Início > Teorias - Crônicas de Gelo e Fogo > As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Parte VII

As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Parte VII

O Blog está de cara nova!

Acessem http://www.drunkwookie.com.br

ou clique na imagem e seja direcionado para a página de “Teorias”

banner11

 

Bran Stark

Mais um post da série “O que esperar de Os Ventos do Inverno?”

Após um post (sem teorias, apenas a constatação de uma obra-prima) sobre O Hobbit, resolvo voltar às origens e falar sobre As Crônicas de Gelo e Fogo.

Dessa vez longe das intrigas políticas de Porto Real e do Trono de Ferro.

Hoje vou entrar no místico das Crônicas e falar de um personagem que eu, particularmente gosto muito.

Bran Stark Warg

Bran Stark.

Consequentemente, no decorrer do post abordarei outros personagens, como Brynden “Corvo de Três Olhos”, por exemplo.

Ultimamente, no decorrer das pesquisas (buscas por termos nos livros digitais, leitura e marcação nos livros de papel) sobre um personagem específico, eu fico tão imerso no mundo criado por G.R.R. Martin, que acabo achando muitas informações que se conectam com outros personagens. Após esses 7 posts de teorias, e um sobre wargs, posso dizer que praticamente reli totalmente a obra de Martin. (Algo que sempre achei impossível).

E nessa última visita à Westeros, acabei esbarrando em outros elementos de As Crônicas de Gelo e Fogo, que de certo modo estão relacionados aos Stark e é muito pertinente falar sobre eles no post.

Já adianto que em certo momento a teoria não está embasada, como de costume, com evidências fortes. O que há são indícios (fortes), que de qualquer forma fará sentido no final da leitura.

cuidado spoilers

CUIDADO SPOILERS

Bran o garoto quebrado

Bran Stark, desde o início foi um personagem interessante. Um garoto buscando crescer e se tornar homem, mas disposto à correr e escalar a vastidão de Winterfell.

Logo que perdeu o movimento das pernas, ao ser jogado de uma torre por Jamie Lannister, o garoto descobriu seu dom em trocar de pele com seu lobo gigante. Verão.

O vínculo que ele desenvolveu com Verão foi um dos mais fortes entre seus familiares.

Bran também sempre foi o que mais gostava das histórias da Velha Ama e todos a sua volta o corrigiam, tratando-o como uma simples criança.

bran stark 2 drunkwookieblog

Sentiu medo por um momento, até se lembrar de como a história terminava,

- Os filhos o ajudarão – Bran exclamou -, os filhos da floresta!

Theon Greyjoy soltou um riso abafado, e Meistre Luwin disse:

- Bran, os filhos da floresta morreram e desapareceram há milhares de anos. Tudo o que deles resta são as caras nas árvores. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV.

A Velha Ama sempre o encheu de histórias sobre criaturas fantásticas, e monstros medonhos. Talvez isso tenha sido bom, tendo em vista o que Bran iria viver, pois após sua queda, o garoto teve contato com uma estranha criatura, o Corvo de Três-Olhos.

O Corvo de Três Olhos na vida dos Stark

Essa criatura sempre me intrigou, desde quando surgiu.

corvo de 3 olhos drunkwookieblog

O corvo dos sonhos de Bran

O corvo de três olhos assombrava os sonhos de Bran, sempre dizendo que o garoto precisava aprender a voar.

“Voe ou morra!”, gritava o corvo de três olhos enquanto o bicava. Chorou e suplicou, mas o corvo não tinha piedade. Destroçou seu olho esquerdo, e depois o direito, e quando ficou cego na escuridão, a ave começou a bicá-lo na testa, enfiando o bico terrivelmente afiado no seu crânio. A Fúria dos Reis – capítulo 16, Bran II.

O Corvo de Três olhos mostrou-se ser uma incógnita, até que descobrimos que ele era um homem chamado Brynden. É ponto pacífico que ele seja Brynden Rivers, o Corvo Sangrento, um bastardo Targaryen, que chegou a ser Comandante da Patrulha da Noite.

Vamos deixar a origem de Brynden de lado, e se focar em seus interesses acerca dos Stark.

Desde o inicio da história, Brynden demostrou interesse pelos Stark em geral, e especificamente por Bran Stark.

O Corvo de Três Olhos utilizou várias “ferramentas” para chegar até os Stark com o intuito de treiná-los e levar um deles à sua presença.

A Loba Gigante prenhe

Acredito que Brynden está observando os Stark há muito tempo, com o intuito de usá-los para algum evento muito grande.

— Tenho sido muitas coisas, Bran. Agora sou como você me vê, e agora entenderá por que eu não podia ir até você… exceto em sonhos.

Observo-o há muito tempo, observei-o com mil olhos e com um. Vi você nascer, e o senhor seu pai antes de você. Vi seus primeiros passos, ouvi s ua primeira palavra, fiz parte do teu primeiro sonho. Estava observando quando caiu. E agora finalmente você veio até mim, Brandon Stark, embora a hora seja tardia. A Dança dos Dragões – capítulo 13, Bran II.

Por demonstrar interesse até no nascimento de Ned Stark, podemos concluir que Brynden tem um enorme interesse nos Stark em geral.

Entre muitas qualidades dos Stark, acho que uma que mais chamou atenção do Corvo de três olhos, é o dom de trocar de pele.

A mãe dos lobos gigantes No lugar certo. Na hora certa.

Ao que parece, esse dom adormeceu ao decorrer dos anos, e Brynden teve que “despertar” novamente o dom nas crianças Stark.

E por que eu digo despertar novamente?

Por que provavelmente os antigos Stark eram wargs.

Podemos ver isso nos túmulos dos antigos Reis do Norte nas tumbas de Winterfell.

Os velhos Reis do Inverno estão lá, sentados em seus tronos com lobos de pedra a seus pés e espadas de ferro sobre os joelhos. A Guerra dos Tronos – Capítulo 26, Jon IV.

Percebam que sempre há um lobo esculpido ao lado da estátua de um Stark.

Vi você e Rickon em sua cripta, lá embaixo, no escuro, com todos os reis mortos e seus lobos de pedra. A Fúria dos Reis – Capítulo 35, Bran V.

Esses lobos de pedra não representam apenas o símbolo da Casa Stark. Acho que representam também o lobo que cada um teve.

Entrada das criptas dos Stark

Entrada das criptas dos Stark

Pois provavelmente os Stark sempre foram wargs. E Brynden sabe disso, pelos olhos dos represeiros.

Foi por isso que ele enviou uma loba gigante, com 06 crias até Winterfell.

Brynden por ser um troca-pele poderoso não seria difícil controlar uma loba gigante e leva-la até as portas de Winterfell, uma vez que é capaz de deslizar até para a casca de arvores-coração.

Eu não acho que aquela loba prenhe atravessou a Muralha por pura coincidência.

Até hoje de manhã, nenhum homem vivo tinha visto um lobo gigante – recordou Catelyn. A Guerra dos Tronos – Capítulo 2, Catelyn I.

Até o momento, não aconteceram muitos fatos fruto da coincidência. G.R.R> Martin é muito esperto, e gosta de semear fatos (que até então passam desapercebidos) e em determinado momentos, que se tornarão importantes logo a frente.

Theon Greyjoy disse:

- Não é visto nenhum lobo gigante ao sul da Muralha há duzentos anos.

- Vejo um agora – respondeu Jon. A Guerra dos Tronos – capítulo 1, Bran I.

Até agora, após ler os 05 livros, nada é por acaso… Tudo está intimamente ligado à história, se amarrando de forma concisa. Assim, tenho certeza que essa loba foi enviada por Brynden.

- Lobos gigantes à solta no reino depois de tantos anos – murmurou Hullen, o mestre dos cavalos. – Não me agrada.

- É um sinal – disse Jory.

- Há cinco crias. Três machos e duas fêmeas.

- E então, Jon? – O senhor tem cinco filhos legítimos – disse Jon. – Três filhos e duas filhas. O lobo gigante é o selo da vossa Casa. Os vossos filhos estão destinados a ficar com essa ninhada, senhor. A Guerra dos Tronos – Capítulo 1, Bran I.

Fica claro que um lobo gigante é extremamente raro, e quem ninguém tinha visto um. O que me dá mais certeza de que não foi uma coincidência.

Até Catelyn Stark, que inicialmente não concordou com os lobos, acabou aceitando-os e até suscitou que teria sido uma dádiva dos antigos deuses.

Esses lobos são mais do que lobos, Robb. Tem de saber que é assim. Julgo que os deuses talvez os tenham mandado até nós. Os deuses de seu pai, os velhos deuses do norte. Cinco crias de lobo, Robb, cinco, para as cinco crianças Stark. A Tormenta de Espadas – Capítulo 14, Catelyn II.

E quem são os deuses do norte, senão os filhos da floresta vivendo sua segunda vida dentro das arvores brancas de folhas vermelhas?

Assim, o laço entre os Stark e os lobos novamente são criados, e como vimos, cada um (com exceção de Sansa) a seu modo, criam o vinculo com seu lobo e experimentam o dom de ser um warg.

Brynden, observou como cada um deles interagiria com os animais e assim pode perceber quem, eventualmente, seria o descendente da Casa predestinado dessa família a cumprir seus planos.

Talvez, ele não soubesse logo de cara que seria Bran Stark que deveria ser treinado. Nem todos Stark tem o poder igual ao outro.

Os Walder podiam ter medo deles, mas os Stark tinham sangue de lobo. Foi a Velha Ama quem lhe dissera.

- Mas é mais forte em alguns do que em outros – ela o prevenira. A Fúria dos Reis – Capítulo 9, Bran I.

Ao ver Bran Stark deslizando para Verão tão rapidamente (fato que se deu por culpa da queda da torre) Brynden viu que seria ele.

Jojen Reed

Após encontrar o Stark certo, “enviou” Jojen Reed ao encontro de Bran Stark em Winterfell.

13

Jojen Reed é um garoto que tem sonhos verdes (capacidade de sonhar com o futuro), e juntamente com a irmã, apareceu em Winterfell e ajudaram Bran Stark a decifrar seus sonhos, e disse ao garoto Stark por que estavam ali.

Jojen explicou seu sonho recorrente à Bran.

- Sonhei com um lobo alado preso à terra por correntes de pedra cinza – ele disse. – Era um sonho verde, por isso soube que era verdade. Um corvo estava tentando quebrar suas correntes com bicadas, mas a pedra era dura demais, e seu bico só conseguia arrancar lascas. A Fúria dos Reis, capítulo 28, Bran IV.

E como Brynden não conseguiria, sozinho, levar Bran até ele, então utilizou Jojen para tirar Bran de Winterfell (correntes de pedra cinza).

- Você é o lobo alado, Bran – disse Jojen. – Não tive essa certeza quando o corvo veio pela primeira vez, mas agora tenho. Ele nos enviou até aqui para quebrar suas correntes. A Fúria dos Reis, capítulo 28, Bran IV.

Após fugirem de Winterfell, Meera, Jojen, Hodor e Bran seguiram rumo à morada do Corvo de Três Olhos, do outro lado da Muralha.

Brynden apareceu em forma de Corvo de três Olhos para Jojen e mostrou o que deveria ser feito.

Uma parte do sonho foi cumprida – A fuga de Winterfell – no entanto, Bran ainda necessitava aprender a voar.

- Sonhei com um lobo alado, preso à terra por correntes de pedra, e fui a Winterfell para libertá-lo. Já não tem as correntes, mas ainda não voa.

- Então me ensina você. – Bran ainda temia o corvo de três olhos que às vezes assombrava seus sonhos, bicando sem parar a pele entre os seus olhos e dizendo-lhe para voar. _ É um vidente verde.

- Não – disse Jojen sou só um garoto com sonhos. Os videntes verdes eram mais do que isso. A Tormenta de Espadas – capítulo 9, Bran I.

Podemos ver que Jojen está nos planos de Brynden até certo ponto, ou seja, ele serviu apenas para tirar Bran de Winterfell e leva-lo até a presença de Brynden.

O próprio Jojen sabe de suas limitações, e também sabe que Bran é muito mais do que aparenta ser.

A mim, os deuses deram os sonhos verdes, e a você… você poderia ser mais do que eu, Bran. E o lobo alado, e não há como dizer quão longe ou alto poderia voar… se tivesse alguém que lhe ensinasse. A Tormenta de Espadas – capítulo 9, Bran I.

Mãos-Frias

A identidade de Mãos-Frias está rodeada de mistérios, mas até o momento não consegui pensar em quem ele possa ser.

O que deve ser falado sobre ele que temos certeza é que, esse Outro/irmão da patrulha/troca-pele, cumpriu ordens de Brynden e levou Bran em segurança até a Caverna do Corvo de Três olhos.

O Corvo de Mormont

Ainda que o corvo de Mormont não teve contato com Bran, eu presumo que ele seja uma “ferramenta” de Brynden para auxiliar Jon Snow.

O corvo sempre se mostrou sendo uma criatura mais esperta que os corvos comuns.

Milho Milho. Rei Rei. Snow Snow. Queime Queime.

Milho Milho. Rei Rei. Snow Snow. Queime Queime.

Até alertou Jon como deveria matar um Outro.

“Jon tentou gritar, mas não tinha voz. Pondo-se em pé com dificuldade, chutou o braço para longe e arrancou a candeia das mãos do Velho Urso. A chama tremeluziu e quase se extinguiu. “Queime!”, grasnou o corvo. “Queime, queime, queime!”. A Guerra dos Tronos – capítulo 41, Jon V.

Também no momento da votação para escolherem o Senhor Comandante o corvo age estranhamente, a favor de Jon Snow.

- Eu conheço aquela ave! E o corvo de Lorde Mormont!
O corvo pousou na mesa mais próxima de Jon. “Snow”, crocitou. Era uma ave velha, suja e enlameada. “Snow”, voltou a dizer, “Snow, snow, snow”. Caminhou até a borda da mesa, abriu de novo as asas e voou para o ombro de Jon.

- Sor Porquinho pensa que somos todos tolos, irmãos – disse. – Ele ensinou à ave este truquezinho, Todos eles dizem snow, é só ir à colônia e escutar com seus ouvidos. A ave de Mormont sabia mais palavras além dessa. A Tormenta de Espadas – capítulo 79, Jon XII

E mais de uma vez, Jon se indagou sobre a esperteza do corvo.

— Tomas-me por teu servo? — quando Jon abriu a janela com as grossas vidraças em forma de diamante de vidro amarelo, o frio da manhã bateu-lhe no rosto. Respirou fundo para afastar as teias de aranha da noite enquanto o corvo batia as asas e se afastava. Aquela ave é muito mais esperta do que devia ser. A Dança dos Dragões – Capítulo 3, Jon I

Acredito que Brynden troca de pele com o corvo de Mormont para monitorar os atos de Jon, e agora sendo o corvo de Jon fica mais fácil, pois Jon também é parte dos planos de Brynden.

O treinamento de Bran Stark

Após Bran encontrar-se com Brynden, e graças às histórias da Velha Ama o garoto já estava acostumado com criaturas sobrenaturais, os dois começam a se conhecer.

Professor-de-Bran

O Corvo Sangrento. Brynden Rivers. Bastardo Targaryen. Comandante da Patrulha da Noite.

Bran entende que Brynden o ajudará, mas fica sabendo que não voltará a andar, mas poderá fazer algo melhor.

— Não voltará a andar — prometeu o corvo de três olhos — mas voará. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

O sonho de Jojen, sobre o Lobo alado, se concretizou quando Bran entrou em um corvo. Será que os voos de Bran Stark se limitarão às penas de corvos?

Bran descobre que não é apenas um warg, Descobre ser um vidente verde.

— Só um homem em mil nasce troca-peles — disse o Lorde Brynden um dia, depois de Bran aprender a voar — e só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde.

Com esse dom ainda mais poderoso, o treinamento continua e Bran aprende a trocar de pele com um corvo, e depois aprende a entrar nos represeiros. Uma habilidade extremamente útil tanto para ele, para G.R.R.Martin (que nos mostrará mais sobre o passado dos Starks e de toda Westeros).

Os videntes verdes são os troca-peles mais poderosos que existem. Podendo até unir-se com as árvores e acessar toda a sabedoria gravada em seus troncos. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Será a partir das memórias dos represeiros que Bran Stark saberá mais sobre a origem de sua família, sobre a Muralha, os Caminhantes Brancos e e sobre muitas outras coisas.

O Objetivo de Brynden

Está evidente que Brynden está treinando Bran Stark para um evento muito grande. Mas o que está para acontecer que será necessário um troca-pele poderoso?

Acho que Brynden está preparando Bran para enfrentar os Caminhantes Brancos.

Brynden dá a entender que seu tempo é curto e precisará de alguém para substituí-lo. Ele foi mandado para a Muralha na mesma época que Meistre Aemon. Como Aemon já morreu, pode ser que Brynden esteja morrendo também.

Bran e Verão drunkwookieblog

Mil olhos, cem peles, sabedoria profunda como as raízes de árvores antigas.
Um vidente verde.

G.R.R. Martin usará o dom de Bran para nos mostrar mais sobre o passado de Westeros. Quem sabe veremos momentos da Era dos Heróis?

Diante disso que cogito a possibilidade de que os POVS de Bran serão para nos mostrar sobre a origem dos Outros e momentos anteriores da família Stark.

Depois de ter dominado os seus dons, poderá olhar para onde quiser e ver o que as árvores viram, seja ontem ou no ano passado ou há mil eras. A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Ainda não tenho certeza se é apenas combater os Outros o objetivo de Brynden. Até o momento parece ser. Mas Bran Stark não obedecerá ele cegamente.

Bran tem uma personalidade forte, e ainda que tenha medo do desconhecido, ele estará mais forte e mais seguro com o tempo e pode ser que não queira fazer as coisas do modo de Brynden.

Uma citação que me deixa desconfiado de Brynden é uma feita pela Velha Ama:

A velha Ama drunkwookieblog

Praticamente todas as histórias da Velha Ama se confirmaram…

- Os corvos são todos mentirosos – concordou a voz da Velha Ama da cadeira onde tricotava. – Conheço uma história sobre um corvo.

- Não quero mais histórias – Bran exclamou, com petulância na voz. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV.

O futuro de Bran Stark se entrelaça com os Antigos Heróis

Algo que me chamou atenção foi ver que o dom de Bran Stark está em seu sangue, em sua descendência.

Jojen citou os antigos videntes verdes, e falou sobre videntes verdes extremamente poderosos capazes de controlar qualquer criatura que eu fiquei curioso.

Eram também wargs, assim como você, e os maiores de todos podiam usar a pele de qualquer animal que voasse, nadasse ou caminhasse, e eram também capazes de olhar através dos olhos dos represeiros, e de ver a verdade que está por trás do mundo. A Tormenta de Espadas – capítulo 9, Bran I.

Qualquer animal que voasse?

Foi nesse momento, que surgiram mais dúvidas sobre o objetivo de Brynden e quem seriam esses troca-peles poderosos capazes de controlar qualquer animal.

É nesse ponto que a teoria fica sem tanto embasamento, mas ainda assim, me parece lógico e plausível que as coisas aconteçam como tentarei explicar, ou pelo menos que os acontecimentos irão por essa direção.

Um verdadeiro Stark. Assim como Brandon o Construtor. Fundador da Casa Stark

Um verdadeiro Stark. Assim como Brandon o Construtor. Fundador da Casa Stark

Para traçarmos o futuro de Bran Stark é necessário voltarmos ao passado, pois se os represeiros mostrarão ao garoto fatos do passado, é lá que devemos procurar pistas de seu futuro. Assim, busquei informações e citações que tratam sobre o passado de Westeros para encontrar um troca-pele anterior à Bran.

O que pude perceber é que G.R.R. Martin nos mostra que a historia, de um modo geral, sempre se repete.

Por exemplo a história do Cozinheiro Ratazana que serviu ao rei ândalo seu empadão de príncipe e bacon, e depois de séculos, vemos que isso se repete na figura de Lorde Wyman Manderly, que serve aos Boltons e aos Freys tortas feitas de carne de Freys.

Os sacrifícios feitos pelo Rei do Fortenoite se repetem na pessoa de Craster. Azor Ahai, o herói, ressurgirá novamente para enfrentar os Outros na pessoa do Príncipe Prometido.

Assim, acredito que muitas coisas que aconteceram antes da união dos Sete Reinos, acontecerão novamente.

A Era dos Heróis

A maior referência aos tempos antigos é sobre a Era dos Heróis, que se passa à 8000 antes de Aegon voar com seu dragão.

Nessa Era sabemos que existiu Azor Ahai (que eu acho ser Jon Snow) que estava destinado a enfrentar Os Outros.

Só que não há registro de nenhum troca-pele anterior.

É aí que eu traço a origem da família Stark para encontrarmos ao menos um troca-pele poderoso.

Não seria tão errado supor que Brandon Stark o Construtor fosse um troca-pele poderoso. Ele foi o primeiro Stark, o fundador da Casa Stark.

— O seu sangue faz de você um vidente verde — disse o Lorde Brynden. — Isto vai ajudar a despertar os seus dons, e vai se casar com as árvores. A Dança dos Dragões – capítulo 34, Bran III.

Ora, se a história se repete, e sabemos que Azor Ahai voltará representado por Jon Snow (minha teoria) ou por Daenerys como muitos acham (eu discordo), acredito que haverá alguém fazendo as mesmas proezas que Brandon Stark fez na era dos heróis. E esse alguém é Bran Stark.

The Wall drunkwookieblog

A ultima defesa contra os Outros

Por vezes, a Ama falava com ele como se fosse o seu Brandon, o bebê que amamentara há tantos anos, e por vezes o confundia com o tio Brandon, que tinha sido morto pelo Rei Louco antes de Bran nascer. Ela vivera tanto tempo, dissera-lhe sua mãe uma vez, que todos os Brandons Stark se tinham transformado numa só pessoa em sua cabeça. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV.

Então, se Bran será um herói parecido com seu ancestral, se pensarmos de forma inversa, podemos atribuir à Brandon a habilidade poderosa de ser troca-pele, sendo ele o warg poderoso capaz de usar a pele de QUALQUER animal.

Onde eu quero chegar provando que Brandon é um troca-pele poderoso?

Vejamos: Brandon é exclusivamente conhecido por ter iniciado a Casa Stark, ter construído Winterfell e ter construído A Muralha.

Milhares e milhares de anos antes, Brandon, o Construtor, erguera Winterfell e, segundo alguns diziam, a Muralha. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV.

Por ter sido o fundador da Casa Stark acredito que ele seja um poderoso warg, assim como Bran é.

Até o momento essa habilidade não o ajudaria a fazer o que fez. Construir uma gigantesca muralha de gelo. Eu custava a aceitar o fato de que Brandon construiu a Muralha com ajuda de feitiços, de gigantes e das crianças da floresta. Faltava algo.

Achava forçosa essas informações, que nos são apresentadas por antigas músicas cantadas nos salões reais. A Muralha é imensa… demoraria décadas para construí-la.

Brandon, o Construtor e Joramun

Ainda assim, continuei a pesquisar, e adentrando ainda mais nesse momento da história de Westeros, me espantei quando deparei com um tal de Joramun, o Rei para-lá-da-muralha.

Joramun ajudou (isso mesmo… ajudou) Brandon a derrotar o Rei Noite, que estava controlando os membros da Patrulha da Noite.

Governaram durante treze anos, o Rei da Noite e sua rainha cadáver, até que por fim o Stark de Winterfell e Joramun dos selvagens se aliaram para libertar a Patrulha da servidão. Após a sua queda, quando se descobriu que o Rei da Noite tinha andado fazendo sacrifícios aos Outros, todos os registros que se referiam a ele foram destruídos e até seu nome foi proibido. A Tormenta de Espadas – capítulo 56, Bran IV.

Foi aí que eu pensei… como Joramun e Brandon lutaram juntos, se foi Brandon quem construiu a Muralha e Joramun tinha um berrante capaz de derrubar a construção?

A pesquisa mudou novamente de foco, e passei a buscar informações sobre os berrantes e novamente, algo que me incomodou…. A função do berrante de Joramun e dos outros berrantes.

Os Berrantes

O de Euron serve para controlar dragões;

O de Celtigar serve para controlar monstros da profundezas;

E o de Joramun?

- Sim, e muito antes deles houve Lorde Chifrudo e os reis irmãos Gendel e Gorne, e nos tempos antigos Joramun, que soprava o Berrante do inverno e evocava gigantes da terra. A Fúria dos Reis – capítulo 23, Jon III.

GameOfThrones_S2_Devils_08

- Se fizer soar o Berrante do Inverno, a Muralha cairá. Pelo menos é o que as canções me querem fazer crer. A Tormenta de Espadas – capítulo 73, Jon X.

Não faz sentido o berrante acordar gigantes da terra e também explodir a Muralha. São coisas diferentes, e não acredito que seja dessa forma que ele funcione.

Então eu juntei as informações que não faziam muito sentido vistas de forma separada, mas que analisando todo o conjunto pode fazer um sentido melhor.

Os segredos da Muralha e a função do Berrante do Inverno

A construção da Muralha, o berrante de Joramun e sua função, Brandon o Construtor e Rei do Norte, e Joramun Rei-para-lá-da-Muralha.

Sobre a Muralha sabemos que ela foi feita por Brandon na Era dos Heróis, e é uma construção simplesmente gigantesca com quilômetros e quilômetros de extensão.

Mas como Brandon o Construtor ergueu essa Muralha? Ele precisaria de muito tempo para fazer a Muralha. Ainda que tivesse ajuda dos gigantes selvagens e das magias das crianças da floresta, ele precisaria de matéria prima, pedra e gelo. Como ele conseguiu mover tanto gelo para tal empreitada?

THE WALL drunkwookieblog

Quilometros de extensão para que um homem, ainda que coim ajuda pudesse terminar em uma vida.

É ai que entra Joramun e seu berrante capaz de acordar os “gigantes da terra”.

E se esse gigante for uma metáfora para descrever uma criatura gigantesca e não um gigante propriamente dito?

Um berrante capaz de acordar um grande dragão? Assim como o berrante de Euron Greyjoy é, até que se prove o contrário, capaz de domar um dragão.

Mas a pergunta que deve ser feita é: que tipo de dragão existiria nas terras geladas do norte?

Adormecido dentro da Muralha, esperando o soar do Berrante de Joramun

Adormecido dentro da Muralha, esperando o soar do Berrante de Joramun

De onde surgiu essa ideia???

Primeiro: Jon cita duas vezes as histórias da Velha Ama sobre esse tipo de dragão. Até o momento tudo o que a Velha Ama disse aconteceu. Gigantes, Mamutes, Caminhantes Brancos em seus cavalos mortos, e em suas aranhas de gelo.

O que impede que ela esteja certa sobre esses dragões?

Mas o vento soprava do leste ao longo da Muralha, frio como o hálito do dragão de gelo nas histórias que a Velha Nan contava. Até o fogo de Melisandre tremia; A Dança dos Dragões – Jon Snow

Seria muito impossível que um dos dragões de gelo da Velha Ama existisse? Até o momento, muito do que ela disse já ficou comprovado.

Vento soprava em rajadas, frio como o hálito do dragão de gelo nas histórias que a Velha Ama contara a Jon quando ele era um rapaz. A Dança dos Dragões – capítulo 35, Jon VII.

Um dragão de gelo explicaria muita coisa, e serviria para dar verossimilhança à criação da Muralha e à destruição da Muralha.

ATUALIZAÇÃO 16/06/2013

O Dragão do Inverno & Outras Histórias

somente em Portugal é vendido

E 05 meses após a publicação desse post, tive a oportunidade de ter acesso a um conto escrito por G.R.R. Martin em 1979, chamado: O Dragão de Inverno & Outras histórias.

Martin descreve essa obra como uma das melhores escrita por ele. É possível ver a paixão dele pela criação desse Dragão de Inverno, que não se assemelha a nenhum dragão de historias medievais. Sendo assim, é uma contribuição original de Martin para o mundo literário da fantasia.

E foi para minha surpresa, que me deparei com uma historia que se passa em uma época medieval (não parece ser Westeros) e giram em torno de uma garota, um dragão do inverno e três dragões normais, daqueles que cospem fogo(alguém mais, lembra de outros 3 dragões que cospem fogo?).

Ou seja… G. R. R. Martin já se pronunciou sobre como seria seu dragão de inverno.

E eu tremi ao ler, e aumentou minhas esperanças dessa teoria estar certa:

O dragão de gelo era de um branco cristalino, daquele tom de branco que é tão sólido e frio que é quase azul. Era coberto por uma geada branca, pelo que, quando se movia, a sua pele partia-se e estalava como a crosta de neve estala sob as botas de um homem, e caíam-lhe flocos de gelo.

Os seus olhos eram claros, profundos e gélidos. As asas eram grandes e, como as dos morcegos, totalmente coloridas de um vago azul translúcido. Adara conseguia ver as nuvens através delas e, muitas vezes, também a lua e as estrelas, quando o animal girava em círculos gelados pelos céus.

Os seus dentes eram sincelos, triplamente enfileirados, com o recorte de lanças de comprimento desigual, brancos sobre o azul profundo da boca. Quando o dragão de gelo batia as asas, soprava um vento frio e a neve rodopiava em turbilhões, e o mundo parecia encolher e tiritar. Por vezes, quando, no frio do inverno, se abria uma porta com a força de uma súbita rajada de vento, o dono da casa corria a trancá-la e dizia:

— Anda um dragão de gelo por perto.

E quando o dragão de gelo abria a sua grande boca, e expirava, não era fogo que jorrava, nem o fedor sulforoso e ardente dos dragões mais pequenos.

O bafo do dragão de gelo era frio.

Formava-se gelo quando ele respirava. Todo o calor desaparecia. As lareiras definhavam e apagavam-se, arrefecidas pelo ar gélido. As árvores gelavam até às suas almas, lentas e secretas, e os ramos tornavam-se quebradiços e estalavam com o seu próprio peso. Os animais ficavam azuis, uivavam e morriam, com os olhos arregalados e a pele coberta de uma fina camada de gelo.

O bafo do dragão de gelo espalhava a morte pelo mundo; a morte, o silêncio e o frio. Mas Adara não tinha medo. Ela era filha do inverno, e o dragão de gelo era o seu segredo.O Dragão de Inverno & Outras histórias, página 73

Há também outras citações curiosas… como essas três, são tão familiares para os leitores de As Cronicas de gelo e Fogo:

— Depressa, dragão — sussurrou ela. — Leva-me para longe, leva-me para as terras onde é sempre inverno. O Dragão de Inverno & Outras histórias, página 80.

.

Os dragões de gelo eram raros, mesmo nesse tempo, e sempre que eram avistados, as crianças apontavam e maravilhavam-se, enquanto os mais velhos falavam entre dentes e abanavam as cabeças. Quando apareciam sobre a terra, isso era sinal de que o inverno iria ser longo e penoso. O Dragão de Inverno & Outras histórias, página 67.

.

Adara gostava do inverno mais do que todas as outras estações, pois quando o frio envolvia o mundo, o dragão de gelo chegava. Ela nunca tivera muita certeza se era o frio que trazia o dragão de gelo ou se era o dragão de gelo que trazia o frio. O Dragão de Inverno & Outras histórias, página 71

E também dois outros momentos que falam mais sobre o poder de um sopro de dragão de gelo. Assim, reforça a minha ideia de que o dragão sozinho criou a Muralha.

O dragão de gelo ergueu uma vez mais a cabeça, dolorosamente, e fez o único som que Adara alguma vez o ouviu fazer: um ténue mas terrível grito cheio de melancolia, como o som que o vento do norte faz quando sopra pelas torres e casernas do branco castelo que se ergue, vazio, na terra onde é sempre inverno. Quando o grito se extinguiu, o dragão de gelo envolveu o mundo em frio uma última vez: um longo jato de vapor azul-esbranquiçado cheio de neve e de quietação, o fim de todas as coisas vivas. O Dragão de Inverno & outras histórias – capítulo, pag. 82.

.

O seu bafo jorrou por entre os dentes gélidos e era um bafo branco e frio. Tocou, com ele, a asa esquerda do dragão negro como carvão que estava debaixo deles, e o escuro monstro deu um grito estridente de dor, e quando as suas asas bateram de novo, a asa coberta de gelo partiu-se em duas. Dragão e cavaleiro começaram a cair. O dragão de gelo lançou de novo o seu bafo. Os outros ficaram gelados e mortos antes de atingirem o chão. O Dragão de Inverno & outras histórias – capítulo, pag. 81

Isso daria sentido a muitas coisas. O modo grandioso da construção da Muralha.

O hálito de um Dragão de Gelo deve ser considerado poderoso, se levarmos em consideração os estragos em Harrenhall causados pelo hálito dos dragões dos Targaryen.

Se o hálito de um dragão de fogo derrete até pedras, o hálito congelante não poderia…congelar uma vasta extensão?

Pelo simples fato de respirar, o dragão já demonstra enorme poder.

 Lá fora, o dragão de gelo estava à sua espera. Respirara sobre a água e, agora, o rio estava gelado, ou pelo menos uma parte dele estava. O Dragão de Inverno & Outras histórias, pag. 80

FIM DA ATUALIZAÇÃO

Como o Dragão do Inverno apareceu?

Mas como o Dragão apareceu na época de Brandon? Talvez acordado pelo berrante, tocado pelos Caminhantes Brancos. Acordaram sua arma mais poderosa para dar fim ao mundo dos homens e das crianças da floresta.

Ao menos era isso que queriam, mas não contavam com um poderoso troca-peles do lado dos Homens do Norte.

Sendo Brandon o Construtor um poderoso troca-pele, fundador da linhagem dos Stark, ele poderia ter deslizado para a pele do Dragão de Gelo e após expulsar os Outros, junto com Azor Ahai e Joramun, utlizou o dragão e seu sopro para construir a Muralha.

Os Outros runkwookieblog

Os inimigos de Azor Ahai

Entretanto, Brandon não poderia simplesmente criar a Muralha e liberar o controle exercido sobre o Dragão de Gelo novamente. O dragão ficaria incontrolável. Talvez o Berrante de Joramun, só acordasse a criatura.

A canção não chega a dizer se o berrante pode fazê-los adormecer de novo. A Tormenta de Espadas – capitulo 15, Jon II

E foi então que Brandon decidiu congelar o Dragão de Gelo dentro da Muralha com seu próprio sopro congelante.

O gelo apertava-se em volta deles, e ele sentia o frio enfiando-se em seus ossos, o peso da Muralha por cima de sua cabeça. Era como penetrar na goela de um dragão de gelo. A Tormenta de Espadas – capítulo 64, Jon VIII.

E não é só isso, além de fazer a criação da Muralha ser bem mais aceitável, é perfeitamente cabível aceitar o poder do Berrante Joramun conforme as canções dizem.

Eu sonhei com a vossa Muralha, Jon Snow. Grande foi o saber que a ergueu, e grandes são os feitiços que estão trancados sob o seu gelo. A Dança dos Dragões – capítulo 3, Jon I.

O Berrante acorda gigantes da terra, e ao mesmo tempo derrubam a Muralha, pois se o Berrante for tocado, o Dragão despertará, e fatalmente destruirá boa parte da Muralha para se libertar.

Ainda que pareça inacreditável essa teoria em um primeiro momento, após ver tudo com calma, eu acho que ela é razoável. E bem possível.

image_9Joramun ficou com o Berrante e virou Rei Pra-lá-da-Muralha. Brandon foi proclamado Rei do Norte, construiu Winterfell e fundou a casa Stark.

Joramun detinha um artefato capaz de acordar o dragão e destruir a Muralha, enquanto Brandon poderia domar esse dragão para defender o Norte.

Ambos sofreriam grandes perdas se lutassem entre si.

Portanto, um acordo de cavalheiros. Ambos com certa dose de poder nas mãos, vivendo em relativa paz.

Destino do Berrante e novamente a presença Brynden

Atualmente o destino do Berrante é incerto. Ou não.

Foi comprovado que o Berrante queimado por Melisandre não era de Joramun. Assim, se ele realmente existe, está onde?

Acho que o verdadeiro berrante estava com os punhais e pontas de flechas de obsidianas encontradas por Jon Snow e que foi entregue ao Sam.

Por baixo do vidro de dragão estava um velho corno de guerra, feito de chifre de auroque com faixas de bronze. Jon sacudiu-o, e uma torrente de pontas de flecha jorrou lá de dentro. Deixou-as cair, e puxou um canto do pano em que as armas tinham sido envolvidas, esfregando-o entre os dedos. A Fúria dos Reis – capítulo 34, Jon IV.

Ainda vou mais longe na teoria. Por ser um artefato importante, tenho certeza que Brynden o detém. Ou detinha, até entregar à Jon Snow.

O Berrante de Joramun

O Berrante de Joramun

Pois Brynden quem deixou para Jon as armas capazes de matar os Outros e o Berrante de Joramun. Como?

Através do corvo de Mormont Brynden soube do plano da Patrulha da Noite de ir até o Punho dos Primeiros Homens.

Depois foi fácil pedir para Mãos-Frias enterrar o embrulho e depois fazer Fantasma desobedecer Jon e chegar até o local certo.

Percebam que Fantasma ficou estranho sem motivo aparente e correu até o local onde estavam enterrados as peças de obsidiana.

- Fantasma, aqui. Já – quando o lobo gigante levantou a cabeça, seus olhos brilharam, vermelhos e sinistros, e água escorreu de suas mandíbulas como saliva. Naquele instante, havia nele algo de feroz e terrível. E então partiu, passando por Jon aos saltos, correndo através das árvores.

- Fantasma, não, fica – ele gritou, mas o lobo não prestou atenção. A esguia silhueta branca foi engolida pela escuridão, e Jon ficou apenas com duas possibilidades… Voltar a subir o monte, sozinho, ou segui-lo. A Fúria dos Reis – capítulo 34, Jon IV.

O Punho dos primeiros Homens

O Punho dos Primeiros Homens

Conclusão

Agora nos resta esperar para ver se tudo isso se concretizará. E somente Bran, acessando as memórias das arvores-coração, poderá saber disso tudo.

Bran Stark ainda tem muito o que evoluir o seu dom. Temos pistas de que ser um vidente verde, vai muito além de ver apenas pelos olhos dos represeiros.

Os cantores esculpiram olhos nas árvores-coração dos bosques sagrados para despertá-las, e esses são os primeiros olhos que um novo vidente verde aprende a usar… mas a seu tempo verá bem além das árvores propriamente ditas. A Dança dos Dragões – capítulo 34, Bran III.

Sobre os desdobramentos até chegarmos à batalha final contra os Outros pouco sabemos. O que temos até agora, são as histórias da velha Ama e canções antigas.

As músicas mudam a historia real dos feitos, trazendo para os séculos futuros informações desencontradas, mas no fundo há verdade.

As músicas dizem que Brandon construiu a Muralha com magia; dizem que Joramun tinha um berrante capaz de acordar os gigantes da terra e explodir a Muralha. Tudo isso não deixa de ser verdade.

Bran Stark terá seu próprio dragão.

É aí que Bran voará de verdade… Não em um dragão Targaryen…mas em um dragão Stark.

É impossivel que Martin tenha criado em 1979, ainda que para outro cenário, um dragão (unico na história da fantasia mundial) e não utilize ele em As Cronicas de Gelo e Fogo.

e é isso…

Brandon Stark e Azor Ahai Os Outros drunkwookieblog

Brandon Stark e Azor Ahai da nova Era dos Heróis

Jon Snow (Azor Ahai), junto com Bran Stark (descendente de Brandon Stark o Construtor) lutarão com todas as forças para repelir o frio e a escuridão que os outros trarão sobre Westeros.

Longe das brigas políticas e disputas pelo trono eles estarão sozinhos. E enquanto a guerra pelo Trono de Ferro estiver acontecendo e Daenerys estiver sobre Porto Real com seus dragões e exércitos proporcionando Sangue e fogo aos inimigos, Jon e Bran serão a ultima linha de defesa contra os Outros.

E no próximo livro tenho certeza que teremos contato com o frio trazido pelo Inverno dos Caminhantes Brancos.

... o Inverno está chegando...

… o Inverno está chegando…

E para que Jon Snow possa defender os Sete Reinos da escuridão dos Outros, precisará renascer como Azor Ahai e despertar seu terceiro olho.

Bran em “A Fúria dos Reis” já lhe disse isso, contudo isso acontecerá, cronologicamente em “Os Ventos do Inverno”.

Enquanto o som morria, aguçou as orelhas, à escuta de uma resposta, mas o único ruído foi o suspiro da neve soprada pelo vento.

Jon?

O chamado veio de suas costas, mais baixo do que um sussurro, mas forte. Pode um grito ser silencioso? Virou a cabeça, em busca do irmão, de um vislumbre de uma silhueta esguia e cinzenta em movimento sob as árvores, mas nada havia, só…

Um represeiro.

Parecia ter brotado da rocha sólida, com as raízes brancas contorcendo-se de uma miríade de fissuras e rachaduras finas como fios de cabelo. A árvore era fina comparada com outros represeiros que tinha visto antes, pouco mais do que um broto, mas crescia diante de seus olhos, com os galhos engrossando à medida que se estendiam para o céu. Com prudência, deu a volta no tronco branco e liso até encontrar o rosto. Olhos vermelhos olhavam-no. Eram olhos ferozes, mas satisfeitos por vê-lo.

O represeiro tinha o semblante do irmão. Teria o irmão sempre tido três olhos?

Nem sempre, disse o grito silencioso. Antes do corvo não tinha.

Farejou a casca da árvore, tinha cheiro de lobo, árvore e garoto, mas por trás desses odores havia outros, o cheiro rico e marrom da terra tépida, e o duro e cinza da pedra, e algo mais, algo terrível. Morte, compreendeu. Estava cheirando a morte. Retraiu-se, com o pelo eriçado, e mostrou os dentes.

Não tenha medo, eu gosto do escuro. Ninguém o vê, mas você vê todo mundo. Mas primeiro tem de abrir os olhos. Vê? Assim. E a árvore estendeu um galho e tocou nele. A Fúria dos Reis – capítulo 53, Jon VII.

Jon Snow

Agora é esperar o Inverno chegar…

Há também outras teorias sobre as Crônicas de Gelo e Fogo.

Livraria Cultura… Para os fãs é uma boa oportunidade para adquirir o

box de Colecionador das Crônicas de Gelo e Fogo!

Por tempo limitado

E para quem quer se preparar para a 3ª Temporada da HBO, uma ótima promoção por tempo limitado!

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

.

About these ads
  1. 16 de janeiro de 2013 às 9:22

    Boa teoria, mas vale falar uma coisa. Não se se sabe, mas existe uma teoria de que Mãos-frias seja Benjen Stark… bem, não sei se isso vá te dar um insight a mais…

    • Nessa
      26 de janeiro de 2013 às 22:10

      Desde que Mãos-frias apareceu pensei que era Benjen… o mesmo a respeito do “corno de guerra” que Jon deu a Sam e este sempre cuidou!!!

      • 20 de dezembro de 2013 às 3:41

        seria Sam então a representação de Joramun??

        • Evelyn
          14 de janeiro de 2014 às 2:32

          Agora que li seu comentário achei super válido pq Sam está na cidadela dos meistres, acredito que ele, como um bom leitor, vai começar a pesquisar sobre dragões e irá descobrir sobre o dragão de gelo e o berrante de Joramun, ligará os fatos e voltará para a muralha.

    • Rodrigo Ranzan
      10 de janeiro de 2014 às 9:38

      Também foi a 1ª coisa que pensei.

    • Douglas
      12 de janeiro de 2014 às 14:26

      Acho que mãos frias pode ser o rei da noite, é dito que quando o lorde comandante possuiu sua esposa Outra ele lhe vendeu a alma (acho que durante o ato sexual ele morreu de hipotermia e foi transformado vagante branco/criatura) quando ela foi morta e ele derrotado (ninguém fala que ele foi morto), e apos a morte dela os patrulheiros foram libertados dos feitiços que os escravizavam, talvez isso inclua o lorde comandante, desde então ele teria vagado pelo norte da muralha como uma criatura amaldiçoada prestando serviços a Brynden no intuito de corrigir seus erros, ou não.
      Se Mãos Frias fosse Benjen Stark acredito que Bran teria notado alguma semelhança com entre a voz do patrulheiro e do tio desaparecido.

    • Alvaro Reis
      7 de maio de 2014 às 11:38

      Mãos Frias é o Rei da Noite

  2. Ana
    16 de janeiro de 2013 às 11:57

    Adorei! Penso igual tb. Não vejo a hora de sair logo o próximo livro, pois to me remoendo de curiosidade!

  3. 16 de janeiro de 2013 às 12:03

    Oi Drunk! (SPOILERS!)

    Bom, vamos por partes. Eu nunca tinha pensado no dragão de gelo estando dormente na muralha. na verdade, sempre ficava na dúvida se esse dragão era real ou figurado, porque eu acho que Jon é meio Targaryen, e portanto tem sangue de dragão. E ele tem sim, diferente de Viserys, que não tinha. Por isso sempre achei que Bran fosse montar um dos dragões de Dany. Mas faz sentido ele montar um dragão Stark, até melhor. E nunca pensei que Bran pudesse ser o novo Bran Construtor, mas de novo faz sentido. Ainda mais se pensarmos, como a gente pensa, que Jon é Azor Ahai renascido. Sempre achei que Bran teria papel fundamental no norte, contra os white walkers. Agora ficou mais claro. E concordo com você, ele não vai obedecer Brynden à risca,e vai dar um jeito de sair daquela árvore. Porque pelamor, né? GRRM não ia investir páginas e mais páginas nele pra deixar o garoto preso numa árvore, forever alone, o resto do livro, certo? Mas acho que ele vai montar mesmo o dragão, não só warg. Isso porque GRRM deu muito destaque para a cela que Tyrion fez para ele montar Dançarina, e acho que não ia ser táo comentada se não fosse ser utilizada novamente.
    Também acho que Theon vai ter um papel nisso, porque Bran o chama da árvore e com a voz do corvo. Isso consta do capítulo que GRRM disponibilizou de Theon de The Winds of Winter.
    També concordo com o Donilo aí em cima: Mãos Frias pra mim é Benjen Stark. de novo, GRRM deu muita ênfase ao seu desaparecimento. E quando ele aparece Bran meio que reconhece esse ser. E Mãos Frias faz questão de não se mostrar inteiramente para Bran, como se tivesse receio de ser reconhecido.
    Acho também que a Muralha vai cair sim. As lendas dizem que ela só se manteria em pé enquanto a Patrulha fosse leal a si mesma. Com a ataque a Jon, a Patrulha se traiu, o que vai levar à queda da Muralha. Os feitiços já não tem efeito. Também não tinha pensado na corneta que Jon acha junto com a obsidiana. Faz sentido ela ser a de Joramun. Ainda não sei quem vai soprá-la, mas isso vai acontecer sim.
    Não tinha pensado em Brynden pondo as coisas para acontecer. Sim, acho que ele realmente teve um dedo na ida dos Howland para Winterfell, e até para achar a loba gigante. e se para para pensar, Ghost não foi encontrado logo. Jon o encontra depois, mais afastado. O que fez com que Jon fosse atrás dele? Jon tem os mesmos dons de Bran, com certeza, talvez em menor grau, mas ainda assim é muito poderoso. Só não sabe ainda como usar esse poder, o que acho que vai acontecer quando ele acordar.
    Bom, acho que é isso.

    Beijos!

  4. Tayane
    16 de janeiro de 2013 às 17:06

    Vc disse q reler totalmente a obra de Martin era algo que vc achava impossível, pq?

    Esse berrante de Celtigar q vc fala, aparece em q livro? Pq realmente eu ñ consegui lembrar.

    Quanto ao dragão de gelo amei sua teoria e eu pelo menos ainda ñ tinha percebido nenhuma referencia sobre ele, porem eu sempre tive a impressão q o berrante q Jon encontrou era o q podia explodir a muralha (só nunca pensei q foi Brynden q o enviou a Jon).

    Há um capítulo de Bran no 5 livro (pág. 394 e 395) onde ele já se conecta com o represeiro de Winterfell e vê (pelo o q eu entendi) varias momentos do passado (eu pelo menos ñ consegui identificar todos aqueles q ele viu) o q vc acha desse momento?

    Desde já agradeço se vc puder responder essas minhas perguntas e agradeço pelos posts q estou simplesmente amando.

    • 16 de janeiro de 2013 às 17:40

      Oi Tayane.
      Sim… inicialmente, quando estava lendo as Crônicas nunca achei que leria a obra de Martin novamente. Querendo ou não são 3634 páginas, e eu gosto de ler muito… Na verdade, achei que não teria tempo para reler. Só que fui surpreendido! A trama é tão boa, um clima tão imersivo, que amo voltar à Westeros, e encontrar evidências escondidas nas entrelinhas, e teorizar sobre o futuro dos personagens.
      Sobre o berrante de Celtigar, é uma passagem rápida.
      “A propriedade também é recheada de tapetes de Myr, vidro Volanteno, baixelas de ouro e prata, taças cravejadas de joias, magníficos falcões, um machado de Aço Valiriano, um berrante que possivelmente seria capaz de invocar monstros vindos das profundezas, baús de rubis, e mais vinho do que um homem conseguiria beber em cem anos”.A Tormenta de Espadas, Capítulo 36, Davos.
      Acho que Bran viu ali antigos descendentes de sua família. numa era onde os Stark faziam sacrifício?().
      Não citei no post por aumentar ainda mais ele..rsrsrs
      Acho que bran terá um choque de realidade, e perceberá que nem todos Stark foram bons. (veja o Rei da Noite).

      Que bom que está gostando do blog!

      • Tayane
        17 de janeiro de 2013 às 22:52

        Te entendo, realmente é coisa pra caramba, desde q terminei o 5 livro to tentando tomar coragem pra reler tudo, mais olho o tamanho dos livros e me assusto como na primeira vez q vi o livro 1. rs
        E a passagem de celtigar é realmente muito rápida e como tbm ñ sou muito fã do davos, ñ lembraria msm.

        Queria fazer algumas perguntas e comentários dos seus outros posts e fiquei na duvida se deveria fazer nos respectivos posts ou no mais atual?

        Bom é isso e vlw pelas respostas!

        • 18 de janeiro de 2013 às 0:09

          Pode ser como quiser…
          Nos posts específicos é legal pois o pessoal acaba dando palpite também… mas se quiser perguntar aqui, a gente conversa por aqui mesmo…sem problemas!

          • Tayane
            18 de janeiro de 2013 às 0:11

            É melhor nos próprios posts msm, vou ter q reler eles pra lembrar oq quero perguntar ai fica mais fácil já comentar neles.

    • 20 de dezembro de 2013 às 3:48

      eu n tenho ctz quanto a que livro aparece o berrante de celtigar, mas eu pesquisei imgs só pra matar a curiosidade e vi a img de um brasão com caranguejos (siris?), então se tivesse q apostar, diria que é em um dos POVs da Asha

      • 11 de maio de 2014 às 1:54

        Então com a existência desse berrante de Celtigar seria possível a existência de dragões aquáticos?Já que “libera” criaturas das profundezas,e me lembro de ler algo em algum POV dos Greyjoys a lenda sobre uma “serpente” marítima que foi morta pelo primeiro rei de Pyke.Posso estar falando besteira já que já tem 1 ano que li os livros e não me recordo muito bem,mas seria realmente incrível essa diversidade de dragões na obra do Gordinho!Ótima teoria!

  5. 16 de janeiro de 2013 às 20:52

    Fascinante, primeiramente pela qualidade da pesquisa. Em segundo porque abre os olhos de pessoas como eu que jamais teriam capacidade de pensar em tantas coisas.
    Parabéns pela série, serei um leitor fiel com certeza.

    Bran é um dos meus personagens favoritos da série, inclusive.

  6. Pedro Simas
    16 de janeiro de 2013 às 21:13

    Tuas teorias são sensacionais!
    Você é fera!

  7. Marvyn Andrade
    16 de janeiro de 2013 às 21:14

    Olá! Adorei as teorias todas (inclusive a respeito do dragão de gelo e do berrante de Joramund eu e alguns amigos já tínhamos tido teorias parecidas com essas num grupo das crônicas que temos no FB – https://www.facebook.com/groups/CronicasDeGeloEFogo/ ).

    Gostaria de acrescenar um pouco do que eu pensei ao ler esse seu post e embasar um pouco mais as suspeitas gerais de que Mãos Frias é o tio Benjen:

    Bran meio que reconheceu o Mãos Frias quando o conheceu, é sabido.
    Esse “amigo” não se revelou por inteiro. É sabido (medo de ser reconhecido?)

    E agora vem o meu acréscimo: A sua teoria diz que Brandon O Construtor poderia wargar o Dragão de gelo que seria, inicialmente, a arma mais poderosa dos WW, correto?

    Analogicamente, se Bran pode Wargar Hodor (talvez pela inteligência dele ser superior ao do hospedeiro) e se Brandon foi capaz de wargar uma “criatura WW(o Dragão-arma, de gelo)”, Benjen STARK não poderia wargar seu próprio corpo já morto e transformado em Outro?

    Resumidamente acredito nisso. Que Benjen foi morto de alguma maneira em suas inscursões, virou “defunto de olhos azuis” e wargou – como todo bom Stark – este corpo que já não lhe pertencia mais.

    Viajadááááááááásso, né??? Hahahahaha… Mas se não for assim que graça tem poder sonhar? O que acham?

    Grande abraço e parabéns!

  8. Daniela
    16 de janeiro de 2013 às 23:17

    Se não me engano o berrante que o Jon achou ele deu ao Sam para vender em Braavos para conseguir dinheiro para a viagem deles. Ele vendeu, não é? Se isso for verdade Arya certamente tem um papel nisso.

    • 24 de março de 2013 às 16:08

      Concordo!!! O Berrante de Joramun pode cair nas mãos dos Homens Sem Rosto, e seu uso pode ter relação com a trama de Jaqen ‘Hghar (nunca aprendi a escrever o nome dele direito).

  9. Daniela
    16 de janeiro de 2013 às 23:19

    Ah, muito boas suas teorias, muito bem explicadas, parabéns!

  10. Mac
    17 de janeiro de 2013 às 0:07

    Eu não concordo.. penso que o Brynden está do lado dos Outros. O cara é amargurado, e foi para a Muralha injustamente. Quando lemos sua história, encontramos várias evidencias de que ele teria motivos para atacar Westeros e todos aqueles que ali vivem. Acho que ele tá treinando o Bran pra um propósito ruim. Eu simplesmente não consigo pensar nele como um cara legal. Tanto que em uma de suas visões, Melisandre os vê como instrumentos do Outro Deus. Seria lindo se ele estivesse treinando Bran pra salvar o dia, como nesta teoria, mas não seria meio fácil demais? E aquela história de ele ter matado o Jojen pra colocar seu sangue naquela coisa estranha que o Bran bebeu? Fala sério, esse Brynden é sinistrão. Tem muita coisa errada ai..

  11. 17 de janeiro de 2013 às 10:59

    Mac, eu concordo com você, Brynden não é um cara legal, mas como foi colocado no post. Bran não vai obedecer o cara cegamente. Nenhum dos Stark, talvez com exceção de Sansa (mas ela está aprendendo) se dão muito bem com a obediência. Assim, eu acho que Bran vai eventualmente dar uma rasteira em Brynden. Você acha que ele vai se conformar em ficar preso àquela árvore para o resto da vida como Brynden quer? Difícl, não?

  12. Mari
    17 de janeiro de 2013 às 12:54

    Discordo dos outros comentários que dizem sobre Bryden ser “do mal”. Cada um tem seus próprios interesses, os personagens de ASoIaF são todos cheios de qualidades e defeitos.

    Acho que Bryden é muito mal interpretado. Quando ele era Mão do Rei, ele foi responsabilizado por tudo quanto era coisa ruim que acontecia no reino, mas ele estava tentando manter tudo dentro controle Targaryen (principalmente depois da rebelião Blackfyre).

    Se lembram do Tyrion? Ele fez tudo para salvar Porto Real, mas o povo achava que ele (e não Cersei) era o responsável pela penúria que estavam passando, porque ele é anão. Bryden é albino, então é mais fácil incriminar um “diferente”, ainda mais se for warg e vidente verde.

    Na verdade, o que ele está tentando ensinar a Bran é ser “neutro”. Para ser um grande vidente verde, ele deveria deixar seu passado de lado (esse negócio Stark X Lannister não vai levar a lugar nenhum quando os Outros vierem). Bryden mesmo disse que teve “um irmão que amou, um irmão que odiou e uma mulher que desejou” e teve que deixar isso para trás.

    Concordo que Bran não vai obedecer, ele não vai deixar suas raízes Stark para trás (assim como Arya não está deixando).

    Muito bom o texto, parabéns pelo blog!

    • 18 de janeiro de 2013 às 15:28

      Mari, eu concordo com você. Nenhum personagem de ASOIAF é bonzinho ou mauzinho. Isso é convenção nossa. Mas acho que as intenções de Brynden não são assim tão nobres. Porém, tudo é ponto de vista, como você disse. E acho o cara meio obscuro, não sabemos bem qual seu objetivo. Quanto a ensinar Bran a ser neutro, não acho que seja o caso. Afinal, acho que ele mesmo não é neutro, como você mesma colocou quando ele era Mão. Ele tem um objetivo, sim. E está usando Bran para isso. E sim, essa disputa Stark x Lannister não vai levar a nada, e alguns personagens estão demorando para perceber isso.

    • Lucas de Melo Facó
      18 de janeiro de 2013 às 19:24

      Os roubos, os estupros e os assassinatos promovidos pelo clãs das Montanhas da Lua do Vale de Arryn e pela companhia de mercenários liderados por Bronn em Porto Real são um belo motivo para a população odiar o “macaco demoníaco” Tyrion.

      • Mari
        19 de janeiro de 2013 às 9:18

        Sinceramente, eu li os livros faz tempo e não me lembro.
        O único incidente DENTRO de Porto Real que eu me lembro que foi provocado pelo povo do Tyrion – do qual, inclusive, ele foi informado – foi o caso do homem que queria trapacear no jogo com um dos homens dos clãs e foi morto. Existem outros?
        Bronn e seus mercenários iam a bordéis, mas não me lembro de relatos de estupros de responsabilidade deles.
        Havia muita violência em Porto Real, resultado da superpopulação causada pela guerra.
        Durante a guerra, várias vilas foram assaltadas e saqueadas (pela turma do Clegane também), com sofrimento imenso do povo comum (como os capítulos da Arya mostraram), mas isso não foi responsabilidade exclusiva do Tyrion.
        Twyn, Jaime e Cersei, como Lannisters, assim como Tyrion, comandavam essa guerra.
        Quando Porto Real foi libertada do cerco do Stannis, todos saudaram os Tyrell, que trouxeram comida, mas por muito tempo eles haviam negado essa comida a Porto Real (enquanto estavam apoiando o Rei Renly).
        O que eu quis dizer é que existe a tendência de encarar Bryden como “do mal” porque ele é albino, não tem um olho, mora numa caverna escura e está fincado na raiz de uma årvore.
        Cersei é bonita, tem olhos verdes e cabelos louros, vive na capital, e fez tanto mal ao povo quanto Bryden pode ter feito.
        Dany é bonita, tem três dragões, teve boas intenções ao libertar os escravos, mas Astapor ficou bem pior do que estava antes dela chegar.
        Nada é preto ou branco, certo ou errado. Existem várias perspectivas.

  13. Mab
    17 de janeiro de 2013 às 15:49

    Sempre achei que o Dragão de Gelo estaria abaixo de Winterfell, mas faz bastante sentido que ele esteja dentro da própria muralha. Também acho que Jon é Asor Ahai, e que a luminífera venha a ser um dos Dragões de Dany, talvez Rhaegal, já que o nome corretamente traduzido da ligthbringer seria o “Portador da Luz”. Talvez as qualidades Wargs do Jon venham a ser mais desenvolvidas para ele puder trocar de pele com um dos Dragões. Por isso será fundamental o estágio dele dentro de Fantasma no “Ventos do Inverno”.

    E concordo plenamente contigo, mas inicialmente cheguei a cogitar que o Brynden seria o Grande Outro, segundo as descrições da Melisandre, pois o Grande Outro aprecia o que é escuro e frio, mas depois passei a pensar que ele poderia ser um aliado.

  14. Raysa
    17 de janeiro de 2013 às 17:08

    simplesmente amei o post! Também não confio no Brynden principalmente por essa passagem que foi mostrada no post “os corvos são todos mentirosos” como foi dito acima, cada um tem seu interesses, acredito que o Bran vai saber usar o treinamento de vidente verde pra os seus próprios propósitos (assim como a Arya).
    Quanto ao dragão de gelo, nunca tinha pensado nessa possibilidade mas parece fazer todo o sentido já que é uma canção de gelo e fogo, acredito que possa existir mais de um dragão sob a muralha!

  15. Tayane
    18 de janeiro de 2013 às 0:11

    É melhor nos próprios posts msm, vou ter q reler eles pra lembrar oq quero perguntar ai fica mais fácil já comentar neles.

  16. Christine
    18 de janeiro de 2013 às 3:09

    Since the graphic novel came out there was one picture that made me think really hard on how things will turn out for Bran in TWOW. When he’s told, ‘Look further, he sees a huge snowy landscape.’ At that time I thought maybe Starks are masters of winter, maybe there was a way they could control winter so it didn’t hurt them as much as the Wildlings north of the wall. I also remember reading some of the same passages you’ve listed, Especially the one you mentioned he’d been watching their family. I’m hoping for Rickon to reappear with some long lost Stark line (like his grandmother’s family.) I would love to see that it had been in their family for generations, waiting for the right mix of wolfblood/understanding/patience to become a great green seer. I love the thought of the ice dragon in the wall. (I do think it’s not going to stand the rest of the series. It would be really cool if Jon and Bran together with the dragons were A Song of Ice and Fire.)

  17. 18 de janeiro de 2013 às 16:19

    Brilhante!! Foi o spoiler mais maravilhoso que já li, por que diz, sem dizer. Acho que a muralha com certeza encerra o dragao de gelo (se existir). Se o berrante tem o poder de acordar o dragao e de explodir a muralha, acho que o dragao está lá dentro. Acho sim que bran vai deslizar para dentro de um dragao. Mas, por que um targeryan iria ensinar como se detem um targeryan? dragao de fogo e dragao de gelo, duelando. Por que? A troco de que? como neste post foi comentado, é uma briga sem vencedor e a paz de westeros será decidida entre dois cavalheiros (ou entre um cavalheiro e uma dama), bran e Daenerys. parabens pelo post!

  18. 18 de janeiro de 2013 às 16:55

    Portuguese please.

  19. 18 de janeiro de 2013 às 17:01

    E se, não for apenas um dragão “enterrado” sob a muralha e sim três, ficaria bem interessante a luta entre três Dragões de Fogo x 3 Dragões de Gelo. Tendo em vista que mesmo um dragão ainda seria meio que impossivel criar uma muralha com 200m de altura e não sei quantos quilometros de extensão, e tem tambem a expessura dela… Mas isso só o GRRMartin nos dirá.

    No mais, gostei muito dos spoilers e sempre tento acompanhá-los, essa espera pelo próximo livro está me corroendo.

  20. Anônimo
    18 de janeiro de 2013 às 17:44

    Victarion greyjoy é o azor ashai certeza, ele vai casar com a daenerys, depois matar ela e fazer a luminifera

    • 2 de julho de 2013 às 10:13

      Espero que não tenha sido o próprio GRRM que tenha feito esse comentário! Rsrsrs

      • 7 de outubro de 2013 às 16:37

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkviajou geral

  21. João D.
    18 de janeiro de 2013 às 18:44

    Essa teoria do dragão de gelo é plausível. Pois martin escreveu um conto sobre o dragão de gelo. Em alguma das introduções de seus contos ele diz algo sobre “guardar nomes, pois na fantasia nada se perde”. E ainda pode ser mais surpreendente se ele colocar 3 dragões.

  22. João D.
    18 de janeiro de 2013 às 18:46

    Fora isso um post muito bom junto com o do Mindinho. Parabéns pelo trabalho.

  23. Lucas de Melo Facó
    18 de janeiro de 2013 às 21:12

    A morte de Jon Snow representa o seu nascimento como Jon Stark e o líder da Casa Stark e do Norte.
    O castelo de Winterfell não é só a sede do poder da Casa Stark e a capital do Norte, mas pode ser o templo principal dos deuses antigos do Norte. Bran Stark pode ser o sacerdote e o arauto da vontade dos Deuses Antigos das crianças da floresta.

  24. Berdinazi
    18 de janeiro de 2013 às 21:30

    Parabéns, fez um apanhado de todas as teorias que circulam na internet há tempos sobre Bran e o Corvo, e as apresentou às pobres almas que não tem costume de acessar fóruns e redes de discussões similares. Trabalho notável de informação ao público, só faltou falar que nem todas as teorias são exclusivamente suas.

  25. marcel dinis
    18 de janeiro de 2013 às 22:18

    Parabéns pelo site! Maos frias é o Benjen Stark pode anotar

    • Berdinazi
      20 de janeiro de 2013 às 15:56

      A criança da floresta Leaf falou ao Brandon que o Mãos Frias estava morto há muito tempo, em suas próprias palavras. É sabido que os filhos da floresta vivem mais tempo do que os humanos, então para um deles falar que alguém morreu há muito, tem que ser muito mesmo, e o máximo de tempo que o Benjen pode estar morto é 3 anos, então fica difícil dele ser o Mãos Frias.

  26. Henrique
    18 de janeiro de 2013 às 22:28

    parabens pelo blog!
    A pobre alma aqui aprovou!
    Eu nunca vi nada sobre a loba ter sido enviada por Brynden!
    Realmente me surpreendi!

  27. Anônimo
    18 de janeiro de 2013 às 22:39

    eu acho que jon vai morrer para depois renascer como um outro e ser seu rei pois a ama disse que quem era o reis dos outros era um stark, alem disso mesmo se eu estiver errado jon nao vai poder ser Azor Ahai porque ele nao é imune ao fogo e como ele poderia segurar a espada se queimando toda hora assim a mais provável é a danny isso esplicaria o interesse da mulher mascarada nela.

  28. Fátima
    19 de janeiro de 2013 às 18:53

    Muito bom. Trabalho de formiguinha achar tudo isso. Eu não tinha pensado nessas possibilidades de os lobinhos terem sido plantados lá pelo Brynden, se for isso mesmo, o Martin esta cozinhando os leitores desde o começo com histórias paralelas sem importância. E isso do Brandon construtor, heim?!? Bom Palpite… É interessante esse questão cíclica. Gostei! Fiquei pensando o que mais vai se repetir.

  29. paolo.
    19 de janeiro de 2013 às 19:01

    concordo, se jon fosse azo ahai ele não teria se queimado anteriormente.

    • Ana
      22 de janeiro de 2013 às 11:27

      Oi gente, mas oq q tem haver o fato dele se queimar com o de não ser Azor Ahai? Inclusive, o George já explicou que os Targaryen se queimam, e a Dany não se queimou por causa da magia. Isso já foi falado zilhões de vezes em outros fóruns! Mas sempre eu vejo essa pergunta….

      • Anônimo
        23 de janeiro de 2013 às 18:20

        por dany ter essa imunidade ao fogo que é ela Azor Ahai e nao qualquer outro

        • 26 de janeiro de 2013 às 23:29

          A Dany NÃO é imune ao fogo. O próprio Martin já falou isso. O que aconteceu no nascimento dos dragões, aconteceu por magia, não é um acontecimento comum, não quer dizer que se ela resolver entrar em outras piras por aí, a torto e a direito ela vai sair ilesa novamente.

          • 27 de janeiro de 2013 às 15:16

            Na verdade no último capítulo do “A Dança dos Dragões” ela chega a conclusão que foi atingida pelo fogo do dragão, porém apenas os cabelos foram completamente queimados, seus outros ferimentos são superficiais.

  30. alexandre
    19 de janeiro de 2013 às 21:13

    achei sua teoria bem montada, e acredito que esta no caminho certo mas vc esta esquecendo de Aria Stark

  31. Éder
    20 de janeiro de 2013 às 18:31

    Drunkwookie,

    Sobre a muralha, lembro que nas leituras ela teve a construção iniciada pelo Brandon, o Construtor, mas vários Comandantes da Patrulha da Noite tiveram entre seus feitos erguer mais alta a muralha, como se fosse um competição, as dimensões “atuais” dela não são do tempo de Brandon, o Construtor.

    Não faz sentido George RR Martin escrever que Brandon, o Construtor teve ajuda de gigantes e etc e isso não ser verdade. A construção da muralha deve ter sido feito como descrita nos livros, mas sobre os dragões de gelo … bem, vamos pensando….

  32. Rodolfo
    21 de janeiro de 2013 às 10:45

    Vai ter a parte VIII? Poxa, adoro ler essas teorias, vc pesquisa a fundo, meus parabéns.
    Concordo com muita coisa, mas ainda não sei qual é a real intenção do Brynden Targaryen (odeio quando chamam ele de Rivers, ele foi legitimado).

    • Éder
      21 de janeiro de 2013 às 10:50

      Ele foi legitimado, como herdeiro, mas não como Targaryen, ele até poderia, se quisesse, alterar seu sobrenome, como fizeram os Blackfyre.

      • Rodolfo
        21 de janeiro de 2013 às 21:21

        Ele foi legitimado filho do rei, logo ele passa a ser um Targaryen. Mesma coisa do Ramsey que foi legitimado pelo Tommen.

        • Éder
          21 de janeiro de 2013 às 22:13

          Ele já era filho do Rei, foi legitimado como herdeiro. Nenhum dos grandes bastardos se tornou Targaryen no sobrenome em nenhum momento dos livros ou outras publicações é citado a mudança do nome.

          • Felipe Bini
            4 de março de 2013 às 3:06

            Isto.

        • Felipe Bini
          4 de março de 2013 às 3:05

          Em nenhum momento a legitimação tem como regra a adoção do nome da família para o bastardo. No caso do Ramsay isso ocorreu, mas nos dos filhos do Aegon não. Por que vc acha que Daemon criou o sobrenome Blackfyre para si e não se declarou rei como Daemon Targaryen I?
          Gênio…
          Vc pode achar que ele se chama Brynden Targaryen o quanto quiser, mas quantas vezes vc já viu o próprio GRRM (que por acaso criou o personagem) o chamando assim, seja nos livros ou em entrevistas? 0, enquanto inúmeras vezes ele é chamado de Brynden Rivers. Fim.

  33. Ana
    22 de janeiro de 2013 às 12:04

    Oi, excelente post, parabéns! Eu quero muito que o Jon seja Azor Ahai, e to achando q vai ser ele mesmo pelo oq aconteceu e demais últimos acontecimentos (visão da Melisandre, sonho do Jon). Mas antes tb era meio obvio q seria a Dany, até pelo jeito que os dragões nasceram. Vc acha que o George mudou de ideia? Ou será que ele já tinha planejado desde o 1º livro que não seria a Dany (se realmente for hoje o Jon)? Outra coisa, na história sempre foram 3 dragões, vc realmente acha que terá mais um? Seria fantástico, mas não sei não…

  34. Ana
    22 de janeiro de 2013 às 12:09

    Gente, será q no próximo livro ele enfim vai nos responder essas questões? Pq ter q esperar até 2019 (previsão do último livro) vai ser fogo! Eu dei uma olhada no youtube para ver as entrevistas com o meistre George (rs) e não vi nada sobre ele falando que no bendito 6º livro vai revelar algumas coisas. Alguém sabe de algo? Meu Deus quem são os pais do Jon?! Azor Ahai? Cabeças de dragão? rsrsrsrs..qdo??

  35. Ana
    22 de janeiro de 2013 às 18:06

    Ah..mais uma coisa: Por acaso alguém sabe se a tal Elia e a Linda do westeros.org tem alguma teoria, ou qual o personagem preferido deles? Tenho curiosidade de saber, já procurei e não achei nada. Afinal eles estudam o livro há anos e anos…, e são amiguinhos do George. Só curiosidade mesmo….

  36. Ana Maria Balbinot
    23 de janeiro de 2013 às 17:55

    Bem, estou sem o que ler depois da “Dana de drages”, o que ler agora enquanto esperamos “Os ventos de inverno”? Alguma sugesto? Abraos.

    Em 16 de janeiro de 2013 01:21, Drunkwookie

    • 24 de janeiro de 2013 às 12:25

      OI Ana!

      Uma boa sugestão é a trilogia de Artur, do Bernard Cornwell :)

      Beijos!

      • 30 de janeiro de 2013 às 2:27

        É muito boa mesmo, já to lendo e o escritor tem muito talento.
        Os Livros: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur.
        Outra sugestão é o bom e velho J.R.R. Tolkien, que só pelo seu nome já dispensa comentários.

  37. Juliana
    24 de janeiro de 2013 às 8:29

    Oi, Drunk! Tudo bem? Bom… essa teoria nova é bem polêmica, heim?!! discutindo com alguns amigos, não conseguimos entrar num acordo. Uma coisa é certa: Bran é mesmo especial, o mais poderoso troca-peles da história, no momento atual. Mas acho muito dificil que as coisas se encaixem assim perfeitamente como você narrou nessa parte da sua série. Mas bem… muito em breve teremos uma “nova chance” de pegar algumas pistas novas das ideias do Martin. O que você vem achando sobre os teasers e promos da 3ª temporada? Será que os capítulos que serão narrados nessa nova fase da série nos trarão novos elementos? Levando em conta que o Martin será roteirista nessa temporada…. acho que é bem possível. Um abraço. Tô ansiosa pelo próximo post, já…

  38. Vanessa
    25 de janeiro de 2013 às 19:09

    Simplesmente amei a teoria do dragão de gelo, faz muito sentido, ate mesmo para o título as cronicas de gelo e fogo

  39. 27 de janeiro de 2013 às 15:41

    Eu gostei muito de seu trabalho, estou vendo pela primeira vez hoje e já li todos os seus posts sobre spoilers e teoria, muito bem embasados, parabéns!
    Quanto a sua teoria, só tenho uma dúvida. O que te leva a crer que os irmãos Stark estarão todos do mesmo lado quando o fim estiver próximo? Eu acredito ser do feitio do GRRM colocar um contra o outro.
    Depois de ler suas teorias, sou levado a crer que o outro deus (o inimigo de R’Ollor) é o Rei da noite pois vários servos de R’Ollor se referem a ele como aquele que não pode ser nomeado, e em suas pesquisas você nos mostra que o nome do Rei da Noite foi proibido.
    Sobre o corvo de três olhos: Sendo o próprio senhor do caminhantes brancos, ou apenas um servo poderoso, ter como servo um dos mortos vivos (mãos-frias) faria todo o sentido. Outra coisa que me leva a cogitar a possibilidade de Brynden ser uma força contra a muralha é que os filhos da floresta foram perseguidos e expulsos de suas terras nos tempos antigos, talvez os Outros sejam uma forma de dar o troco ao mundo dos homens. (não está claro para mim as intenções deles, ou se em algum momento eles demonstram ter intenções, porém nas vezes que são citados, eles não costumam ser amistosos aos homens)

    • 30 de janeiro de 2013 às 2:15

      Mas não foram os Primeiros homens que botaram os filhos da floresta a beira da extinção, foram os Ândalos, na verdade os primeiros homens e os filhos da florestas se unirão para expulsar os Caminhantes Brancos na Longa Noite e também os ajudaram a construir a muralha.
      Mesmo assim com o GRRM não se pode descartar sua teoria.

      • Marcello
        30 de janeiro de 2013 às 16:34

        Estes ândalos seriam os Targaryens,vindo da unica ilha (pedra do dragão)que restou depois que vento chamado perdição desvatou aquele continente,
        Então me levantou a suspeita que o vidente verde ,estaria treinando o Bran Starks para evitar outra destruição em massa pelo hálito ardentes dos dragões Targaryens ?!
        E quando Aegon o conquistador caiu em cima de Westeros o unico reino que foi poupado foi Winterfel ,porque o Torrhen Starks se curvou diante do Aegon afim de poupar teu reino de seus Dragões ,
        então vejo que o Bran e a casa Starks sera Muito importante para Westeros ,para ”domar”os dragões Targaryens ,

        • Anônimo
          31 de janeiro de 2013 às 21:44

          Targaryens são valirianos

        • 5 de fevereiro de 2013 às 0:12

          Os Targaryens não são ândalos, eles vieram MUITO depois dos ândalos, tanto que o campo de fogo foi a guerra do Loren Lannisters e do Mern Gardener (ândalos) contra Aegon e suas irmãs com os três dragões.

      • Felipe Bini
        4 de março de 2013 às 3:09

        Antes de se tornarem amiguinhos, os primeiros homens e as crianças da floresta quebraram o pau entre si também

  40. 30 de janeiro de 2013 às 2:21

    Suas teorias são extraordinárias e precisas, à princípio quando estava lendo sobre o Dragão de Gelo, achei um pouco “louca” essa teoria, mas com suas explicações e fatos mostrados nos livros me faz acreditar nessa loucura, continue fazendo esses posts, mas agora focado na Arya, pois acho que o papel dela vai ser muito importante também, todos o Starks estão sendo moldados para fazer grandes coisas até mesmo Sansa.

  41. 30 de janeiro de 2013 às 7:00

    Já tinha lido esta teoria há algum tempo (até foi a primeira que li), mas ainda não tinha comentado.
    Tenho a dizer que assim que a li fiquei maluquinho da cabeça. Está genial… um dragão de gelo! Wow, isso seria… inesperado. E a história dos berrantes (a tradução portuguesa chama-lhe cornos) ficou muito bem encaixada. Parabéns!

    Daqui a uns dias hei de ler novamente para ver se arranjo alguma coisa a dizer (agora tenho trabalhos para fazer).

    Obrigado pelas teorias,
    Pedro Fernandes

  42. Marcello
    30 de janeiro de 2013 às 16:37

    É fantástica esta tua teoria, estou relendo os livros afim de percebe tantas coisas que
    se passaram por despercebidos .

  43. Samis_sp
    30 de janeiro de 2013 às 17:23

    Oie!
    Sei que esse não é o post correto para falar do Snow e seus pais, mas lendo esse post tive uma ideia. É possivel que o que aconteceu na muralha com os bebes ja tenha acontecido antes ? O Ned ter levado o filho da lyanna e o raeghar com ele para Tombastela e o trocou com o filho que a Ashara Dayne teve com o brandon ? Assim a ashara seria a septã lemore que simulou a sua morte e esta criando o filho de Raeghar e lyanna.Faz algum sentido ?rsrsr 

    • 30 de janeiro de 2013 às 17:26

      Interessantíssimo isso! de verdade!
      Pesquisarei nos livros

    • Ana
      31 de janeiro de 2013 às 11:08

      Oi, interessante mesmo, mas não podemos nos esquecer das pequenas dicas tanto da série (os produtores já meio que sabem o final) qto dos próprios livros (George). Digo isso com relação a rosa azul na muralha (visão da Dany na casa dos imortais), do Jon sentando no trono de ferro na promo da 1ª temporada, além do personagem (Jon) ser muito importante para de repente ficar de segundo plano.

      • 24 de março de 2013 às 17:01

        Verdade, Ana. Pra mim, mais do qualquer outra coisa, é aquela imagem do Jon sentado no trono que me convence de que ele é mesmo filho de Lyanna e Rhaegar. Eu sempre fico de olho nas mudanças que fazem porque eles já disseram que nenhuma é gratuita. Como você disse, eles já meio que sabem o final, e os produtores também sempre dizem que não fazem nenhuma mudança sem autorização do GRRM, que por sinal é produtor executivo da série e acompanha todo o processo de adaptação.

  44. 30 de janeiro de 2013 às 21:25

    adorei os dragoes de gelo,mas mudando de assunto nao estou gostando dos rumos de Aria ela vai virar uma assassina ?????!Queria que ela saisse daquela casa preto e branco,ainda bem que ela guardou a agulha…E nao acredito que Bran andou tudo aquilo e todos os sonhos verdes para ser treinado por uma pessoa do mal ,nao acredito…

  45. 30 de janeiro de 2013 às 21:26

    Agora Aria sim esta sendo treinada por pessoas do mal,isso sim eu acredito…

    • Ana
      31 de janeiro de 2013 às 11:11

      Tb não to gostando do rumo da Arya. Q pena. Acho que alguns personagens cairam um pouco. A Daenerys eu nunca gostei muito, mas até torcia para ela chegar em Westeros, mas agora nem quero mais. Torço até mais para o Stannis..rs.

  46. 1 de fevereiro de 2013 às 15:17

    Eu gosto do rumo da Arya o.o . Mas eu acho que a muralha já existia antes de Joramun unir força com o rei do norte para derrotar o Rei da Noite ja que o rei da noite era um patrulheiro da noite do Fortenoite. e o forte ja foi construído para ter uma passagem por baixo da muralha ao que parece, acho improvável ter um dragão de gelo mais só George sabe do futuro de westeros, so podemos fazer teorias. Em relação a Ashara creio que o filho dela seja com Benjen Stark já que foi ele que dançou com ela o lobinho se não me engano na história de Meera e Benjen e o mais novo, e logo no começo no banquete do rei em winterfell quando Jon fala que não e filho dele com raiva, ele parece meio triste.

    • Junior
      8 de abril de 2013 às 19:35

      Olha, vocês são loucos. Primeiro o Bryden é um filho da floresta, segundo não foi Brandom que se uniu a Joranum para derrotar o Rei da Noite, a muralha já existia e o Rei da Noite era um patrulheiro. Acho que o corno que Jon achou é de Joranum, e isso está claro e só não sei ainda sobre o Dragão de Gelo, para devem ser vários e não um. Acredito que Bran irá, através das árvores coração mostrar o que ocorreu com Valíria e que Dany não vai fazer coisa nenhuma além de se ferrar. Ela é muito idiota.

      • Mari
        8 de abril de 2013 às 19:52

        O Brynden NÃO É filho da floresta. Ele era um Targaryen. Os contos de Dunk and Egg contam sobre ele. O povo falava que ele tinha “mil olhos e um” se referindo aos seus espiões – quando Bryden era Mão do Rei – e também a seu poder warg. Nos livros ASoIaF, é mencionado que o Corvo de Três Olhos tem “mil olhos e um”.

      • Géssica
        25 de junho de 2013 às 20:08

        A Dany nao é idiota, ela é apenas uma garota que tem que descobrir sozinha como governar, só o fato dela ter se casado com um senhor dos cavalos e ter sobrevivido já demonstra como ela é esperta. Se tem uma rainha idiota essa é Cersei, que amolou a espada que vai cortar a propria garganta.

  47. 5 de fevereiro de 2013 às 14:41

    olhei acho improvalvel ser filho de benjen mesmo

  48. Thiago
    6 de fevereiro de 2013 às 16:24

    Drunk,
    Parabéns pelas teorias, concordo com elas. A parte VII foi incrível.
    Mas surgiu uma dúvida:
    Acredito que o Jon é filho de Raeghar com Lyanna. Mas até onde eu lembro, Jon não sonha com dragões. O gelo consumiu a parte do Fogo de Jon?
    E sobre o Howland Reed, vai ter alguma teoria? Pois ele esteve ao lado de Ned e sabe tudo sobre o Jon.
    Outro ponto, lendo a DwD acho que os principais vassalos dos Starks: Manderly, Reed e até a Senhora Dustin são fieis aos Starks.
    Abraços e na espera pelo proximo.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 21:22

      Acho que o Jon simplesmente ainda não teve contato com dragões, pq eles estão longe… Isso e a relutância dele em se reconhecer um warg. Ele tem sonhos de lobo simplesmente pq o Fantasma está lá, do lado dele, não dá pra evitar…

      • Anônimo
        4 de março de 2013 às 16:42

        Lendo ASIF e Os Contos de Duncan and Egg, todos os Targaryen sonham com Dragões. E Jon (acho que é filho de Raeghar e Lyanna) não sonha ou não conta sobre isso. O Tyrion diz que desde pequeno sonha com Dragões. Apenas sonha entrando nas tumbas de Winterfell (que é o cenário que estava acontecendo com os Boltons lá) e achando que era um estranho. Não vejo o Jon lutando com um Dragão ou predestinado a ser um Rei.

  49. lucas ferro
    14 de fevereiro de 2013 às 13:45

    acho que que vai ficar dom os dragoes sao dany, jon e Ageon mas ele ira morrer e o dragoa dele vai se descontrolar dai so bran consiguira controla-lo como troca pele

  50. 28 de fevereiro de 2013 às 21:21

    Oi! bela teoria, bem intrigante… Uma crítica construtiva: eu sei q é mto empolgante escrever essas teorias, mas vc poderia tentar ser um pouco mais conciso? O texto ficou tãaaaaao grande (e algumas coisas dando voltas) q as vezes dava vontade de pular uns trechos hahaha
    Enfim, você me fez pensar: Vai que Brynden foi o resposável por unir Lyana e Raegar (caso a teoria dos pais de Jon esteja certa)? Unir um Stark warg com um dragão me soa bem como planejamento de guerra… Tipo preparar uma precaução contra esse dragão de gelo e os caminhantes brancos. Talvez pelo Jon ter sangue de dragão, ele consiga mais facilmente vestir um dragão, não? (ele e talvez o Bran, por estar mais desenvolvido nessa habilidade)

Comment pages
  1. 28 de março de 2013 às 22:11
  2. 9 de junho de 2013 às 10:17
  3. 29 de junho de 2013 às 20:48
  4. 4 de dezembro de 2013 às 21:46
  5. 16 de fevereiro de 2014 às 23:04

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DrunkWookie

Porque esperar pelo G.R.R Martin não dá

Tata Lombardi

Nariz romano e alma castreja

Pandorica

O Lado B da Cultura Pop

Gisalefay's Blog

"Escrevendo eu sou capaz de expressar palavras que eu jamais deixaria fluir pelo som da minha voz." (Mara Chan)

From R'hllor to R'lyeh

"In his house at R’lyeh, dead Cthulhu waits dreaming."

Fala dragão !

As aventuras de um dragão em busca do Xp do dia a dia

Gabriel RB.net

Blog técnico, com dicas, códigos, novidades e problemas do dia-a-dia programando.

História de Gelo e Fogo

''Prefiro minha história morta. Esta escreve-se com tinta, e a espécie viva, com sangue'' - Rodrik Harlaw em ''O Festim dos Corvos''.

Ilizarov

Tudo o que precisamos saber como leigos

EstherBSS Fanfiction

Só mais um site WordPress.com

O Meistre

Artigos, Curiosidades e mais sobre As Crônicas de Gelo e Fogo.

Race for the Iron Throne

You Win or You Die - Historical and Political Analysis of Game of Thrones by Steven Attewell

Riding the High Country

Reviews and ramblings

Porções Únicas

"o mais interessante amigo porção-única que eu já conheci"

nomuro

Um dia nós caimos. Então entendemos tudo.

razielberserk

Just another WordPress.com site

Xanda Braga

Site da Xanda

Eduardo Junior Weblog

Vou tomando notas de coisas várias e sem nenhum interesse. É até estranho que tenho leitores...

O mundo imaginário de Laís

Resenhas de livros, seriados, filmes e algumas novidades!!!

Zuada!

Muito RPG por nada...

▂ ▃ GeekTrooper ▃ ▂

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Porta-Livros

Porta-Livros pretende, tão só, ser um espaço onde escrevo sobre os livros que li, sobre os livros que pretendo ler e sobre tudo o que os rodeia. Seja fã do Porta-Livros no Facebook em Blog Porta-Livros

Batman Guide

Guia de leitura para entender o Homem-Morcego!

Café de Ontem

Frio como uma despedida!

Heirs of Durin

Thorin Oakenshield and Allies

Game of Thrones Mobile

Game of Thrones no seu celular

Dzaini

Just another WordPress.com weblog

oafsonsamurn

Acompanhe notícias sobre meus livros

Mundo Bignada

Cinema, Quadrinhos, Anime, Mangá, Video-Game, Podcast, Cultura Pop, Nerdices, Humor, Spoilers e... Nada

ChuNan! - Chuva de Nanquim

A sua melhor fonte de reviews, informações e entretenimento!

Polaroid Journal

Enjoying Life! One Shot at a Time.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: