29 comentários sobre “Os Wargs e Troca-Peles de “As Crônicas de Gelo e Fogo”

  1. Muito bacana o post….. to louca pelo próximo sobre o Bryden Rivers, tb….
    mas, me ocorreu uma idéia meio maluca: e se os Outros forem controlados da mesma forma? E se eles forem controlados pelo povo da floresta para retomar o mundo para si?
    Sei lá se viajei….. haha, mas, esse pensamento tem me ocorrido bastante ultimamente

  2. eu acredito na teoria que fala que jon e filho de rhaegar e lyanna, então ja pensou se o jon conseguisse trocar de peles com um dragão? seria muito legal

  3. Oi Drunk!

    Ótimo post! Esclareceu muita coisa. Ai, meus deuses, tenho tanta coisa pra comentar…vamos lá. E provavelmente darei spoilers, então se quiser editar, beleza.
    Acredito que Robb morreu na hora que negou Vento Cinzento, como acho que já falei por aqui. Na hora que ele fala pra mãe dele que não é lobo, pra mim foi ali que ele cavou a sepultura. Einteressante você colocar que os lobos sentem o que os donos sentem, mas Robb não está nem aí para o fato de Vento Cinzento detestar a família da esposa dele. Não tinha pensado nisso até agora, apesar de VC pressentir o perigo iminente no RW.
    E outra coisa que me chamou atenção agora foi essa última fala que você colocou da Catelyn, dizendo que há um lobo para cada uma das crianças Stark. Bom, mas foram encontrados 6 lobos, Jon ficando com Ghost. Bom, daí dá pra entender que Jon é Stark sim, ainda que bastardo. Eu acredito que ele seja filho de Lyanna e Rhaegar, e os Targaryens sõ outra família com forte magia, por assim dizer e falta de outra palavra. Então, ele é sim muito poderoso, só não sabe disso ainda. Mas eu acho que logo ele mostra isso (não quero dar mais spoilers).
    E falando nele, acho que ele resistiu ao dom no começo, mas em grau bem menor que Robb, e acho que mais para o final, quando ele se dá conta de que sentiu o cheiro de Borroq antes, ele já aceita melhor, se ainda não entende. Pelo menos foi a impressão que eu tive. E acho que Ghost vai ter papel muito importante salvando Jon, você sabe quando (de novo, tentando evitar spoilers). E falando nisso, acho que é bem óbvio quem leva a melhor na batalha pelo Ghost. E finalizando sobre ele, e retomando o que eu disse sobre ele ser m eio Targaryen, acho que ele é uma das cabeças do dragão.
    Quanto a Bran, concordo, ele é o que tem o dom mais desenvolvido, asm porque teve alguém que o ensinasse. Arya e Jon não tem ninguém. Mel não conta, porque além de Jon desconfiar dela, ela tem uma agenda própria, que eu ainda quero descobrir. E acho que quem ama a Meera é o Bran mesmo, acho que aquele pensamento foi de Bran, e não de Hodor. O que não significa que o grandão não possa sentir algo pela garota.
    Também acho legal sobre os corvos, e acrescento que tem algo de muito estranho com o corvo do Mormont. E acho interessante que o corvo, por livre vontade, escolheu ficar com Jon. Também não tinha pensado nisso até escrever.
    E lembro que Sansa começou a se comportar de forma estranha e a mentir justamente quando perdeu Lady. Bran coloca isso de forma muito simples: ela perdeu seu lobo.
    Bom, acho que é isso.

    Beijos!

    natrilhadoslivros.blogspot.com (só pra diferenciar da outra Fernanda que comenta ;D)

  4. Gostei do post. As Crônicas de Gelo e Fogo têm tanta história, detalhes e informações no meio de centenas de páginas que fica dificil você organizar tudo na sua mente, a nao ser que vc recorra a inúmeras leituras como voce que escreveu o post deve fazer. Acho muito legal essa socialização… Infelizmente, eu não tenho muitas teorias ou sugestões, mas acho todas elas, e falo dos posts anteriores sobre o que pode acontecer em OS VENTOS DO INVERNO, muito verossímeis, lógicas e bem possíveis de acontecer… Por isso, não vejo a hora de ler suas teorias e previsões do que irá acontecer com a Daenerys, e como vc msm sugeriu ao fim deste post, suas teorias com relação ao Corvo de tres olhos e Bran. Sabe da a impressão de que apenas dois livros, msm com umas 800 páginas, não será suficiente para solucionar todos esses mistérios
    Acho o fato de GRRM ter dado o titulo UMA ERA DE LOBOS ao ultimo livro muito sugestivo.. Ele mudou de ideia como todos nós sabemos muito bem… UM SONHO DE PRIMAVERA, mais ou menos assim, já não sei o que sugere, talvez, que o inverno esteja realmente e bastante rigoroso… Eu gostaria também de ler posts com teorias sobre os caminhantes brancos, ose há pistas sobre o que eles pretendem, o que querem, de onde vem… seria interessante…

  5. Bem interessante tudo isso, D.
    Entao, me ajuda a ligar as coisas: SE no post sobre Jon vc afirma que ele morreu sim (o corpo fisico, confirmado pela visao do Bran) e acredita na consciencia dele passar para o fantasma E nesse post vc explica q qdo o corpo humano morre e a consciencia passa pro animal, ela nao dura muito e logo vai se desvanecendo, ate deixar de existir, ENTAO, pra q o Jon seja o AA, vai ter q ser em outro corpo, vai ter que renascer mesmo! Ou os Starks sao wargs mais poderosos e a segunda vida deles nao se perde necessariamente.
    Outra coisa: me espantei com a hipotese surgida na fala da Cat de os lobinhos nao terem sido achados por coincidencia. O “foram enviados pelos deuses” eh uma forte referencia a um destino ja tracado para os Starks.
    Bom, gostei muito do blog e das hipoteses levantadas. Voce eh otimo.
    Fiquei empolgada e percebi como faco um leitura apressada e desatenta. Mas sou salva da minha displicencia por essas discussoes… Hehehe. “inda bem”!!!

    1. Vamos lá…
      na verdade isso de “a consciência vai desvanecendo” era uma verdade que Haggon acreditava, e Varamyr acabou entendendo ser verdade. Mas Bran nos mostra que não. a consciência fica lá, tendo em vista que ele encontrou a consciência de um filho da floresta dentro do corvo de Brynden.
      E sobre Jon, acredito que ele será curado por melisandre, e sua consciência voltará para o corpo assim que for curado.

  6. Eu acho que o Mãos-Frias talvez possa ser o Benjen Stark pelo jeito como ele fala com Bran e com os outros algo me soou familiar e pelo manto negro logicamente.

  7. Teoria maluca que me veio antes no inicio do texto, meio sem nexo mas tenho que falar.

    “No proto-germânico, wargaz significa “estrangulamento”, que por sua vez tem o significado de “malfeitor, criminoso, pária e excomungado”.”

    Estrangulamento… e a Cersei não vai segundo uma profecia morrer estrangulada?

    Não tem grande sentido e nem muita logica, mas veio na minha cabeça num “boom” e tive que compartilhar.

  8. Genteee! Ótimo o post e MUITO esclarecedor! Com certeza deu muuuito trabalho!
    Achei fantástico os comentários tbm, as novas hipóteses… Deslizar para dentro de um dragão, lutas entre Snow e os troca-peles selvagens… waaah preciso ler o próximo!

    Quanto ao último capítulo do Senhor Comandante.. Bom, eu tenho fé que ele não morreu! ç.ç

    Gostaria de ver Arya voltando a Westeros e reencontrando Niméria! Vê-las juntas em ação…

  9. O POV de Varamyr no livro 5, é simplesmente lindo e lembra muito a sua citação do Sidarta de H.Hesse. Para mim, ele tem o seguinte recado: na verdade não existe a morte de verdade, pois alma-consciência passa a estar presente em outros seres.Os troca-peles experimentam isso de maneira bem evidente.

  10. Muito boas as suas referências ao Sidarta de H.Hesse. Ocorreu-me outra também: o perspectivismo indígena. Segundo a tese do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro, para os indígenas, todas as almas-consciência são em essência iguais às ‘humanas’. Sendo as diferentes formas não mais do que uma roupa, ou pele.

  11. Olá, conheci a pouco seu blog e acho-o máximo. Já lá vou na 3ª leitura dos livros e sempre encontro detalhes despercebidos nas leituras anteriores.

    Como voce já afirmou, GRRM não deixa nenhum pequeno detalhe ao acaso. E tendo em conta isso creio que:

    Daenerys é também uma Warg, e das poderosas.

    Para justificar minha opnião cito três passagens do livro A Dança dos Dragões:

    1º . “Drogon levantou a cabeça, sangue pingando dos dentes. O herói pulou nas costas do dragão e desceu a ponta de ferro da lança na base de seu longo pescoço escamado.
    Dany e Drogon gritaram em uníssono.”
    Aqui ocorre o mesmo quando Jon sentiu a dor do Fantasma.

    2º . “Quando chicoteava sua égua prateada no flanco direito, a égua ia para a esquerda, por causa do instinto primitivo dos cavalos de fugir do perigo. Quando acertava o chicote do lado direito de Drogon, ele desviava para a direita, pois o primeiro instinto do dragão é sempre atacar. Mas, algumas vezes, parecia não fazer diferença onde ela o acertava; algumas vezes ele ia para onde queria e a levava consigo. Nem chicote nem palavras podiam virar Drogon, se ele não quisesse ser virado.”
    Aqui mostra que as comuns ferramentas de comando usadas nas montarias não funcionam com o Dragão.

    3ª . “Dany o observou partir. Quando o som dos cascos tinham sumido no silêncio, começou a gritar. Gritou até que sua voz ficou rouca… e Drogon veio, bufando nuvens de fumaça. A grama se prostrou diante dele. Dany saltou em suas costas. Ela fedia a sangue, fedor e medo, mas nada disso importava.
    – Para seguir em frente, tenho que voltar para trás – disse. Suas pernas nuas se apertaram no pescoço do dragão. Ela o chutou, e Drogon atirou-se no céu. Seu chicote se perdera, então usou as mãos e os pés para virá-lo para noroeste, o caminho que o batedor tomara. Drogon foi com suficiente boa vontade; talvez tivesse sentido o medo do cavaleiro.

    Aqui percebemos que o Dragão faz exatamente o que ela quer; para quem leu o capitulo todo sabe que nesse exato momento, quando o Dragão aparece, ela esta terrivelmente debilitada, e como ele tem escamas mais duras que chifres não sentiria seus chutes e afins. E o grande mestre GRRM deixa ali outra pista onde em vez de afirmar que o dragão seguiu o batedor por causa do medo, ele deixa aquele 10x maldito TALVEZ.

    Bem, isso como todo o blog é pura especulação, mas caso confirme-se, nem precisa explicar o porque de afirmar que é uma warg poderosa.
    Quantos wargs em mil podem “wargar” um dragão?

  12. Olá,
    Gostei da leitura, mas agora no finalzinho li uma coisa interessante:

    Assim, para Varamyr, o troca-peles pode viver uma segunda vida em outro ser, mas ao que tudo indica é uma vida temporária, até que com o tempo a memória do indivíduo se desvaneça.

    A consciência se apagaria com o tempo, já o dom de trocar de pele morria com o corpo original.”

    Sabe o que isso significa? Que se o Jon Snow de fato morrer com as facadas, ele não conseguiria retomar seu corpo. Pois o dom morre junto com o corpo… E eu realmente acho que a Melisandre nao consegue dar o ‘beijo de Hllor’ ..
    Então já passo a acreditar que Jon nao vai morrer e ficar no corpo de fantasma..

  13. Acho que esse dom de “trocar pele” será importante para controlar os dragões no proximo livro. Pois a Dany apesar de ter sangue de dragão está com dificuldade de fazer isso, e os dragões sem controle serão inuteis para conquistar westeros.

  14. Pelo corpo chamuscado de Deus, Li semana passada “Desespero – Stephen King” muito bom e recomendo, achei uma parte muito interessante que fala de trocar de pele, a parte lembra muito a cena de Game of Thrones, onde Jon Snow mata Orell e logo em seguida o mesmo desliza para pele de sua águia, aqui vai a passagem:

    A coisa rolou com Ellen de barriga pra cima, fitando o céu cheio de estrelas, gemendo de dor e ódio, e chegara tão perto. Foi quando viu um vulto negro la em cima, apagando as estrelas numa espécie de crucifixo, e sentiu um novo surto de esperança… ergueu os olhos moribundos de Ellen, e a águia dourada desceu entre eles, olhando o rosto agonizante de “Tak” com olhos de êxtase…pág. 342. Agora literalmente com olhos de águia conseguia uma melhor visão de todos…pág. 349!

    O livro fala mas sobre trocar de pele, as vezes soa muito semelhante com As Crônicas…

  15. Na verdade era bran quem era apaixonado por meera. Ha evidencias disso em outras passagens do livro, como uma em que ele diz que se pudesse a abraçaria, mas teria q se arrastar para isso…

  16. outro dia eu estava lendo o capitulo da melisandre na dança dos dragoes e me deparei com uma coisa que acho que niguem percebeu.
    Em uma das suas visões ela diz que vê um rosto endurecido como madeira que parece um cadáver branco e também vê um menino com cabeça de lobo, e em minha opinião o cadáver branco é ninguém menos que bryden rivers, o corvo de três olhos, pois nos sabemos que é muito pálido de acordo com o Bran e é mais arvore do que humano, já o menino com cabeça de lobo é Bran, pois afinal ele é um warg e consegue controlar seu lobo verão, eu sei que nao é jon snow pois jon não é mais um menino. Ai vcs me perguntam o que isso tem a ver?
    Pois bem, nos também sabemos que todos os sacerdotes do deus vermelho dizem que só há dois deuses, o deus vermelho e um outro deus do mal, que de acordo com a melisandre seria o deus que comanda os Outros e os Vagantes.
    Mais pra frente nesse mesmo capitulo, ela se lembra desses rostos e ela pensa isso que eu vou por aqui embaixo:
    “A escuridão retrocede novamente… por algum tempo. Mas, além da Muralha, o inimigo fica cada vez mais forte, e se ele vencer, o amanhecer nunca chegara novamente. Ela se perguntava se teria sido o rosto dele que havia visto, olhando para as chamas. Não. Certamente, não. A visão dele teria sido mais assustadora do que aquilo, fria, negra e terrível demais para qualquer homem contemplar e viver. Mas o homem endurecido como madeira que ela vislumbrara e o garoto com o rosto de lobo… eram servos dele, certamente… campeões dele, como Stannis era o dela.”
    Percebam que o inimigo a qual ela se refere seria o Grande Outro (deus do mal) e os seus campeões, que quer dizer os mesmo que guerreiros, seriam Bran E Brynden, ou seja, talvez essas sejam as verdadeiras intenções do corvo de três olhos para com Bran, provavelmente em algum ponto da historia bran se tornara do mal, provavelmente contra o seu querer, assim como a velha ama disse “os corvos são todos mentirosos”.
    Comentem oq acharam, e se houver algum erro que não coincide com o livro, por favor, me digam, obrigado.

  17. Só pra constar, G.M. não criou os troca-peles, em diversas obras antigas já existia seres assim. Inclusive no livro O Hobbit há um troca-peles.

  18. Muito bom seu post cara. É o primeiro que vejo do blog, indicado por um amigo. Deve ter dado um certo trabalho recuperar tantas passagens assim sobre um assunto em comum, ta de parabéns. Com certeza vou acompanhar o blog a partir de agora🙂

  19. Já li todas as teorias e tenho algo a acrescentar. Como você não tem uma parte sobre o Casamento Vermelho (e eu concordo que a vingança será de Arya lindamente com Nymeria), então eu vou colocar aqui porque tem a ver com o warg. Pois bem, vamos às informações:
    1. Todos sabemos que Sansa não teve tempo de criar um vínculo com Lady, mas isso não aconteceu com Robb. Por diversas vezes o comportamento de Vento Cinzento refletia suas ações;
    2. Varamyr explica (em algum lugar) que quando o corpo de um troca-peles morre, ele pode se transferir para o animal que controla. Sua consciência se perde com o tempo, mas não diz quanto tempo. Podem ser anos;
    3. Lembre-se também que, ao encontrarem o corpo de Robb, a cabeça de lobo costurada a seu corpo parecia menor;
    4. Quando Jon desliza para Fantasma para lá da muralha ele sente a presença de seus 4 irmãos. Nessa época Lady e Vento Cinzentos eram dados como mortos. Lady morreu com certeza, então como Jon pôde sentir 4?
    5. No seriado a Melisandre se encontra com Arya, se não me engano (não me recordo de algo assim no livro, mas o seriado tem spoilers). Ela diz a Arya que se encontrarão de novo. Ela diz a outra pessoa (acho) que os Lobos voltarão a Winterfell. TODOS eles voltarão. Por lobo podemos tomar os Stark ou os lobos deles, ao pé da letra. Ed e Caty estão mortos, mas o espírito do Ed vaga nas tumbas (lembrem-se que Rickon o viu) e Caty é Stoneheart;
    6. Quando Jon é atacado a última palavra é Fantasma. Logo, ele busca pelo lobo, sua mente está focada em sua salvação. Há indícios de que ele irá wargar em Fantasma por um tempo até voltar ao seu corpo (azor ahai feelings)

    Conclusão:
    Martin sempre diz que a história se repete. Se há uma prerrogativa, mesmo que com pistas fragmentadas em diversos livros e POVs, ela pode acontecer.
    Tudo isso me leva a crer que, quando Robb foi atacado, no limiar da sua morte, seu último pensamento foi para Vento Cinzento. Foi para aquele que podia lhe salvar. Sua mente deve ter focado em Vento Cinzento e, sem querer, ele deve ter deslizado sua consciência pela primeira vez. Logo, Robb está vivo em Vento Cinzento e voltará a Winterfell. Yeaaaah!
    Eu realmente acredito nisso =D

Obrigado!

