre com fogo de dragão. E Dann submete todos os nortenhos e sulistas afim de a reconhecerem como Rainha de Westeros, e senao for verdade o que se diz de Aegon em ser um Blackfire, e sim um Targaryen, eles casam-se para solidificar a sua casa. Só que ao ouvirem a invasão de mortos a norte de Westeros. Todos os homens capazes para combate de todas as casa (que serão bem poucos por causa da guerra dos 7reis) vão a seu encontro e as armas que usam de nada lhes servem so para cortar carne morta que nao para o avanço nem detem os caminhantes brancos. Só os dragões de Dann parecem ter efeito mas só quando enfrenta o Dragao de Gelo que elimina um Dragão e ela ve todo o seu exercito congelar em segundos recuando para sul só com Tyrion e seu dragao e ela e dragon. Todas as casas de Westeros dizimadas e um reino perdido. Arya vai para winterfell e reencontra os irmaos nas criptas dos Starks.

    1. Creio que sua teoria tenha bastante verdades, mas então se o dragão de gelo é mais forte o gelo vai vencer sobre o fogo e todos vão morrer congelados? termina ae sua teoria que ficou boa.Acho que Tyrion vai montar o dragão verde(só especulação).

  23. Não se engane, é o Senhor Rivers que nos governa, com suas magias e espiões. Não há ninguém para se opor a ele. Apenas príncipe Maekar em Solarestival, poderia fazer alguma coisa, mas continua enfermo e sendo um idiota. Príncipe Rhaegal é tão manso como é louvo, e seus filhos estão… Bem, ainda são crianças. Amigos e protegidos do Senhor Rivers. Todos que rodeiam Sua Graça, desde os cargos de vigias dos portões até os homens que sentam no pequeno conselho do rei, são cachorrinhos da Mão. E este novo Grande Meistre é tão mergulhado na feitiçaria como o próprio Senhor Rivers. Os Contos de Dunk e Egg – A Espada Juramentada
    O final dessa passagem se refere claramente ao pycelle, e da a entender que ele é uma criatura do brynden, o que daria sentido ao fato do pycelle ter traido os targaryen, mas não por ser criatura dos lannisters. Sempre achei ele um personagem intrigante, ainda mais pelas cenas na série em que ele por um curto intervalo de tempo se mostra bem jovial.

  24. Eu estava relendo o capítulo em que Bran vê seu pai limpando Gelo e Bryden lhe diz que ele poderá ver qualquer momento de qualquer época. Já que todas as testemunhas do nascimento de Jon estão mortas, imagina que louco se Bran visse esse momento e, enfim Martin nos revelasse quem são os pais de Lord Snow.

  25. Primeiramente eu gostaria de te dar parabéns pelos seus posts, hipóteses e toda essa pesquisa que você faz para embasar suas teorias! Gostaria de levantar um ponto a respeito do personagem de Brynden Rivers.
    Em Dança dos Dragões, Melisandre diz que só existem dois deuses, R’Hlor e o outro, este ligado às sombras etc. Durante o treinamento de Bran, diversas vezes Brynden diz que as trevas são aliadas de Bran e que este deve se alia a elas. Será que Brynden não é um instrumento do outro deus? Um inimigo de R’Hlor! Ainda neste mesma linha, existe o Deus das Mil Faces, este representado pelas faces mais sinistras das religiões do mundo das crônicas de gelo e fogo, todas ligadas às sombras e à morte. Será que este deus também é um inimigo de R’Hlor? Agora, se Arya, que é um Warg está sendo treinada para servir ao deus das mil faces e se Bran também está sendo treinado a servir (imagino eu) o Outro deus, será que teremos um embate entre os Starks (wargs) com dragões de gelo vs os Targeryen com dragões de fogo e apoiados por R’Hlor?

  26. Continuo concordando com tudo. Brynden não é de confiança, e depois de tudo que é relatado em Dunk & Egg, fica óbvio que ele não é o que aparenta. Também acho que vai chegar uma hora que Bran vai dar uma rasteira nele e se livrar de sua influência. Uma coisa que Bran não faz muito bem é obedecer. E mesmo que seja do interesse dele, ele não tem o temperamento que quem obedece sem questionar. Ele faz isso toda hora com Maester Luwyn.
    Agora, o que me chamou atenção é o detalhe da descrição dele: branco e com olhos vermelhos. Primeira coisa que me veio na cabeça foi Ghost. E olha só, o Ghost foi o último a ser encontrado, estava amis afastado. Será que Brynden não tem ligação com isso também? É um detalhezinho, mas GRRM dá muita importância para as cores, como por exemplo no caso dos dragões de Dany.
    Sei lá, uma coisa para se pensar.

  27. Com certeza Brynden não é de confiança…. Um detalhe que me chamou atenção foi o fato de que, em A Guerra dos Tronos, ele não querer que Bran se lembre de Jaime: “Isso, não, guinchou para Bran. Esquece, não precisa disso agora, ponha-o de lado, faça-o desaparecer. Pousou no ombro de Bran, deu-lhe bicadas, e o brilhante rosto dourado desapareceu.”

    Algum motivo tem aí….

  28. Não acho que o Brynden seja mal, nos contos sobre Egg as pessoas pensavam mal dele prq ele era bastardo e estranho, desde sempre essas coisas causavam preconceito, simples assim, as pessoas do reino tbm falam mal do Tyrion e nós sabemos como quase nada é verdade! ñ vejo razão para ele querer o corpo do bran, todos que ele já amou ou odiou ja estão mortos, ele é sabio demais pra querer se vingar de descendentes que nem sequer lhe conheceram… não, essa teoria ñ faz sentido pra mim…

    outra coisa, tb, não acho que o Bran seja mais poderoso que ele, o Brynden disse que já tentou falar com as pessoas que ele amou e nunca conseguiu que lhe ouvissem, pois claro, já estavam mortas, ele as viu nas memorias dos represeiros… o theon pode ter escutado, ou sentido, o sussuro do Bran porque ele ainda esta vivo, foi uma visão do presente, não do passado!

  29. Tem uma passagem no primeiro capítulo da Melisandre em que ela pensa ter visto a sombra do “Outro” nas chamas. Mas ela conclui que não seria ele, e sim, viu “um homem endurecido como madeira e um garoto com rosto de lobo”. Ela disse que provavelmente seriam os “campeões” do inimigo, assim como Stannis eh o do deus vermelho.
    Será que o corvo de três olhos quer usar os Outros pra sua vingança? Será que eram eles que a Melisandre viu?

  30. Corvo de Sangue é um ser ganancioso isso é fato, quanto a tomar o corpo de Bran, isso faz muito sentido, acredito que isso irá acontecer, mas quanto a usar os dragões contra Daenerys, acho que não, pelo contrário, Brynden tem sede de viver e ser conhecido como poderoso, acho que ele tentará se unir com a Quebra-Correntes, a Não-Queimada, e tentará deslizar para as peles dos dragões, e dominar todo Westeros e continuar sua liderança que foi interompida quando foi preso, acho que esse é o seu plano, a parte em que ele fala “embora a hora seja tardia” acho que ele se refere a sua saúde, e o fato de os dragões estarem crescendo rápido demais e se tornando cada vez mas selvagens, e quanto mas o tempo passa mais difícil será domá-los!

  31. Quando eu li A Dança dos Dragões antes de ler os contos de Dunk e Egg, não tive duvidas de que o corvo de três olhos queria treinar o Bran por ter visto algum papel importante pra ele em seus sonhos e vê-lo como um substituto para o seu “cargo” de corvo de três olhos após sua morte. Porem, após descobrir que o corvo de três olhos é o corvo de sangue, já não sei muito o que supor. Sua teoria faria, sim, muito sentido, não há duvidas, mas acho um tanto difícil de acreditar que Bryden Rivers simplesmente queira treinar Bran para usa-lo como um receptáculo para si próprio. Foram quatro livros em sete apenas para cruzar a muralha. É estranho pensar que um personagem que gerou tanto suspense e curiosidade nos fãs, virá a aparecer, para em pouco tempo mostrar-se um “traidor” e em seguida ser derrotado (afinal, não resta duvidas que Bran é superior a ele). Penso muito sobre o papel que ambos tem a desempenhar na série. Bran acredito que será a chave para descobrir o segredo de Eddard, e, possivelmente, controlar algum dragão (Acredito na sua ideia do dragão sob a Muralha). Mas Bryden……….. Bryden realmente é difícil de prever. Ele mostrou-se um personagem muito ganancioso e inteligente nos contos de Dunk e Egg, porém não parecia tanto contrario aos Targaryen ou buscando uma vingança tão elaborada como eu entendi ser abordada na teoria. Afinal, ele se posicionou contra o dragão negro em ambas as rebeliões e afirmou que Egg seria o verdadeiro Dragão no final de O Cavaleiro Misterioso, e ele sabia a verdade dessa afirmação, pois era um vidente verde. Logo, porque remoer tantos sentimentos contra os targaryens? Sinceramente, não sei. Até agora, sua teoria foi a melhor opinião que eu já vi sobre esse assunto. Seu texto foi muito bem trabalhado e está me levando a ponderar muito sobre minhas proprias ideias… Incrivel! O simples fato de eu estar escrevendo tanto aqui é porque sua teoria me animou muito, foi quase uma descarga de adrenalina. Hahahaha…. Parabéns!
    obs: Eu gosto muito de trabalhar possíveis acontecimentos envolvendo o núcleo de “Aegon”, Varys e Illrio. Estou ansioso para alguma teoria sua sobre isso para eu confrontar ideias e concretiza-las melhor.

  32. Nao, brynden nao fez tudo isso pra jogar a culpa pra dany … voce esqueceu de citar a Longa Noite, os Outros, o controle q ele poderia ter sobre eles, talvez ele queira dar passagem pra eles pro Sul, ser o novo rei da Noite, algo do tipo…qndo as Criaturas q atacaram o Bran n conseguiram entrar na gruta é pq talvez tenha um motivo especial, ja parou pra pensar nisso? poderia ter sido uma encenação pro Bran confiar nele, ele e Coldhands sao ‘amigos’, alguns ate acreditam q Coldhands pode ter uma ligação com Rei da Noite, ou seja, o objetivo é muito grande!!!! Vai alem de matar 1 targaryen q restou , imagine, depois de tudo q Dany passou ela poderia estar morta, Brynden vem atraindo Bran desde sua queda, muito antes de Dany ter dragoes, de Dany liderar exercito, muito antes de Dany querer tomar o Trono de Ferro pra ela, o objetivo do Brynden é muitoooo anterior a estes fatos, lembre do sonho do Bran no 1º livro qndo ele voou…. de todos os objetivos possiveis este de jogar a culpa na Dany foi o mais fraco q alguem poderia pensar , agora sabendo dos dragoes, ele pode querer-los p/ pra tacar fogo em tudo e todos , mas fazer isso pra culpar a Daenerys por favor, é uma suposição fraquissima… Alem disso se nao leu o 3º conto de Dunk & Egg leia, pois la alem dele ser muito citado é bem possivel q ele estivesse presente boa parte do tempo e poucos notaram, ele poderia estar usando uma magia do tipo que Melisandre usou ou algo parecido com a tecnica dos Homens sem rosto, ademais, ele pode ser ‘bonzinho’ e estas coisas que falam sobre ele é so fofoca do povo q n tem o q fazer, de um modo ou de outro sua ligaçao está com os Outros, Longa Noite, Muralha, Guerra pela Alvorada, é isso

  33. Eu não acho que ele nutre raiva e ódio dos targaryen pois talvez ele tenha planejado a própria prisão para poder ir para a muralha,ele tem interesse para lá da muralha creio eu.Mas posso estar errado.

  34. Os detalhes que você colocou foram bem argumentados, mas se realmente o corvo de três olhos for um ser maligno, também devemos considerar que os filhos da floresta também são, o que para mim, deixaria o enredo bem confuso, pois sabemos da ligação de paz e convivência entre os primeiros homens (da qual descende a casa Stark) e os filhos da floresta. ele pode muito bem estar enganando a todos, mas um vidente verde não seria capaz de ver o futuro? como ele enganaria Bran dessa forma? vale também a argumentação dos comentários anteriores, pois se ele tem toda a sabedoria dos represeiros, como pode alimentar ainda a mesquinhez dos sentimentos humanos? ele também não foi da patrulha da noite e isso não seria um bom motivo para ele estar lutando contra os outros? sabendo que o inverno que está por vir deve ser o mais severo dos últimos tempos e que a força dos outros esta ligada ao frio, ele deve imaginar que o poder do mal também estará em seu ápice e por isso precisa de um sucessor dado seu estado terminal e por isso, treinar Bran como substituto seria uma excelente vantagem a favor dos homens na guerra contra os outros (além, lógico, de podermos conhecer toda a antiga história de westeros como já foi citada em sua teoria). No entanto, a figura de Brynden é realmente sinistra e sabemos que Martin é imprevisível .

  35. Concordo plenamente com a tese do Valdir sobre Lorde Brynden, em nenhuma das sitações sobre Brynden ele aparenta ganancia e o conhecimento para la da muralha e a sabedoria de ser tão velho pode ser outro embasamento para provar que ele estaja ajundando…. talvez por ter visto o passo, quando os caminhantes brancos invadiram o reino ou o futuro.

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s