O que esperar de "Os Ventos do Inverno" Parte II

Davos Seaworth e Rickon Stark

No post da semana passada falei das minhas expectativas sobre o futuro imediato de Jon Snow.

Neste post falaremos sobre Davos Seaworth e Rickon Stark, cujo futuro imediato de ambos estará entrelaçado de uma forma empolgante.

Lembrando que tudo que escrevo aqui são idéias minhas, muitas discutidas com amigos e meu irmão. Busco algumas coisas na net, pra tentar consolidar minhas idéias.

Muita coisa que pesquisei, não faz o menor sentido para mim, e talvez as minhas teorias não façam o menor sentido para vocês. E é por isso que gosto que o pessoal comente e discuta as teorias e as opiniões aqui!

No post anterior tive alguns comentários onde podemos até estender as discussões sobre os personagens.

Davos Seaworth e Rickon Stark

Davos cresce na série

Sor Davos Seaworth de Mata de Chuva, Almirante do Mar Estreito, vulgarmente chamado de Cavaleiro das Cebolas conquistou meu respeito com o tempo. Em seus primeiros POVs eu não o suportava. Talvez por sempre achar Stannis um personagem pouco carismático, levando em consideração seus dois irmãos. Logo, presumi (erroneamente) que o vassalo de Stannis seria tão desinteressante quanto o próprio.

 Image

Me surpreendi e hoje Davos é um dos personagens que mais me empolgam quando vejo seu nome encabeçando o início de um novo capítulo.

Resumindo a situação do Mão de Stannis, ele se encontra em Porto Branco, prisioneiro de Lorde Manderly na Toca do Lobo. Tudo levou a crer que o Cavaleiro das Cebolas morreu decapitado, para atender aos pedidos do Trono de Ferro a quem Manderly é juramentado.

Acontece que tudo não passou de uma farsa, e Manderly apoiará Stannis se o pretenso Rei livrar Winterfell dos Boltons e devolver o cargo de o Protetor do Norte para alguém melhor qualificado e se Davos cumprir uma tarefa para o senhor de Porto Branco.

O Paradeiro de Rickon 

Rickon e Cão Felpudo

Davos se surpreende com a notícia de que Bran e Rickon estão vivos e se assustou ao saber o paradeiro do caçula Stark.

 Por meio segundo, Davos considerou pedir para Wyman Manderly o mandasse de volta a Toca do Lobo. A Dança dos Dragões – capitulo 29, Davos IV.

 O lugar precisaria ser potencialmente assustador para que um contrabandista se assustasse dessa forma, preferindo, ainda que momentaneamente, voltar para sua condição de prisioneiro.

  Esse lugar provavelmente deve ser perigoso e selvagem, tendo em vista que Osha está levando Rickon para lá. Há menções de que quando Rickon e Osha se separaram de Bran, Hodor e os irmãos Reed ele foram em direção ao litoral.

E para finalizar, a última frase do capitulo de Davos é:

Na Toca do Lobo até os prisioneiros comiam mingau pela manhã. Mas havia outros lugares nesse mundo onde os homens eram conhecidos por quebrar o jejum com carne humana. A Dança dos Dragões – capitulo 29, Davos IV.

Aqui Martin nos deixa a pista de para onde Rickon, Osha e Cão Felpudo foram.

Homens que quebram o jejum com carne humana? Em Skagos, onde mais?

 Skagos é uma grande ilha na foz da Baía das Focas. Em teoria, a ilha faz parte do Norte, e é vassala de Winterfell. Entretanto, a ilha possui muito pouco contato com o continente, e, na prática, seu povo governa a si mesmo.

A passagem onde comprova que Skagos é uma ilha habitada por selvagens canibais são encontradas tanto em O Festim dos Corvos

Em algumas canções se dizia que os skagosis eram canibais. Ao que parecia, seus guerreiros devoravam o coração e o fígado daqueles a quem matavam. Em tempos passados, os skagosis navegaram até a ilha de Skane, cercando-a; se apoderaram de todas as mulheres, mataram todos os homens e os comeram em uma praia, num banquete que se prolongou durante quinze dias. Desde então, Skane seguia desabitada. O Festim dos Corvos – Capítulo 15, Samwell II

… quanto em A Dança dos Dragões

Céus negros, ventos amargos e chuvas cortantes tinham-nos perseguido ao longo de toda a costa. As galés Oledo e Filho da Velha Mãe tinham sido atiradas contra os rochedos de Skagos, a ilha de unicórnios e canibais. A Dança dos Dragões – Capítulo 9, Davos I

Assim, Davos deverá atravessar o Mar Tremente em um período onde o inverno começa a se tornar feroz e implacável, para buscar o garoto Stark.

Rickon Protetor do Norte?

Rickon poderia vir a se tornar Senhor do Norte?

 Rickon terá uma grande importância no desfecho do Norte eu acredito, ainda que sua pouca idade possa desagradar muitos.

Eu gostaria muito de ver isso. Em um futuro Rickon Stark sendo o Protetor do Norte (Não um rei do Norte, mas sim um Protetor como era seu pai Eddard). Quem melhor que um Stark para defender o Norte?

Bran está fadado a ser um vidente verde. (no próximo post quem sabe abordo sobre o futuro de Bran), e com Jon Snow liderando a muralha, e Robb morto, não vejo ninguém para ficar em Winterfell a não ser Rickon. (Talvez Sansa?)

O que esperar de Rickon Stark?

Acredito que Martin nos mostrará um Rickon ainda mais selvagem.  Ele e Cão Felpudo já eram de uma natureza mais selvagem, aliado ao fato de estarem com Osha e em contato com os canibais skagosis.

Em Fúria dos Reis, Martin já mostrava indícios do comportamento de Rickon e de seu lobo gigante.

Rickon desenvolveu um temperamento desobediente e violento, pois com seu pai morto, sua mãe e seu irmão mais velho partindo para a guerra, o garoto acabou tendo que se virar sozinho.

Rickon estava à direita, com o cabelo ruivo, parecendo um esfregão felpudo tão comprido que roçava sua capa de arminho. Recusara-se a deixar que alguém o cortasse desde que a mãe tinha partido. A última moça que tentou, tinha recebido uma dentada em troca dos seus esforços. A Fúria dos Reis – Capítulo 16, Bran II pág. 212.

A ansiedade e o medo sentido por Rickon, tendo em vista a mudança brusca em sua rotina (morte de seu pai, partida do irmão, da mãe e das irmãs) acabou refletindo em seu lobo gigante. Tanto é que Cão Felpudo se mostra ser o lobo mais selvagens dentre todos, chegando até a ser trancafiado por ter atacado pessoas em Winterfell.

Até Bran fala sobre a selvageria de Cão Felpudo.

– Mas isso foi o Cão Felpudo – o grande lobo negro de Rickon era tão selvagem que às vezes assustava até Bran. – Verão nunca mordeu ninguém.  A Fúria dos Reis – Capítulo 4, Bran I pagina 53.

Sor Rodrik tinha confinado os lobos no bosque sagrado depois de Cão Felpudo ter mordido o pequeno Walder. A Fúria dos Reis – Capítulo 4, Bran I pagina 51.

Houve até um momento onde ambos, menino e lobo, compartilharam a mesma emoção, no momento onde Ludwig diz que morrerá.

 – Não pode Rickon quase gritou, zangado. – Não, não pode – ao seu lado, Cão Felpudo mostrou os dentes e rosnou. A Fúria dos Reis – Capítulo 69, Bran VII pág. 622.

Um garoto selvagem protegido por selvagens?

theenskinchanger1

Assim, levando em consideração os indícios que G. R. R. Martin deixou pelo caminho, Rickon provavelmente será retratado com uma grande selvageria. Osha com certeza deve ter passado para ele o conhecimento Pra-lá-da-Muralha que tem, e quem sabe o que o garoto aprendeu com os canibais de Skagos.

Divagando, será que Rickon quebrou a lei natural dos troca-peles? Será que, assim como Varamyr, o pequeno Stark experimentou carne humana na pele de seu lobo? Teríamos então mais uma abominação?

O garoto voltaria de bom grado com Davos? Estaria como refém dos skagosis ou estaria sendo cuidado por esse povo?

Acredito que Rickon tenha sido bem recebido pelos canibais, uma vez que tudo indica que eram, há muito tempo atrás, vassalos de Winterfell.

Os skagosis não teriam motivos para duvidar da linhagem de Rickon, pois o herdeiro de Winterfell tem um estandarte vivo (cão Felpudo) para comprovar sua origem.

De qualquer forma, o que mais me intriga é como Davos se portará frente a um menino selvagem, com sua companheira selvagem e seu lobo gigante. Tendo em vista a natureza e o caráter de Davos, podemos esperar ótimos POVS envolvendo os dois personagens.

Imaginei uma cena do encontro dos dois…

Davos luta contra o frio excruciante e a neve incessante. A sua frente duas figuras emergem de pinheiros acinzentados. Um garoto com cabelos compridos e revoltos, um olhar frio e cinza, acompanhado de um lobo gigante negro de olhos verdes. Um rosnado cortando o ar frio da ilha de Skagos, e Davos, incrédulo, não consegue distinguir quais das duas criaturas rosnou. Menino ou o lobo? Ou pior…talvez os dois.

 

 Lembrando que na série os skagosi não foram citados. Os canibais são os thenn. Será que Rickon está com os thenn na série?

71 comentários sobre “O que esperar de "Os Ventos do Inverno" Parte II

  1. Eu não fui à fundo a ponto de saber sobre os detalhes de Skagos, mas eu sabia que o destino de Rikon seria algo bem parecido com o apresentado. Chegou a hora dele despontar na série e todos sabemos, e fico empolgado com o fato de que ele, assim como Bran e Arya demonstram uma raiz do Norte, apesar de cada um fazer de uma forma muito particular.

    Sansa e Robb são muito mais Correrrio, e Jon… é o Jon né…

    Creio que suas teoria estão por demais acertadas, ou bem próximas das intenções de Martin.

    Agora é deixar ele nos surpreender com sua mágica!

    1. O Rickon, tadinho, que passou por todo o trauma das mortes e “sumiço” da família. Vai pastar na vida… num lugar cheio de gente bárbara, querendo passar desapercebido (não acho que os Skagosis vão dar tratamento VIP, bem pacíficos), na companhia e influência da sua babá selvagem Osha, vai ficar muito ligeiro, muito sanguinário, vai aprender na dor a fazer coisas totalmente sem escrúpulos em nome da sua sobrevivência. É o sofrimento que vai lapidar a conduta e o caráter dele. Daí vai ressurgir fortalecido e contribuir muito com seus irmãos na guerra que está por vir (ou mesmo vai querer se vingar dos Lanniester.

      A Família Stark parece tem um papel fundamental na Batalha que vem por aí… acho que cada um dos “sobreviventes” desempenhará uma função importante. Ao longo da história, cada um está aprendendo habilidades diferentes, de acordo com suas próprias potencialidades natas. Tipo um treinamento mesmo. O autor está empoderando cada um deles e quando se juntarem, formarão quase que um exercito perfeito com o rapaz mágico (Bran), o psicopata sanguinário (Rickon), a maliciosa estrategista (Sansa) e a assassina perfeita (Arya). E o Jon. Além do que, são naturalmente os mais preparados para enfrentar o inverno. Acho que a casa Stark é tão importante que o Mindinho já bem sacou isso aí e está articulando e cuidando dos detalhes para se beneficiar dessas habilidades que citei. Assim como o Varys está fazendo com os Targaryens, que são o outro polo das Crônicas de Gelo e Fogo.

      Espero não ter viajado muito!

        1. Mindinho e Varys são realmente os melhores, são os q fazerm as coisas acontecerem e interessante é q a maioria dos leitores só percebem a importância deles à prtir do 3º livro.

    1. Eu passei a semana procurando “Rickon” e “felpudo” nos meus pdfs. Pq lembrava de um Rickon bravo e teimoso. E vi q o lobo ficava agressivo. Espero que a influencia de Osha tenha-os tornado mais selvagens. Pois vão precisar ao chegar em Skagos

  2. Acho q mesmo que coma carne humana rickon n se tornara como o troca peles selvagem, pois bran tb comeu carne humana como lobo ao norte da muralha e n se tornou mais selvagem por isso!

    1. Eu ainda acho que Rickon é bem violento e seu lobo selvagem… Mas o fato dele se tornar uma “abominação” como falei, só deixaria o personagem mais real. Não que tornaria ele maligno de alguma forma.

    2. Sim, o Varamyr aprendeu que era abominação com seu mestre, mas acho que até Fantasma provou de carne humana, não é certeza. Com certeza foram o Verão e a Nymeria e, se for acreditar no que falam das batalhas do Robb, o Vento Cinzento. Pena que Robb não tinha um POV pra dizer.

  3. Ah, também gosto muito do Davos. Tive vontade de atirar longe o Festim dos Corvos quando sua morte foi anunciada! Entretanto, de algum modo, desconfiei que ele não estivesse morto. Ainda bem que meu pressentimento foi confirmado. Mais uma das mortes falsas que o Martin arma para cima de nós.
    Buenas, eu realmente não tinha ideia de para aonde estavam mandando o Davos ir, na Dança. Pelo teu post (obrigada!), agora sei.
    Sobre o Rickon e seu temperamento, concordo totalmente: o garoto é selvagem e tudo que lhe aconteceu não ajuda nada a dar-lhe mais senso. Mas discordo sobre a Osha: ela sempre parece ser muito equilibrada, mesmo sendo uma selvagem. Acho que ela poderá temperar o gênio do caçula Stark de maneira adequada, mas isso não o tornará algo muito diferente da criança que era. Uma amiga minha aventou a possibilidade, que adorei, de Rickon voltar como vingador do Norte, selvagem, bravo e indomável, promovendo um banho de sangue na casa Frey – a qual, convenhamos, todos desejamos ver sangrar lenta e dolorosamente.
    E, sim, parece que tu acertas ao dizer que Rickon deve ser o Protetor do Norte. Seria ótimo, se ele, além do temperamento, tiver o pulso forte. Sansa, como protetora? Não acho. Ela é alguma peça mais importante para o Mindinho e, infelizmente, em Westeros, uma protetora não parece ser realista – maldito mundo machista, heheheehe!
    Jana, não tinha pensado nessa ‘equipe’ Stark, mas, sim, boa, quem sabe a Sansa aprende – acho que ela ainda pode dar a volta no mestre, se é que me entendem….

    1. Ando percebendo que uma das táticas do Martin é fazer com que peguemos uma certa birra de um personagem, deixando ele apagadinho, antipático, sem sal, ou totalmente injusto e sanguinário, daí ele coloca um fato que eleva a importância do personagem lá pra cima e faz a gente mudar de ideia na marra. Ou por dó ou por admiração. E o contrário também… parece que ele vai escondendo/apagando os personagens legais, fazendo a gente pensar que eles estão paradoes ou perdidos na história. Espero que a Sansa me surpreenda positivamente, que a Aria volte a brilhar e as crianças Stark mostrem a sua importância. ;-D

    2. Seria maravilhoso ver o garoto selvagem, com seu enorme lobo selvagem vingando-se do “Casamento Vermelho”. Frey a Frey sendo devorado e desmembrado por cão felpudo e Rickon Stark.
      Ou quem sabe, Arya sem Rosto atravessa o Mar Estreito para trazer a ruina não só àqueles que elas profere o nome todas as noites, mas também contra aqueles que assassinarma sua mãe e irmão. Ela viu sua mãe morte pelos olhos de Nymeria.

  4. Eu não acredito que o Rickon tenha ido a Skagos. Eu sempre imaginei o Rickon indo a procura do Howland Reed, que sempre foi tido com um dos mais fiéis amigos do Ned stark, em uma localização inexata. Até agora as unicas pessoas que conhecem a localização exata e podem dizer aonde realmente é esse lugar são os seus filhos que estão com Bran. Acredito que lá seria o local natural de fuga dos meninos…

    Com a necessidade do Bran de ir a um lugar incerto (alem da muralha a procura do corvo de três olhos) , a idéia de se separar de Rickon tem sentido, pelo perigo da viagem e pela necessidade de levar o pequeno a um ambiente familiar, tranquilo e acima de tudo seguro.

    Eu ainda acho que Howland Reed e os cragomanos entrarão nos próximos livros. Meera e jojem sabem perfeitamente o caminho e devem ter indicado e incentivado a ida dele a esse lugar.

    Manderly comenta em uma conversa com Davos que eles foram rastreados até uma região de mangues que se parece com Atalaia da agua cinzenta.

    E por fim eu acredito que Howland Reed servira como um pai a Rickon impodo a ele os limites necessários, alem de auxilia-lo em sua educação.

    1. Eu sempre pensei que foram atrás de Howland Reed, mas como pode ver na citação que fiz, Davos fica surpreso quando o garoto mudo mostra no mapa o local onde se encontra Rickon.

      “Na Toca do Lobo até os prisioneiros comiam mingau pela manhã. Mas havia outros lugares nesse mundo onde os homens eram conhecidos por quebrar o jejum com carne humana.” A Dança dos Dragões – capitulo 29, Davos IV.
      e é em Skagos onde há canibais.

    2. Poxa eu n tinha pensado nisso, mas faz sentido e é bem melhor essa teoria, acho q Bran n se separaria de Rickon se achasse q ele ficaria vagando por aí sem destino, e é possível q Jojen e Meera tenha garantido q ele coseguiria abrigo e segurança com o pai deles, até pq Howland Reed é muito importante p desvendar o mistério do dos pais de Jon, ele tem q aparecer nos próximos livros. Acho q Davos vai seguir uma pista falsa para depois seguir a certa, como aconteceucom Brienne.

  5. Então..tenho uma ‘teoria’ de que Sansa, Rob e Rickon não tenham tido contatos ‘sobrenaturais’ (principalmente pelos lobos) por serem mais Tullys do que Starks, as caracteristicas dos Satrks estao presentes fortemente no Bran e Arya, que não têm o ruivos nos cabelos e são mais parecidos com a fisionomia dos nortenhos, bem como a própria Catelyn comenta várias vezes.. E o que pode provar que o Jon também seja um Stark, não necessariamente filho do Ned..

    1. Em lugar do livro não me pergunte onde a Catelyn cita que Robb, Sansa, Bran e Rickon herdaram as caracteriscas dos Tully enquanto Jon e Arya herdam as caracteristicas dos Starks, levando em conta que Bran é o warg mais experiente e poderoso mesmo tendo as caracteristicas Tully, isso prova que sua teoria não é valida.

      1. Não me lembro de nenhuma parte assim, pode colocar a citação? Pelas minhas memórias, lembro que sempre caracterizam a Sansa, Rob e Rickon com cabelos mais claros e traços mais ‘suaves’. Enquando Bran, Arya e Jon são de traços mais rudes e cabelos mais escuros. Levei em conta apenas algumas características físicas, não psicológicas.

  6. Pra falar a verdade, eu acho que Rickon, ao menos no início, não será proclamado defensor do Norte, considerando a personalidade justa de Stennis. Sabendo que Bran está vivo, eu acho que ele vai relutar em dar o cargo a Rickon, vendo que Bran é seu irmão mais velho. Além disso, Rickon e Osha foram para a direção OPOSTA de Bran, e Skagos fica na mesma direção.

    Isso não é teoria, apenas uma esperança: eu gostaria MUITO que Dany dominasse Westeros junto com Aegon e Victarion e se tornar-se uma rainha ruim, Sansa ainda escondida em Ninho da Águia, Lannisters subjulgados e rancorosos, sendo rebaixados a vassalos, Rickon escondido por Davos e Bran retornando ao Norte, dado aos duas vezes vira-casacas Bolton. “O Norte se lembra”.

  7. Eu acho q Bran não voltará para Winterfell, em um capitulo dele (n estou com o livro no momento) se n me engano o Bryndem diz a Bran q ele n voltará a andar e que o destino dele será ficar ali mesmo forever, ele só sairá na pele de algum animal ou das arvores coração. Creio q o protetor do norte (talves rei do norte) será Jon, uma vez q ele tenha morrido e voltar à vida tera deixado seu juramento na vida passada e sendo um stark, filho de Ned ou não, será “a pessoa”, acho q ele será o único q pode liderar o norte e os selvagens, tendo em vista que os selvagens possam tê-lo como um salvador e tal. Nem que jon seja o ‘protetor temporário’ até Rickon ter idade. E Sansa renuciaria sua pretençãoem a favor dos irmãos.

  8. A propósito, será que Robb chegou a escrever a tal carta na qual ele legitima Jon snow como um Stark, ou ficou so na intenção mesmo? E se escreveu com quem será que está essa tal carta, será que está com o Brynden peixe negro?

  9. O Bran não é do tipo que aceita ordens contra sua vontade, como ficar com o corvo de três olhos para sempre. Creio que ele encontrará alguma brecha, para, pelo menos voltar aos arredores de winterfell, ja que ainda é norte, e os starks ainda respeitam os custumes antigos.

    1. Também acho. E GRRM não investiria páginas e mais páginas em Bran pra ele ficar forever alone dentro de uma árvore. Ele vai sair de lá sim, e não vai ser na pele de Summer ou de algum outro animal.

  10. Acho q Rickon está mais para ser um rei-para-lá-da-muralha, como já foi demonstrado pela agressividade, selvageria dele. E definitivamente ele está em Skagos. Agora, como Sor Davos vai traze-lo de lá….. Essa eu pago pra ver!!!

  11. Sansa não vai ser uma peça por muito tempo ela vai ser uma jogadora ainda mais sem sua loba ela não tem a parte selvagem mas vai compensar com os ensinamentos do lorde mindinho.Já Rickon foi o Stark que teve mais tempo ao lado do lobo e por isso pode vir a ser o mais selvagem mas não passará de uma peça só não se sabe nas mãos de quem.

  12. Oi!

    Como eu disse, concordamos em várias coisas. Eu acho mesmo que Rickon está em Skagos e Davos foi atrás dele. Eu sempre gostei do Davos, só o que me irrita nele é a devoção quase fanática pelo Stannis, que é um porre. Gostei da ideia de Rickon ser protetor do Norte, e também faz sentido o que alguém falou que ele pode ter ido atrás de Howland Reed. Ainda acho que Skagos é mais certo, mas com GRRM a gente nunca sabe. Davos pode sim estar atrás de uma pista falsa.

  13. É óbvio que Rickon herdará Winterfell, só que com uma esposa Manderly ao seu lado. O vcs acha quem que o Lorde gordo mandou buscar Rickon por compaixão.

    1. Uma mulher gorda de encher uma cama. Inchalá!

      Brincadeira. Vai será a guria de trança verde, aquela do discurso heróico, corajosa e fofa, neta do Manderly.

  14. Eu acabei de terminar de ler A Dança dos Dragões e fui correndo ligar o pc para encontrar teorias e interpretações para tudo o que eu li nos 5 livros e encontrei esse blog e ele é muito bom, Parabéns!
    Para mim o livro deixou bem claro que Skagos era o lugar que Rickon estava, todas as indicações apontavam nesse sentido, e sem contar que eu percebi um padrão e sei que muitos também já viram isso e é que GRRM que MOSTRAR todos os lugares desse universo criado por ele. Algumas passagens parecem mais um guia turístico do que qualquer outra coisa (e isso é muito positivo na minha opinião, no começo Dany era a nossa única guia do outro lado do Mar Estreito e isso agora mudou com Tyrion, Sor Barristan, Victarion, Griff, Quentyn, Arya, … ) e sinceramente, não que isso seja alguma evidência é mais uma opinião, ele não vai deixar Skagos sem ser apresentada a nós. A primeira vez que eu vi essa ilha no mapa já fiquei curiosa com o porquê de ela ser pouco citada, depois quando lemos poucos trechos sobre ela ficamos mais intrigados ainda… não sei… como eu acabei de dizer é só uma opinião. Ainda falta alguns lugares para a gente “conhecer” como o Rochedo Casterly, Lanisporto, os Dedos, Jardim de Cima, saber mais sobre os cranogmanos, entre outros…
    Bom, eu não tinha relacionado o Rickon “selvagem” com o fato de ele conseguir se “dar bem” em Skagos, mas até onde eu sei ele não pode ser um bom governante/protetor do Norte, porque ele simplesmente não sabe NADA de politicagem, Lorde Eddard não teve a oportunidade de ensinar nada a ele, diferentemente de Jon, Robb e até mesmo Theon. E não vai ser o senhor de Porto Branco, ou Stannis ou Davos que vai conseguir ensinar a ele. É maior a chance de ele ser um guerreiro valoroso como Tormund Terror dos Gigantes do que conseguir comandar um exército ou inspirar lealdade nos homens. Mas mesmo assim, acredito que ele vai ser importante na trama, nem que seja para fazer com que os nortenhos se revoltem contra os Bolton.
    Realmente, o que Davos vai fazer quando encontrar o menino? e isso não vai ser fácil, pois ele provavelmente não estará no litoral esperando um navio e sim num lugar bem intrincado na ilha e Davos vai demorar vários capítulos até conseguir encontrar o Stark…
    Algumas pessoas falaram sobre Bran retornar para Winterfell e eu acho meio fora de mão, acredito que ele vai ser o vidente verde e alguém (Jon, Theon, ou outra pessoa) vai poder se consultar com ele e descobrir antigos segredos (como aquela passagem em que Bran enxerga Eddard rezando e dizendo “-…deixe-os crescerem juntos, como irmãos, com apenas amor entre eles e deixe minha senhora esposa encontrar perdão em seu coração…”), Provavelmente Bran pode descobrir os verdadeiros pais de Jon e de Tyrion (como foi falado no outro post), pois o Vidente Verde disse que ele não vê só através dos olhos do represeiro, essa é a forma mais fácil mas que depois ele irá muito além (página 394).
    Não sei quem vai ficar com Winterfell, talvez Sansa realmente se case com o herdeiro do Ninho da Águia e lute pelo Norte, lá é a sua casa, mas ao mesmo tempo ela não gostava do frio e da falta de cantores, não sei se ela se estabeleceria por lá. Arya seria uma escolha mais acertada, mas não dá para ter a menor ideia do que acontecerá com ela…
    E eu tenho uma dúvida sobre ela… ela conseguiu voltar a enxergar no último POV dela ou não? Porque todas as passagens que falavam de visão era ambíguas, eu reli várias vezes mas não sabia dizer se era ela ou outra pessoa, ela fez tudo aquilo (roubar, trocar a moeda, fugir) enxergando ou não?

  15. Ótima teoria. Confesso que o detalhe de Skagos me passou desapercebido, mas espero mesmo que o Rickon ‘renasça’ como um selvagem. O que me intriga é como o sr. Manderly pode saber o paradeiro de Rickon…

    1. qdo osha fugiu com Rickon uma criança viu e essa criança contou pro Manderly, Esse menino estava no calabouço dos Maderlys qdo Davos estava lá, eles se viram, acho que o menino não fala. Não me lembro bem como foi….

    2. Um garoto, que não me lembro de onde era, seguiu o grupo de Bran e Rickon após a fuga ou os encontrou em algum momento (sem que eles o vissem), porém quando eles se dividiram o garoto seguiu Rickon com Osha mas depois os perdeu de vista e foi parar em Porto Branco, passando estas informações valiosas para o Sr Manderly, porém o garoto é mudo…

  16. Seria muito legal ele voltando p/ Winterfell com os skargosis como sua tropa, imagina a cara do Bolton quando Rickon chegasse com um exercito de selvagens.
    Não seria impossivel pois Skargos já foi vassala de Winterfell, eles poderiam entender que os Deus mandaram um Stark selvagem com seu lobo gigant, assim ajudariam Rickon ^^

      1. E eu acho, ainda, que Skagos pode estar sendo injustiçada… Pode ser uma lenda apenas e a ilha se sentir relembrada quando receber o Stark, se sentir parte novamente. Afinal, na Ilha dos ursos as mulheres não se deitam com ursos, e é isso que as pessoas dizem…

        1. Também acho que muito do que dizem sobre Skagos é mito. E eu lembro de uma passagem do livro falando sobre uma luta entre o Cão felpudo e um unicórnio, as passagens do livro dão todas as pistas de que Osha o levou para a ilha.

  17. Acho que Bran vai ficar ali para virar árvore. Eu me senti muito triste lendo isso, mas o G. R. R. Martin não é famoso por finais felizes. Ao menos ele está cumprindo seu destino.

  18. Realmente muito bacana encontrar este forum, já q GRRM nos deixou temporariamente “órfãos”- (como os Stark)… O q vcs não estão levando em conta é que Bran, um dos meus personagens preferidos, com seus novos poderes logo poderá estar em qualquer lugar: na Muralha, Winterfell e até além.. quem sabe até na pele dos Dragões?

    1. Oi. Bom eu acho que o Jaime deve matá-la(a Cat, ela poderia ser a Nissa)… isso pode até soar meio estranho mas o Jaime pode ser Azor Ahai, eu andei pensando na situação dele no final da dança dos dragões, e a cumpridora de promessas poderia se tornar a luminífera.
      Más? não sei foi só uma ideia…

  19. de cãozinho felpudo este aí não tem nada, uma vez assisti a um filme que no final o cara cai bem na toca dos lobos e adivinha quem era o lobo negro? o Alfa da matilha … ai que medo desse cão felpudo, cruzes kkkkkkk

  20. Tive vontade em reler o post sobre o Rickon. Até o momento (5º livro), ele não teve uma participação de destaque na história, pela idade, ou sei lá o quê. Isso me deixa muito intrigado: todos os Stark tiveram seus POVs, exceto ele. Por isso, penso que GRRM irá nos apresentar um Rickon surpreendente, ainda.
    Aproveitando o gancho da pergunta da Paula, logo acima, acredito que a condição atual da Cat a deixou numa situação insustentável por muito tempo na história e que sua “partida” vai ser emocionante: o que poderia ser suficientemente poderoso para quebrar um coração de pedra? Acredito que um encontro, frente a frente, com seu caçula, seu bebezinho, fará o coração de Cat quebrar e vai ter algo a ver com sua despedida da história. É só uma teoria sem embasamento nenhum, infelizmente.

  21. Drunk, gostaria de chamar a atenção para uma questão que não sei se você deixou passar: talvez Davos não seja Davos. Quando Melisandre explica a Jon Snow sobre a transmutação de Mance Rayder em Camisa de Chocalho, ela explica que a “sedução” é mais forte quando se utiliza um objeto como foco. Que pode ser uma camisa de chocalho ou um saco com ossos. Não lembro bem, mas acho que ela explicitamente fala saco com ossos de dedos.
    Davos constantemente se refere a seu saco com os ossos como “minha sorte”. Será que se transformar em Davos, um cavaleiro, foi a sorte de algum ex-escravo? No te que ele só usa essa referência consigo mesmo, em pensamento, e nunca a verbaliza para terceiros.
    Davos sempre está pensando em seus filhos e os enumerando, os dois que morreram na batalha do Água Negra, aquele que é escudeiro de Stannis e fala de mais alguns que estariam com sua esposa. Mas note que ele nunca verbaliza essa contagem, que é feita só em pensamento.
    Não tenho certeza, e não tive tempo de revistar, mas me pergunto se a contagem feita no momento em que os Sete são queimados não é menor que a contagem nas celas de Porto Branco. Mas nesse caso, se ele não é Davos, porque ele teria verdadeira afeição pelos filhos de Davos? Sim, a afeição é verdadeira, pois surge em pensamento, não é verbalizada para terceiros. É uma ponta solta na minha teoria, salvo se este impostor tiver tomado o lugar de Davos há muito tempo. Talvez tanto tempo que os filhos de Davos sejam filhos do impostor. Isso explicaria porque ele iria querer matar Melisandre, apesar de dever a ela “sua sorte”.
    Outra coisa que não tive tempo de revisar é a fala de Salador Saan sobre a esposa de Davos. Ele diz que Davos é cruel, pois obrigaria Salador a ser o portador da notícia de sua morte para sua esposa. Não lembro se ele citou filhos ou apenas a esposa.

    1. Estive revisando. Davos sempre faz a mesma contagem, com sete filhos. Dale (capitão da galé Espectro), Allard (Cap. da galé Sra. Marya), Maric (Mestre dos remadores no Fúria), Matthos (seu imediato na galé Betha Negra) Devan (escudeiro de Stannis) estavam com o pai. Os dois mais novos, Stannis e Stephon estão com a mãe, Marya, em Cabo da Fúria.

      Mas de fato, no POV de Melisandre, no livro cinco, Ela diz que as seduções mais fortes são construídas com tais coisas (ossos),” Uma bota de um homem morto, um tufo de cabelo, um saco de dedos da mão. Com palavras e orações, a sombra de um homem pode ser tirada de um e vestida em outro como um manto. A essência de quem veste não muda, apenas sua aparência.”

      No caso de Mance Rayder, a camisa de ossos era usado apenas para fortalecer a sedução, pois o foco é um grilhão com um rubi entalhado. Ele podia tirar e colocar a camisa à vontade, mas não poderia tirar o grilhão sem quebrar a sedução.

      Davos já perdeu o saco de dedos da mão e não parece possuir outro item que sirva de foco. Ele pode ser Davos original e Melisandre apenas ter usado a expressão “saco de dedos da mão” porque alguma vez tenha cogitado substituí-lo por algum aliado. Ou pode ser um Davos falso, há muito tempo na função.

  22. Comentário bem atrasado mas espero que alguém leia! Tenho outros dois palpites sobre onde Rickon está. Ele poderia estar em Asshai, isso tbm explicaria o medo de Davos, sendo que ele temia a magia de Melisandre e ela veio de lá, onde é sabido terem muitos magos negros. Ele poderia estar tbm em de sothoros, o continente selvagem e inexplorado, na ilha basilisco por exemplo, com certeza seria um lugar bem temível, e seria muito difícil chegar lá, o que necessitaria de um pirata experiente, como Davos…

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s